Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
Mensagens: 537
Registrado em: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por zero à esquerda »

Aos colegas do fórum que têm acesso às publicações da Torre de Vigia...
Poderiam me dizer o que as Testemunhas de Jeová (através de seu "Corpo Governante") falam sobre doação de órgão e tecidos? É vista como prática condenável? O que alegam? Baseado em quê?
Não deveriam encarar como prática baseada no ditado "Há mais felicidade em dar do que em receber" (um dos chamados "princípios cristãos")?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Transplante;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 02 Jul 2018 08:52, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar do usuário
deynha
Forista
Forista
Mensagens: 394
Registrado em: 19 Jul 2009 19:45
Localização: Minas gerais.

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por deynha »

Eu sempre fui ensinada que é questão de consciencia!
Eu sou doadora, se sobrar alguma coisa................. :D
"A Bíblia diz que Jesus habitava entre prostitutas e ladrões, ou seja, se nascesse hoje ele viveria entre a Rua Augusta e o Senado"
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Pássaro »

Com o passaro dos anos, novas velas revelaram aos caras de Nova York, que é questão de consciência e algumas familias que perderam parentes, autorizaram a doação de órgãos!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Bombeiro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 20 Mar 2009 21:20
Localização: Santa Catarina

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Bombeiro »

Tambem ja ouvi que é uma questão de consciencia....
E como ja falei a meus familiares quando eu morrer, todos os meus orgãos em condiçoes devem ser doados a quem precisa...
Lembro que uma vez falei a minha ex-namorada e ela se arrepiou toda e nao queria nem falar sobre isso....
Servir a uma causa é uma honra - Bombeiros Voluntarios de Santa Catarina
Avatar do usuário
desiludido
Forista
Forista
Mensagens: 467
Registrado em: 15 Mai 2009 22:09

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por desiludido »

Veja o que diz a despertai de 8 de maio de 1998

UMA QUESTÃO DE DECISÃO PESSOAL

Quem é o dono de seu corpo? Os brasileiros têm de decidir sobre isso porque debaixo da nova lei, em vigor desde 1.° de janeiro de 1998, ‘todos são doadores em potencial, a menos que a pessoa especifique o contrário’. A lei sobre a doação de órgãos para transplante também fez manchetes fora do Brasil. Segundo um jornal americano, “para alguns críticos, a Lei do Doador Presumido força a definição de doador. Mas os defensores da lei afirmam que vidas serão salvas se mais órgãos forem tornados disponíveis pela ação do Estado”. Não obstante, muitos médicos brasileiros acreditam que ‘a lei alimenta o temor do público de que haverá aumento do tráfico de órgãos, e que os médicos serão pressionados a dar um diagnóstico falso, dizendo que o paciente está clinicamente morto quando na verdade não está, a fim de qualificá-lo como doador’.

Independente disso ou não, sou doador declarado, coloquei essa observação na minha CNH e todos os meus familiares estão a par dessa minha decisão.
Avatar do usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3062
Registrado em: 21 Ago 2009 11:18

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Artur Germano »

Origem: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO ... oticia=316

Em abril de 2008 foi noticiado que um americano havia se matado após receber o coração de suicida em um transplante há 13 anos, se matou da mesma forma que seu doador, afirmou uma reportagem do jornal americano Beaufort Gazette. Segundo o jornal, Sonny Graham sofria de insuficiência cardíaca congestiva quando recebeu, em 1995, o coração de Terry Cottle, que havia se matado com um tiro na cabeça.

Depois de um ano com o novo órgão, ele procurou a família de Cottle para agradecer pelo órgão e acabou se envolvendo e casando com a viúva de seu doador, Cheryl Cottle, em 2004. O jornal cita fontes da polícia e afirma que Sonny Graham tinha 69 anos, se matou com um tiro na garganta na garagem da residência do casal. Segundo os amigos do casal, Graham não aparentava estar deprimido.

Imagem

O controvertido fenômeno da herança de traços da personalidade do doador em transplantados objeto de estudo por cientistas. Em 2002, a revista científica Journal of Near-Death Studies publicou uma pesquisa realizada pelo neuroimunologista Paul Pearsall sobre o assunto. Pearsall entrevistou cerca de 150 receptores de transplantes de coração ou de pulmão e afirmou que as células vivas do tecido do órgão transplantado tinham a capacidade de memória.

A teoria, conhecida como "memória celular", foi tema de um livro escrito por Pearsall e inspirou ainda a professora de dança Claire Sylvia a publicar um livro (A Voz do Coração). Claire havia sido entrevistada por Pearsall e descreveu sua experiência depois de ter recebido o coração de um jovem. Claire, que nunca havia bebido cerveja, acordou da cirurgia pedindo pela bebida preferida de seu doador. Apesar das pesquisas sobre a herança da personalidade dos doadores, vários especialistas em transplantes afirmam que ainda há pouca prova científica sobre esta relação (fonte: BBC Brasil).

Essa idéia é muitas vezes explorada na literatura, tentando misturar fantasia e realidade. Teria o transplante a capacidade de levar ao receptor algo da personalidade do doador? Como faz o médico Jacques Poulin no livro Le coeur de la baleine bleue (1987) aproveitando o fascínio que o transplante sempre exerceu no imaginário popular, principalmente o de coração, como algo capaz de ultrapassar a esfera biológica, levando vivências e traços de personalidade de um corpo para outro.

Hoje a ciência sabe que racionalmente isso não é verdade. No livro de Jacques Poulin, a maior preocupação da personagem Noel, candidata a um transplante de coração, não é com a compatibilidade orgânica, mas com a afinidade de personalidade. A preocupação aumenta quando ele descobre que o coração a ser transplantado pertencera a uma jovem do sexo feminino. Teme que o novo coração, órgão visto como a sede das emoções, possa trazer-lhe sentimentos femininos e juvenis que entrariam em conflito com seu corpo de homem de meia idade. Com efeito, a partir do transplante, Noel é invadido por uma grande doçura, característica geralmente associada ao sexo feminino (Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, 2000).

Co-morbidade psiquiátrica com os transplantes
A mistura de sintomas orgânicos e as mudanças psicológicas podem surgir em pacientes transplantados no período imediato e posterior à cirurgia. Geralmente o paciente sente grande alívio, porém, há sensações de insegurança e desproteção, há conflitos diante de novas possibilidades e habilidades. A possibilidade de satisfazer antigos desejos pode causar medo. Se por um lado há prazer e felicidade pelas novas possibilidades, por outro lado o medo da rejeição do órgão é um constante fantasma atrás da cortina. Por conta desse medo o comportamento exageradamente cauteloso acaba restringindo as atividades.

O acompanhamento psiquiátrico e psicológico tem sido fundamental no procedimento dos transplantes. Existem altas taxas de co-morbidades psiquiátricas em pacientes com disfunções orgânicas crônicas e/ou à espera de transplantes. Entre 18 e 45% dos pacientes com doença cardíaca possíveis de transplante tem depressão. Os candidatos a transplante pulmonar relatam histórico de transtorno psiquiátrico em até 50% dos casos (Craven, 1990).

Mundy e cols. (2000) concluem que a maioria das pessoas submetidas ao transplante de medula – que pode muito bem ser aplicado aos transplantados em geral – apresenta mais ansiedade, depressão e estresse no período de espera e preparação do que na fase de recuperação após o tratamento. Os autores sugerem que, possivelmente, isso ocorre porque antes do transplante os pacientes temem as possíveis complicações do procedimento.
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Poltergeist »

Até muito recentemente, a Torre considerava os transplantes como uma espécie de canibalismo

Imagem
Imagem

Leia os seguintes artigos:
http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=87
http://members.fortunecity.com/torredev ... ansplantes
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por sidhiresus »

Agora os velhinhos dizem que e questao de consciencia, mas sabe ne, o espirito santo resolveu mudar de ideia, depois que viu os resultados sobre as ultimas pesquisas cientificas sobre transplantes.

Germano, eu tenho o livro desse autor, e muito interessante. E sao inumeros casos documentados sobre memoria celular.
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por CAIO »

uma vez disseram num discurso que não podemos doar porque quando jeová for nos ressucitar como fará isso se estiver faltando um orgão..
Tipo.. pra sermos ressucitados deveremos estar com corpos completos

Cara.. foi o fim da picada
é serio. falaram isso da tribuna. Alguem mais aí tambem ouviu algo assim?? ou leu??

nada a ver....
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: Doação de Órgãos e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por queroaverdade »

CAIO escreveu:uma vez disseram num discurso que não podemos doar porque quando jeová for nos ressucitar como fará isso se estiver faltando um orgão..
Tipo.. pra sermos ressucitados deveremos estar com corpos completos

Cara.. foi o fim da picada
é serio. falaram isso da tribuna. Alguem mais aí tambem ouviu algo assim?? ou leu??

nada a ver....
Olá

O idiota que falou isso na tribuna de Deus(?) sic, não sabe que "viramos pó", não é uma questão de faltar esse ou aquele orgão, vai faltar é tudo, até os ossos vão evaporar ..., a não ser que todos incorporem o espirito de Russel e se tornem piramidogistas e aprendam técnicas de embalsamento egípcio, ai sim, até depois de uns 2 mil anos sobre algo.

E por falar nisso, alguem ja parou pra pensar em como os egipcios faziam esse embasalmente? acho q essa técnica se perdeu ...

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 129 visitantes