Apóstata - segundo a Bíblia

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
karolliny
Forista
Forista
Mensagens: 95
Registrado em: 05 Set 2009 11:04

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por karolliny »

Ja perceberam que todo mundo que comete erros tenta encobri-los com desculpas.... Fala serio, como dizia a torre, ou vc esta dentro, ou fora, nao da pra ficar em cima do muro. Ou vc acredita veemente no que dizem, ou mete o pé e vai embora. Nao existe multiplos significados para uma palavra tao obvia...
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Quasextj »

Reafirmo, é minha convicção de que aos olhos de Deus eu, Victor Rito, não sou apóstata. Victor Rito
Forista
Olá Victor!

Dentro do contexto do seu último post, se vc acredita inexorávelmente no Corpo Governante, certamente vc é um grande apóstata, pois está mais do que comprovado que eles não são donos da verdade. Porém, se vc é realmente uma pessoa que usa a consciência que Deus lhe cencedeu para se esforçar em seguir os mandamentos Dele se apegando aos princípios bíblicos para nortear sua vida sem dar ouvidos ao Corpo Governante que, por meio de sua retórica astutamente elaborada, seduzem a mente dos inexperientes e levam-nos cativos, então, definitivamente, vc não é apóstata.

Um abraço!
Editado pela última vez por Quasextj em 15 Out 2009 10:03, em um total de 1 vez.
Seja feliz, pense em coisas boas!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por André Felix »

Um apóstata basicamente desiste de uma religião, seita ou partido. Não apenas se afasta e deixa de assistir reuniões ou ofícios religiosos. Passa a criticar e a negar abertamente a fé ou as convicções filosóficas ou políticas anteriores. Muito natural numa sociedade democrática que respeita o direito básico à autodeterminação das pessoas. Por outro lado, as religiões, principalmente as monoteístas e patriarcais (judaísmo, cristianismo e islamismo) são por natureza autoritárias e sempre demonizaram dissidências. Nas sociedades modernas, em especial nas que separaram o Estado da religião (ou igreja), a pressão sobre os que desistem de alguma religião diminiu bastante, exceto em grupos sectários como as testemunhas de Jeová.
Interessante que, segundo a Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus#No_juda.C3.ADsmo
...quanto ao Judaísmo reformista, o movimento progressista moderno, afirmam: "Para nós, da comunidade judaica alguém que afirma que Jesus é seu salvador já não é um judeu e sim um apóstata"[46].[nota 18]
Evangélicos acham católicos apóstatas, católicos pensam o mesmo sobre evangélicos, alguns dos judeus acham que Jesus era um apóstata e que judeus que se convertem ao cristianismo tornam-se apóstatas. As testemunhas de Jeová acham que todos são apóstatas exceto elas.
Baseados em que?
Livros velhos e antigas tradições suscetíveis às mais variadas interpretações, além histórias tolas sobre personagens capazes de façanhas estranhas como abrir um mar com um cajado ou andar em cima da água.
E pensar que a guerras religiosas já levaram milhões de pessoas para fogueiras.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por kooboo »

André,
baseado no que vc expos, e muito bem, resumo que 100% apostata é o ateu, os outros, que creem em algum 'deus' são entre 90% a 50% apostatas.
Mesmo que alguem se disponha a acreditar em todos os deuses, ainda assim seria apostata por nao devotar exclusivamente a apenas um "deus".
Well, no que se refere à torre, eu sou!
e a muitas outras coisas tambem... rsrs
[]'s
kooboo

Imagem
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá Kooboo
Livros velhos e antigas tradições suscetíveis às mais variadas interpretações, além histórias tolas sobre personagens capazes de façanhas estranhas como abrir um mar com um cajado ou andar em cima da água.
Kooboo, você acha realmente impossível "andar em cima da água!"? certamente ouviu falar em levitação!

"Abrir um mar com um cajado"? Foi isso que aconteceu!?
Moisés estendeu então a mão sobre o mar; e Jeová começou a fazer o mar retroceder por meio dum forte vento oriental, durante toda a noite, e a converter o leito do mar em solo seco, e as águas foram partidas.


Muito mais extraordinário do que isto foi a separação que Deus fez, no princípio. Que separação estou a referir?
E Deus passou a dizer: “Venha a haver luz.” Então veio a haver luz. Depois, Deus viu que a luz era boa e Deus fez separação entre a luz e a escuridão. E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.
E Deus prosseguiu, dizendo: “Venha a haver uma expansão entre as águas e ocorra uma separação entre águas e águas.” Deus passou então a fazer a expansão e a fazer separação entre as águas que haviam de ficar debaixo da expansão e as águas que haviam de ficar por cima da expansão. E assim se deu. E Deus começou a chamar a expansão de Céu. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, segundo dia.
E Deus prosseguiu, dizendo: “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a terra seca.” E assim se deu. E Deus começou a chamar a terra seca de Terra, mas o ajuntamento de águas chamou de Mares. Ademais, Deus viu que [era] bom. E Deus prosseguiu, dizendo: “Faça a terra brotar relva, vegetação que dê semente, árvores frutíferas que dêem fruto segundo as suas espécies, cuja semente esteja nele, sobre a terra.” E assim se deu. E a terra começou a produzir relva, vegetação que dava semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, segundo a sua espécie. Deus viu então que [era] bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, terceiro dia.
E Deus prosseguiu, dizendo: “Venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos. E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra.” E assim se deu. E Deus passou a fazer os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas. Assim, Deus os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra e para dominarem de dia e de noite, e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. Deus viu então que [era] bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, quarto dia.
Como isto veio a acontecer?
Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.
Como isto veio a acontecer!?

Através da "separação" que deu origem (Gênese) à Terra:
No princípio Deus criou os céus e a terra.
Gostaria de colocar aqui a página de outro tópico, para se poder clicar, mas como não sei coloco aqui de novo um aspecto que me parece pertinente.

Re: Deus não criou Céu e Terra - INFO
por Victor Rito em 09 Out 2009 14:41

Olá Abadon
Após uma análise do texto original hebraico, levando em conta seu contexto, ela afirma que a palavra “bara”, que é usada na primeira frase do Gênesis, não significaria “criar”, mas sim “separar”, de forma que o Velho Testamento começaria com: “No princípio, Deus separou os Céus da Terra”. Grifo meu.
Ainda que fosse "separar", ainda estaríamos na origem do planeta Terra, sendo "Deus" o Criador dela.

As afirmações são polêmicas, pois, apesar de não ser contra o criacionismo em nenhum momento de sua fala, Ellen van Wolde contraria a tradição judaico-cristã de que Deus teria feito todas as coisas a partir do nada.
Energia, não é, "nada".
Na sua interpretação, o Gênesis não fala sobre o princípio absoluto do tempo, mas sim do início de um determinado ato – o que significa que o início da Bíblia não é o princípio de tudo, mas o de uma narrativa.
O início da Bíblia óbviamente que é o princípio de uma narrativa, narrativa essa que "não fala sobre o princípio absoluto do tempo", mas do universo, estando Jesus, a primeira criação, com o Deus.




Um abraço.
Victor Rito
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por kooboo »

Vitor,
voce abriu esse topico para tratar de "apostasia".
Desculpe, não vou tratar outro assunto aqui ;)
Abraços!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

Victor Rito escreveu:Olá

Gostaria de chamar à atenção que o termo Apóstata, podendo ter vários significados, como foi aqui demonstrado, foi definido préviamente, para se ajustar ao conceito bíblico e, é nesse sentido que se está a pretender enquadrar cada um de nós, que não temos problemas em assumir-nos como somos.
Victor Rito,

Eu acho a bíblia insuficiente como citação para qualquer debate. Pois trata-se de um livro parcial, ultrapassado e, na maioria dos casos, muito mal traduzido. Então a bíblia pode dizer o que quiser.
Mesmo assim, você citou apenas um versículo bíblico que cita essa palavra. Apenas cita, não define. A definição você tirou de uma publicação tj. O outro texto que você usou para tentar apoiar determinada definição da palavra apóstata, não se insere diretamente no contexto do primeiro. Para mim, para um texte bíblico estar no contexto do outro ou um deve ser continuidade do primeiro ou fazer citação direta a ele. Todo tipo de "Referência Cruzada" pode não passar de mera manipulação do texto bíblico.
Por isso, achei necessária a inclusão do conceito de dicionário mesmo no tópico. O melhor seria se alguém trouxesse o conceito de um dicionário de teologia, ou enciclopédia teológica. Eu não tenho nada disso. Mas seria interessante uma lista de referências a esta palavra, uma lista que pudesse nos dar uma visão mais ampla do uso geral desse termo.
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Avatar do usuário
Anderson
Forista
Forista
Mensagens: 154
Registrado em: 23 Nov 2008 19:58

Re: Apóstata - segundo a Bíblia

Mensagem não lida por Anderson »

Estava pesquisando sobre o termo apostasia e observei que a seita dá muita importância ao significado do termo e o aplica pejorativamente a quem abandona a seita

Quando a pessoa que deixa de compartilhar seus ensinamentos e não deseja mais ser conhecida como TJ, seja por motivo de consciência, ou motivos particulares, logo é rotulada pelos dirigentes da seita como apóstata, inimigo de Deus, e outros termos. A Torre é mestre em taxar com termos depreciativos quem abandona a chamada des -“organização”.

Todos sabem perfeitamente que não existe uma saída honrosa da seita.

Interessante observar que a seita pode discordar de todo e qualquer ensinamento que não provenha de suas fontes, porém, o contrário não é permitido.
Outro fato curioso é que o próprio fundador da seita – Russel, pode e deve ser considerado apóstata três vezes tendo em vista que o mesmo foi presbiteriano, congregacional e adventista. No entanto, os dirigentes da STV não aceitam e não reconhecem esse fato.

Na definição exata e etmológica da palavra apóstata, as TJ´s são consideradas apóstatas pois vieram de várias denominações religiosas para se tornarem membros dela.
Existem duas vertentes para o significado da palavra apostasia: a definição mediante o conceito bíblico e a definição aos olhos da Torre. Se for adotado o conceito da Torre, então todos aqueles que não concordam com seus ensinamentos são apóstatas.

Mas, à luz do conceito bíblico a realidade é outra totalmente diferente!! Vejamos o exemplo contido em 2ª Timóteo 2: 16-18: “16 Mas rejeite as conversas vãs que violam o que é santo, pois levarão a uma impiedade cada vez maior, 17 e as palavras deles se espalharão como gangrena. Himeneu e Fileto estão entre eles. 18 Esses homens se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já ocorreu, e estão arruinando a fé de alguns.” (TNM)

Os versículos 17 e 18 deixam claro que Himeneu e Fileto foram considerados apóstatas por divugarem que a ressurreição já havia ocorrido. É notório que a resurreição é um ensino bíblico básico, contido na Bíblia prestes a acontecer no futuro.

O Anuário de 1976, p. 148 descreve o seguinte: “Por exemplo, foi em 1927 que A Torre de Vigia apontou que os membros fiéis do corpo de Cristo que dormiam não foram ressuscitados em 1878 [como certa vez se pensava], que a vida está no sangue e que o assunto de roupas sóbrias seria corretamente modificado”. Repare que após o ano de 1927, a seita mudou o entendimento que acreditava que os membros fiéis do corpo de Cristo que dormiam não foram ressuscitados em 1878.

Na página 638, do livro Proclamadores, a seita afirmou o seguinte: “Com base na premissa de que os eventos do primeiro século encontrariam paralelos em posteriores eventos relacionados, concluíram também que, se o batismo e a unção de Jesus no outono de 29 EC tivesse paralelo com o começo de uma presença invisível em 1874, sua entrada em Jerusalém como Rei, montado num jumento, na primavera setentrional de 33 EC, indicaria a primavera setentrional de 1878 como o tempo em que ele assumiria seu poder como Rei celestial. Eles também pensavam que receberiam sua recompensa celestial naquele tempo. Quando isso não aconteceu, concluíram que, uma vez que os seguidores ungidos de Jesus participariam com ele no Reino, a ressurreição para a vida espiritual dos que já dormiam na morte começara então”.

Com base nesses dois exemplos citados acima, fica claro que os lideres da seita pregaram por mais de quarenta anos que a ressurreição já havia ocorrido!!

Recapitulando: os versículos 17 e 18 de 2ª Tim deixaram claro que Himeneu e Fileto foram considerados apóstatas por declararem que a ressurreição já havia ocorrido, tal qual afirmaram os líderes da STV por mais de quarenta anos!!

Com base nos dois exemplos acima, eu pergunto: quem deve ser considerado apóstata nos dias atuais?

( Créditos ao Paulo Sávio no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=1-oLL1xngsQ)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 65 visitantes