Demônios são estúpidos?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Bart »

Segundo a bíblia, e por extensão as Testemunhas de Jeová, os demônios são criaturas espirituais inimigas de Jeová, que foram expulsas do céu, superiores aos seres humanos, mais inteligentes, mais sagazes, mais espertos, mais evoluídos, que possuem milhões de anos de existência e portanto muito mais experientes que qualquer humano e que querem de todas as formas tirar pessoas da 'organização de Jeová' ou afastá-las de Deus. Mas não parece. Tendo esse ponto de vista como plano de fundo, as vezes os demônios não agem de forma tão sábia. Na verdade parecem agir de forma contraproducente, infantil, tola, e burra.
Por que eu digo isso? Vou falar sobre dois acontecimentos que ocorreram comigo/pessoas próximas a mim.

1. No ano passado um casal próximo a mim ganhou um objeto de uma pessoa. Nesse mesmo dia, no meio da madrugada, ocorreu uma loucura no quarto deles. Sobrou tapa na cara, sentaram em cima da esposa, balançaram a cama, jogaram papéis no chão e etc. Tocaram o terror. Eles me contaram isso horrorizados.

2. Em uma cidade próxima, dois irmãos aos quais eu conheço de vista estavam no campo a uns tempos atrás e contataram um senhor no campo, na pregação. Este permitiu que eles entrassem em sua casa. Fez muitas perguntas. Em um dado momento este senhor disse 'eu odeio Jeová, sou o seu pior inimigo', virou as costas e desapareceu.

Só essas duas histórias bastam pra que a gente faça alguns questionamentos.

Vamos lá, qual é o resultado imediato desses acontecimentos pra uma TJ? O fortalecimento imediato da fé dessa pessoa e uma reação automática de orar e repelir esse espírito. Por que um demônio, um ser tão superior, inimigo de Jeová, que deseja retirar pessoas da organização agiria de forma tão tola? Como ele não sabe que esse será um resultado óbvio de uma atitude como essas que eu citei? Se eu quero conquistar alguém eu jamais assustaria essa pessoa. Seria burrice.

É como se eu desejasse muito uma menina. Muito, muito, muito. Mas ela já namora. Só que a partir de um momento, ela passa a me dar chances, ela dá brecha pra que eu entre. Eu entro e ao invés de tratá-la melhor que o namorado dela, bato nela, a trato de forma estúpida, cruel, arrogante, a assusto, etc. Qual será o resultado óbvio? Ela vai se arrepender amargamente de ter me dado chances e voltará pro namorado dela, fortalecendo sua relação mais do que nunca. Só se eu fosse um imbecil agiria assim. E é exatamente assim que os demônios agem. Não parece no mínimo estranho?

Existem religiões que tem outras visões acerca de espíritos. O espiritismo afirma que existem espíritos em diferentes graus de evolução, isso explicaria de forma mais lógica esses acontecimentos.

Enfim, o que acham?

*Claro, esses questionamentos que eu faço pressupõem a crença em espíritos.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Demônio
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Nov 2021 19:03, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Mentalista »

Em minha opinião, essa ideia de inteligência é muito humana. A inteligência não serve para nada além de coisas físicas, humanas.

O que um demônio poderia fazer, já que é inteligente por natureza, além de interagir com o mundo material? Seres espirituais, então, não teriam" livre-arbítrio". No caso de demônios, eles agiram por instinto sexual (humano de novo) nos tempos de Noé. Agiram por inveja no Éden. Assustam as pessoas porque acham engraçado.

Não acredito em demônios, porque surgiram das crenças religiosas. Quanto a espiritos, só acredito vendo.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Bart »

Eu também não acredito em demônios, Mentalista. Mas acredito sim em espíritos.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Bart »

O que eu critiquei dentro da visão judaico-cristã (em específico a visão tejoteana) é:

Se os demônios tem por alvo te afastar de Deus e te tirar da organização dele, por que eles te assustam?

Ao invés de agir de forma sorrateira e sutil a fim de tirar pessoas da organização (já que este supostamente é o objetivo de vida dele) por que ele 'cag@' tudo e perde uma oportunidade de ouro de as vezes tirar paulatinamente uma pessoa da organização (ou até mesmo uma família inteira)?
Avatar do usuário
mytestemunha
Permanência sendo avaliada
Mensagens: 169
Registrado em: 24 Jan 2014 14:00

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por mytestemunha »

Bart escreveu:Eu também não acredito em demônios, Mentalista. Mas acredito sim em espíritos.
E qual seria a diferença, na sua opinião, de demônios para espíritos? Na sua narrativa os personagens são espíritos? Se são, eles também são estúpidos?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Mentalista »

Falando mais sobre os demônios...

Tem um superintendente, Jairo, que contou uma experiência para uma TJ que repassou ao meu irmão que repassou a mim. Mais ou menos assim:

Ele estava passando na casa de alguém que era espírita, para deixar revistas. Quando a pessoa abriu o portão, ele começou a falar mas foi interrompido por um alto barulho na janela. Ambos olharam para trás e não viram nada. Continuaram a conversa e logo se ouviu outro barulho. Nesta vez, o som ficou se repetindo, como se fossem fortes pancadas no vidro da janela.

O morador pediu para ele esperar um pouco e foi olhar lá dentro. Ao voltar, ele perguntou:

- Você foi enviado por Jeová?
- Sim, sigo a ordem que o filho dele deu aos cristãos de irem pregar as boas novas e...
- Você sabe o que está acontecendo?
- Não, por quê?
- Há um demônio atrás daquela janela e ele está tentando vir atrás de você, mas o anjo de Jeová está impedindo que ele chegue até aqui.

Nesse instante, cadeiras no quintal dele começaram a tremer e pararam depois de alguns segundos. O superintendente disse:

- Pois então, é melhor que eu volte outro dia. Se você estiver interessado na nossa mensagem, posso deixar meu número de celular, para que possamos marcar um dia e local apropriados para falar sobre a Bíblia.

- Minha casa é um local apropriado. Você está com medo de quê? O anjo não está do seu lado?

- Não estou com medo, mas como cristão não devo provar a Deus...

É até aí que me lembro. A conversa não durou muito mais. No fim das contas, o super não voltou mais lá.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Bart »

Mentalista escreveu:Falando mais sobre os demônios...

Tem um superintendente, Jairo, que contou uma experiência para uma TJ que repassou ao meu irmão que repassou a mim. Mais ou menos assim:

Ele estava passando na casa de alguém que era espírita, para deixar revistas. Quando a pessoa abriu o portão, ele começou a falar mas foi interrompido por um alto barulho na janela. Ambos olharam para trás e não viram nada. Continuaram a conversa e logo se ouviu outro barulho. Nesta vez, o som ficou se repetindo, como se fossem fortes pancadas no vidro da janela.

O morador pediu para ele esperar um pouco e foi olhar lá dentro. Ao voltar, ele perguntou:

- Você foi enviado por Jeová?
- Sim, sigo a ordem que o filho dele deu aos cristãos de irem pregar as boas novas e...
- Você sabe o que está acontecendo?
- Não, por quê?
- Há um demônio atrás daquela janela e ele está tentando vir atrás de você, mas o anjo de Jeová está impedindo que ele chegue até aqui.

Nesse instante, cadeiras no quintal dele começaram a tremer e pararam depois de alguns segundos. O superintendente disse:

- Pois então, é melhor que eu volte outro dia. Se você estiver interessado na nossa mensagem, posso deixar meu número de celular, para que possamos marcar um dia e local apropriados para falar sobre a Bíblia.

- Minha casa é um local apropriado. Você está com medo de quê? O anjo não está do seu lado?

- Não estou com medo, mas como cristão não devo provar a Deus...

É até aí que me lembro. A conversa não durou muito mais. No fim das contas, o super não voltou mais lá.
Ou seja, o demônio fortaleceu a fé do irmão. Como esses demônios são edificantes!
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Bart »

mytestemunha escreveu:
Bart escreveu:Eu também não acredito em demônios, Mentalista. Mas acredito sim em espíritos.
E qual seria a diferença, na sua opinião, de demônios para espíritos? Na sua narrativa os personagens são espíritos? Se são, eles também são estúpidos?
Pra mim espíritos existem. Demônios são uma interpretação cristã dos espíritos. Essa interpretação as vzs parece ilógica, pois os demônios muitas vzs ao invés de agirem de forma inteligente acabam por dar tiros contra o próprio pé, agindo de forma contraproducente. Por isso eu questiono a inteligência desses seres que em tese são superiores a mim em todos os sentidos.

Por exemplo. A uns 5 meses atrás uma familia a qual eu conheço mudou-se de casa. Lá começou a ocorrer fatos esquisitos. Luzes acendendo e apagando, portas batendo, abrindo e batendo, sons de uma pessoa correndo e rindo ao redor da casa, por dentro da casa de madrugada. Isso aconteceu durante dois dias. No terceiro dia a familia, que era TJ, rapidamente procurou outra casa com o intuito de se mudar, e chamou varios outros irmãos pra ajudar na mudança, que só foi ocorrer às 7h da noite. Na hora da mudança ocorreram estas mesmas coisas aos olhos de umas 10 pessoas: sons de correria, gargalhadas, portas batendo, saiam da casa com todas as luzes ligadas e quando voltavam - luzes desligadas.

Eu pergunto: não seria mais inteligente esse 'demônio' agir de forma mais sutil, paulatina e com o tempo tirar toda essa família da "verdade" em um prazo de 3 ou 4 anos? Por que ele ao invés disso simplesmente age como uma criança brincalhona e assusta todos? Não me parece uma atitude sóbria e sensata, ou vinda de um ser tão superior assim.
Avatar do usuário
Thiago
Administrador
Administrador
Mensagens: 2305
Registrado em: 30 Out 2008 02:31

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por Thiago »

Excelente reflexões Bart, sempre pensei assim também. Esse papo de demônios não passa de mito, e os relatos que eles contam para tentar provar a existência de demônios só mostra o quão ridícula é essa crença, pois o que se espera de seres supostamente inteligente e demoníacos, é agirem com sabedoria, e não de forma infantil e instintiva, fortalecendo a fé justamente naquilo que gostaria de enfraquecer.

E pra mim, muitos desses contos TJs de supostos demônios, devem ser super exagerado ou inventado.
Canal do youtubeConfira Aqui
Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Demônios são estúpidos?

Mensagem não lida por TJCalado »

A primeira estupidez de um demônio (caso existam mesmo) seria tomar o lado do diabo, em detrimento a um ser T-O-D-O-P-O-D-E-R-O-S-O que o pode destruir em um estalar de dedos ele e seu novo chefe. Outra burrice de muitos deles é discordar de Deus e concordar em tudo com Satanás. Não há facções no mundo das trevas? Pelo menos uma terceira linha de pensamento?
Outra estupidez é querer glória para si, usando o nome daquele de quem quer roubar a glória.

Sinceramente, eu fico dividido quanto a acreditar que essas coisas sobrenaturais TJs realmente acontecem exatamente do jeito que contam. Alguém aqui poderia confirmar que viu em primeira pessoa, em tempo real, sem estar dormindo nem sob efeito de algum remédio, algum fato desses ocorrer? Eu já tive muitos pesadelos relacionados a essas coisas, mas nunca presenciei nada disso acordado.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 97 visitantes