Deus nos deve?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

TJCalado escreveu:Muitos ateus agem como se estivessem chateados com Deus. O que é um contrassenso, pois, como poderiam emitir qualquer sentimento por algo que acreditam não existir?
Eu não acredito que deus me deva algo, justamente porque perdi a lógica que me fazia acreditar em um ser como é descrito por aqueles que acreditam em um Deus.
Mas, existindo Deus, a única dívida que eu atribuiria a ele seria uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência. Algo que ninguém pudesse contestar.
Prometendo destruição eterna, não somente para aqueles que duvidam da sua existência, mas também para os que, mesmo crendo, o desobedecem, não deixar nenhum resquício de dúvida sobre a sua existência era o mínimo que poderia fazer na sua condição de Todo-Poderoso.
Tj calado, ótima reflexão! Do modo como ele não se manifesta, eyu acho realmente estranho e desnecessário. Por que a necessidade de ter FÉ pra crer na sua existência? ? Por que simplesmente não se mostra, afinal o que tem de mais? Não somos a sua criação??
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Episcopos »

Como uma uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência, acho que ele poderia vir em forma de Humano como a gente, daí o registro histórico de sua existência eliminaria a razoabilidade de qualquer contestação.

Ele poderia provar seu conhecimento por tirar nossas dúvidas, e seria legal se ele humilhasse esse pessoal que professa falar em nome dele. Ele poderia aproveitar a oportunidade para ensinar lições importantes, poderia curar doentes, alimentar multidões, ressuscitar mortos, predizer o futuro, demonstrar seu poder e controle sobre as forças naturais, seria útil também que ele ensinasse como conversar com ele e desse algumas garantias do que vai fazer no futuro.
Além disso, se ele nos ama mesmo, deveria dar uma prova clara desse amor como se ele estivesse disposto a morrer por nós, de uma forma que isso ainda nos beneficiasse de alguma maneira.

Se ele fizesse tudo isso acho que seria um marco, ele mudaria a história da humanidade pra sempre. As pessoas, mais que isso, as nações poderiam se espelhar em tudo que ele dissesse ou fizesse e imitando seu exemplo, nossa vida se tornaria melhor hoje mesmo, e com a certeza da existência dele, ficaríamos tranquilos com respeito ao nosso futuro.
Claro, ele precisaria deixar tudo isso bem registrado, vai que as próximas gerações não acreditassem né? ;)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por kooboo »

No facebook eu tenho vários amigos que são cuidadores de cães e gatos. Entre eles existe uma regra - Se uma pessoa compra, resgata ou adota um pet, passa a ser responsável por ele.
A responsabilidade envolve abrigo, medicação, alimentação e até carinho. Animal sente e tem necessidades. Não se pode deixar um animal morrendo de fome ou na solidão.
Ah, mas e se o cachorrinho for desobediente, latir muito, mijar no sofá... bom, nesse caso lembre-se - Você o adotou e é responsável por ele! Responsável, como já dito acima, pela alimentação, segurança, carinho, medicação... e porque não - Educação.
O pet vai aprender sozinho? - Não!

----------------
Chegamos ao século xxi e é assim que as pessoas tratam os animais - com respeito, cuidado, carinho... No século xxi as pessoas acham que abandonar um animal, por qualquer razão que seja, é crime. Em alguns países existem leis que protegem os animais.

---------------

Vamos para de pensar em animais - vamos falar de gente - Nossas leis evoluiram, e hoje é abominável tirar a vida de alguém, escravizar, abandonar...

------------------
Com bicho ou com gente, estamos nos tornando responsáveis, cuidadores - de bicho ou gente!
------------------

Você acha que Deus te ouve, te alimenta, te dá abrigo, saúde...?
Ótimo, então você acredita que Deus cuida de você.

Ou você acha que Deus não está nem aí e que talvez nem exista?
Sinal que você não está sendo bem cuidado.

Mas vamos supor que você esteja sendo bem cuidado, seja uma pessoa de sucesso e atribua isso a Deus. Ótimo! Deus gosta de você!
Mas quando você olha ao redor vê pessoas abandonadas, sem comida, se drogando, com comportamentos inadequados à sociedade, doentes, violentas...
Pense - Porque Deus cuida de uns - tem gente que diz até que ganhou um Monza Dele - e abandona outros?

Será que Deus é responsável pelo sucesso de alguns pets e pelo fracasso de outros? Poderíamos esperar isso de um cuidador humano - Olha gente, o José dos Cães, só cuida dos poodles e pastores alemães, mas abandona e deixa passar fome os vira-latas!

------------------------

Será que Deus nos Deve?
Bom, aqui entre os seres humanos, quem resgata, acolhe, pega para criar - não pode abandonar!
Será que nos tornamos mais justos que os deuses?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Episcopos »

Bem, não posso falar muito de cães, pois eu não os tenho.

Mas tenho um vizinho que tem dois cachorros. Eles tem comportamentos distintos e recebem tratamento distinto. Naturalmente ele alimenta, presta cuidados de saúde a ambos, mas devido a um deles ser agressivo, o dono mantem-no preso. Esse vizinho é um cara bem legal, ele até coloca comida e água do lado de fora do portão pra que os cãezinhos desabrigados venham até ele e tenham ao menos algum conforto. Claro que seria desarrazoado querer responsabilizar esse vizinho por todos os cães desabrigados, e que por uma razão ou outra não chegam ao portão dele.

Bem, nós não somos como cães. (Gen. 1:26) Temos o livre-arbítrio de nos aproximarmos de Deus ou não. (Tia. 4:8) Ainda assim ele faz provisões básicas que estabelecem iguais condições a todos.(Mat. 5:45) Ele não privilegia uns sobre outros. (Rom. 2:11) Assim o sucesso de uns e o desastre de outros nada tem a ver com a intervenção divina. (Gên. 3:19) Certamente é mais fácil responsabilizar Deus por tudo, mas precisamos reconhecer nossa parcela de responsabilidade, tanto a dividual quanto coletiva, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. (Gálatas 6:7) Na maioria das vezes falhamos por desconsiderar as orientações do nosso dono. (Isa. 48:18) Ele enviou um tutor que apresentou um modo de vida que temos desconsiderado, e isso tem gerado sofrimento. Ademais, por mais treinados que os cães sejam, eles nunca alcançarão o nível de entendimento do seu Dono.

Essa é minha opinião.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Na boa...
Se deus existe ele nos deve no mínimo uma explicação coerente do porquê abandonou a bagaça e deu ao ser humano tanto potencial intelectual se era para apenas seguir regras da antiguidade sem questionar.
Se Deus existe, ou se omite frente a todo o sofrimento que vemos ao nosso redor ou é indiferente à ele.
Se Deus existe e abençoa e protege uns e maltrata, castiga ou permite que sejam injustiçados ou fiquem doentes, salva a vida de uns e deixa outros morrer, no mínimo é um mau pai.
A explicação da jw? É só o homem tentando explicar Deus.
A Bíblia? Pode até fazer algum sentido para os povos antigos que atribuiam fracasso ou sucesso, vitórias ou derrotas, chuva ou seca, guerra ou paz, a Deus.
Faz sentido pra mim?
Não nenhum.
Alguém pode dizer: mas Deus não nos deve explicações, ele é maior do que nossos corações, seus pensamentos são mais elevados do que o nosso....
Jura?
E age deste jeito?
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por kooboo »

Vou responder de acordo com a numeração que coloquei na sua resposta -
Episcopos escreveu:Bem, não posso falar muito de cães, pois eu não os tenho.

Mas tenho um vizinho que tem dois cachorros.1) Eles tem comportamentos distintos e recebem tratamento distinto. Naturalmente ele alimenta, presta cuidados de saúde a ambos, mas devido a um deles ser agressivo, o dono mantem-no preso. Esse vizinho é um cara bem legal, ele até coloca comida e água do lado de fora do portão pra que os cãezinhos desabrigados venham até ele e tenham ao menos algum conforto. 2) Claro que seria desarrazoado querer responsabilizar esse vizinho por todos os cães desabrigados, e que por uma razão ou outra não chegam ao portão dele.

3) Bem, nós não somos como cães. (Gen. 1:26) Temos o livre-arbítrio de nos aproximarmos de Deus ou não. (Tia. 4:8) 4) Ainda assim ele faz provisões básicas que estabelecem iguais condições a todos.(Mat. 5:45) 5) Ele não privilegia uns sobre outros. (Rom. 2:11) Assim o sucesso de uns e o desastre de outros nada tem a ver com a intervenção divina. (Gên. 3:19) 6) Certamente é mais fácil responsabilizar Deus por tudo, mas precisamos reconhecer nossa parcela de responsabilidade, tanto a dividual quanto coletiva, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. (Gálatas 6:7) Na maioria das vezes falhamos por desconsiderar as orientações do nosso dono. (Isa. 48:18) Ele enviou um tutor que apresentou um modo de vida que temos desconsiderado, e isso tem gerado sofrimento. Ademais, por mais treinados que os cães sejam, eles nunca alcançarão o nível de entendimento do seu Dono.

7) Essa é minha opinião.
1) Entre as pessoas que cuidam de cães, ha quem diga que o comportamento de um cão tem tudo a ver com o que o dono faz dele. Temos pitbulls que são mansos, tem pitbulls que são o terror.
Pela descrição que você fez, seu vizinho é um cara responsável. Parabéns para ele!

2) Sim, seria totalmente desarrazoado. Os cães que ele se propôs a cuidar estão dentro do portão dele. Esse é o mundo daqueles cães. E ali, o responsável é o seu vizinho. Se houver maus tratos com cães de outra pessoa, seu vizinho não será responsabilizado, mas dentro daquele 'planeta' que é a casa do seu vizinho, os cães que estão ali - sejam 2 ou 20 - são responsabilidade dele.

3) Claro, não somos cães. Isso foi apenas uma analogia. No texto que escrevi deixei a ideia que, se nós, humanos, cuidamos de cães que são animais inferiores a nós, muitos se condoem ao ver um animalzinho ser maltratado, porque seres humanos que são muito mais importante (pelo menos é o que pensamos), são abandonados e sofrem? Acho que a analogia ficou clara.

4) Provisões básicas? - Ok, o Sol nasce para todos! Mas nem todos tem agasalhos para o frio, nem todos tem comida, nem todos tem abrigo para chuva, nem todos tem acesso a remédios...
Eu poderia postar aqui um monte de imagens, mostrando seres humanos tomando água barrenta, ou até aquela foto famosa de um guri magrelo e esquelético, com a cara enfiada na vagina de uma vaca para beber o mijo dela, pois na região dele não tinha água, ou aquela foto do guri morrendo enquanto um abutre o observa.
Poderiam ser imagens de refugiados mortos à beira da praia, ou de guerrilheiros em algum canto do mundo com uma faca no pescoço da vítima... ou até o guerrilheiro posando com uma cabeça na mão... Sim, o sol nasce para todos, mas comida, água, liberdade e dignidade - não.
Enquanto estamos aqui luxuosamente vivendo com nossos notebooks e smartphones, tem mulheres se escondendo em buracos com seus filhos, temendo um estupro ou uma bala na cabeça.
Isso atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Milhões de pessoas que viveriam melhor se fossem o cão de alguém.
Sorry, nosso mundo não permite que "liberdade" e "o básico para sobreviver" estejam disponíveis para todos.

5) Escolheu a nação de Israel para ser o povo dele (isso no VT) e no NT fala muito de "escolhidos".
Claro, fala também que Deus não é parcial, e que o homem de qualquer nação... Porém - voltemos à realidade do nosso planetinha azul - Os escravos do século xvii tinham alguma opção de escolha? Pessoas que vivem em zonas de conflito, tem alguma opção de escolha?
Claro, elas podem orar a Deus. Mas continuam lá - sendo perseguidas e esfoladas.

6) Agora chegamos ao ponto!
Não podemos responsabilizar Deus por tudo!
E que fique claro - EU NÃO RESPONSABILIZO DEUS POR ABSOLUTAMENTE NADA!
Meu texto foi reflexivo apenas, mas dentro das minhas crenças, tudo o que nos ocorre - crimes, mortes, fome, escassez, doenças... riquezas, saúde, conforto, segurança, liberdade - é responsabilidade única e exclusiva do ser humano.
Note, que como disse no ponto 4, nem sempre é responsabilidade da própria pessoa, pois às vezes o sistema impõe uma vida de sofrimento à pessoa, da qual não há como escapar. Portanto o sofrimento ocorre em decorrencia de fatores externos - outras pessoas impondo sofrimento a outras. O mesmo podemos dizer sobre as coisas boas, são pessoas colaborando com pessoas, aí temos bons resultados.

O ponto que quis trazer no primeiro post que fiz foi -
SE formos criaturas de Deus, então estamos abandonados. (Sim, esqueça o conforto da sua cadeira e pense em quem realmente sofre e clama pelos deuses diariamente).
E agora trago o seguinte -
SE houvesse um Deus que se importa, dentro dos padrões bíblicos, ele deveria cuidar das criar melhor do que os humanos cuidam de seus cães.
E o que realmente creio - por estarmos como estamos, tudo indica (para mim) que não há um cuidador. Estamos entregues à nossa própria sorte - como especie humana, falando de todas as pessoas - nós é que somos responsáveis pelo aquecimento global, pela escravidão, pela fome, pela guerrilha, pelas seitas destrutivas, por muitas doenças que nos acometem e poderiam ser evitar, pela riqueza de uma região e pela pobreza em outro local, somos responsáveis por colocar lágrimas e sorrisos em outras pessoas, somos responsáveis pelo que compramos e usamos, somos responsáveis pelo nossos cães.
Não há porque colocar sucesso ou fracasso em Deus - Somos nós o tempo todo que fazemos as coisas - boas ou ruins - acontecerem.

Deus nos deve algo?
SE Ele for o que está na bíblia, sim, nos deve cuidados e amparo. Acredito que felicidade era uma proposta divina.
Porém, por tudo o que vejo no mundo, acredito que seja responsabilidade nossa.

7) Obrigado Episcopos!
Sei que há divergência entre nossas linhas de pensamento (cristão x ateu) e que não chegaremos a um acordo.
Porém, dentro do pensamento Cristão, sua resposta foi excelente!
:11
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Episcopos »

Koobo

Eu entendi sua analogia desde o princípio.
Ao meu ver Deus não nos deixa abandonados e que como você explicou as mazelas humanas são resultantes do comportamento irresponsável, tanto de indivíduos como do todo.

Quando me referi a provisões básicas, quis me ater ao que a Bíblia menciona, sol, chuva, etc... a todos. Note porém que as coisas que você mencionou, como agasalhos,remédios, ou um Monza :lol: embora básicas para a sobrevivência, não são dadas por Deus a ninguém. Nestes aspectos, as dificuldades são criadas pela má distribuição de renda. A propósito agradeço por não explorar imagens trágicas como as que citou para reforçar seu argumento. Sei que ambos nos compadecemos dessa situação, e havemos de convir que se a humanidade aplicasse os conselhos de Cristo nesses campos, se não todos mas a maioria dos problemas citados acabariam.

Pelo que entendo da Bíblia vivemos num período de concessão da administração do globo a Satanás, e que o responsável por tais problemas aparentemente insolúveis é ele e não o Criador. (1 Jo. 5:19) Isso não significa que deus nos abandonou, pois ele tem tanto cuidado de nós, (1 Pe. 5:7)quanto tem planos para o futuro. Acredito também que as provações que todos vivemos, em maior ou menor grau, servem como ensinamento. (Rom. 5:3-5)

Admito que não tenho respostas satisfatórias pra tudo, mas as que possuo me convencem do amor de Deus.
Quanto a sua postura respeitosa, acho ela elogiável no mundo intolerante e extremista em que vivemos. E quanto a unanimidade de entendimento sobre a existência e os modos de agir de Deus, é tão somente natural que ajam discordâncias e certamente nenhum de nós poderia elucidar esse assunto.
:11
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

[quote="Episcopos"]Como uma uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência, acho que ele poderia vir em forma de Humano como a gente, daí o registro histórico de sua existência eliminaria a razoabilidade de qualquer contestação.

Ele poderia provar seu conhecimento por tirar nossas dúvidas, e seria legal se ele humilhasse esse pessoal que professa falar em nome dele. Ele poderia aproveitar a oportunidade para ensinar lições importantes, poderia curar doentes, alimentar multidões, ressuscitar mortos, predizer o futuro, demonstrar seu poder e controle sobre as forças naturais, seria útil também que ele ensinasse como conversar com ele e desse algumas garantias do que vai fazer no futuro.
Além disso, se ele nos ama mesmo, deveria dar uma prova clara desse amor como se ele estivesse disposto a morrer por nós, de uma forma que isso ainda nos beneficiasse de alguma maneira.

Se ele fizesse tudo isso acho que seria um marco, ele mudaria a história da humanidade pra sempre. As pessoas, mais que isso, as nações poderiam se espelhar em tudo que ele dissesse ou fizesse e imitando seu exemplo, nossa vida se tornaria melhor hoje mesmo, e com a certeza da existência dele, ficaríamos tranquilos com respeito ao nosso futuro.
Claro, ele precisaria deixar tudo isso bem registrado, vai que as próximas gerações não acreditassem né? ;)[/qouote] meh, vc tá muito conformado! Tá voltando p Torre, é? É, e vamo espera dois mil anos depois da sua morte p vim o armagedom.
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

kooboo escreveu:No facebook eu tenho vários amigos que são cuidadores de cães e gatos. Entre eles existe uma regra - Se uma pessoa compra, resgata ou adota um pet, passa a ser responsável por ele.
A responsabilidade envolve abrigo, medicação, alimentação e até carinho. Animal sente e tem necessidades. Não se pode deixar um animal morrendo de fome ou na solidão.
Ah, mas e se o cachorrinho for desobediente, latir muito, mijar no sofá... bom, nesse caso lembre-se - Você o adotou e é responsável por ele! Responsável, como já dito acima, pela alimentação, segurança, carinho, medicação... e porque não - Educação.
O pet vai aprender sozinho? - Não!

----------------
Chegamos ao século xxi e é assim que as pessoas tratam os animais - com respeito, cuidado, carinho... No século xxi as pessoas acham que abandonar um animal, por qualquer razão que seja, é crime. Em alguns países existem leis que protegem os animais.

---------------

Vamos para de pensar em animais - vamos falar de gente - Nossas leis evoluiram, e hoje é abominável tirar a vida de alguém, escravizar, abandonar...

------------------
Com bicho ou com gente, estamos nos tornando responsáveis, cuidadores - de bicho ou gente!
------------------

Você acha que Deus te ouve, te alimenta, te dá abrigo, saúde...?
Ótimo, então você acredita que Deus cuida de você.

Ou você acha que Deus não está nem aí e que talvez nem exista?
Sinal que você não está sendo bem cuidado.

Mas vamos supor que você esteja sendo bem cuidado, seja uma pessoa de sucesso e atribua isso a Deus. Ótimo! Deus gosta de você!
Mas quando você olha ao redor vê pessoas abandonadas, sem comida, se drogando, com comportamentos inadequados à sociedade, doentes, violentas...
Pense - Porque Deus cuida de uns - tem gente que diz até que ganhou um Monza Dele - e abandona outros?

Será que Deus é responsável pelo sucesso de alguns pets e pelo fracasso de outros? Poderíamos esperar isso de um cuidador humano - Olha gente, o José dos Cães, só cuida dos poodles e pastores alemães, mas abandona e deixa passar fome os vira-latas!

------------------------

Será que Deus nos Deve?
Bom, aqui entre os seres humanos, quem resgata, acolhe, pega para criar - não pode abandonar!
Será que nos tornamos mais justos que os deuses?
Alguém pode pondera sobre o "livre arbítrio " nesse caso, podem argumenta que aqueles que sofrem escolheram o lado mau. Como refutaria?
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

Episcopos escreveu:Bem, não posso falar muito de cães, pois eu não os tenho.

Mas tenho um vizinho que tem dois cachorros. Eles tem comportamentos distintos e recebem tratamento distinto. Naturalmente ele alimenta, presta cuidados de saúde a ambos, mas devido a um deles ser agressivo, o dono mantem-no preso. Esse vizinho é um cara bem legal, ele até coloca comida e água do lado de fora do portão pra que os cãezinhos desabrigados venham até ele e tenham ao menos algum conforto. Claro que seria desarrazoado querer responsabilizar esse vizinho por todos os cães desabrigados, e que por uma razão ou outra não chegam ao portão dele.

Bem, nós não somos como cães. (Gen. 1:26) Temos o livre-arbítrio de nos aproximarmos de Deus ou não. (Tia. 4:8) Ainda assim ele faz provisões básicas que estabelecem iguais condições a todos.(Mat. 5:45) Ele não privilegia uns sobre outros. (Rom. 2:11) Assim o sucesso de uns e o desastre de outros nada tem a ver com a intervenção divina. (Gên. 3:19) Certamente é mais fácil responsabilizar Deus por tudo, mas precisamos reconhecer nossa parcela de responsabilidade, tanto a dividual quanto coletiva, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. (Gálatas 6:7) Na maioria das vezes falhamos por desconsiderar as orientações do nosso dono. (Isa. 48:18) Ele enviou um tutor que apresentou um modo de vida que temos desconsiderado, e isso tem gerado sofrimento. Ademais, por mais treinados que os cães sejam, eles nunca alcançarão o nível de entendimento do seu Dono.

Essa é minha opinião.
temos tanto livre arbítrio quanto àquele que paga imposto de renda. Assista esse vídeo sobre livre arbítrio estilo Deus https://youtu.be/AVtDoSC6eJU
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 402 visitantes