Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Discípulo de Cristo escreveu:
Nanda Lima escreveu:[
]Particularmente, acho incoerente, em um país laico, que aulas de religião (leia-se sobre o Cristianismo) sejam ministradas em escolas públicas.
O que os foristas acham?
[/color]

Também acho incoerente. O ensino religioso poderia ser subustuído por uma matéria tipo RELAÇÕES HUMANAS, por meio da qual fossem ensinados princípios e valores universais que se encontram tanto nas religiões como fora delas. Porém, isso não impediria que o ensino religioso continuasse, porém como uma parte do ensino de HISTÓRIA, pois o que hoje é uma espécie de proselitismo estudantil, poderia continuar na escola como algo mais histórico e sujeito a crítica, e não como mera imposição filosófica.
Mas, como disse acima, o assunto religião poderia ser mais destacado em HISTÓRIA do que em uma matéria específica de Ensino religioso. Se é que falar é fácil, pois estou esquecendo dos milhares de professores de Ensino Religioso. Mas, também, não preciso dramatizar, pois muitos já se reciclaram e não pregam uma religião específica, mas sim princípios.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Pássaro »

O ensino religioso, nada mais é que uma tentativa desenfreada da Igreja Católica, em recuperar o marketing, no meio das religiões no Brasil!
O barco da torre tá afundando?
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Concordo com o Discipulo de Cristo, hj no ensino religioso em escolas públicas prega-se mais principios, não se faz proselitismo. As minhas filhas estudaram em colegio catolico e adventista e ambos pregavam suas crenças, uma delas hj está estudando em colegio publico e a professora de religião prega principios como amor, honestidade, ética etc e tambem fala de JESUS, e a classe que é de adolescentes fica silenciosa e todos pretam atenção. A minha filha em particular perguntou a professora qual é a religião dela e ficou sabendo que é católica, e então ficou surpresa pois no decorrer da aula ela nunca deixou transparecer isto....Sendo assim eu acho que vale muito a pena pois A CRIANÇA É O PAI DO HOMEM....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Abenildo »

Existe também um obstáculo que acredito ser intransponível.
A questão da implementação da lei 10.639, citada pelo Pascoal, a saber:
LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

Mensagem de veto Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

§ 3o (VETADO)"

"Art. 79-A. (VETADO)"

"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Eu, sinceramente, não consigo visualizar minha antiga professora de religião, crente, que andava de cocó pelos corredores, dava aula com fitas k7 gospel, salmo 23, etc. Abrindo um livro e contando a história de qualquer Orixá ser ao menos torcer o nariz.
Neste caso faço coro com o Vitor, escola tem que cuidar de escola. Mesmo sabendo do resgate histórico que aulas isentas poderiam fazer, não acredito que seja possível.
A questão é que todos que defendem a leu 10.639, argumenta que se se ensina Cristianismo, as religiões de matriz africana teem o mesmo direito. Se mostram o teu, tem que mostrar o meu.
Neste contexto, não se deve tocar no assunto Religião, deve-se estudar história. No âmbito da história falar também da história de TODOS os povos. Religião é outra coisa...
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Ana Cássia
fake desativado
Mensagens: 111
Registrado em: 01 Ago 2009 16:17

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Ana Cássia »

Como pedagoga que sou, tendo exercido minha profissão em uma escola frequentada por crianças de periferia, deixo aqui a minha opinião favorável ao Ensino Religioso nas Escolas Públicas, tendo em vista que tais crianças são carentes de alimento, vestuário, amor, carinho, atenção, é quase inexistente a figura dos pais.
Então jamais esses referidos pais darão ou terão condições de passar valores para esses futuros adultos, e a sociedade arcará futuramente com o comportomento desses "cidadãos", portanto qualquer atitude no sentido de edificar é sempre um ponto positivo para a sociedade como um todo.
Assim como cesta básica da Católica, Espiritismo, Evangélicos e as ONGs e etc...
Editado pela última vez por Ana Cássia em 04 Set 2009 12:13, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
Mensagens: 537
Registrado em: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por zero à esquerda »

Abenildo escreveu: faço coro com o Vitor, escola tem que cuidar de escola.
Se mostram o teu, tem que mostrar o meu.
Neste contexto, não se deve tocar no assunto Religião, deve-se estudar história. No âmbito da história falar também da história de TODOS os povos. Religião é outra coisa...
De acordo.
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar do usuário
cleandro
Forista
Forista
Mensagens: 1445
Registrado em: 17 Jul 2009 15:54
Localização: Caxias do Sul-RS

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por cleandro »

como professor, acredito que em um estado laico não há lugar para ensino religioso. eu me recusaria terminantemente a ministrar tais aulas, embora não tenha nenhum preconceito em relação a qualquer religião.
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
Avatar do usuário
cleandro
Forista
Forista
Mensagens: 1445
Registrado em: 17 Jul 2009 15:54
Localização: Caxias do Sul-RS

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por cleandro »

da mesma forma que não concordo com a doutrinação política e o aparelhamento ideológico que impera hoje no país
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
Avatar do usuário
Ana Cássia
fake desativado
Mensagens: 111
Registrado em: 01 Ago 2009 16:17

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Ana Cássia »

cleandro escreveu:como professor, acredito que em um estado laico não há lugar para ensino religioso. eu me recusaria terminantemente a ministrar tais aulas, embora não tenha nenhum preconceito em relação a qualquer religião.

E eu acredito que embora a TV seja o melhor veículo de comunicação, tbm acaba prestando um desserviço com tanta coisa feia e pobre que elas acabam tendo acesso em suas casas, falar sobre bons princípios e de Deus, falar de amor só vai beneficiar a formação do caráter das crianças.
É possível sim fazer isso sem proselitismo!!
Deve ter vários professores nesse forum, que satisfação te encontrar colega!
Abs.
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

Ana Cássia escreveu:Como pedagoga que sou, tendo exercido minha profissão em uma escola frequentada por crianças de periferia, deixo aqui a minha opinião favorável ao Ensino Religioso nas Escolas Públicas, tendo em vista que tais crianças são carentes de alimento, vestuário, amor, carinho, atenção, é quase inexistente a figura dos pais.
Então jamais esses referidos pais darão ou terão condições de passar valores para esses futuros adultos, e a sociedade arcará futuramente com o corportomento desses "cidadãos", portanto qualquer atitude no sentido de edificar é sempre um ponto positivo para a sociedade como um todo.
Assim como cesta básica da Católica, Espiritismo, Evangélicos e as ONGs e etc...
Pode-se muito bem ensinar carinho, amor etc. sem religião.
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes