No que você acredita?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Savitar escreveu:
Sempre fiquei em dúvida por qual livro começar, Crise de Consciência ou Liberdade Cristã?


Bom Savitar, se você vai ler os dois, comece pelo Crise de Conciência, que foi o primeiro. Em Busca da Liberdade Cristã foi escrito uns 10 anos depois. Infelizmente, o que noto aqui no fórum é que quase 100% dos foristas mencionam apenas o Crise de Conciência, dando a impressão que não leram o EBLC.
Para mim, os dois são como uma obra só. Poderia se chamar Crise de Conciência, Em Busca da Liberdade Cristã, volume 1 e volume 2. Tenho certeza que a escrita do segundo livro envolveu muito mais ponderações, pesquisas e coração da parte de Raymund Franz. Tanto é que saiu apenas 10 anos depois como dito antes.Já ouvi até mesmo ex-testemunhasdejeova dizerem que não sabiam que havia um segundo livro. Como um bom cristão, RF (não é Roger Federer) com certeza jamais se contentaria em apenas ajudar pessoas a se libertarem de uma instituição religiosa escravizadora.(O que já é um grande bem em si). Por isso sua obra completa inclui este segundo livro em que usando a Bíblia, desfaz todas as "verdades" e motivos que fazem uma TJ acreditar que serve "a organização de Deus". Naturalmente, muito do que ele escreve, ou praticamente tudo, quando fala de cristianismo, não é de autoria dele. São concepções defendidas por muitos outros autores cristãos, quer antes, durante ou depois dele e que não leram suas obras. Deveras, não há co-fundadores ou refundadores do cristianismo, mas apenas um fundador, Cristo. Porém uma coisa é escrever obras para libertar de escravização religiosa e exortar a fé em Deus dos Suds ou ex-suds. Outra é fazer o mesmo direcionado às TJs ou às ex-tjs, que são as seitas pseudo cristãs ou organizações religiosas mais perniciosas, entre todas as que se auto-denominam cristãs, dado seus modus operands e abrangências no mundo todo.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Piloto
Forista
Forista
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Ago 2013 11:42

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Piloto »

lembre-se: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:20
" Aquele momento em que você leva um soco no estômago, e abre os olhos..."
" O maior ato de coragem ainda é pensar com sua própria cabeça..."
“Não quer pensar: fanático; Não pode pensar: cretino; Não ousa pensar: covarde”
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

kooboo escreveu:
Você já viu que escolher crenças baseado no que o Corpo Governante diz, não dá certo.
Se você crê em Jeová, ok, continue crendo baseado na sua experiência, se Ele é real para você - ótimo, que continue assim.
Aqui expomos as doutrinas da Torre, não sugerimos outros caminho - embora - você possa encontrar muita opiniões sensatas de diversas correntes.

Dentro da linha cristã, considero este tópico bem interessante - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=11251

Outra sugestão é - leia livros de outras religiões - espíritas, budistas, hindus, filosofia... e tente encontrar uma que lhe faça sentido.

Uma boa pergunta a se fazer é - Como posso afirmar que a doutrina cristã é correta, se não tenho conhecimento das outras?
é sempre bom conhecer e refletir, como a própria bíblia diz "certificai-vos de todas as coisas, apegai-vos ao que é excelente"
Meu pensamento muito se assemelha com esse. A crença ou não no divino é algo muito pessoal, baseado no seus sentimentos e vivências. Isso explica o porque da discussão eterna entre as partes, visto que as duas tem plena certeza do que dizem, pois em sua vida aquilo fez mais sentido para si.


Minhas crenças (ou não crenças) são bem indigestas e ásperas para alguns. Para mim Deus é uma invenção humana baseada na necessidade de se submeter a algo, e de ter que explicar as coisas, que até então ainda não se tinham explicações. Para mim as religiões de modo geral atrasaram o desenvolvimento humano em milhares de anos, com proibições, dogmas e etc. Nota-se agora o avanço científico nestes últimos séculos em que a ciência está quase liberta da religião e quase totalmente livre para avançar sem proibições e condenações.

Entretanto essa é a minha opinião baseado no que vi, em como interpretei e em como senti. Vc ainda á novo e sua mente mudará muito, principalmente após a vivência que a idade te trás. Coisas que vc tinha certeza, acabam virando dúvidas ou até se provam erradas após alguma vivência que você tiver.

Por isso, viva, leia muito pesquise coisas diferentes, e preste atenção em tudo na sua vida, e tente associar a alguma divindade. Veja se faz sentido mesmo ou se você QUER atribuir tal acontecimento a algum pensamento religioso. Após isso, com base em suas convicções e sentimentos você terá um pensamento seu do que é real e do que é invenção. Lembre-se sempre isso é pessoal. 100% pessoal. Não deixe outros pensarem por você no quesito espiritualidade.
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
Apostata
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 09 Jan 2018 12:12

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Apostata »

Eu passei por algo similar ao seu, falei muito pouco sobre mim em minha apresentação por um pouco de medo, agora, contarei brevemente o que aconteceu comigo em relação as minhas crenças com o passar do tempo, já que esse tópico não é de apresentação. Logo após o meu despertar, estava confuso sobre o que eu era para Deus e o significado da minha existência, meus planos eram servir a Deus. No início foi difícil, não estava mais ativo na torre mas, a torre estava em mim. Após algum tempo, comecei a enxergar o mundo com outra visão, não estou dizendo que o mundo é maravilhoso. Com essa visão discerni sobre o que eu acredito. Aqui estão algumas das minhas crenças:

ALGUMAS COISAS QUE NÃO ACREDITO:
Um Deus humanizado
A bíblia seja um manual inspirado por Deus. Mas, creio que foi uma forma que homens acharam para controlar certas pessoas (não vou negar que existem vários valores importantes que a bíblia ensina).
Vida após a morte.
Armagedom.
Que Deus está em alguma religião.
Diabo (Em meu ponto de vistá é alguém que foi criado para culpar pelo seus erros)

ALGUMAS COISAS QUE ACREDITO:
Deus ajuda àqueles que cultivam a bondade.
Jesus veio ajudar a Humanidade a entender que o Amor e o Respeito ao próximo é o melhor caminho para agradar a Deus.

Para mim o conhecimento em geral é a maior pérola que existe. Meu conselho é: Medite em que você acredita e formule o seu caminho, pois ninguém o fará a você a menos que tire alguma vantagem disso.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

sabrepoderoso* escreveu:após anos convivendo com as tjs e seus dogmas , preconceitos , ensinos errados , muita falsidade e etc e tal
não creio em nenhuma religião como caminho a ser ''supremo'' nenhum , nem em nenhum livro ou lugar detentor
de uma''verdade'' religiosa , para ter respostas e argumentos nas portas , passei sei lá quantas noites acordado até
altas horas , nas pesquisas .
li o alcorão e não achei nenhum lugar que apoia-se o ódio ao semelhante ou se amarrar bombas no corpo e matar
pessoas inocentes , li o evangelho segundo o espiritismo , e as dezenas e dezenas de citações bíblicas , bem ,
encontrei algo bom aqui e ali , porém com respeito DEUS , lendo relatos dos seus tratos com as pessoas
ví muita coisa negativa nele , creio que ele exista , seja poderoso , mas é difícil de acreditar nele sendo o AMOR imaginando o que os escravos sofreram no Egito antigo por mais de 400 anos , por centenas de anos eles nasceram
viveram e morreram no chicote sem terem culpa esta é apenas uma das razões de não ver ele como ''papai amoroso'' .
se vc crê em JEOVÁ e não quer cortar os laços com ele nada te impede , sair da torre não é = a abandonar o DEUS
que vc gosta , e quase me esqueci hj não quero nada com religião , nem seita ou crença nenhuma , ou mesmo
nada de ''livro sagrado'' desta ou de outra fé , este capitulo fechou para mim .
se uma pessoa coloca um pedaço de carvão num copo de água atrás da porta , td bem , se não gosta de passar embaixo de escada td bem tbm , é cada um no seu quadrado sendo feliz a sua maneira , vivendo sua espiritualidade da maneira
que escolher .

8-) :7 :D1

Sabre, aprecio seu ponto de vista. d:4 d:4 .

Vejo algo de bom nos livros sagrados , mas não tudo.
Afinal uma arvore é tida como boa pelo seus frutos.

Aprecio alguns textos e livros biblicos, mas não tenho duvida que foi alterada e acreditar nela cegamente é , para mim, tolice !

Abraço !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Ronildo Araujo escreveu:Bom Savitar, se você vai ler os dois, comece pelo Crise de Conciência, que foi o primeiro. Em Busca da Liberdade Cristã foi escrito uns 10 anos depois. Infelizmente, o que noto aqui no fórum é que quase 100% dos foristas mencionam apenas o Crise de Conciência, dando a impressão que não leram o EBLC.
Para mim, os dois são como uma obra só. Poderia se chamar Crise de Conciência, Em Busca da Liberdade Cristã, volume 1 e volume 2. Tenho certeza que a escrita do segundo livro envolveu muito mais ponderações, pesquisas e coração da parte de Raymund Franz. Tanto é que saiu apenas 10 anos depois como dito antes.Já ouvi até mesmo ex-testemunhasdejeova dizerem que não sabiam que havia um segundo livro. Como um bom cristão, RF (não é Roger Federer) com certeza jamais se contentaria em apenas ajudar pessoas a se libertarem de uma instituição religiosa escravizadora.(O que já é um grande bem em si). Por isso sua obra completa inclui este segundo livro em que usando a Bíblia, desfaz todas as "verdades" e motivos que fazem uma TJ acreditar que serve "a organização de Deus".
Vejo assim também os dois livros.

O "Crise de Consciência" é suficiente para mostrar o passado das testemunhas de Jeová, mostrar os procedimentos do CG, mostrar um pouco da vida de Ray - coisas que ajudam a libertar a mente da escravização pela organização. O "Liberdade Cristã" é pra quem já recebeu uma introdução do CC, já vai mais pro campo das ideias, usa a chamada essência do cristianismo para refutar todas as ideias contraditórias das TJs e ainda mostra como elas podem continuar cristãs sem pertencer uma organização religiosa. Só uma nota sobre a parte do segundo livro envolver mais pesquisas, realmente parece ser assim, até porque o primeiro envolveu também muitas notas pessoais, atas de reuniões e coisas do tipo, enquanto que o segundo envolve conceitos, ideias e assim por diante.

Tenho certeza que o Ronildo não quis que parecesse diferente, mas deve-se destacar que os dois livros foram muito bem trabalhados. Chama a atenção também que, a todo momento onde se dizia algum acontecimento, havia também uma nota ou algo que evidenciasse o mesmo. Ray se esforçou para não dizer somente o que ele lembrava. O segundo livro é muito indicado para quem ainda tem alguma dúvida de que as TJs podem ser verdadeiras, especialmente mas não limitado à visão cristã.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

Raymond Franz , foi de fato honesto em seu relato do que foi viver mais de 60 anos nesta Empresa .

Fez e faz um bem danado em abrir os olhos dos que estão mentalmente cegos
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por kooboo »

Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui. Embora há quem indique livros do Franz (assim como poderiam estar indicando outros), entenda que não endossamos "saiu da torre? - siga Franz!".
Não, essa não é a ideia.
O ponto principal desse fórum não é dar direções, mas acolher a quem sai e a deixar livre para escolher seu próximo caminho.

Note que assim como Franz foi bem citado aqui, poderíamos lhe sugerir também a leitura de livros do Sam Harris, Bertrand Russel ou Christopher Hitckens.
Não estou dizendo que o tópico tomou um caminho errado, todos foram muito felizes em seus comentários e ninguém fez nada além do que sugerir leituras ou expressar no que crê, que isso fique claro, este tópico está ótimo, faço apenas o alerta para que não desvirtue e deixo uma frase de Osho ""O verdadeiro mestre não ensina o caminho, apenas aponta a direção""
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Mentalista »

kooboo escreveu:Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui.
Muito bem lembrado.

Não há um caminho oficial do fórum, não há um caminho comum a todos os dissidentes, exceto, talvez, o de não continuar dentro da organização. Digo talvez porque há cerca de 1/3 dos membros do fórum assistindo às reuniões, em geral não porque acreditam no que é dito nelas, mas porque não querem magoar a família ou serem evitados por ela, ou ainda são recém-chegados e estão se decidindo. O que acontece, conforme é muito visto aqui, é que quase todos reconhecem que a organização não é dirigida por uma entidade espiritual denominada Jeová. Mesmo assim, cada um precisa chegar a suas próprias conclusões, baseadas nos argumentos vindos de todos os lados.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

Mentalista escreveu:
kooboo escreveu:Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui.
Muito bem lembrado.

Não há um caminho oficial do fórum, não há um caminho comum a todos os dissidentes, exceto, talvez, o de não continuar dentro da organização. Digo talvez porque há cerca de 1/3 dos membros do fórum assistindo às reuniões, em geral não porque acreditam no que é dito nelas, mas porque não querem magoar a família ou serem evitados por ela, ou ainda são recém-chegados e estão se decidindo. O que acontece, conforme é muito visto aqui, é que quase todos reconhecem que a organização não é dirigida por uma entidade espiritual denominada Jeová. Mesmo assim, cada um precisa chegar a suas próprias conclusões, baseadas nos argumentos vindos de todos os lados.
Concordo com voces !

Este é um bom lembrete para aqueles que não se contentam em apenas externar o que pensam , mas que de modo insistente e desagradavel querem fazer do forum um territorio de pregação semelhante ao da Torre .
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin e 394 visitantes