"Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por TJCalado »

Há um fator curioso nesse assunto. Segundo a bíblia e a própria teologia JW, o pacto de Deus com Israel era coletivo. A nação precisava ser forte e unida para alcançar as promessas divinas. O erro de um membro prejudicava a todos. Derrotas em guerras, colheitas arruinadas, falta de chuva e epidemias afetavam até mesmo quem não tinha nada com um erro individual. Nesse contexto, fazia sentido um pai israelita fazer de tudo para seu filho se manter puro de acordo com a Lei Mosaica. Além do mais, todas as atividades dos israelitas giravam em torno da nação, tudo o que um israelita tinha, incluindo os seus direitos, era provido e resultado da Lei Mosaica. A Lei Mosaica não era apenas um código religioso à parte. Era a própria Constituição da Nação de Israel. É válido lembrar que até não-israelitas que queria se achegar e servir a Jeová, não precisavam cumprir todas as regras da Lei Mosaica. Na verdade, haviam itens da Lei que não se aplicavam a todos os israelitas.
O cristianismo é diferente. A relação com Deus, ou Jesus, e as obrigações de um cristão são espirituais. São atividades pessoais. O desvio de um, não afeta a relação que o outro tem com Deus ou Jesus. Mas o Corpo Governante precisa impor isso. O próprio Jesus relacionou a adoção do cristianismo com o rompimento de laços familiares. Ele mesmo demonstrou isso separando a sua atividade de pregador da sua relação de filho com sua própria mãe:
(João 2:3-5) . . .Quando o vinho estava escasseando, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles não têm vinho.” 4 Mas Jesus disse-lhe: “Que tenho eu que ver contigo, mulher? Minha hora não chegou ainda.” 5 Sua mãe disse aos que ministravam: “O que ele vos disser, fazei.”
(João 19:25-27) . . .Junto à estaca de Jesus estavam sua mãe e a irmã da sua mãe; também Maria, esposa de Clopas, e Maria Madalena. 26 Assim, ao ver que a sua mãe e o discípulo a quem amava estavam ali perto, Jesus disse à sua mãe: “Este é o seu filho!” 27 A seguir disse ao discípulo: “Esta é a sua mãe!” E, dali em diante, o discípulo a levou para a casa dele.
Lembro também que Jesus não criava expectativas com sues discípulos. Ele ensinava e deixava as coisas ocorrerem naturalmente, respeitando a individualidade deles.
No seu início, o cristianismo era divulgado despretensiosamente, sem cobranças por desenvolvimento ou estabelecimento de alvos. Era muito diferente da religião judaica. O cristianismo não é baseado em Leis, mas em princípios. Um desses princípios era simplesmente "viver no mundo mas não fazer parte dele", e não viverem em um grupo à parte do mundo. O conceito de nação era em Israel, porque Israel era, de fato, uma nação e suas expectativas eram baseadas em seu desempenho como nação: prosperidade material do grupo, vitórias em guerras e conquista de território. Coisas que envolviam atividades de um grande grupo.
O cristianismo promete algo que envolve ações individuais: a salvação de almas. Não necessariamente da família, mas das pessoas em geral. Não há cobranças de Jesus para que Maria fosse pregar com ele, nem que ela impusesse as "boas novas" aos outros filhos.
Hoje, a Torre de Vigia mistura as duas coisas e perturba a mente dos seus seguidores, que vivem divididos entre se emprenhar por alcançar a vida eterna e promover as conquistas da organização atualmente. O corpo governante propaga um conceito que sempre criticou: o nacionalismo. Só que eles defendem salvaguarda dos interesses e a exaltação dos valores nacionais da JW.ORG.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por Galileu »

Sinto uma tristeza muito grande de ter envolvido meu querido filho nesta farsa !

Hoje ele esta despreparado para o mercado de trabalho e cego como SM.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

Jackass escreveu: Sinceramente, 5 minutos de leitura no fórum é um churrasco espiritual e vale mais que 2 horas de reunião num salão do reino, isso falando daquele que é o canal direto de Jeová com seu povo aqui na Terra.

Nossa eu ri muito alto. CHURRASCO ESPIRITUAL. Adorei aushaushausah. Vou usar essa pq realmente nunca vi eu ir a um banquete e sair com mais fome do que entrei. É assim que pessoas que tentam achar respostas nessa organização se sentem quando não se sujeitam a explicações toscas do CG para os mais variados assuntos.


Realmente o fórum eh um churrascão de picanha espiritual. Adorei a referencia
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Daniel 2000
Forista
Forista
Mensagens: 71
Registrado em: 21 Nov 2017 22:37

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por Daniel 2000 »

eu fui nessa reunião ai. Um lixo :iergh7: . Pra mim ficou muuito mais claro que essa é uma seita, so querem saber de batizar o individuo para depois mandar em tudo na vida da pessoa.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por TJCalado »

Estive pesquisando sobre o conceito do cristianismo como "nação" nas publicações da Torre de vigia e fiquei surpreso agora ao descobrir que, assim como "Paraíso Espiritual", os termos "Israel Espiritual", "Nação Espiritual" ou qualquer coisa que faça referência a isso não aparece na bíblia. Anos e anos lá dentro, e na minha mente isso parecia ser um conceito textualmente bíblico. Hoje mesmo, recebi um áudio via WhatsApp de um discursos feito por um TJ americano e traduzido para o português, no qual o orador diz que Jacó teve o seu nome mudado para Israel e, por ser fiel e persistente, recebeu a recompensa de ter esse nome citado inúmeras vezes na bíblia, 'incluindo sendo adotado no termo Israel Espiritual".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por Galileu »

TJcalado

Há citações nas cartas de Pedro e de Paulo sobre , a "nação santa" sobre ser judeu no "coração" que eles aplicam o palavra "espiritual".

Uma certeza tenho, estes termos não se aplicam a esta organização farsante e multinacional americana.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por TJCalado »

Galileu escreveu:TJcalado

Há citações nas cartas de Pedro e de Paulo sobre , a "nação santa" sobre ser judeu no "coração" que eles aplicam o palavra "espiritual".

Uma certeza tenho, estes termos não se aplicam a esta organização farsante e multinacional americana.
Realmente, eu não me atentei para esses detalhes, Galileu, quando falei que não havia base bíblica para isso.
Eu teria um "mas" a ser aplicado a meu erro, mas não acho apropriado apelar para ele nesse momento. Vou assumi-lo.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

NEO MATRIX escreveu:
Pássaro escreveu:Um dado revelador. Numa visita um super revelou que de cada 10 tjs jovens apenas 02 ficam na torre até os 25 anos. Eis o motivo das diversas campanhas pró jovens na seita!
A torre está estagnada. Os poucos batizados nas assembleias são filhos de tj, e estes estão minguando também. Não podemos subestimar o senso crítico destes jovens que hoje tem acesso a informações ilimitadas e estão tomando sua posição.
a um tempo atrás conversamos num tópico que o número de batismo alem de estar em queda livre
estava concentrado nas famílias tjs , filhos , como não assisto a estas ASS a anos , fico sabendo das novidades por aqui
ocasiões em que só há um ou dois batismos e que já houve ASS que não ocorreu nenhum .

os batismos estão concentrados nas famílias , alguém aqui sabe de batismo de TJ de raiz , aquele que não tem familia
TJ que foi contatado estudou e foi batizado ?

por aqui perto de casa não sei de nenhum , agora sabemos o porque da preucupação da torre com jovens .
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

TJCalado escreveu:
Galileu escreveu:TJcalado

Há citações nas cartas de Pedro e de Paulo sobre , a "nação santa" sobre ser judeu no "coração" que eles aplicam o palavra "espiritual".

Uma certeza tenho, estes termos não se aplicam a esta organização farsante e multinacional americana.
Realmente, eu não me atentei para esses detalhes, Galileu, quando falei que não havia base bíblica para isso.
Eu teria um "mas" a ser aplicado a meu erro, mas não acho apropriado apelar para ele nesse momento. Vou assumi-lo.

tbm fiquei curioso e achei um deles 1 ped 2:9 :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Pais, ajudem seus filhos a ser sábios"-A Sentinela 12/2017

Mensagem não lida por TJCalado »

(1 Pedro 2:9) 9 Mas vocês são “raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulguem as qualidades excelentes” . . .
Na TNM, o trecho aparece entre aspas, como se fosse uma citação feita por Pedro. Mas procurei a possível fonte da citação em outro trecho da bíblia e não encontrei. Em outras traduções o trecho não aparece entre aspas.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 408 visitantes