Deus existe?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por AlexeMih »

obrigado pelo apoio galera...
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
Residente Temporario
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 501
Registrado em: 25 Fev 2013 16:19

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Residente Temporario »

AlexeMih escreveu:Olá pessoal tudo bem?

Preciso de ajuda.

Eu gosto muito de um podcast teológico chamado BiboTalk (#BTCast). Me peguei, esses dias ouvindo o programa número 201 sobre um livro chamado Teologia da Revelação. O livro apresenta uma tese interessante sobre teologia sistemática. E foi com esse programa que um caminhão de dúvidas começaram.

Bom vamos partir do início.

A pergunta à qual eu preciso da resposta é: “como provar que um deus existe sem o uso das Escrituras?

Espera eu sei que parece estranho, mas deixa eu explicar. Depois de abandonar a teologia TJ, se é que posso chamar assim aquela trolha, tive contato com fontes mais liberais que me explicaram muita coisa, mas que me fizeram perder a fé nas Escrituras como sendo da parte de Deus, e se elas não são, tornan-se indignas de serem usadas como autoridade para moral e relacionamento com o ser divino. No fim, perdi a confiança na Bíblia e, consequentemente, no Deus que ela apresenta.
Depois de uns meses sem ter qualquer contato com religião ou bíblia, fui e escutei esse podcast que eu citei, mais a título de curiosidade do que interesse mesmo. Nele ouvi um resumo de uma tese bem interessante que diz qual deve ser a ordem ideal de estudo sistemático da teologia. Normalmente, começa-se uma teologia sistemática com uma bibliologia, que mostra para o estudante que a bíblia é verdadeira, fonte de autoridade e confiável, em seguida, geralmente, introduz-se a doutrina de Deus. E porque isso é importante? Bom, depois de se dizer que o que está na bíblia é lei, logo não se tem nenhuma dúvida se Deus existe ou não, isso por sua vez eleva o texto das escrituras á um nível tão alto a ponto de diminuir Deus ao que está nas páginas da bíblia. Até mesmo eu já vi um reflexo negativo disso, quase uma bibliolatria. Certa feita, enquanto eu ia em uma Assembléia de Deus, aos 14 pra 15 anos talvez, no encerramento da escola dominical o pastor presidente disse todo entusiasmado que uma aluna do discipulado todo fim de aula beijava a bíblia e agradecia por tê-la para conhecer a Deus. Claro que a bíblia é boa, mas ela não contém Deus em sua plenitude, mas sim é uma carta de apresentação dele.

A tese propõe um caminho diferente: “Deus existe, criou todas as coisas, e escolheu se apresentar á humanidade por meio das Escrituras”. Dessa forma, inverteríamos a ordem de estudo das escrituras, partindo do pressuposto que Deus existe, e que não precisamos provar a bíblia verdadeira para daí provar que Deus existe. Então, em uma sistemática, iríamos direto para a doutrina de Deus e depois para a bibliologia.

Bom acho que isso serve como introdução para a minha pergunta no início. Agora posso apresentar a conclusão á qual cheguei: as pessoas não devem acreditar em Deus porque a bíblia prova que ele exite, mas Deus, por existir, manobrou a história para que tivessemos a bíblia, que é a sua revelação, a sua carta de apresentação para a humanidade. Devemos assumir Deus como um pressuposto, um axioma, uma verdade por si mesmo, ou seja, Deus existe e a bíblia é um resultado da ação desse ser que existe e age.

Isso é bem interessante mas... e sempre tem um mas... um fato, um pouco de ceticismo da minha parte, me atingiu como um pedrada. A bíblia nada mais é que um amontado de papel, e papel aceita qualquer coisa, logo pressupor que Deus existe pela simples presença de papel que diz que ele existe é muita ingenuidade (estou sendo o mais simplista possível para que possa me fazer entender).

Depois disso eu pensei, pensei, pensei e me lembrei do que aconteceu com Paulo. Ele estava em Atenas pregando o evangelho, e foi levado ao Aerópago para esclarecer o que de tão diferente ele estava ensinando ali. Ele, astutamente, disse que viu que os atenienses tinham um altar dedicado ao DEUS DESCONHECIDO (Atos 17:1-31). Segundo um comentário que li, os atenienses tinham um panteon de deuses extremamente numeroso, com deuses pra todos os gostos, e que faziam esse tipo de altar por medo de não estarem mostrando reverencia a algum deus que eles por ventura ainda não tivessem conhecido. Paulo, aproveitando-se disso, falou basicamente, assim:”Sabe esse Deus desconhecido de vocês? Então, eu estou apresentando ele a vocês e ensinando sobre ele, ele é o criador do mundo e da humanidade. Ele vai julgar todo o mundo por meio de um homem que ele ressucitou.”

Ok, porque que eu contei essa história de Paulo? Os atenienses, acreditavem que deus, até mesmo deuses existem, tanto que foi fácil para Paulo usar essa crença e preencher com o Deus da bíblia. De maneira similar, seria fácil para mim recuperar a confiança em Deus e acreditar na apresentação que ele faz de si mesmo na bíblia se eu tivesse como acreditar na existencia de um deus sem a necessidade de recorrer a argumentos bíblicos, a final de contas, os atenienses nunca tinham ouvido falar de bíblia e mesmo assim acreditavam que um deus existia.

Quando digo que preciso de provas de que deus existe fora da bíblia, não quero dizer um deus assim como os cristãos concebem, cheio de detalhes, como os seus atributos (amor, justiça, poder...). Eu preciso de provas fora da bíblia, sem usar um argumento bíblico como, por exemplo, o de Romanos 1:20 (revelação natural), de que “UM SER SUPERIOR E TRANSCENDENTE” exista.

Trocando em miúdos. Quero provas de que deus existe, para creditar que ele exista, para acreditar no que a bíblia diz sobre ele, para voltar a ter um relacionamento com ele.

Preciso de provas extra-bíblicas da existencia de um deus.

Preciso recuperar a confiança nele.

Preciso me livrar do limbo teológico no qual as TJ me lançaram.

Preciso da ajuda de vocês aqui do fórum.

Então vou terminar repetindo a pergunta:

“Como provar que um deus existe sem o uso das Escrituras?

Serei grato eternamente pela ajuda.
Excelente texto! Sua palavras me fizeram refletir, o fórum está precisando de mais pessoas com o mesmo nível intelectual que você possui!
d:7
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Residente Temporario escreveu:
Excelente texto! Sua palavras me fizeram refletir, o fórum está precisando de mais pessoas com o mesmo nível intelectual que você possui!
d:7
Também concordo, más não custa pesquisar...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Residente Temporario
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 501
Registrado em: 25 Fev 2013 16:19

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Residente Temporario »

Eu gostei muito do seu tópico, ultimamente tenho tentado não pensar nesse assunto, pensar nisso me faz sentir vazio.

Eu sempre me deparo com a mesma questão: Devo acreditar que o universo surgiu a partir do nada ou acreditar que um Deus todo-poderoso criou o universo? Se Deus criou o universo, como um ser tão poderoso assim pode ter surgido a partir do nada?

Não entendo como algumas pessoas conseguem se convencer de qualquer uma das possibilidades. As duas respostas são absurdas.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Eu penso neste assunto todos os dias. Acredito que se as pessoas fossem mais detalhistas em suas observações pessoais e não tivessem medo de serem ridicularizadas, elas chegariam à conclusões pessoais bem diferentes do lobby da necessidade de se aceitar uma "verdade" patrocinada por uma "elite intelectual". Não estou dizendo que há uma elite querendo dominar o mundo, só estou dizendo que resolveram dar ares de científico e racional à algo que não tem início, nem meio; mas somente o fim ou o presente, que é como as coisas estão ou são conforme observamos em nossas vidas.
Pra mim​, é muito óbvio observar a inteligência do Criador nos corpos dos seres vivos. Por exemplo, pra mim, a racionalidade me faz chegar à conclusão que uma suposta evolução não produziria um par de órgãos, como dois ouvidos e dois olhos. Claro, evidentemente eu nem acredito que um suposto ancestral que não tinha olhos nem orelhas um dia desenvolveria estes órgãos, isto é fantasioso demais, mas é "científico" segundo alguns! O que a racionalidade me faz entender, é que se ouvesse algo assim dentro dos seres, que desenvolvesse orgãos conforme uma necessidade para "evoluir", como este "algo" ou "força" não possuiria "sabedoria", pois seria somente uma tendência de preservação e continuidade; enfim, o que aconteceria era o surgimento de várias bocas, entradas de alimento e vários órgãos sexuais para preservar e continuar a "espécie". E a utilização de um mesmo orgão para dois fins? Como no caso da uretra no homem, que tanto conduz a urina como o sêmen? Incrível como a "evolução foi sábia neste caso! Sinceramente, uma evolução, se fosse o caso, produziria a saída da urina na menor distância possível entre a bexiga e o exterior e neste caso, se tivéssemos este formato, a urina sairia entre a barriga e o púbis. E a bunda humana! Quando estamos em pé, o ânus é literalmente um órgão interno! Como ficou assim se em todos os animais é diferente! Não diz a tal "teoria científica" que o uso contínuo dos órgãos pelos seres moldou o seu formato? Se fosse assim nosso ânus estaria cada vez mais exposto! Eu estou falando sério! Simplesmente ÊLE resolveu nos dar dignidade: "Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança".
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Olha Alexi, provar que Deus existe é um troço complicado, tão complicado quanto provar que ele NÃO exista.
Me vejo com um problema parecido com o teu: minha RACIONALIDADE ao perceber que as escrituras são puramente humanas e que as espécies evoluiram SIM, aliado ao sofrimento existente no mundo e ao silêncio de Deus sobre o assunto, me empurram pra uma conclusão de que estamos sozinhos no Universo, estamos por conta própria. Mas diferente dos ateus (que eu admiro por terem essa coragem) eu emocionalmente, psicologicamente, espiritualmente, existencialmente, sei lá, NÃO TENHO CORAGEM de olhar pro mundo, pra vida SEM DEUS. Preciso dele, preciso que Ele exista (mesmo que não), preciso esperar algo para o futuro. Qual o meu caminho nesse CONFLITO? Deixei as coisas LEVES: abraço as dúvidas (não brigo mais com elas), não me sinto OBRIGADO a nada, nem orar, nem acreditar. Procuro olhar e SENTIR o mundo com mais Magia, mais mistério, porque há...e talvez ESSA MAGIA, esse MISTÉRIO apontem pra algo mais do que nossa razão possa alcançar... Oro porque e quando quero, sem me sentir Obrigado. Isso que você mencionou da fé ter que ser provada com a razão, é o resultado do Cristianismo x Iluminismo. Outras religiões antigas não viam essa necessidade. Talvez um livro que poderia ser interessante: EM DEFESA DE DEUS - O que a Religião realmente significa - Karen Armstrong
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Crédito de apresentação - Forista Habiru.

Não conhecia o canal, obrigado!

phpBB [video]
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por mayhra »

Contribuindo:

Primeiramente, penso que existem provas tanto de que Deus não existe como de que Ele existe. Isso porque, do ponto de vista evolutivo, nós, seremos humanos, ainda nem saímos do útero. A Terra, no pequeno planeta, é o nosso útero cósmico e ainda nem nascemos para a realidade do UNIVERSO. Nosso conhecimento é muito limitado, ainda. Apenas colocamos um pezinho para fora da Terra, e olha lá.

Dito isso, tanto podemos coletar informações que apoiam a existência de Deus como podemos coletar informações que contrariam a existência de Deus. Na verdade verdadeira, o que acreditamos ou deixamos de acreditar não influenciará na vontade de Deus, seja ela qual for. Deus faz e determina o quem bem quiser, independentemente da nossa vontade. Porém, para quem é Cristão, se acreditarmos em Jesus Cristo, se tivermos fé Nele, seremos salvos, herdaremos o Reino dos Céus quando chegar a hora.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Galileu »

Eu creio .
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por mayhra »

Particularmente, o que me convence da existência de Deus:

Princípio Um
O todo é maior do que a soma das partes.

Por exemplo: nosso cérebro é um tecido mole, semelhante a uma geleia, mas a nossa consciência, o saber que estamos vivos e que somos aquele ou aquela que se olha no espelho, é mais do que a carne do cérebro ou sua matéria orgânica. Isso, para mim, é algo divino.

Tal conceito está presente em toda a natureza, em toda a abundância de vida. É claro que uma barata não tem o mesmo tipo de consciência que nós, seres humanos, temos, mas ela também é mais do que a soma de suas partes.

Se fôssemos apenas matéria, pura e simples, o que somos seria equivalente a soma de nossas partes. Mas não, somos algo além disso. Isso é divino, para mim, isso é de Deus.
Editado pela última vez por mayhra em 09 Jul 2017 20:46, em um total de 1 vez.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 398 visitantes