O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

O que a Bíblia tem a nos ensinar?
- Diálogo de um Cristão com uma Testemunha de Jeová -

Estou escrevendo um livro, com este tema. Então, resolvi colocar alguns capítulos aqui, para que o pessoal possa estar a par de minhas idéias para este meu novo projeto. Acredito que logo termino ele.
Em parceria com 4jehovah.org e Clube dos autores, empreendi neste meu intuito de fazer um compêndio com uma conversa entre um cristão e uma testemunha de Jeová.
A seguir colocarei o conteúdo desta obra, conforme eu for editando e organizando-a.

Agradeço a todos!


Apresentação:

Este trabalho tem como finalidade ser um diálogo respeitoso com aqueles que defendem as crenças das Testemunhas de Jeová. Da mesma forma que elas vêm às nossas portas para expor suas convicções de maneira respeitosa, esta publicação também o fará.
Em modo de um diálogo entre duas pessoas com nomes fictícios, apresentaremos o ponto principal das crenças das Testemunhas e o modo de combatê-las usando a Bíblia – instrumento pelo qual as próprias Testemunhas de Jeová creem e lutam pelas suas convicções. Com perguntas intrigantes e respostas abalizadas nas Escrituras, esta publicação fará o possível para desmontar um falso raciocínio e construir um verdadeiro pensamento em uma base sólida.
Serão divididos por assuntos e doutrinas, e em cada diálogo trataremos sobre um ensino. O livro de estudo usado pelas Testemunhas de Jeová, intitulado “O que a Bíblia realmente ensina?” será a base para analisarmos as doutrinas centrais desta denominação.
João Marcos – um pioneiro regular* habilitado entre as Testemunhas publicadoras e Pedro – um cristão dedicado às Escrituras, serão representados neste cenário de diálogo sobre ensinos bíblicos e não-bíblicos.
Preste atenção como os pensamentos e raciocínios são desenvolvidos, pois o ajudará a entender como se está construído os ensinos das Testemunhas de Jeová. Acompanhe como João Marcos tentará usar seus argumentos tirados de publicações e de pensamentos 'circulares' dentre as mentes das Testemunhas.
Acompanhe em sua Bíblia a medida que Pedro for respondendo cada questão suscitada por João Marcos. Livre-se de conceitos já estabelecidos e viva o diálogo destes dois personagens. A medida que for se familiarizando com os argumentos convincentes de Pedro, entenderá qual é a verdadeira base da crença das Testemunhas de Jeová. Verá que a Bíblia, nada mais é do que simplesmente um detalhe para apoiar suas doutrinas, onde texto é colocado fora do contexto e se torna um pretexto para um ensino errôneo.
Durante a narrativa, serão expostos cenas dramáticas e de ação nas vidas de João Marcos e Pedro.
Com as mentes bem abertas, Bíblia na mão e pensamentos voltados à narrativa, se prepare para acompanhar o caminho de João Marcos até o serviço de campo – trabalho de pregação de casa em casa. Onde ele encontrará Pedro que se tornará um condutor ao que às Escrituras realmente dizem.
João Marcos; Pedro; duas pessoas com pensamentos e convicções tão distintas, mas que se encontrarão para detalhar a doutrina mais coerente!
Para aqueles que lerão esta publicação, permitam que ao adentrar na narrativa você possa colocar-se no lugar de João Marcos e de Pedro e avaliar as explicações dadas por ambos.
No mais, que este escrito possa o ajudar a ver claramente o que a Bíblia ensina para nós, sem alterá-la ou tirá-la de seu contexto. Deus abençoe sua leitura e que seja de sobremodo deleitosa.

O Editor.
____________
* Pregador e instrutor de tempo integral das Testemunhas de Jeová. Usualmente possuindo uma cota de horas, preestabelecidas, a serem realizadas durante o mês, e concluídas durante um ano.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Bíblia
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 16 Abr 2018 21:37, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 1

Domingo pela manhã.
10:00 H.

JM – João Marcos
P – Pedro


JM – Bom dia! Meu nome é João Marcos e este é Rodrigo. Somos Testemunha de Jeová e gostaríamos de conversar um pouco com o senhor a respeito da Bíblia.
P – Sim. Aprecio muito conversar sobre a Bíblia.
JM – Que ótimo! Gostamos muito de conversar com as pessoas sobre os ensinos transmitidos pela Bíblia. Estamos conversando hoje com as pessoas sobre a esperança, pois notamos que muitos perderam a esperança de um mundo melhor. Visto que muitos governos têm falhado em cumprir o que prometem e a maldade só tem aumentado nestes últimos anos, milhares de pessoas perdem a esperança de melhoria.
P – Exato.
JM – Porém, note este texto bíblico comigo. 2 Timóteo 3:1-5. A segunda carta do apóstolo Paulo à Timóteo no capítulo 3 e os versículos de 1 ao 5. Veja:
“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados [de orgulho], mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te.”
Notou? Este texto bíblico nos ilustra muito bem a situação existente em nossos dias. Contudo, a Bíblia já nos alertava acerca destes acontecimentos que desmoronariam nossas esperanças. Mas, será que nossas esperanças nunca seriam concretizadas? Haveria um futuro melhor?
P – Acredito que sim!
JM – Que bom que o senhor pensa deste modo. A Bíblia afirma que haverá um tempo de melhoria. No texto de Isaías 65:21 ao 25 nos informa como será este período:
“E hão de construir casas e [as] ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os [seus] frutos. Não construirão e outro terá morada; não plantarão e outro comerá. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore; e meus escolhidos usufruirão plenamente o trabalho das suas próprias mãos. Não labutarão em vão, nem darão à luz para perturbação; porque são a descendência composta dos abençoados por Jeová, e seus descendentes com eles. E há de acontecer que antes que clamem, eu mesmo responderei; enquanto ainda estiverem falando, eu mesmo ouvirei. O lobo e o cordeirinho é que pastarão como se fossem um, e o leão comerá palha como o touro; e quanto à serpente, seu alimento será o pó. Não farão dano nem causarão ruína em todo o meu santo monte”, disse Jeová.”
JM – Veja que a profecia bíblica nos aponta para um tempo em que todos terão moradias e o que comer; muitos hoje em dia constroem casas, mas eles mesmos não possuem uma residência, não raro morando de aluguel ou mesmo em um local emprestado. Mas no novo mundo de Deus, todos estarão seguros e terão onde morar. As pessoas terão trabalhos satisfatórios, pois terão ricas bênçãos de Jeová Deus. Antes mesmo que peçam ajuda a Deus, Ele ouvirá o nosso pedido. Até mesmo os animais serão mansos! Não haverá dano nem ruína em toda a Terra. Que cena maravilhosa não acha? Como visto nesta revista que trago comigo.
P – Sim. Muito bela esta figura.
JM – Gostaria de estar entre aqueles que usufruirão este tempo?
P – Como faço para estar “entre aqueles que usufruirão este tempo”?
JM – Poderei responder esta pergunta em uma próxima visita. O que achas?
P – Sim, poderá me encontrar na terça-feira à tarde. Poderia ser?
JM – Ok. Eu gostaria de deixar esta revista com você. É a A SENTINELA e sua companheira DESPERTAI! Que poderão proporcionar ótimas horas de leitura bíblica. Que tal?
P – Sim, poderá deixá-las. Quanto custa?
JM – Elas são produzidas por uma obra mundial mantida unicamente por donativos voluntários. Portanto, não possuem um custo específico, mas se desejar ajudar esta obra com a sua contribuição monetária, poderá fazê-la neste pequeno envelope.
P – Vou pegar lá dentro.
P – Pronto. Este é o seu envelope.
JM – Muito obrigado. E nos encontramos na terça-feira pela tarde. Agradecemos a sua atenção e até a próxima.
P – Por nada. Até mais ver...
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 1-A

Domingo à noite.
20:40 H.

JM – João Marcos
L – Lucas
J – José
AL – Ana Lúcia


Naquela noite, João Marcos e sua família foram até o Salão do Reino – local de reuniões das Testemunhas de Jeová, e assistiram um discurso e o estudo da revista A SENTINELA. Saíram daquela reunião convencidos de que deveriam firmar-se no ensino proclamado em suas publicações. Porém, Lucas, o irmão mais novo de João Marcos não sai assim tão convencido de que ele está numa crença verdadeira. Muitas coisas já haviam passado na mente de Lucas, mas que nunca havia cogitado a ideia de falar suas dúvidas e certezas à sua família.
No carro, José – o pai daquela família – irrompe o silêncio e diz:
J – Que reunião animadora! Foi tão claro o estudo de A SENTINELA, que nos mostrou que estamos na Verdade, e nada abala os ensinos da Bíblia que nós acreditamos. Como pode as pessoas de fora da Organização crer em ensinos antibíblicos que não possuem nenhuma coerência?
AL – Eu também não consigo entender, querido! Quando fico pensando em como somos abençoados por conhecer a verdade da Bíblia, eu agradeço a Jeová.
JM – E não devemos nos esquecer de que sem o “escravo fiel e discreto”* nenhuma destas verdades chegariam até nós. Ele é o canal usado por Jeová. E as publicações são valiosas por mostrarem estas verdades.
AL – Bem lembrado João. Por isso, em nossas orações devemos nos lembrar sempre do “escravo fiel e discreto”.
J – Lucas... Lucas...
L – Sim pai!
J – Achei que estivesse dormindo.
L – Não, não estou. Apenas escutando a empolgante conversa de vocês...
AL – Lucas! Não fale assim das conversas espirituais!
J – Meu filho! Um dia você entenderá que nós estamos corretos e que a Organização de Jeová é uma bênção! Somente por ela poderemos entrar no Paraíso terrestre, que Jeová prometeu.
L – Não sei não!
JM – O que você disse? Que não sabe? Não sabe que a Organização de Jeová é a religião verdadeira?
L – Sai pra lá João Marcos. Não me importune mais! Rapaz chato!
J – Você já têm idade suficiente pra saber o que está falando é sério, mas ainda precisamos conversar pessoalmente sobre isso. Chegando em casa iremos tirar a limpo estas suas palavras.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 1-B

Domingo à noite.
21:50 H.

JM – João Marcos
L – Lucas
J – José
AL – Ana Lúcia


J – João, chame seu irmão.
JM – Sim, vou chamá-lo. Deve estar na internet!
AL – Eu vou lavar a louça do jantar.
AL – Querido, não seja tão duro com o Lucas, Satanás deve estar usando a internet para colocar estas dúvidas na mente dele. Pois a Organização de Jeová é a única que ensina o que é correto. A religião verdadeira!
J – Sim, querida. Apenas falarei algumas coisas para ele.
L – Estou aqui pai.
J – Por que disse aquilo no carro?
L – Pois, não tenho plena certeza de que a Organização de Jeová ensina tudo o que está na Bíblia.
J – Como pode dizer isso?
L – Sim pai; muitas coisas acontecem dentro de nossa Organização. Muitas mudanças doutrinárias. Nessas novas e velhas luzes, eu fico pensando como pode uma religião que afirma ensinar a verdade ficar mudando de tempos em tempos?
J - Não vire as costas para Jeová Deus. Eu te criei na Verdade. Como você pode pôr em dúvida a Organização de Jeová e virar as costas para os ensinos de Jeová, falando mal de Sua Organização?
L – Pai, uma coisa é diferente da outra! Eu amo a Deus, a… a Jeová, mas não concordo que a Organização e Jeová são coisas inseparáveis. Não acho que somente dentro da Organização é que encontramos a Deus. Acredito que a Associação é apenas um grupo de homens que afirmam representar a Deus, só isso...
J - Acontece que eu sei que é a organização de Deus, meu filho. Provei para mim mesmo quando eu saí da Igreja Católica antes de você nascer. A Verdade é tão preciosa para mim, Lucas. Por favor, não vire as costas para nós e Jeová, deixando sua organização!
L – Pai, o vovô disse a mesma coisa para o senhor quando decidiu deixar a Igreja Católica. Ele dizia que você estava 'abandonado a Deus'! Não é mesmo?
J – Sim, mas isso é diferente! Você sabe cristandade apóstata não tem a verdade da Bíblia! Não são as igrejas piores do que alguns dos defeitos que você vê em nossos irmãos, até mesmo entre a dianteira? Por que você simplesmente não tem paciência com a organização? Se algo estiver errado, Jeová enviará "nova luz" para esclarecer-nos em Seu tempo. Nossa responsabilidade é a paciência e permanecer fiel ao seu "canal" de comunicação, o “escravo fiel”!
L - Pai, você disse para ter paciência com a organização, mas a organização não tem tal paciência. Analise: Se uns setenta por cento dos ensinos de Russell* estavam errados e muitas das doutrinas as quais hoje chamamos de “verdade” mudaram-se muito nos últimos 50 anos, como podemos apontar o dedo para à “cristandade” quando realmente não temos uma verdade que seja imutável em todos os anos de existência da Organização?
J - Eu não diria que nós não temos a verdade, meu filho. É que a verdade precisava ser refinada. Devemos ser gratos de que a Associação em conjunto com o “escravo” é humilde o suficiente para admitir seus erros e receber “uma nova luz” de Jeová. Esta é a prova de que Jeová Deus está nos levando no caminho certo.
L - Mas pai, você se lembra do artigo de A SENTINELA -1 - sobre os “entendimentos progressivos das autoridades superiores” encontradas em Romanos 13:1? Nesse artigo, a Associação explicou como por volta de 1886, Charles Taze Russell “identificou corretamente” os poderes superiores, ou “as autoridades superiores”, mencionadas pelo apóstolo Paulo, como as autoridades governamentais humanas. Então, em 1929, a Associação recebeu “nova luz” e mudou a sua interpretação desta passagem para ensinar que “os poderes superiores” devem ser Jeová Deus e Jesus Cristo. E então, novamente, em 1961, a “nova luz” da Associação fez com que eles voltassem ao entendimento original que as Testemunhas de Jeová acreditavam antes de 1929 e é isto que atualmente é ensinado que o termo “autoridades superiores” se refere, não à Suprema Autoridade, Jeová, e seu Filho, Jesus, mas para as autoridades governamentais humanas. Como pode a “verdade” mudar e ir para trás como este exemplo? Quando eles voltam para o ponto de vista original e chamam-no de “nova luz”, como isso pode ser uma evidência de que Jeová está nos guiando? Ao invés de ser “nova luz”, pai, isto parece-me que a “luz” está sacudindo, como num curto-circuito, ligando e desligando. E as outras denominações existentes, que nós chamamos de cristandade, sempre ensinaram corretamente que em Romanos 13 as “autoridades” eram os governos humanos.
J – Filho, lembre-se de que às vezes, parece que as explicações dadas pela organização visível de Jeová voltam aos pontos de vista anteriores. Mas isso não tem sido de modo incorreto, mas é para refinar a verdade de Jeová. A Associação passou a explicar na última Assembleia de circuito que estes ajustes são como o “bordejar” de um navio, que se desvia da direita para a esquerda, em ziguezagues, todavia sempre se está progredindo em direção ao seu destino. Lembre-se que o irmão falava que apesar dos ventos contrários, a “nova luz” que recebemos é como um vento de apoio para nossa fé nas verdades espirituais. Então... você vê, essas mudanças são provas de que Jeová está nos apoiando.
L – Pai, quando um navio está “lutando” contra o vento, não é seu modo de agir virar-se “cento e oitenta graus” e ir totalmente na direção oposta. Correto?
J – Sim, está certo. Mas a Organização nunca mudou o seu conceito drasticamente, como que anulando o que era dito anteriormente. Tudo o que a Associação nos ensina é um progressivo entendimento!
L – Bem... Pai, veja este exemplo: Você percebeu a mudança entre 1982 e 1989, nas edições do livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra? Na página 179 da edição de 1982, afirmam: “Ao dizer isso, Jesus mostrou que pelo menos algumas das pessoas iníquas de Sodoma e Gomorra antiga estarão presentes na terra durante o Dia do Juízo Final. Apesar de terem sido muito imorais, podemos esperar que alguns deles serão ressuscitados.” Assim, na edição de 1982, a Organização está dizendo que os habitantes de Sodoma e Gomorra seriam ressuscitados; mas agora voltamos para a mesma página na edição de 1989 que se lê: “Será que essas pessoas terrivelmente más serão ressuscitadas durante o Dia do Julgamento? As Escrituras indicam que, aparentemente, eles não vão .... Sim, por sua imoralidade excessivo o povo de Sodoma e das cidades vizinhas sofreram uma destruição da qual, aparentemente, nunca serão ressuscitadas.” Então, pai, o que é isso? Será que os habitantes de Sodoma e Gomorra serão ressuscitados ou não? Chama isso de um vento próprio para apoiar nossa fé?
J – Tudo bem, tudo bem filho, neste caso o “escravo fiel e discreto” voltou a um entendimento anterior, mas não seria o caso de ser uma “nova luz”?
L – Até poderíamos chamar isso de uma “nova luz” se não fosse ensinado anteriormente sobre isso. Mas em 1952 um artigo de A Sentinela de 1 de Junho, página 338, a organização afirmava que os sodomitas foram selados com um destino e que não haveriam de ter um “julgamento futuro”, no qual eles seriam ressuscitados. Assim, pai, você pode ver, como o “escravo” está realmente fazendo brotar uma luz velha e chamando-a de “nova luz” para justificar sua doutrina “piscante”?
J – Eu não sei, filho... Tudo o que sei é que Jeová sempre usou uma organização para conduzir o seu povo. Basta olhar para os israelitas. Jeová Deus designou Moisés e os sacerdotes descendentes de Arão, para liderar seu povo e quando essa organização se tornou corrupta na época de Cristo, Ele organizou um grupo de cristãos ungidos para tomar seu lugar. Você vê, o Jeová sempre cuida de Seu povo fiel, mesmo que uma organização se torne corrupta e infiel.
L – Pai... Pai... Pense, se os discípulos fossem cegos em apoiar sua “organização” da época, será que realmente acreditariam e seguiriam a Jesus Cristo?
J – Filho, vamos dormir, está tarde e suas dúvidas e afirmações não levarão a nenhum lugar.
L – Ah...
J – Sua mãe não pode saber disso. Suas dúvidas podem abater os sentimentos dela. Somente entre nós. Ok?
L – Sim!

_____________
* Charles Taze Russell – fundador da denominação Estudantes da Bíblia (posteriormente Testemunhas de Jeová em 1931). Nasceu em 1852, fundou a denominação em 1879 e faleceu em 1916.
1 Veja em A SENTINELA 1º de agosto de 1982, págs 26-30 e 1º de maio de 1996, págs 13-14.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 1-C

Domingo à noite.
22:40 H.

JM – João Marcos
L – Lucas


JM – Não acredito que você disse aquelas coisas para o nosso pai. Como você pôde atacar daquele modo a Organização terrestre de Jeová Deus?
L – Não venha com seu papo furado João. Por favor, me poupe!
JM – Já sei! São as longas horas na internet que você gasta. Só pode estar pesquisando sites apóstatas. São eles que falam este tipo de coisas, datas, datas, datas... Novas luzes e velhas luzes... Russell, Rutherford e etc...
L – João, por favor, me deixe em paz!
JM – Como você pode falar daquele jeito? E se a mamãe souber? Como ela vai ficar? E sua vida, como será? Vai para alguma igreja da cristandade? Hein?! Só o que me faltava... “Babilônia aí vou EEEuuu!!!” (Ri João Marcos em tom de deboche).
L – João, se ficou ouvindo a minha conversa com o pai é porque quer saber. E se quer saber, eu penso deste modo! Pronto... Acabou!
JM – Mas, aquelas coisas que você expôs, nem é o principal na Organização. Todas as doutrinas centrais de nossa crença nunca mudaram e são a base do povo de Jeová. E sem estas verdades não podemos agradar a Deus. Pense na doutrina da alma mortal, a rejeição da trindade, o nome de Deus, a pregação de casa em casa, o novo mundo, sangue e outras mais. Estas sim, não podem ser atacadas e são as quais me apego. Não fico vendo “defeitinhos” dentre o povo de Jeová Deus. Somos todos imperfeitos!
L – Vamos ver se vai pensar sempre assim. A menos que mantenha uma mente sempre fechada e obtusa!
JM – Isto é o que veremos!


Diálogo 1-D

Domingo à noite.
22:40 H.

J – José
AL – Ana Lúcia


AL– Querido, e aí?
J – Apenas algumas dúvidas pertinentes as novas luzes ensinadas em algumas publicações.
AL – Ainda bem. Por um momento achei que Lucas estava em desacreditar na Verdade. Ah... Senhor Jeová... (suspirou)
AL – Boa noite querido.
J – Pra você também, querida!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 2

Passado os dias, João Marcos vai até a casa de Pedro para revisitá-lo, conforme combinado.

Terça-feira à tarde.
14:30 H.

JM – João Marcos
G - Gustavo
P – Pedro


JM – Boa tarde Pedro! Como vai?
P – Eu vou bem, graças a Deus! E vocês?
JM – Estamos bem também. Conforme combinado, estamos aqui para conversar mais um pouco sobre a Bíblia. Este é Gustavo que se colocou a disposição em vir aqui comigo.
P – Prazer Gustavo!
G – O prazer é todo meu.
JM – Como eu ia dizendo, na última visita falamos sobre a esperança. Em como ela se fez rara em nossos dias, mas que Deus promete um tempo de melhoria para todos. Porém, lembra-se de qual pergunta ficou para ser respondida hoje?
P – Lembro sim. Como faço para estar entre aqueles que usufruirão este tempo de melhoria. Mas antes, entrem. Venham aqui para a minha sala, é mais aconchegante.
JM – Sim, ótimo. Obrigado!
G – Com licença!
P – Entrem! Podem sentar-se. Poderemos conversar de um modo mais agradável.
G – Realmente.
JM – Senhor Pedro, a Bíblia nos mostra em 2 Timóteo 3:16 e 17 que ela é a fonte que nos instrui, nos ensina o caminho certo, nos corrige e nos faz preparado para toda a boa obra. Ela é um manual que nos mostra como agradar a Deus; uma carta de um Pai amoroso aos filhos. E visto que é Deus quem trará as melhorias mundiais, podemos afirmar que para se estar entre os que usufruirão as melhorias futuras temos de agradar ao Criador Soberano – Deus! E na Bíblia encontramos todo o conteúdo e pontos que devemos praticar para se agradar a Deus.
P – Sim, continue.
JM – Trago um livro comigo... e trouxe um exemplar de presente para você Pedro.
P – Oh! Obrigado.
JM – É o livro O que a Bíblia realmente ensina? Nele há respostas a muitas perguntas que fazemos sobre Deus, Jesus Cristo, a Bíblia, o Reino de Deus, a morte, o futuro e a vida como um todo. Abra ele na página 3. Vamos analisar esta página. Gustavo você lê este primeiro parágrafo para nós por favor?
G – Sim.
G – Abra qualquer jornal. Assista a um noticiário na televisão ou no rádio. Quantas notícias sobre crime, guerra e terrorismo! Pense nos seus próprios problemas. Talvez uma doença ou a morte de um ente querido esteja lhe causando grande sofrimento. Você talvez se sinta como Jó, um homem bom que certa vez disse que se sentia ‘mergulhado na aflição’. Pergunte-se: Será que era isso o que Deus queria para mim e para toda a humanidade? Onde posso encontrar ajuda para lidar com meus problemas? Há esperança de que um dia teremos paz na Terra? A Bíblia dá respostas satisfatórias a essas perguntas.
JM – Obrigado Gustavo!
JM – Como foi lido, a Bíblia traz muitas respostas satisfatórias a perguntas importantes da nossa vida.
G – E mostra também que Deus não deixará esta situação calamitosa assolar a Terra para sempre!
JM – Bem observado Gustavo. Note abaixo deste parágrafo que lemos, nos diz: “A Bíblia ensina que Deus fará as seguintes mudanças na Terra.”* E lista vários textos que se cumprirão em breve. O Reino de Deus trará melhorias futuras! Algo que nenhum governo ou reino humano conseguiu fazer, o Reino de Deus fará por nós. E muito mais...
P – Interessante!
JM – Podemos considerar estes textos com promessas de Deus para nós em outra ocasião. Pois, a partir de agora, eu gostaria de lhe fazer um convite: O que o senhor, Pedro, acharia de estabelecermos um dia por semana, alguns minutos, para considerarmos estas respostas da Bíblia a diversas perguntas, baseando-se neste compêndio bíblico?
P – Sim, poderia ser todas as terças-feiras, neste mesmo horário.
JM – Tudo bem então! Agradecemos mais uma vez a sua atenção e cordialidade por nos receber de bom grado. E na terça-feira estamos de volta.
G – Obrigado Pedro. Até mais ver.
P – Não há de que... Até terça-feira!
____________
* O que a Bíblia realmente ensina? Pág. 3 § 2.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 3

João Marcos vai até a casa de Pedro como combinado, mesmo num dia chuvoso.

Terça-feira à tarde.
14:30 H.

JM – João Marcos
G - Gustavo
P – Pedro


JM – Olá Pedro!
P – Oh! João Marcos! Lembrei seu nome... (rindo)
JM – Que ótimo. Memória boa. Estamos aqui novamente, eu e o Gustavo.
P – Sim, entrem rápido, está chovendo e molhando vocês.
G – Obrigado Pedro.
P – Estou contente por estarem vindo aqui e animados para me ensinarem coisas bíblicas. Aprecio muito falar sobre as Escrituras. “Devoro” elas todas as noites.
G – Que bom Pedro. Feliz o homem que lê as Escrituras e medita nelas, diz um Salmo.
P – Salmo primeiro. Acertei?
G – Sim. Muito bem!
JM – Como foi a sua semana?
P – Muito boa. Porém, não tive muito tempo para ler aquele livro que me deste de presente. Mas, gostei muito de sua explicação sobre 2 Timóteo 3:16, ao dizer que a Bíblia é útil para nos ensinar, corrigir e nos endireitar. Posso dizer que sou um admirador da Bíblia e creio nela como contendo a Palavra de Deus. Achei interessante quando ouvi você dizer que a Bíblia é como um manual e uma carta de um pai amoroso aos seus filhos. Mas, antes de começarmos a ler aquele livro que me deu, eu... eu tenho uma pergunta.
JM – Sinta-se a vontade para fazer. Estamos aqui para dirimir suas dúvidas.
P - Um amigo meu estava me dizendo que as Testemunhas de Jeová não acreditam que toda a Bíblia se aplica a eles. Ele disse que vocês são ensinados que apenas 144.000 pessoas estão no Novo Concerto e/ou Aliança e somente estes que irão para o céu. Disse também que a maioria das Testemunhas de Jeová não acredita que estão incluídas neste grupo, por isso não acreditam que podem “nascer de novo”, como Cristo disse “nascer da água e do Espírito”.1 Gostaria de saber se isso é verdade ou apenas um boato.
JM – Bem, sim, Pedro, mas isso é o que a Bíblia nos ensina e como você vai aprender muita coisa neste estudo, seu entendimento será progressivo, até entender toda a verdade. Você vai ver isso mais tarde. Por agora vamos trabalhar sobre os conceitos básicos.
P – Quais pontos básicos?
JM – A Bíblia fala sobre tudo o que podemos imaginar. Ela dá resposta a todas as nossas dúvidas. Poderemos analisar sobre o que o futuro Reino de Deus fará, de acordo com estas gravuras do livro. Combinamos de considerar estes textos que se cumprirão debaixo do domínio do Reino de Deus. O tema principal da Bíblia é o Reino de Deus, e é um ponto básico para começarmos. Outros pormenores sobre este governo divino nós iremos analisar mais a frente em nossos estudos, como quantos irão governar no céu, quem é o Rei do Reino e quando este governo teve início no céu. Por enquanto, iremos nos concentrar nos conceitos básicos da mensagem bíblica que são as promessas do Reino e as verdades Bíblicas que iremos examinar no primeiro capítulo.
G – Por isso dizemos, Pedro, que com o tempo, em nossos estudos, você entenderá todas as questões. Mas como o João Marcos disse, a primeira coisa que podemos analisar são as mudanças que o Reino de Deus fará e as melhorias sobre a qual todos nós precisamos. Todos necessitamos nos ver livre da morte, da doença, desastres naturais, fome e miséria mundial, crimes, maldades e guerras que nos assolam, não acha?
P – Espere um pouco... Vocês estão desviando da minha pergunta. Eu não consigo entender... Como pode vocês pensarem assim sobre o novo nascimento, se Jesus disse que ninguém pode ver e nem entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito?2 Como então fica o “nascer de novo”? Uma vez que o tema da Bíblia é o Reino de Deus, como você afirmou, por que as Testemunhas de Jeová estudam sobre esse Reino, se elas não acreditam que as palavras de Jesus se aplica a todas elas? Isso não é como sonhar com algo que você não pode ter?
JM – Vejo que você crê numa vida futura no céu, não é mesmo? Porém, eu não diria que o Reino é algo que não podemos ter. Deus promete que no futuro os que forem fiéis a Ele, estarão sob a regência desse Reino, aqui na Terra, cumprindo a oração do Pai Nosso, sobre ser feita a vontade de Deus na terra e no céu. Afinal de contas, um reino precisa de assuntos para governar. Se formos todos para reinar no céu no Reino de Deus, quem irá ser governado?
P – Não concordo com esta comparação. Deus reinava no céu, muito antes de criar a Terra certo? Ou Ele precisava ter criado a Terra para se tornar Rei Eterno? Logicamente que não! Ele é o Rei Imortal e reina desde tempos indefinidos.3 Da mesma forma será o reinado de Deus após o fim de todas as coisas; e quando é dito que quem vai para o céu irá reinar, é no sentido de ter uma posição elevada e privilegiada, uma posição real, e não necessariamente que iremos ditar normas como um monarca terrestre.
JM – Talvez Pedro, mas vamos estudar sobre isso mais tarde. Agora temos de nos concentrar sobre o que devemos fazer para agradar a Deus. Você não concorda que só a Bíblia nos diz o que devemos fazer para agradar a Deus?
P – Sim, João, eu sei que você veio aqui para lermos o que consta no livro, tudo bem, mas este assunto traz à tona uma outra questão. Eu estava lendo em Gálatas 4:4-6: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Não significa isto que as Escrituras estão dizendo que devemos ser adotados antes de podermos ter o Espírito Santo trabalhando em nossas vidas e em nosso ser?
JM – Mas é preciso perceber que estes versículos não se aplicam a nós. Eles aplicam-se apenas para aqueles que possuem a esperança de ir para o céu. Eu não vou para o céu, tenho uma esperança terrestre, portanto não preciso ser adotado na família de Deus, como Paulo fala aqui.
P – E desde que você não é “adotado”, não pode ser “ungido” com o Espírito Santo, e se não pode ser ungido por este Espírito, como poderá ter ele dentro de si, ou trabalhando em sua vida?
JM – Não Pedro. Eu não posso ser ungido, tenho a esperança de viver na Terra para sempre num Paraíso.
P – Você não está entendendo. Se você não pode ser ungido pelo Espírito Santo de Deus como então pode contar com a ajuda divina?
JM – Enquanto eu ganhar a aprovação de Jeová sobre a minha vida através da obediência à Sua Palavra, estou certo de ter a ajuda de Deus e isto é tudo o que eu preciso fazer.
P – Sabe qual é a minha real preocupação? Você acabou de me dizer que acredita que somente a Bíblia nos diz o que devemos fazer para agradar a Deus, e me disse anteriormente que ela é como um manual e uma carta de um pai amoroso aos filhos. E agora você está me dizendo que esses versículos da Bíblia não se aplicam a vocês. Estou confuso! Se não podem ter o Espírito de Deus, como podem agradar a Deus?
G – Porque diz assim Pedro? Em que parte da Bíblia se apoia?
P – Se me permite dizer, poderíamos ler Romanos 8:8-9 em sua Bíblia?
G – Pode sim. Está aqui. Pode ler para nós.
P – “De modo que os que estão em harmonia com a carne não podem agradar a Deus. No entanto, vós estais em harmonia, não com a carne, mas com o espírito, se o espírito de Deus verdadeiramente morar em vós. Mas, se alguém não tiver o espírito de Cristo, este não pertence a ele.”
P – Veja o que a Bíblia diz, se não temos o Espírito de Cristo em nós não podemos agradar a Deus, pois estaríamos em harmonia com a carne. Como fica a situação?
JM – Bem, sim... mas... mas eu creio que tenho o Espírito de Deus, Pedro! Eu sei que não posso ser adotado como ungido, mas eu tenho algum tipo de medida do Espírito de Deus.
P – Onde diz na Bíblia que você pode ter o Espírito de Deus sem a adoção espiritual? Mesmo o patriarca Davi*, hebreu, precisou ser adotado como “filho” de Deus, a fim de receber o Espírito Santo. E há poucos versos abaixo desta parte das Escrituras que estamos lendo, aqui em Romanos capítulo 8, afirma que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” E você acabou de me dizer que não pode ser adotado como um dos filhos de Deus, assim sendo como poderá você ser guiado pelo Espírito de Deus em tudo?
JM – Não sei! Preciso pesquisar esta parte.
P – Vamos ler novamente o versículo 9 deste texto de Romanos?
G – “No entanto, vós estais em harmonia, não com a carne, mas com o espírito, se o espírito de Deus verdadeiramente morar em vós. Mas, se alguém não tiver o espírito de Cristo, este não pertence a ele.”
P – Veja claramente! Se você não pode ser ungido com o Espírito Santo e nem adotado, você não pode ser nem mesmo pertencente a Cristo! Se você não pode pertencer a Cristo, não pode pertencer a Deus... que em consequência pertencerá a quem?
JM – Mas eu já disse que estes versículos não se aplicam aos que têm esperança de viver para sempre na Terra.
P – Então vocês estão em apuros!
G – Por que diz isso? Apuros...
P – Porque se não podem ter o Espírito de Deus, ser ungido e adotado por Ele, não podem ser de Cristo, e se não são de Cristo, não são propriedades de Deus. E se é assim, não podem afirmar ser servos de Deus, muito menos Seus adoradores, pois somente Deus aceita que “o adora em Espírito e em verdade”.4 E se esta parte da Bíblia, como dizem, não se aplica a vocês, por que leem a Bíblia e incentivam outros a fazer isso? Não seria como abrir e ler a correspondência enviada ao seu vizinho pelo pai dele? Ou então, ler uma carta de amor pertencente a seu colega? Ou tentar aprender a manusear um videogame com um manual de um forno micro-ondas?
P – Estou muito confuso!
JM – Bem, Pedro, vamos indo... Vou pesquisar sobre este assunto. E voltaremos na terça-feira. Ok?
P – Estarei te esperando. Até logo!

Saindo da casa de Pedro, Gustavo e João Marcos conversam entre si:
16:05 H.

JM – Que coisa não!
G – Meu Jeová! Achei que ele não iria parar de falar.
JM – Ele tem uns argumentos bons.
G – Estou achando que ele aceitou o estudo para nos atacar. Saí meio atordoado deste estudo... digo... enxurrada de afirmações.
JM – Não creio que ele seja um mal intencionado. Apenas têm muito o que aprender sobre as verdades bíblicas. Quando começarmos a considerar o livro Bíblia Ensina, ele começará a entender o que Jeová requer.
G – Aquele papo de ser adotado e ungido pelo espírito santo, foi fundo hein! Quase que ele me convence!
JM – É foi mesmo. Fiquei sem respostas.
JM – Gustavo, se não se importa, na semana que vem eu gostaria de levar o irmão Hélio, ancião congregacional, ele tem muito conhecimento.
G – Sim, sem problemas. Afinal, o Pedro vai fazer mais perguntas.
JM – Mas primeiro vou explicar direitinho para o irmão Hélio como o Pedro é.
G – Sim. Faça isso. Até amanhã na reunião!
JM – Até.

__________________
1 - João 3:1-8.
2 - João 3:3, 5.
3 - 1 Timóteo 1:17; 6:15.
* A Bíblia nos mostra claramente que Davi foi adotado como um filho de Deus, em Sua família espiritual. Em Salmo 89:20 Deus fala que achou a Davi entre muitos e o ungiu com santo óleo, referindo-se espiritualmente ao Espírito Santo da graça. Foi nesta unção que o Espírito de Deus 'começou a agir dali em diante' em Davi (note 1 Samuel 16:13). Conforme Gálatas 4:6 nos mostra, apenas aqueles que são ungidos pelo Espírito Santo podem chamar a Deus de (Abba) Pai. Por tal razão, declaramos que Davi foi adotado espiritualmente por Deus, que para tanto clamou: “Tu és meu Pai”. (Salmo 89:26) E Deus chamou a Davi de “primogênito”. (Salmo 89:27) Assim, podemos concluir que Deus adotou a Davi por Seu Santo Espírito, o fazendo tornar figura das coisas que viriam. O rei Davi tornou-se uma prefiguração do Messias. Este privilégio apenas se deu, pois Deus o havia adotado e ungido como filho espiritual.
4 - João 4:23, 24
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 3-A

Na quarta-feira à noite, há reunião no salão do reino de João Marcos, e ele aproveita para chegar cedo a fim de conversar com o irmão Hélio, ancião da congregação que frequenta.

Quarta-feira à noite.
19:00 H.

JM – João Marcos
H – Hélio


JM – Irmão Hélio. Posso conversar com o irmão uns minutos?
H – Sim João Marcos. Sente-se aqui.
JM – Irmão, é o seguinte: Eu tenho um estudo todas as terças-feiras pela tarde. E esse estudante faz muitas perguntas, e muitas das vezes ele entra com uns argumentos muito bons combatendo as verdades bíblicas.
H – Hum... Entendi!
JM – Ontem, ele tocou no assunto de nascer de novo e sobre ter o espírito santo. Disse que se nós achamos que apenas 144.000 são ungidos pelo espírito, então nós que não somos ungidos não podemos ter a ajuda de Deus pelo Seu espírito, e uma vez que não podemos ter o espírito, não somos de Cristo e não pertencemos a Deus.
H – Ele é evangélico, católico, protestante?
JM - Não sei irmão. Não entramos neste assunto de religião. Apenas ouvi dele próprio que ele “devora” a Bíblia todas as noites.
H – Perguntei isso pois poderíamos conversar sobre os pontos que a religião dele é incoerente.
JM – Acho melhor não. Se nós temos o intuito de ir nas casas das pessoas para lhe falar apenas sobre a Bíblia, seria ilógico discutirmos religião. Por que pode até mesmo afugentar ele e “fechar a porta” para uma próxima ocasião conveniente.
H – Sim, correto!
JM – Então, irmão, ele veio com textos de Gálatas e Romanos, e nos colocou em uma enrascada.
H – Oh! Senhor Jeová! As pessoas não conseguem compreender que muitas das coisas das Escrituras Cristãs não se aplicam às “outras ovelhas” e sim, aos “ungidos”.
JM – Tentei explicar isso a ele, mas ele colocou um monte de empecilho e questões à frente.
H – Hum...
JM – Então, quero que o irmão vá comigo esta próxima terça-feira, visto que o irmão tem muito conhecimento.
H – Sim, estarei livre na terça-feira.
JM – O estudo é realizado às 14:30 H. Tudo bem?
H – Sim. Eu passo em sua casa às 14:00 H. Ok?
JM – Sim, estarei esperando!
H – A reunião vai começar...
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Jamir »

Parabéns pela iniciativa.

Eu ficaria muito surpreendido de ouvir um TJ dizer:
JM – Ele tem uns argumentos bons.
(...)
JM – É foi mesmo. Fiquei sem respostas.
(...)
G – Aquele papo de ser adotado e ungido pelo espírito santo, foi fundo hein! Quase que ele me convence!
Ideia pré-concebida:
"O povo de Jeová tem sempre razão. Se eu ficar sem resposta é sinal que não entendi, ou tenho que estudar mais." - "A culpa é minha!"
Tirando esse pormenor, na minha opinião, as conversas e situações são bem realistas.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
distraido
Forista
Forista
Mensagens: 379
Registrado em: 29 Jun 2013 14:20

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por distraido »

Opa, já dá pra começar a produzir um filme hein!?
Muito bem escrito.
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: QueenB e 119 visitantes