Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Pecado de Onã
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 04 Set 2009 14:48

Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por Pecado de Onã »

O que vc acha?

Ou as TJs nisso tem razão?

Argumentos prós e contras .

Abraço a todos.
Gênesis 38:9 Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

As TJs tem razão (em partes). O tetragrama realmente aparece nos quase 7 mil lugares do VT. O povo judeu realmente era monosteísta e adorova somente a YHWH (quando não se desviavam para o politeismo). Agora aos problemas: A pronúncia como vc sabe ficou perdida, e essa pronúncia Jeová (após uma reconstrução pelos massoretas) se tornou muito popular nos séculos 18 e 19, de onde as TJs se apropriaram de tal pronúncia. Podemos, num olhar de FÉ imaginar que realmente essa é a identificação do Criador do Universo. Mas se quisermos qualquer objetividade com essa crença (como está prevista na sua pergunta: as TJs tem razão?) levanto as questões: Se esse nome era a identidade do Criador do Universo, que fez com que esse nome fosse registrado quase 7 mil vezes no VT, porque em nenhum lugar do NT ele aparece? Se era tão importante pra ele que a Humanidade o conhecesse, porque permitiu que sua pronúncia ficasse perdida? Essas 2 últimas questões que levanto, penso eu, exime qualquer um que queira utilizar DEUS, SENHOR, ETERNO, ALTISSIMO como substituto. Além disso, essas 2 questões pode nos levar a pensar que YHWH era apenas Deus dos Judeus, um nome que os judeus resolveram dar ao Criador nas suas escrituras e fez parte de uma época.
Avatar do usuário
Pecado de Onã
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 04 Set 2009 14:48

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por Pecado de Onã »

Agnostico Reverente escreveu:As TJs tem razão (em partes). O tetragrama realmente aparece nos quase 7 mil lugares do VT. O povo judeu realmente era monosteísta e adorova somente a YHWH (quando não se desviavam para o politeismo). Agora aos problemas: A pronúncia como vc sabe ficou perdida, e essa pronúncia Jeová (após uma reconstrução pelos massoretas) se tornou muito popular nos séculos 18 e 19, de onde as TJs se apropriaram de tal pronúncia. Podemos, num olhar de FÉ imaginar que realmente essa é a identificação do Criador do Universo. Mas se quisermos qualquer objetividade com essa crença (como está prevista na sua pergunta: as TJs tem razão?) levanto as questões: Se esse nome era a identidade do Criador do Universo, que fez com que esse nome fosse registrado quase 7 mil vezes no VT, porque em nenhum lugar do NT ele aparece? Se era tão importante pra ele que a Humanidade o conhecesse, porque permitiu que sua pronúncia ficasse perdida? Essas 2 últimas questões que levanto, penso eu, exime qualquer um que queira utilizar DEUS, SENHOR, ETERNO, ALTISSIMO como substituto. Além disso, essas 2 questões pode nos levar a pensar que YHWH era apenas Deus dos Judeus, um nome que os judeus resolveram dar ao Criador nas suas escrituras e fez parte de uma época.
Só mesmo na TNM...
Gênesis 38:9 Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu penso que algo que é único não precisa ter nome. Eles alegam que Deus precisa ter um nome porque TUDO tem um nome. Mas estão enganados. Existe algo que é super conhecido, que não tem um nome específico. É conhecido pelo que é, exatamente porque só existe um. E, olha só! Não é Deus...

Tente lembrar, porque todo mundo sabe o que é.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Pecado de Onã
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 04 Set 2009 14:48

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por Pecado de Onã »

TJCalado escreveu:Eu penso que algo que é único não precisa ter nome. Eles alegam que Deus precisa ter um nome porque TUDO tem um nome. Mas estão enganados. Existe algo que é super conhecido, que não tem um nome específico. É conhecido pelo que é, exatamente porque só existe um. E, olha só! Não é Deus...

Tente lembrar, porque todo mundo sabe o que é.
? Essa eu quero saber.
Gênesis 38:9 Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por TJCalado »

Pecado de Onã escreveu:
TJCalado escreveu:Eu penso que algo que é único não precisa ter nome. Eles alegam que Deus precisa ter um nome porque TUDO tem um nome. Mas estão enganados. Existe algo que é super conhecido, que não tem um nome específico. É conhecido pelo que é, exatamente porque só existe um. E, olha só! Não é Deus...

Tente lembrar, porque todo mundo sabe o que é.
? Essa eu quero saber.
[Quase] tudo tem nome porque [quase] sempre existe mais de um exemplar. Por exemplo, precisamos identificar nosso planeta como Terra, porque sabemos que existem outros. Nossa estrela foi identificada como Sol porque sabemos da existência de bilhões de outras. Até galáxias são identificadas por nome. Mas, até agora, só temos conhecimento do nosso Universo. Universo não é um nome, assim como galáxia, estrela, planeta ou satélite ou mesmo Deus não são nomes. Se um dia descobrirmos outro equivalente ao que chamamos de Universo, certamente teremos que criar um nome que identifique cada um deles. Talvez até o termo UNIverso perca o sentido. Mas, por enquanto, isso não é necessário.
Se Jeová é único, creio que nem a palavra Deus deveria ser usada para defini-lo, uma vez que admite-se haver outros deuses. Um termo, não um nome específico, deveria identificá-lo com sendo único. Ou então a palavra Deus não deveria identificar ninguém mais, nem mesmo com letra minúscula.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por kooboo »

A questão é simples -
SE a pessoa acredita no Deus bíblico, naquele lá do Velho Testamento, que tocava o terror - Então estamos falando de IHVH, Jeová, Iavé, Javé... seja lá qual for o sabor da pronúncia, estamos falando desse mesmo - IHVH.

Se formos discutir o tema pelo Novo Testamento - Então é só Deus mesmo.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por Ermioni »

TJCalado escreveu:
Pecado de Onã escreveu:
TJCalado escreveu:Eu penso que algo que é único não precisa ter nome. Eles alegam que Deus precisa ter um nome porque TUDO tem um nome. Mas estão enganados. Existe algo que é super conhecido, que não tem um nome específico. É conhecido pelo que é, exatamente porque só existe um. E, olha só! Não é Deus...

Tente lembrar, porque todo mundo sabe o que é.
? Essa eu quero saber.
[Quase] tudo tem nome porque [quase] sempre existe mais de um exemplar. Por exemplo, precisamos identificar nosso planeta como Terra, porque sabemos que existem outros. Nossa estrela foi identificada como Sol porque sabemos da existência de bilhões de outras. Até galáxias são identificadas por nome. Mas, até agora, só temos conhecimento do nosso Universo. Universo não é um nome, assim como galáxia, estrela, planeta ou satélite ou mesmo Deus não são nomes. Se um dia descobrirmos outro equivalente ao que chamamos de Universo, certamente teremos que criar um nome que identifique cada um deles. Talvez até o termo UNIverso perca o sentido. Mas, por enquanto, isso não é necessário.
Se Jeová é único, creio que nem a palavra Deus deveria ser usada para defini-lo, uma vez que admite-se haver outros deuses. Um termo, não um nome específico, deveria identificá-lo com sendo único. Ou então a palavra Deus não deveria identificar ninguém mais, nem mesmo com letra minúscula.
Gostei. Mas será q existe um só msm?
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
ex TJ com orgulho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 236
Registrado em: 29 Set 2013 10:44

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por ex TJ com orgulho »

Sempre questionei essa mania de chamar Deus por nome...como imagino que essa Entidade Poderosa tem uma capacidade absurda de saber tudo que se passa ao redor inclusive dentro das mentes e corações humanos, pq raios ele precisa de um nome? Um simples pensamento e ele já está invocado.

A comparação é simples: nós humanos não temos capacidade de ler mentes ou se comunicar por telepatia, então para que alguém interaja comigo é necessário eu chama-lo pelo nome...tipo: " João vem aqui quero lhe falar...ou Mariazinha cade voce? " é preciso verbalizar para diferenciar e chamar a atenção de quem desejamos falar ou interagir.
Mas o criador do universo esse ser que se derrama por tudo e todos e que se encontra em toda a parte, afinal (ele é oniciente e onipresente) nao precisa de um nome, ...Mas logico que se não dessemos um nome a coisa ia ficar meio fria, apatica, impessoal, e ficaria ate dificil pra limitada mente humana contextualizar esse Deus, daí vieram os israelitas/hebreus e resolveram meter um nome qualquer pra esse Ser poderoso..e como tudo é passado de geração em geração..cá estamos milhoes de anos dpois com esse nhe nhe Jeova pra cá Jeova pra lá .....Mas na boa?! Não acho que ele tenha se dado um nome,(palpite meu é claro).

E vamo combinar; os TJS patentearam o nome Jeová..é uma encheção de saco com esse nome..a cada 10 palavras 11 é G-ová...aff q preguiça :roll:
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Re: Deus tem um nome mesmo? (Vc que acredita em Deus ou não)

Mensagem não lida por duploprazer »

Eu creio em um criador..nao nesse deus ciumento vingativo matador de crianças mulheres gravidas e egoista que a biblia descreve..eu creio num criador que nos presenteou de uma diversadade imensa, de cores cheiros sabores e visoes..
nao se trata de fe....trata se de fatos
neste video abaixo do grupo enigma, ..demonstra o planeta que vivemos e nao ha,na minha opiniao como refutar a mao de projetista de um arquteto, dotado de amor para conosco, pois somente nos humanos, somos capazes de apreciar, perceber este espetaculo da natureza....[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XDPGohgpaLc
[/youtube]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 129 visitantes