Luto

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Luto

Mensagem não lida por Rogério »

Bem, quanto a questão da culpa, segue um texto meu postado no TJ Livres na época que eu era postulante a monge.
Pode vir a ser útil.

O Demônio da Culpa

Só podemos fazer o melhor que podemos”.

Culpa é o mais inútil dos sentimentos, pois em nada nos ajuda, apenas a nos autotorturar. Culpar-se não resolve problema, não muda o passado e nem permite sermos melhores pessoas, apenas nos jogam no posso sem fundo da depressão.
A frase: “só podemos fazer o melhor que podemos” dita pela minha Sensei me acertou em cheio. Fez-me perceber que nós somente fazemos o melhor em qualquer circunstância, devido as nossas causas e condições.

Uma pessoa com potencial para fazer algo, mas negligente quanto a este “algo” é alguém que devido as suas causas e condições não percebeu o seu potencial.

Por exemplo: quando éramos TJs não comemorávamos aniversários, deixamos de passar momentos agradáveis com pessoas que nos eram caras porque tínhamos medo do deus jeovita. Estando agora fora da torre, talvez nos lamentemos de ter perdido estes bons momentos e nos culpamos por termos sido “idiotas”. Na verdade não fomos idiotas, mas agimos da melhor maneira que sabíamos e podíamos dentro de nossas causas e condicionamentos. Tínhamos o potencial de comemorar os aniversários de maneira alegre? Sim tínhamos, mas não o fizemos, pois nossas causas (a religião) e condicionamentos (aniversário é uma festa pagã e desagrada a Jeová) não nos permitiam!

Não adianta ficarmos no “eu era um imbecil” ou eu sou um pobre coitado, o importante é olhar o demônio da culpa nos olhos e dizer: eu fiz o melhor que pude!

Culpar outras pessoas? Elas, dentro de suas próprias causas e condições, também só fizeram o melhor que podiam. Mães, pais, irmãos, amigos, anciões todos os que nos fizeram algum mal somente fazem e fizeram o melhor que podiam... Eis o porque muitas religiões e filosofias ensinam o perdão (nem sempre fácil de praticar): somos seres vivos e cometemos erros dentro de determinados contextos.

Lembrando que isso não significa que só porque “fazemos o melhor que podemos”, não iremos agir da maneira certa e ou consertar as coisas. Devemos sim olhar o passado com os “olhos do aluno da vida” e o presente como a imensidão do infinito!

Este insight surgiu quando realizei uma entrevista pessoal (Dokusan) com minha sensei e descobri que, de maneira sutil, haviam muitos sentimentos ocultados por minhas experiências de vida. Um Dokusan se assemelha a uma sessão num psicólogo, onde o monge ou praticante qualificado, pergunta aspectos da sua vida e baseado na observação e nas respostas te orienta na vida pessoal, nas práticas e filosofia.
Como nem sempre a autodescoberta é algo “lindo e maravilhoso”, no meu caso havia os meus demônios que eu tive de encarar.
“Dói na alma” mas o resultado é positivo e transformador. É como um remédio amargo, mas que tem um bom resultado.

Hoje, após olhar nos olhos meus demônios internos, me sinto MUITO melhor. Estranhamente meus ombros e peito ficaram naturalmente leves e relaxados, como se um peso que carregasse durante anos simplesmente sumisse. A sensei fala que seria tirar o sofrimento do campo energético do corpo. Começo a verificar de maneira empírica sobre esta questão da “energização”. Vi algumas demonstrações e experimentei pessoalmente, começo a crer que existe isso.

Bem o tempo é um dos meus professores...

Outros “demônios” como raiva e rancor, postarei em outro momento. Lembrando que quando falo demônio, não me refiro a uma denominação a um termo budista ou ainda uma entidade fixa “demônio”. Demônio no sentido de um sentimento que tortura. Uma mera licença poética de minha parte. (só para não haver alguma possível confusão).

Bem, meus amigos, esta é parte de minha experiência recente com o zen e espero que seja de ajuda para quem nela se interessar em ler.

Todo caminho longo inicia com um primeiro passo...

Paz a todos
(^_^)
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: Luto

Mensagem não lida por Sherazade »

Gente confesso que estou surpresa com esta notícia, pois conversei com o Tyago ontem antes de ler este tópico aqui e ele não tocou neste assunto.Nem sequer mencionou sobre isso.Estava até com muito bom humor.Falamos apenas sobre nós sobre seu aniversário.Tomara que ele continue assim.Apenas não entendi, até achei que a notícia fosse um equívoco.Abraços, então, à ele e à todos
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Luto

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

Meus sentimentos Tyago !
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
Avatar do usuário
cleandro
Forista
Forista
Mensagens: 1445
Registrado em: 17 Jul 2009 15:54
Localização: Caxias do Sul-RS

Re: Luto

Mensagem não lida por cleandro »

.
Editado pela última vez por cleandro em 28 Ago 2009 15:21, em um total de 1 vez.
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
Tony
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Ago 2009 18:15

Re: Luto

Mensagem não lida por Tony »

pessoal alguma novidade?
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Luto

Mensagem não lida por Quasextj »

Prezado Thyago,

Numa hora com esta é muito difícil, para quem quer lhe prestar solidariedade, encontrar palavras de consolo, portanto só posso desejar que vc encontre no íntimo de sua consciência a força necessária para superar esse momento de dor.

Um forte abraço!
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
alex
Forista
Forista
Mensagens: 171
Registrado em: 08 Nov 2008 09:16

Re: Luto

Mensagem não lida por alex »

Força Thiago!!
Pense sempre em Mim; seja devotado a Mim; adore-Me, e faça reverências para Mim.
Assim, unindo o seu ser Comigo, colocando-Me como meta suprema e único refúgio, você
certamente chegará até a Mim (Baghavad gita 9.34)
Avatar do usuário
Alessandra
Forista
Forista
Mensagens: 783
Registrado em: 01 Nov 2008 14:03
Localização: São Paulo, SP

Re: Luto

Mensagem não lida por Alessandra »

Novidades do Thyago.

Falei com ele, e ele está bem, na medida do possível. Agradeceu o apoio de todos aqui, e disse que assim que estiver melhor, volta a postar.

Mandou beijos pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço... :4
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
RILDO
Forista
Forista
Mensagens: 201
Registrado em: 24 Dez 2008 21:41
Localização: DIADEMA-SP

Re: Luto

Mensagem não lida por RILDO »

Quão é difícil trazer palavras que posam aliviar o sofrimento, principalmentena situação que foi encaminhada meses atras.
Quero que saiba Thiago, que temos um grande AMIGO e vc sabe que ele é o nosso consolador: Jesus Cristo, o qual morreu por todos nós.
Vou neste exato momento orar por você e os que eram próximos de você. Também pela sua mãe e que Deus possa dar entendimento espiritual numa circunstancia tão difici.
Abraço, Rildo.
Thyago Tavares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 220
Registrado em: 18 Fev 2009 16:47

Re: Luto

Mensagem não lida por Thyago Tavares »

Pessoal não vou falar muito,mais agradeço a todos pela força,obrigadão mesmo de coração amo todos vcs!!!!
Obrigado pela preocupação,me desculpem o silencio,mais preferi ficar sozinho um tempo...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marston e 72 visitantes