TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Estou abrindo este tópico por sugestão do Edmilson, pois discutíamos o tema num tópico que tratava de questão diversa. A discussão girava em torno do tema da lei divina e, particularmente da guarda do sábado.

Na literatura das TJ's muitas vezes fala-se em "lei de Deus", mas isso é aplicado quase exclusivamente às regras supostamente bíblicas de proibição de transfusões de sangue. Mas a expressão "lei de Deus" não se limita absolutamente à questão das regras sobre consumo de sangue. Paulo diz que com a sua mente serve a "lei de Deus" que é aquela que contém o preceito "não cobiçarás" e ele qualificou de santa, justa, boa, espiritual (ver Rom. 7:25, cf. vs. 7, 8, 12, 14, 22). Notem que ele usa o tempo verbal presente o tempo todo. Não está falando de nenhuma antiga lei, agora abolida. . . Tanto que recomenda naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma os seus 5o., 6o., 7o., 8o., 9o., e 10o. preceitos (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10). Portanto, Paulo nada sabia dessa teologia novidadeira dos neo-antinomistas dispensacionalistas que depois passou a dominar a cristandade protestante, promovendo ideias de "lei abolida" e assemelhadas.

Tanto que os católicos, ortodoxos e mórmons, que não foram influenciados pela lavagem cerebral desses novidadeiros teológicos (que influenciaram Russell também, pois passou a ter maior força exatamente na sua época--fins do séc. XIX), sempre ensinaram normalmente que os 10 Mandamentos seguem sendo normativos aos cristãos em TODOS os seus preceitos. É verdade que tentam justificar a negligência da guarda do sábado alegando que o domingo foi adotado pelos apóstolos em função da Ressurreição de Cristo no domingo, só que as bases bíblicas para tal alegação deixam muuuuuuito a desejar.

Expliquei que TODAS as Igrejas-mãe da cristandade protestante (eu disse T-O-D-A-S, e isso também envolve católicos e ortodoxos) sempre ensinaram que os 10 Mandamentos seguem sendo normativos aos cristãos em TODOS os seus preceitos (eu disse T-O-D-O-S). Isso se constata apenas examinando o que os documentos confessionais dessas Igrejas-mãe, das quais tantas outras derivaram, nos seus capítulos sobre o tema da lei e do dia de repouso. Luteranos, batistas, presbiterianos, metodistas, anglicanos,congregacionais SEMPRE ensinaram que os 10 Mandamentos seguem sendo a LEI MORAL de Deus para a Igreja, distinta das leis cerimoniais, civis, etc., que só se aplicavam a Israel.

Mas para dar um toque de bom humor nessas discussões que às vezes se tornam áridas, que tal essa dentre minhas "historietas didáticas"?

Adão e Eva e o Sábado
Conta-se que Eva um dia chegou para Adão e disse:

- Adão, eu acho que você está me traindo com outra. . .

- Como pode ser isso, querida, se só existe você de mulher no mundo?!. . .

- Pois então como explica que por três sábados, o dia que devemos dedicar ao Criador, você sai dizendo que vai trabalhar. Eu tenho para mim que isso é desculpa para encontrar a outra no fim de semana.

- Não, querida esposa, deixe-me explicar: ocorre que eu também sou profeta e vejo as coisas futuras. E numa de minhas visões aprendi com uns teólogos chamados 'dispensacionalistas' que o sábado é coisa só para os judeus. Então, como há tanta coisa para fazer no jardim, resolvi trabalhar também aos sétimos dias.

- Ah, então é por isso que quando você chega em casa, está tão esgotado que vai logo para nossa cama de folhas macias, pega no sono profundo e nem se dá conta de que tem uma esposa carente do lado. . .



Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Sábado
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 16 Abr 2018 20:11, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Pois bem, uma vez introduzido o tema para discussão, apenas lembraria ao Edmilson que ele não deu um pio quanto ao questionamento que lhe apresentei, limitando-se a repetir um dos "chavões" prediletos dos neo-antinomistas dispensacionalistas--a frase neotestamentária muito mal interpretada do "estar debaixo da lei". Edmilson, além de não ter dito absolutamente nada em contestação ao que eu expus, volta a repetir o mesmo chavão surradíssimo:

  • Quer ver só a incoerência desse raciocínio do estar "debaixo da lei"? Se os adventistas por observarem o sábado se colocam debaixo da lei, então isso se daria numa proporção de 100%, pois admitem que os demais nove preceitos do mesmo código que abriga o sábado TAMBÉM devem ser respeitados.

    Edmilson e outros que pensam como ele sabem que NOVE dos preceitos devem ser respeitados pelo cristãos, menos o do sábado. Então, não há saída--estariam TAMBÉM "debaixo da lei" numa proporção de 90%. Como vê, a diferença termina que não é lá tão grande. . .
E esse tipo de "argumento do silêncio" (de que não consta a terminologia na Bíblia de "lei moral", "lei cerimonial", "lei civil") vale tanto quanto um zero à esquerda, pois na Bíblia também não constam termos tais com onisciência, onipresença, onipotência, teocracia, milênio, Trindade, que tantos religiosos adotam, mesmo sem haver a terminologia específica que respalde tais conceitos.

Bem, o que nosso amigo e outros participantes teriam a dizer a respeito?

Avatar do usuário
alam_cruz
Forista
Forista
Mensagens: 320
Registrado em: 20 Nov 2008 10:19
Localização: Rio de Janeiro

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por alam_cruz »

Um texto que resume toda essa discussão, são as palavras de Jesus Cristo que resume a Lei mosaica da seguinte forma: "Instrutor, qual é o maior mandamento da lei? Disse-lhe em resposta: Tens de amar a Jeová (ou Senhor, Alá, O Eterno, ...), teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. O segundo semelhante a este é: Tens de amar o teu próximo como a ti msmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."
Mateus 22:36-40
Abaixo a Torre de Vigia, por nos ter roubado tanto tempo de nossas vidas e nos ter enchido de falsas utopias! Como é doce o sabor da liberdade e da verdadeira felicidade!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por André Felix »

Com certeza esse tópico vai render uma loooonga discussão.
Uma coisa eu sei sobre os que defendem a obrigatoriedade de um dia de "desacanso", dedicado apenas aos assuntos religosos - eles são dominados pela mentalidade sectária. Os sectários costumam ter uma apego descomedido por detalhes sem importância. Isso apenas para parecerem "diferentes", "exclusivos", membros de uma comunidade que realmente reproduz um tipo de cristianismo supostamente "primitivo" e "restaurado" - uma elite.
Mas uma coisa é interessante sobre o sábado. Ele usa como referência o dia terrestre de 24 horas, ou a duração do nascer e pôr do sol. Isso prova que os antigos escritores da Bíblia achavam que a terra fosse mesmo o centro do universo. O todo-poderoso, senhor do vasto universo que conhecemos hoje, usa como referência para descanso o sétimo dia solar desse nosso planeta, um grãozinho minúsculos frente a imensidão do cosmo. Quando a Bíblia foi escritas os "cabecinhas" inspirados dela achavam que a terra era chata como uma pizza, tinha uma teto de metal móvel em formato de abóboda, com o sol a lua e as estrelas grudadas nele!
Em pleno século XXI uma seita se achar melhor que todas as outras apenas por seguir uma bobagem dessas chega a ser um absurdo!
Mas é claro que a maioria dos adventistas não dá mais a mínima para essa "lei do sábado". Eu tenho uma tia, primos e amigos adventistas e sei. Uma coisa é o que aparece nas publicações deles outra é o que eles realmente fazem.
Editado pela última vez por André Felix em 12 Abr 2009 23:24, em um total de 2 vezes.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Grantynn »

Brother A

Não sou religioso, não defendo nenhuma crença tampouco torço para o sucesso dos dogmas religiosos, mas a base para a argumentação acima está no tempo da conjugação verbal (presente) e eu fui verificar. Num primeiro momento parece que ele, Paulo, está ratificando a lei, mas quando se lê o contexto a coisa se perde.

Particularmente eu acredito que esse argumento está fragilmente fundamentado

Tem uma coisa que me chamou atenção; é que as colocações de Paulo não foram no sentido de estabelecer uma lei, tampouco estava reafirmando a lei, ele trouxe a lei à tona para dizer o que disse no texto que você mencionou, Rom. 13:8-10:
" 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto que vos ameis uns aos outros; pois, quem ama o seu próximo tem cumprido a lei. 9 Pois o [código da lei]: “Não deves cometer adultério, não deves assassinar, não deves furtar, não deves cobiçar”, e qualquer outro mandamento que haja, está englobado nesta palavra, a saber: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” 10 O amor não obra o mal para com o próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei."
Ele parece dizer: Sejam assim e assado porque a Lei diz isso, aquilo, mais um pouco daquilo, porém se vocês praticarem o amor automaticamente estarão como que cumprindo toda a lei, tem o mesmo "peso" que tinham aqueles que acatavam cada particularidade da lei. Resumindo... dentro do novo conceito, aprendam o que é amor e sejam praticantes... este simples elemento tem a dimensão de toda a lei.

Mesmo porque se a Lei subsistisse, subsistiríam as penalidades da não-observância e do descumprimento. Da forma que foi colocado, devo entender que a lei permanecem e as penalidades foram extintas?
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Primeiro, temos outro "chavão" do anti-sabatismo, típico de quem não percebe que Jesus não está criando NENHUMA NOVA E REVOLUCIONÁRIA LEGISLAÇÃO CRISTÃ, como é o pensamento de tantos, ao proferir o que é conhecido como "Lei Áurea". Essas pessoas nunca se dão conta de que Cristo está apenas reiterando o que Moisés já havia dito. Basta comparar Mateus 22:36-40 com Deu. 6:5 e Lev. 19:18. Aliás, nas Bíblias que trazem aquelas letrinhas de referência para outras passagens paralelas (como a própria Tradução do Novo Mundo), isso se torna por demais claro, pois as letrinhas miúdas em Mat 22:36-40 referenciam exatamente os textos de Moisés referidos.

Os adventistas do 7o. dia ensinam que os quatro primeiros mandamentos do Decálogo tratam de nossa responsabilidade para com Deus, e os seis últimos, idem quanto ao próximo.

Antes deles, os batistas diziam a mesma coisa em sua Confissão de Fé de 1689, mais tarde confirmada por Spurgeon no mesmo documento confessional revisado de 1855.

Antes deles, os presbiterianos ensinavam a mesma coisa na sua Confissão de Fé de Westminster, considerado por muitos como um dos monumentos da fé evangélica.

Antes deles os ortodoxos diziam a mesma coisa.

Antes deles os católicos diziam a mesma coisa.

Antes deles Jesus Cristo disse que desses dois mandamentos--de amar a Deus e ao próximo--dependem "TODA A LEI e os profetas".

Antes dele Moisés já havia dito exatamente isso, pois Jesus ao proferir a "lei áurea" repetia o que Moisés havia dito (comparar Mat. 22:36-40 com Deu. 6:5 e Lev. 19:18).

Antes dele o anjo rebelde foi o primeiro a violar essa lei divina, pois não amou a Deus sobre todas as coisas querendo ser o objeto da adoração universal, e não amou os seus semelhantes angélicos, enganando 1/3 dos mesmos para cumprirem a sua agenda egoísta (Apo. 12:4).

Então, o amor a Deus e ao próximo não são SUBSTITUTOS da lei e sim a sua SÍNTESE.

E as sínteses não suplantam os originais que resumem, como nos "Abstracts" de artigos científicos. O objetivo deles é tornar mais fácil de se conhecer o todo, pela parte que acentuam.

A revista Seleções do Reader's Digest é especialista em condensar artigos e mesmo livros completos, mas o objetivo não é desqualificar, substituir ou diminuir o valor dos originais que sintetizam.

Portanto, isso é importante de entender. Com a Sua "lei áurea" Cristo não estava substituindo nada da lei que declarou não ter vindo abolir, e sim cumprir (Mat. 5:17-19), e sim acentuando a sua essência, tal como Paulo também faz em Rom. 13:10.

Prova disso é que quando o escriba quis experimentar a Cristo com sua pergunta sobre o grande mandamento da lei, e Cristo respondeu com a "lei áurea", mereceu dele foi ELOGIOS--"Muito bem, Mestre, disseste bem". Por quê? É que percebeu que o Cristo não estava contradizendo nada da lei de Israel, como havia sempre aprendido (ver Mar. 12:28-34).

Vejamos o que disse Martinho Lutero sobre o mandamento do amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a sí mesmo:

  • "Qual é o resumo da primeira tábua? Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua força, e de todo o teu entendimento"

    "Que é o resumo da segunda tábua? Amarás o teu próximo como a ti mesmo" O resumo principal de todos os dez mandamentos é o amor" Martinho Lutero, Catecismo Menor de Martinho Lutero, pág. 35, 36.
Está do Jeitinho como os adventistas e outros observadores do sábado ensinam: Amor a Deus (Primeira tábua), Amor ao próximo (Segunda tábua). Como vemos, não é invenção de adventista.

Semelhante a Lutero, vejamos o que disse Calvino sobre a Lei de Deus:

  • "Os dez mandamentos da lei foram distribuidos em duas tábuas... Na primeira das quais estão os quatro primeiros pelos quais somos instruidos nas coisas que devemos a Deus...Na segunda tábua estão os seis mandamentos restantes nos quais se explica a caridade e seus ofícios que temos de prestar ao próximo, por amor de Deus. Por essa razão, nosso Senhor - como resgistram os evangelistas - resumiu sumariamente toda lei a dois artigos: "Que amemos a Deus de todo o nosso coração, de toda nossa alma e com todas nossas forças; e amemos ao nosso próximo como a nós mesmos." "Embora toda a lei esteja compreendida nesses dois preceitos, nosso Deus, para excluir qualquer pretexto de excusa, quis dar-nos uma mais completa explicação em dez mandamentos. - João Cavino, Instituición de la Religion Cristiana, pág. 33.
Quanto ao que outro preconceituoso de carteirinha diz aqui, se o sábado é coisa "sem importância", então Jesus não sabia o que dizia ao declarar que "o sábado foi estabelecido por causa do homem-anthropós, que é o mesmo homem-anthropós que deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6).

Ademais, nosso amigo IGNORA que essa questão da guarda do sábado não é nenhuma "novidade" de "sectários" no séc. XXI. Não sabe nada sobre as pesquisas históricas e arqueológicas havidas a respeito da questão, e de como se descobriu como Epifânio, um historiador palestino do IV século dá conta de como encontrou os "nazarenos" (cristãos oriundos da Igreja-mãe de Jerusalém), que fugidos da capital judaica pouco antes da sua destruição em 70 AD fixaram-se na região de Pela, ao norte. Epifânio os critica dizendo que nem deviam ser considerados cristãos, pois ainda GUARDAVAM O SÁBADO, entre outras práticas "judaicas". Mas eles eram "nazarenos", e não "moisesenos". . .

Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Olá, Grantynn

Grato por sua participação e comentários.

Eu nem havia lido o seu comentário antes de colocar o que expus no meu último quadro. Ali demonstro que Paulo não está falando do "amor" como SUBSTITUTO da lei, e sim como a sua SÍNTESE. Isso SEMPRE foi assim, pois Moisés mesmo sintetizou toda a legislação divina nessa mesma base em Deu. 6:5 e Lev. 19:18. Jesus está repetindo as palavras de Moisés, ao falar do "amor a Deus" e "amor ao próximo". Prova disso é que Paulo não se absteve de ser ESPECÍFICO ao apresentar as regras da lei aos Efésios e Romanos, como acentuei.

Aliás, o próprio Cristo recomendou ao jovem rico, DEPOIS de ter mencionado a "lei áurea": "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mat. 19:17). Daí cita alguns, numa clara sinédoque (a parte pelo todo), como também faz Paulo em Rom. 13:8-10. Note que ele diz: "E se há qualquer outro mandamento. . ." Ele sabia que havia, não "outro", mas "outros". . .

E que Paulo não ensinava o fim da lei está claro na seguinte passagem que os anti-sabatistas fazem de conta que não consta dos seus escritos também:

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei" (Rom. 3:31).

Eu diria que entre os evangélicos em geral (e jeovaístas, em particular) ocorrem 3 principais problemas na compreensão da Bíblia:

a - A incompreensão da razão da escolha divina de Israel.

A razão de Deus ter o Seu “povo escolhido” não foi só para conceder-lhe privilégios, mas uma MISSÃO. Nesse ponto muitos cristãos se confundem. Não entendem que Israel devia cumprir o papel de “testemunhas de IHWH” e luz das nações até os confins da Terra (Isa. 43:10, 11; 49:6).

Por isso Israel situava-se numa região do mundo ainda hoje tremendamente estratégica--a encruzilhada de três continentes--Europa, Ásia e África.

O papel de Israel era transmitir aos moradores da Terra o conhecimento do verdadeiro Deus, Sua lei e Seu plano de salvação [Ver Salmo 67].

O apelo divino para os estrangeiros unirem-se ao concerto com Israel em Isa. 56:2-7 (por sinal, a partir da observância do sábado) ocorre no contexto do ideal divino expresso no vs. 7, “a Minha casa será chamada casa de oração para TODOS os povos”.

b - A incompreensão do teor dos debates de Paulo sobre a lei.

A chave para entender isso é Rom. 9:30-32. Paulo diz que a fé NÃO ANULA a lei, e sim a CONFIRMA (Rom. 3:31), e diz que com a sua mente serve à lei de Deus (Rom. 7:25), a que traz o preceito “não cobiçarás”, sendo santa, justa, boa, espiritual (vs. 7, 8, 12, 14, 22), dela recomendando naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma os seus 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos (Efé. 6:1-3; 4:24-31; Rom. 13:8-10).

Paulo não condenava a lei, e sim o seu “uso ilegítimo” (1 Tim. 1:8)--tê-la como fonte de justiça, o que nunca representou o seu real papel. Esse uso errado da lei causou o tropeço da nação.

c - A incompreensão sobre o teor dos debates de Cristo quanto ao sábado.

Para isso basta perguntar: Qual era o teor de tais debates com a liderança judaica--SE deviam guardar o sábado, QUANDO guardar o sábado, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?

Sabendo responder esta pergunta se terá a solução plena da questão.

Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Edmilson »

Eu fiz um pequeno resumo, com todos os textos bíblicos, mostrando o meu entendimento sobre a questão da lei mosaica, o que inclue os 10 mandamentos e a guarda do sábado; já havia postado previamente em outro tópico mas vou repetir.

A lei de Deus é justa e boa

Romanos 7:12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Mas o homem pecador não consegue cumprir a lei perfeitamente

Romanos 7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Tiago 2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Quando o homem não consegue cumprir a lei, ele se torna réu da lei, e a pena é a morte, pois o salario do pecado é a morte

Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Assim a lei não conseguia levar o homem a uma condição justa diante de Deus

Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

Os sacrificios prescristos na lei não traziam um real perdão dos pecados, só apontavam pra necessidade de um sacrificio

Hebreus 10:4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

Hebreus 10:1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

O homem precisava de um salvador; por isto que o objetivo maior da lei era conduzir a Cristo.

Gálatas 3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Jesus é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; ele morreu pelos nossos pecados. Quando Jesus morreu na cruz ele instituiu o novo pacto no seu sangue; passou a ser o nosso sumo sacerdote e automaticamente mudou a lei

Hebreus 7:12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

O homem estava sob a maldição da lei, mas Jesus morreu por nós e nos livrou desta maldição

Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Ao Jesus morrer ele libertou os crentes da condenação que estavam sob a lei e, de certa forma, cravou na cruz a lei mosaica

Colossenses 2:14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Paulo explicou amplamente que a justiça perante Deus não vinha pelo cumprimento da lei (pois o homem não consegue cumprir perfeitamente a lei):

Romanos 3:20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. 21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

Gálatas 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

O homem é justificado, ou considerado justo perante Deus por meio da fé

Romanos 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Assim Paulo mostra várias vezes que não estamos mais debaixo da lei

Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15
Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Quando Jesus morreu ele pos fim a necessidade do cumprimento da lei

Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Romanos 7:4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo

Romanos 7:6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Efésios 2:15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

Na época de Paulo existiam muitos judaizantes, que queriam impor o cumprimento da lei mosaica, mas Paulo mostrou várias vezes que o cumprimento da lei não era necessário e até que quem achava que era necessário obedecer a lei mosaica não confiava no sacrifico de Cristo.

Gálatas 4:21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

Gálatas 5:3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Gálatas 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Abs
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Edmilson »

Outro texto que já tinha postado antes e que trata deste assunto:
Cristo veio para estabelecer um Novo Testamento por meio do seu sangue. Com o estabelecimento da Nova Aliança, a Antiga Aliança deixou de vigorar. Assim os cristãos já não estão mais debaixo da lei mosaica, mas como Paulo explicou estamos debaixo da lei de Cristo, que é uma lei melhor. Então podemos ver no NT que os cristãos não deveriam ser obrigados a seguir a lei mosaica, como se isto fosse um requisito para a salvação, por que como Paulo explica nós não conseguimos obedecer perfeitamente a lei e na verdade estaríamos nos colocando de baixo das maldições da lei mosaica. Assim cumprir a lei mosaica não é um requisito para um cristão. Mas Paulo também explica que a lei mosaica não é ruim em si, ela é boa, justa, santa e perfeita; e não existe nada de errado em alguem cumprir a lei mosaica ou se circuncidar ou fazer um ritual de purificação; os cristãos judeus que quisessem continuar fazendo isto não estavam pecando. E Paulo faz o ritual de purificação para provar isto. Ou seja não é um requisito, mas tambem não é errado ou pecado cumprir algo da lei.
Como comentei previamente com Cristo veio o cumprimento da lei e estamos sob uma nova lei, a lei de Cristo; estamos sob um novo testamento. Isto é bem claro no NT. A lei era uma sombra das coisas vindouras, ou seja era uma ilustração do que Jesus faria. No novo pacto temos uma lei melhor, um sumo sacerdote melhor, um templo melhor, como Paulo amplamente explica em Hebreus. Então, como Paulo explicou, não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça. E não estamos sem lei, mas debaixo da lei de Cristo.

É necessário tambem comentar que não existe nada de errado em praticar a lei mosaica. Um judeu não peca ao observar a lei. Mas se alguem pensa que pode se justificar diante de Deus por cumprir plenamente a lei esta pessoa está se enganando. Pois Paulo explica bem que se alguem quiser seguir a lei ele está obrigado a seguir toda a lei, o que é impossivel; é por este motivo que Paulo muitas vezes repete que a justiça diante de Deus não vem pela lei, mas pela fé em Jesus Cristo.
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Edmilson »

E a resposta que tinha dado ao Brother A no outro tópico:

O grande problema da interpretação errada dos adventistas é achar que existe alguma separação, diferença ou superioridade entre os 10 mandamentos e os demais mandamentos da lei, quando não existe esta diferença na bíblia. É tanto que os maiores mandamentos da lei não fazem parte dos dez mandamentos.
Sendo assim, a bíblia é bem clara em afirmar que Cristo pois fim a lei mosaica, não estamos debaixo da lei mosaica, o que inclue os dez mandamentos, e tambem o mandamento do sábado; mas não quer dizer que estejamos sem lei, pois estamos debaixo da lei de Cristo, que é superior a lei mosaica, e que está expressa nos evangelhos e em todo o NT.


Colossenses 2:16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes