Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

Dr. Schultz escreveu:Enganar alguém que te ama ou que se importa com vc é uma bosta sendo TJ ou não. Enganar não é legal.

De certa forma muitos aqui levam uma vida dupla, ou seja, não podem contar as pessoas queridas da sua vida que tem contato com apóstatas por meio de um fórum e trocam ideias, etc. Para uma pessoa bitolada isso já daria margem para desconfiar de uma traição. É o meu caso por exemplo.

Me sinto mal por enganar dessa forma minha esposa, mas eu não traio ela, não saio com outras mulheres ou homens, não tenho um caso. Mas sim tenho consciência que a estou enganando e me sinto mal. E aí? Sou condenável ou não?

Ela sabe que não acredito mais em nada dessa seita, sabe que quero sair. Eu procuro tratá-la muito bem pq a amo e sei que ela me ama (bitolada ou não, me ama). Mas estou de certa forma tendo uma vida dupla...

é um assunto muito complexo e não dá pra ser taxativo.

Acho que tem níveis diferentes de "enganação". Uns são justificáveis, outros não.
Imagino que você se sinta mal. Mas achei uma parte do seu comentário que pode fazer a diferença.

"Ela sabe que não acredito mais em nada dessa seita, sabe que quero sair."

Tive um namorado infiltrado quando eu ainda acreditava na torre. Ele não sabia que eu sabia, mas eu sabia rsrs. Não senti-me enganada. Mulher sabe, sempre sabe rsrs.

Parabéns por amá-la. O amor de verdade independe de tudo isso. E espero que consiga lidar bem com seus sentimentos. :D2
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
expat
Forista
Forista
Mensagens: 148
Registrado em: 16 Jun 2016 21:05

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por expat »

Assunto bastante interessante. Embora concorde que mesmo não acreditando na torre não devemos magoar as pessoas que nos amam (ou pelo menos devemos tentar), penso que é um assunto que entra muito no lado pessoal, visto que isto abrange uma gama gigante de situações e casos específicos de cada um. Como no exemplo citado acima sobre um conjuge que se torna dissidente/afastado, realmente não justifica sair por ai caçando relações extra conjugais, independente do que acontece dentro do seu casamento tj.

Mas analisemos por exemplo o caso de um(a) jovem e pela mesma perspectiva do "pecado fornicação". Seria justo este(a) jovem ainda que dissidente/afastado(a) não acreditando em mais nada da torre, ainda assim se abster de sexo, "somente porque isso magoaria seus pais e familiares" caso eles descobrissem?

Ambos os casos se enquadram em "enganar as pessoas".

Enfim...é bastante pessoal e acho que isso deve ser avaliado com base no que é considerado moral ou não por cada um. Tem coisas que são imorais em qualquer religião, como o adultério. Já o sexo antes do casamento é passado por alto por outras.

Não precisamos sair por ai esfregando na cara dos tj o que "fazemos de errado", mas não precisamos também ficar reprimidos por aquilo que não acreditamos mais.
Editado pela última vez por expat em 18 Jul 2017 17:24, em um total de 1 vez.
Na vida, não existe nada a temer, mas a entender (Marie Curie)
Girlboss2
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 229
Registrado em: 26 Mar 2017 22:33

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Girlboss2 »

Eu por exemplo, sou infiltrada. Isso não me alegra nem um pouco. Me sinto mal em ter que fingir que ainda acredito em Jeová, na Torre e em tudo o que eu aprendi. Mais por que faço isso? Pq não quero ferir a pessoa que mais amo nesse mundo.(Entre outros motivos) Por enquanto tenho que ir empurrando com a barriga. Infelizmente quem é infiltrado tem que de certa forma enganar,não por prazer, mais necessidade. Diferente de alguns tjs,e infiltrados... que mente e engana pessoas inocentes e também vitimas da torre por prazer ou para tirar alguma vantagem.

Uma coisa é querer enganar a Torre outra coisa é querer bancar o (a) esperto (a) e enganar as pessoas.
O crescimento dói.
A mudança dói.
Mas nada vai doer mais do que passar uma vida inteira preso em um lugar que te faz mal.
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

Olá menina que foi despejada da Russia! ( Menina, porque certamente sou bem mais velho que você)
Sinto-me envergonhado de comentar sobre o assunto. Não quero parecer hipócrita. Logo Eu! Que sou tão bandido!
Você tocou em assuntos complexos mas acho que foi um tópico fantástico. Mesmo sendo o mais indicado, por favor, deixa, eu participar também.

Entendo o que está querendo dizer. Vejo dor em suas palavras.
Existe um sentimento de revolta que toma conta de "alguns" que despertam da TORRE. Eles ficam endurecidos com o poder enganoso do pecado, que suas frustrações doutrinais, catalisam ações impensadas. Alguns perdem o senso do que certo ou errado. O apostolo Paulo nos disse de uma luta interna dentro da gente, de fazer o bem ou mal, onde o que é ruim prevalece. As vezes nos encontramos numa fase transitória onde entregar-se ao que é errado parece ser uma recompensa ao nosso próprio sofrimento. Isso alimenta nosso egoismo. Somos nossos próprios juízes daquilo que é certo ou errado. Mas quando nossas escolhas afetam o que os outros sentem pela gente isso nunca será realmente CERTO.

Nós dissidentes precisam tomar muito cuidado com a DICOTOMIA. [Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc. Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.]
Na verdade todos temos que tomar cuidado com essa bipolaridade emocional. Alimentar por muito tempo uma vida dupla, mesmo com boas motivações pode ter efeito destruidor sobre nossa real personalidade. Podemos perder a capacidade de resgate e nos tornarmos dissimulados. Cínicos e descarados. Muita coisa está relacionada ao caráter mas ninguém nasce mau.

É profundamente lamentável quando alguém se comporta indecentemente com AMOR. A maior riqueza na vida é ser amado. Acho que até hoje não sei o que isso, pois condicionei minha relação afetiva a procedimentos religiosos. Meu sucesso como homem e valor como pessoa está amarrado as minhas qualificações como TJ. Por isso minha esposa ama o irmão A.B e não a pessoa que está por trás dela. Sei que no dia que ela descobrir quem eu sou por completo vai mostrar o que tens no coração.

Jamais falte com a verdade a alguém que te ama profundamente. Trair, enganar, dissimular e usar. Não há perdão para isso e nem mesmo a decepção doutrinal deve ser desculpa para um modo de vida desenfreado. Um caminhão sem freios. Destruindo a todos. Se alimentando do próprio desejo. Ninguém tem o direito de ferir um coração. Ainda mais se dentro dele estiver cheio de amor.

Acho que algumas vezes a punição oferecida pela jw.org é um limite para ações desprovidas de amor. Mesmo essas sentenças, não sendo protoladas, pelo juiz MAIOR do universo, refletem o senso de justiça que precisamos. Quando passamos a viver sem limites os resultados são tempestuosos.

Querida Russian, observe que pessoas assim, ficam sozinhas para sempre, possuem uma vida cheia de decepções, o tempo vai passando, vão envelhecendo e a alimentação de seus desejos egoístas, os fazem perder a oportunidade de provar do verdeiro Amor. Não desista de AMAR!

Um cheiro

A.B
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por kooboo »

therussian escreveu:Boa tarde. Estive refletindo muito a respeito do comportamento das pessoas, em especial os infiltrados e dissidentes.
Vos falarei aqui de forma genérica, sem rótulos. Gostaria de saber vossas opiniões sobre meu posicionamento.

Do meu ponto de vista, há uma grande diferença entre enganar a organização religiosa Testemunhas de Jeová, e enganar e ferir as pessoas que gostam de você. Explicando melhor. Suponhamos a seguinte situação: você como infiltrado/dissidente não segue mais as regras que a torre impõe para seus membros. Na verdade você está pouco se lixando para o que ela pensa. E pode ser que por achar que o "espírito santo" não agirá e nem mudará nada, você pratique os "pecados" em secreto (até aí tudo bem. Todos são livres para realizarem o que quiserem). Mas suponha que estes pecados afetem emocionalmente, fisicamente e mentalmente pessoas que amam você, como por exemplo, seu cônjuge (não estamos aqui questionando a liberdade de escolha de alguém. Até porque já estive envolvida em situações das quais não me orgulho); você pararia para se perguntar se deveria fazer o que faz? Será que alguém que te ama tanto merece ser magoado e enganado assim como você faz com a jw.org? Se não houvesse mais amor por esta pessoa, assim como você deixou de amar a org, por que permanecer com ela e enganá-la? Não seria melhor seguir sua vida reduzindo danos ao coração dela?
The Russian,

Interessante sua abordagem, mas seria melhor ser mais específico.
Quando você diz "você pratique os "pecados" em secreto" isso pode ser tanta coisa...
Vamos pegar uma situação hipotética em que um infiltrado esteja casado com uma TJ, e ele a traia - Que fique claro, nunca vi ninguém aqui endossar/aprovar esse tipo de comportamento.
O que geralmente vejo de incentivos por aqui é no sentido de - toque a tua vida e busque a tua liberdade, busque a harmonia, tente abrir a mente do outro, respeite para ser respeitado - geralmente vamos nessa linha.
Se a pessoa quer aprontar pecados do tipo - roubar, matar, enganar, trair... ops, não vejo ninguém endossando isso.

Agora, o que poderiam ser outros pecados perante a torre - Uma pessoa solteira que quer namorar alguém do mundo - Ok, todo mundo é livre e não vejo erro nisso.
Ou um filho de família TJ que quer mudar de cidade, fazer faculdade, namorar e ter uma vida normal - isso seria um pecado perante a torre, mas não vemos mal nisso.

Sempre incentivamos que a pessoa busque sua auto suficiencia e liberdade. Que tente viver em paz.

Pecados? - Bom, há quem minta no relatório, há quem diga que vai pro campo e vai pra praia...

Mas seria melhor você definir o que são pecados.
[]'s
kooboo

Imagem
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

expat escreveu:Tem coisas que são imorais em qualquer religião, como o adultério. Já o sexo antes do casamento é passado por alto por outras.

Não precisamos sair por ai esfregando na cara dos tj o que "fazemos de errado", mas não precisamos também ficar reprimidos por aquilo que não acreditamos mais.
Na verdade meu foco foi justamente falar sobre traição, dos diferentes tipos e níveis.. enganar alguém que o ama profundamente. Mas creio que foi equívoco meu não focalizar melhor.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Era apenas um ator fingindo ser o que não é, nunca foi e dificilmente será.

Essa frase é muito usada para pessoas que julgamos nunca terem sido uma legítima testemunha de jeová.

Se eu pudesse eu realmente queria nunca ter tido contato com essa seita.

Já conheci pessoas de verdadeiro caráter fora dessa loucura que chamam de organização.

Ser ético em qualquer campo independe de se ter religião, ser o que nunca fomos depende mais em não sermos éticos.

Esse amor que divide e destrói relacionamentos esta longe de ser ético.

Me desculpem se entendi o tópico errado, foi o que consegui perceber.
Editado pela última vez por BrunoBernardes em 18 Jul 2017 18:17, em um total de 1 vez.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

Girlboss2 escreveu:
Uma coisa é querer enganar a Torre outra coisa é querer bancar o (a) esperto (a) e enganar as pessoas.
Exato. É isso que eu penso.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

Ancião Brasileiro escreveu:Olá menina que foi despejada da Russia! ( Menina, porque certamente sou bem mais velho que você)
Sinto-me envergonhado de comentar sobre o assunto. Não quero parecer hipócrita. Logo Eu! Que sou tão bandido!
Você tocou em assuntos complexos mas acho que foi um tópico fantástico. Mesmo sendo o mais indicado, por favor, deixa, eu participar também.

Entendo o que está querendo dizer. Vejo dor em suas palavras.
Existe um sentimento de revolta que toma conta de "alguns" que despertam da TORRE. Eles ficam endurecidos com o poder enganoso do pecado, que suas frustrações doutrinais, catalisam ações impensadas. Alguns perdem o senso do que certo ou errado. O apostolo Paulo nos disse de uma luta interna dentro da gente, de fazer o bem ou mal, onde o que é ruim prevalece. As vezes nos encontramos numa fase transitória onde entregar-se ao que é errado parece ser uma recompensa ao nosso próprio sofrimento. Isso alimenta nosso egoismo. Somos nossos próprios juízes daquilo que é certo ou errado. Mas quando nossas escolhas afetam o que os outros sentem pela gente isso nunca será realmente CERTO.

Nós dissidentes precisam tomar muito cuidado com a DICOTOMIA. [Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc. Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.]
Na verdade todos temos que tomar cuidado com essa bipolaridade emocional. Alimentar por muito tempo uma vida dupla, mesmo com boas motivações pode ter efeito destruidor sobre nossa real personalidade. Podemos perder a capacidade de resgate e nos tornarmos dissimulados. Cínicos e descarados. Muita coisa está relacionada ao caráter mas ninguém nasce mau.

É profundamente lamentável quando alguém se comporta indecentemente com AMOR. A maior riqueza na vida é ser amado. Acho que até hoje não sei o que isso, pois condicionei minha relação afetiva a procedimentos religiosos. Meu sucesso como homem e valor como pessoa está amarrado as minhas qualificações como TJ. Por isso minha esposa ama o irmão A.B e não a pessoa que está por trás dela. Sei que no dia que ela descobrir quem eu sou por completo vai mostrar o que tens no coração.

Jamais falte com a verdade a alguém que te ama profundamente. Trair, enganar, dissimular e usar. Não há perdão para isso e nem mesmo a decepção doutrinal deve ser desculpa para um modo de vida desenfreado. Um caminhão sem freios. Destruindo a todos. Se alimentando do próprio desejo. Ninguém tem o direito de ferir um coração. Ainda mais se dentro dele estiver cheio de amor.

Acho que algumas vezes a punição oferecida pela jw.org é um limite para ações desprovidas de amor. Mesmo essas sentenças, não sendo protoladas, pelo juiz MAIOR do universo, refletem o senso de justiça que precisamos. Quando passamos a viver sem limites os resultados são tempestuosos.

Querida Russian, observe que pessoas assim, ficam sozinhas para sempre, possuem uma vida cheia de decepções, o tempo vai passando, vão envelhecendo e a alimentação de seus desejos egoístas, os fazem perder a oportunidade de provar do verdeiro Amor. Não desista de AMAR!

Um cheiro

A.B
Obrigada por suas palavras caro A.B. Você é sábio. Gostei quando disse Não há perdão para isso e nem mesmo a decepção doutrinal deve ser desculpa para um modo de vida desenfreado. Um caminhão sem freios. Destruindo a todos. Se alimentando do próprio desejo. Ninguém tem o direito de ferir um coração. Ainda mais se dentro dele estiver cheio de amor.

Um abraço.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

kooboo escreveu:
therussian escreveu:Boa tarde. Estive refletindo muito a respeito do comportamento das pessoas, em especial os infiltrados e dissidentes.
Vos falarei aqui de forma genérica, sem rótulos. Gostaria de saber vossas opiniões sobre meu posicionamento.

Do meu ponto de vista, há uma grande diferença entre enganar a organização religiosa Testemunhas de Jeová, e enganar e ferir as pessoas que gostam de você. Explicando melhor. Suponhamos a seguinte situação: você como infiltrado/dissidente não segue mais as regras que a torre impõe para seus membros. Na verdade você está pouco se lixando para o que ela pensa. E pode ser que por achar que o "espírito santo" não agirá e nem mudará nada, você pratique os "pecados" em secreto (até aí tudo bem. Todos são livres para realizarem o que quiserem). Mas suponha que estes pecados afetem emocionalmente, fisicamente e mentalmente pessoas que amam você, como por exemplo, seu cônjuge (não estamos aqui questionando a liberdade de escolha de alguém. Até porque já estive envolvida em situações das quais não me orgulho); você pararia para se perguntar se deveria fazer o que faz? Será que alguém que te ama tanto merece ser magoado e enganado assim como você faz com a jw.org? Se não houvesse mais amor por esta pessoa, assim como você deixou de amar a org, por que permanecer com ela e enganá-la? Não seria melhor seguir sua vida reduzindo danos ao coração dela?
The Russian,

Interessante sua abordagem, mas seria melhor ser mais específico.
Quando você diz "você pratique os "pecados" em secreto" isso pode ser tanta coisa...
Vamos pegar uma situação hipotética em que um infiltrado esteja casado com uma TJ, e ele a traia - Que fique claro, nunca vi ninguém aqui endossar/aprovar esse tipo de comportamento.
O que geralmente vejo de incentivos por aqui é no sentido de - toque a tua vida e busque a tua liberdade, busque a harmonia, tente abrir a mente do outro, respeite para ser respeitado - geralmente vamos nessa linha.
Se a pessoa quer aprontar pecados do tipo - roubar, matar, enganar, trair... ops, não vejo ninguém endossando isso.

Agora, o que poderiam ser outros pecados perante a torre - Uma pessoa solteira que quer namorar alguém do mundo - Ok, todo mundo é livre e não vejo erro nisso.
Ou um filho de família TJ que quer mudar de cidade, fazer faculdade, namorar e ter uma vida normal - isso seria um pecado perante a torre, mas não vemos mal nisso.

Sempre incentivamos que a pessoa busque sua auto suficiencia e liberdade. Que tente viver em paz.

Pecados? - Bom, há quem minta no relatório, há quem diga que vai pro campo e vai pra praia...

Mas seria melhor você definir o que são pecados.
Meu foco era falar sobre traição.. seja ela a amigos, namorado ou marido.. infidelidade.. magoar o coração de alguém que ama você.
Mas creio que foi equívico kooboo. Faltou maior foco.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: lucho, YukimuraSanada e 397 visitantes