Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Lehh »

baiano escreveu:
therussian escreveu:
feliciapink escreveu:Deixa eu vê se entendi.
Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.

O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
Isso. O que eu quis dizer não foi sobre esconder ser infiltrado ou dissidente.
Falo de alguém ser isso e virar porra louca como você disse, começar a aprontar e etc. Porque do meu ponto de vista, se for pra você levar uma vida de sacanagem enquanto tem alguém que te ama e acredita em você.. melhor você abrir o jogo e ficar sozinho.

Mas claro que não cabe a ninguém julgar. Todos sabem o que se passa em sua vida. :D1
Vc não acha que enquanto a pessoa que está sendo traída não souber do que a outra parte faz, ela estará vivendo mais feliz do que se souber? Se o traidor abrir o jogo, não será melhor pra traída? Não é melhor viver sem saber?

Baiano,
Depende da pessoa. Alguns podem preferir não saber, inclusive, já ouvi alguém dizer que preferia não saber. (na minha opinião isso é autoestima zero, mas.. cada um sabe o que é melhor para si)

Mas a outra parte também pode estar insatisfeita, suportando a vida porque acha "correto", o que ocorre com muitos tjs. Se separar seria dar a alforria para a outra parte também, e a chance dela viver a vida dela, se descobrir, conhecer outras pessoas.

É um pouco de egoísmo esconder a infidelidade, na minha opinião pessoal... Mas, claro, cada situação é uma, e cada pessoa é como preferir.


Eu, particularmente, prefiro saber o que se passa, até para poder ter a minha liberdade também... Já que a pessoa quer experimentar outros relacionamentos, eu também poderia..,


Afinal, como o Rafael disse, o que vale é o acordo entre o casal. Tem gente que não é fiel, mas quer exigir fidelidade do outro... Então, são várias situações, depende muito...
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por KOSTA »

Acho nojento a traição e ponto.
À tarde fornica com um e à noite com o marido ou esposa.
Que porcalhice.v
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Mentalista »

Enganar a Torre e enganar as pessoas... Tem como ver a situação de vários ângulos diferentes. Em geral, tudo depende do contexto. Por exemplo, quem veria mau em enganar um ladrão? É um caso extremo, concordo, mas indica que existe um mecanismo básico de autodefesa. Este certamente vai além de situações de vida ou morte ou perda de bens. Pode envolver, por exemplo, a preservação de sua família, de sua reputação ou de outras coisas importantes para você. Minha opinião é que existem casos e casos onde enganar pessoas pode ser necessário e pelas quais não mudaria minha opinião a respeito de alguém. Enganar pessoas que assumem ter poder sobre sua vida é um desses casos, podendo citar como exemplo o engano aos anciãos. Eu acho improdutivo, e até mesmo perigoso, ficar criando mentiras e mentiras para sustentar uma farsa, mas, visto que você não deve nada a eles, você não é obrigado a contar para eles o que pensa; talvez, em uma situação de vida dupla, seja mais proveitoso o silêncio. Isso significa que você deve se calar? Não.

Enganar a Torre por muito tempo é, primeiramente, uma decisão pessoal mas é válido lembrar que também é algo que pode começar a afetar sua vida pessoal, uma vez que você vai se colocar numa zona de conforto, já que as mentiras conseguem sustentar/conservar essa zona.

Enganar pessoas é algo que afeta a confiança, principalmente daqueles que sabem dos seus enganos e pode magoar os envolvidos, o que geralmente você não quer fazer e é uma atitude imbecil. Por exemplo, você (pessoa A) engana a pessoa B e a pessoa C sabe disso. Você acha que a pessoa C vai ter plena confiança em você? E quando a pessoa B descobrir, será que a situação vai ser reparável?

Acho que é consenso que enganar pessoas por motivos puramente egoístas é algo, no mínimo, questionável. Cito aqui o comentário do Kooboo:
kooboo escreveu:Vamos pegar uma situação hipotética em que um infiltrado esteja casado com uma TJ, e ele a traia - Que fique claro, nunca vi ninguém aqui endossar/aprovar esse tipo de comportamento.
[...]Se a pessoa quer aprontar pecados do tipo - roubar, matar, enganar, trair... ops, não vejo ninguém endossando isso.
Essas práticas não são endossadas no fórum nem, em geral, na sociedade.
É claro que vários fatores podem estar envolvidos em situações aparentemente semelhantes. Por exemplo, pode ser que fulano esteja saindo com outra mulher além da esposa, mas ela saiba disso e não tenha nada contra. Aliás, pode ser que ela faça o mesmo e ele também saiba disso. Por isso, não vale a pena se intrometer na vida particular de terceiros, a não ser que lhe peçam isso. Uma coisa é julgar pela crença, que varia de pessoa pra pessoa e o que é inaceitável para um pode não ser para o outro. Outra é quando você perde a confiança por ver que a pessoa não se preocupa com ninguém além dela própria.

Acho que agora cabe ver um outro aspecto do engano.
kooboo escreveu:Agora, o que poderiam ser outros pecados perante a torre - Uma pessoa solteira que quer namorar alguém do mundo - Ok, todo mundo é livre e não vejo erro nisso.
Ou um filho de família TJ que quer mudar de cidade, fazer faculdade, namorar e ter uma vida normal - isso seria um pecado perante a torre, mas não vemos mal nisso.
Não vejo em que sentido esses enganos são questionáveis. Aqui você está poupando sua família e amigos de uma dor desnecessária, além de não estar trazendo prejuízo a ninguém, no máximo a você mesmo em sentido psicológico, mas isso é sua decisão pessoal. Enfim, se o engano não prejudica a terceiros, não vejo razões para pensar mal de alguém. Em outros casos, quando se vê a má fé, no mínimo a confiança é abalada e a atitude não é endossada. No fundo toda pessoa tem seus defeitos e nem sempre age conforme realmente gostaria, e é complicado querer julgar as outras pelas suas ações. Na realidade os seres humanos ainda têm muito a avançar na questão de entender a natureza humana. Na prática, não dá pra livrar as pessoas das responsabilidades pelas ações delas mas também... é, acho que já estou entrando no aspecto filosófico e isso fica para outro tópico.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por RafaelCioran »

d:4 d:4 d:4

Ótima explicação Mentalista.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por KOSTA »

Eis uma dica para nossa consciencia ficar descansada em enganar a torre: (nada a ver com romance, é religião mesmo):

A torre é a propria dizendo que não devemos contar a verdade a quem não tem direito de a saber.

Pronto, tá tudo dito! Como nós não devemos nada a eles e as provas que fomos todos sacaneados são mais que muitas, conclui se que eles não teem o direito de saber da nossa vida ou ideologia.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marston, QueenB, Spaceman, Thelemita, Tulasi e 70 visitantes