Quem criou Deus ?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
percy harding
Forista
Forista
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Nov 2008 17:03
Localização: São Paulo - SP

Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por percy harding »

Esta pergunta é comentada em diversos posts deste Fórum e em nossa biblioteca de consulta, o Fórum TJs-Livres. Mas ao ler um artigo recente publicado na Sentinela de 1º de setembro de 2009 esta questão acaba ressurgindo. Nas páginas 12-15 da revista temos o tema: "Adão e Eva Eram pessoas reais?". A certa altura lemos:
... o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. ... Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas principais. Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente? ... Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia.
Infelizmente, a conclusão não é tão simplória como a Torre de Vigia e outras religiões tentam fazer parecer. Richard Dawkins trás isso a atenção no seu livro: "Deus - um delírio":

O argumento gira em torno da conhecida pergunta: "Quem criou Deus?", que a maioria das pessoas pensantes descobre por sí só. Um Deus projetista não pode ser usado para explicar a complexidade organizada porque qualquer Deus capaz de projetar qualquer coisa teria que ser complexo o suficiente para exigir o mesmo tipo de explicação para sí mesmo. A existência de Deus nos coloca diante de uma regressão infinita da qual ele não consegue nos ajudar a fugir. (Página 153)
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
Avatar do usuário
Habib Marwan
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 01 Nov 2008 14:57
Contato:

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por Habib Marwan »

Eu já pensei nisso, Percy.
Mas o meu raciocínio foi esse na minha adolescência, inclusive para um ancião que pouco tempo depois entregou o cargo:
"Se os ateus são imbecis (foi como ele se referiu a eles) por acreditarem que o universo, complexo como é, não teve um criador, porque nós nos achamos inteligentes se acreditamos que Deus, infinitamente mais complexo que o universo, não teve?"
Avatar do usuário
Ane Souza
Forista
Forista
Mensagens: 372
Registrado em: 03 Mar 2009 14:54
Localização: Santa Catarina

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por Ane Souza »

A livre_e_feliz nao tinha respondido tb? O_o

Eu faço sempre esta pergunta! E o pessoal responde: Deus é autoevidente x.x
Avatar do usuário
Rodrigo Garcia
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 01 Set 2009 17:14
Localização: Minas
Contato:

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por Rodrigo Garcia »

Quando tive meu estudo bíblico meu ex-instrutor sempre criticava aqueles tinham como Deus a natureza, pois era necessário que Deus fosse um ser distinto, ao ponto até, de ter um nome pessoal.
Nunca compreendi como um ser perfeito pode estar eternamente agarrado a paixões humanas, que evidenciam justamente nossa imperfeição: ódio, ciúme, amor, compaixão...
Se perfeito é então não tem necessidade alguma de nós e talvez nem nós Dele. Talvez precisemos adorá-lo, mas ele sinceramente nada precisa de nós.
Daí me ensinava, mostrando trechos da bíblia que Deus era o "eterno criador de toda a natureza"
...e o titulo "Rei da Eternidade" (Rev. 15:3) nos faz lembrar que Jeová é sem igual em ainda outro sentido. Ele é o único que sempre existiu..." biblia ensina pág 15
Mas se Ele existe por si só e eternamente, será que pode ser demarcado?
Meu pobre raciocínio sempre me levou a crer que estando ele nestas condições é mister que esteja em toda parte e que não possa agir com interesses pessoais...
"O homem está condenado a ser livre"(Gibran)
Avatar do usuário
Dinoha Arantes
Forista
Forista
Mensagens: 197
Registrado em: 05 Dez 2008 00:08

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por Dinoha Arantes »

Galera, essa pergunta sobre Quem criou Deus pode ser respondida tambem da seguinte forma: Suponha que não exista Deus. Quem criou ou como surgiu o primeiro atomo que deu origem ao Big Ben? O que existia ao redor desse atomo no principio? O que existia no lugar do universo? O que existe além do universo??? Quando me pego pensando nisso, acabo quase acreditando que Deus existe. Mas aí não consigo responder como ele Existe. O que existe aonde não tem nada???? O nada é alguma coisa? Se sim, quem criou ou como surgiu o nada????? OU seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.......

Não temos resposta para isso. E provavelmente eu não a terei.

abs
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Se existe não é o deus bíblico ou qualquer outro no qual a humanidade acredita ou já acreditou, disso tenho certeza e a evidência é simples: não há intervenções sobre-humanas no planeta.

Se há um deus, responsável por criar o universo (ou pelo menos dar o start), ele não é intervencionista. Ou, ele opera em outra escala de tempo, imperceptível às nossas vidas curtas; ou somos parte de algo muito, muito maior e muito mais complexo de modo que sequer podemos perceber, tal qual os átomos são em relação a nós.

Viajei né?

Sob qualquer hipótese da existência de um deus, obviamente somos insignificantes para ele.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Jul 2009 15:12

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por livre_e_feliz »

Ane Souza escreveu:A livre_e_feliz nao tinha respondido tb? O_o

Eu faço sempre esta pergunta! E o pessoal responde: Deus é autoevidente x.x
Está atenta! :D :D

Ontem resolvi apagar o meu post que foi dado de forma apressada e achei que esta, que para mim é A PERGUNTA, merecia maior reflexão. Quando quis voltar, a minha ligação não estava a funcionar :(

Eu sei que os físicos defendem que a energia e a matéria são indestrutíveis, logo sempre existiram. A resposta SEMPRE EXISTIU é a que recebemos quando fazemos esta pergunta sobre a origem de Deus. Alguns teóricos do design inteligente usam este argumento para dizer que a resposta bíblica à questão é plausível e cientificamente lógica.

Mas energia e matéria são conceitos que reportam a grandezas inanimadas. O Deus bíblico é vivo e fonte de vida. Deus, como nos foi apresentado, é um ser que sempre existiu e que um belo dia cansou-se de estar sozinho no Universo (ou seria no vazio?), e desatou a criar, tudo ordenado e grandioso, e inclusive fez criaturas à sua imagem, umas espirituais e outras materiais. Bom, é aqui que eu torço o nariz.

Este Deus humanizado, projectista e consciente não faz sentido. Como é que um ser inteligente, com desígnios e propósitos, poderia aguentar a masmorra do nada, onde Deus esteve antes de começar a criar, se pudesse sair dela a qualquer momento? A eternidade é um tédio e Deus precisava de se entreter, então porque é que fez sistemas auto-regulados e criaturas com livre-arbítrio, que não dependem dele para viver? Mesmo condenados à morte, os humanos e demais animais conseguem perpetuar a sua espécie.

Quem criou Deus? Todos aqueles que têm horror ao vazio, que não suportam a orfandade espiritual, que um belo dia desataram a criar Deus, pelo medo de estar sozinhos. Sendo este Deus à nossa imagem, é imperfeito, aborrece-se de estar sozinho e apesar de ser omnisciente, não consegue controlar a sua própria prole.
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por kooboo »

Vi nesse topico posts de inteligencia e altissima complexidade. Em primeiro lugar, parabens a todos :)
Qdo comecei a retroceder meu pensamento ao ponto anterior ao primeiro atomo, ou energia existente, ao momento em que havia apenas um vacuo gélido e inóspito, deduzi que o surgimento deste atomo é mais condizente que o simples "pop up" de um DEUS perfeito, único e inteligente.
É mais condizente que uma energia burra e caotica tenha produzido toda a criação, do que produzido um SER inteligente e criativo.
Quanto à criação do universo, sou totalmente ateu.
Mas pode ser que... em meio a tantas explosões, assim como os teoricos explicam o surgimento da vida na terra, quem sabe, o universo em expansão não tenha produzido tambem um SER pensante e criativo, talvez não um, mas varios deles.
Para mim, se existe um deus, é posterior ao big bang.

Mas a imagem que temos de DEUS, sem duvida surgiu de mentes primitivas, com temos e medos da noite, dos raios, chuvas, ventos, fogo, animais selvagens... e desses medos, o primitivo criou a personalidade do que eles supunham ser um Deus. A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...
[]'s
kooboo

Imagem
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Jul 2009 15:12

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por livre_e_feliz »

kooboo escreveu:A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...
:11

Além de que a forma, ou fórmula, mostrou-se eficaz para controlar milhões de pessoas, ao mesmo tempo... ;)
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Quem criou Deus ?

Mensagem não lida por kooboo »

livre_e_feliz escreveu:
kooboo escreveu:A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...
:11

Além de que a forma, ou fórmula, mostrou-se eficaz para controlar milhões de pessoas, ao mesmo tempo... ;)
Tem uma frase do Saramago que expressa bem isso -
"O Homem criou Deus, e agora é escravo da sua invençao".
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes