Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por Jerry »

Enem pode ser feito por adulto que não cursou o Ensino Médio

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – pode ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino. Ou seja: pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, agora, têm a chance de fazer a prova do Enem e, atingindo a pontuação mínima exigida – 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação -, receberão seu certificado de conclusão.

Conforme edital retificado publicado no Diário Oficial da União de hoje, dia 22, a pessoa que estiver pleiteando um certificado de conclusão não precisa ter freqüentado a escola regular nem a Educação de Jovens e Adultos. A condição para obter a certificação é que o participante tenha 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, o que ocorrerá no dia 06 de novembro.

O Inep faz a inscrição, aplica e corrige a prova. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Institutos e os centros federais de educação, ciência e tecnologia também poderão certificar no nível de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem 2010. Dessa forma, o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar a secretaria ou o instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Na própria ficha de inscrição há a lista de instituições certificadoras, que são aquelas que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.

Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico.

Assessoria de Imprensa do Inep/MEC


Fonte: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticia ... s10_11.htm
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por Pássaro »

O que vai ter de tjtinha fanático indo atrás...! conheço alguns que vão!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por Jerry »

Ou seja: escola para quê? Basta fazer o "x" no lugar correto e não ser tão analfabeto funcional.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por Pássaro »

Olha o Mobral de volta! :1
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por Jerry »

Já estou antevendo uma nova maneira de se fazer dinheiro com a educação: cursinhos para semi-analfabetos obterem pontuação mínima no Enem. :shock:
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
KYW
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mar 2010 07:04

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por KYW »

Bem, eu não sei como esses trâmites funcionam no Brasil, mas aqui em Portugal quem não concluiu o ensino secundário tem a oportunidade de frequentar aulas noturnas - do mesmo programa, note-se - ou de fazer formação profissional que dá equivalência a fases do ensino secundário e ainda ensina uma profissão, frequentando aulas do conteúdo programático dos respectivos anos e ainda a formação tecnológica, com a possibilidade de receber uma bolsa que permite a subsistência, ou parte dela.

Bem, mas isso é Portugal. Aqui é algo sério!

Incentivo todos a obterem maior formação, por pouca que seja, em cursinhos, pois "o saber não ocupa lugar".

Tal como referi noutro tópico, recentemente fiz uma Prova de Ingresso para me candidatar ao ensino superior. Mas por opção fiz a prova em circunstâncias de igualdade com os miúdos que concluiram este ano o 12º ano de escolaridade, pois eu já possuia essas habilitações desde os meus 18 anos, e as Provas de Ingresso são válidas apenas por dois anos.
Inclusive eu já tinha uma matricula no ensino superior público (que é o melhor), por ter sido colocada quando concluí o 12º ano, mas que por razões pessoais nunca frequentei. Devido a essa matricula, há dois anos atrás candidatei-me directamente a uma Universidade privada do outro lado da rua, e fui colocada por "mudança de curso", sem necessitar de fazer provas de ingresso, porque assim é a lei para quem já tem matricula na pública. Mas por razões pessoais também não frequentei essa universidade.

Este ano estava a pensar fazer o mesmo, candidatar-me por "mudança de curso" a uma Universidade pública, pois o tempo disponível para estudar para a Prova de Ingresso exigida era pouco. Mas como entrar numa Universidade pública por mudança de curso, torna-se mais dificil por as vagas serem poucas para esse contingente especial, e terem prioridade os alunos que já fizeram algumas cadeiras (disciplinas) do 1º ano, optei pela via mais dificil: candidatar-me pelo contingente geral, e fazer a Prova especifica exigida para o curso que quero candidatar-me.
Então adquiri um enorme manual com todo o conteúdo programático do 12ª ano e comecei a estudar - até porque o programa mudou desde que concluí o 12º ano - por exemplo incluiram a literatura de Saramago - e adquiri a preparação necessária para fazer o exame. E felizmente correu-me muito bem. Mas para isso perdi algumas horas de sono e de navegação na internet. Estudei.
Engraçado é que por aí pela internet leem-se muitos comentários de miúdos que concluiram este ano o 12º e acharam o exame dificil. Felizmente eu estudei e achei bastante acessível.
E tinha um grupo que exigia uma dissertação entre 200 e 300 palavras, que valia 50 pontos, em 200. Como ultrapassar o limite de palavras fazia perder 5 pontos, eu escrevi 298 palavras. :D

Por isso incentivo todos a adquirirem maior formação e seguirem sonhos, independentemente do desafio que isso implique.

Provavelmente vou ser expulso do fórum por manifestar a minha opinião noutro tópico, mas fica o meu testemunho e incentivo.
Felicidades a quem decidir estudar.
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por wlifeson »

Pois e, quando fiz faculdade na epoca foi uma verdadeira afronta! todos falavam que eu era um "mundano" por fazer faculdade! Me formei e depois disso os mesmos anciaos que me criticaram tanto e tiraram os "privilegios" que eu tinha comecaram a fazer faculdade. Detalhe! Deles nao foram tirado nada de "privilegio" por que sera? Novas instrucoes?

Acho um absurdo toda vez que fazem discursos em assembleias, congressos sobre isso! Eu hj faco uma poupanca para meu filho para que ele faca sua faculdade o curso que ele escolher! Ai se alguem falar algo!
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Quem não tem Ensino Médio pode fazer Enem e ter certificado

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

up
Spoiler!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes