"Se você não sabe, não existe dor."

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Perspicaz »

Ermioni escreveu:Já passei por tds essas fases q vc passou. É muito dolorido msm.

Mas sabe Lipe, acho q outras fases me viram.

Me considerava ateia, hoje em dia me considero Agnóstica.
Já no meu caso, pensava ser Agnóstico, agora penso ser um Ateu, rsrsrsrsrsrs. Eita que coisa louca essa busca por conhecimento............,
:diver3: :diver3: :home3: :home3: :home3: :home3: :tapado8: :tapado8: :tapado8: :tapado8:
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Lipe »

Lourisvaldo Santana escreveu:Eu não perdi a fé em Deus, Lipe! Então não sei se tenho a mesma desilusão que você (ou se apenas troquei de ilusão, vai saber).
Eu não sei se Deus existe.. Não acredito na Bíblia como a palavra dele, mas, não sei se existe um progenitor da vida.

Eu acho interessante como os animais já nascem "como que programados" para fazer algumas coisas incríveis:

Os pássaros sabem fazer seus próprios ninhos, mesmo sem passar pelo processo de aprendizagem. (Como isso é possível se os pensamentos e lembranças não são transmitidos pelos gênes?) Existem exemplos semelhantes: o castor constrói represas, as novas serpentes já sabem caçar logo depois de saírem dos ovos, a aranha sabe tecer teias com padrões e formas ideais para a resistência da teia, alguns filhotes de pássaros se jogam de grandes altitudes sabendo como voar, as formigas já sabem seu papel na comunidade assim que nasçem, etc.. existem exemplos muito mais complexos que levariam muito tempo para que eu explicasse, como por exemplo: Existe uma espécie de cupim que quando tem sua colônia atacada por formigas, cria paredes em volta da rainha para ser protegida e atraem as formigas para pequenos corredores para matar uma por uma..

Exemplos como esses me colocam em dúvida sobre a evolução e são para mim como um aparente "Design Inteligente"...

Também gosto de me olhar no espelho e olhar cada parte do meu corpo e rosto, tudo é tão útil e eficiente, até detalhes como as sobrancelhas e Os pequenos furos que temos na pele exterior ao olho.. Também parecem ser bons demais para surgirem por meio de uma seleção natural que só favoreceria o mais útil e a vida; não o mais agradável e prazeroso..

Por isso não posso dizer que sou ateu. Pois acredito que há uma boa possibilidade de existir um criador. Por outro lado os registros científicos me parecem lógicos. Eles apresentam uma explicação lógica de como cada parte dos seres vivos foi se desenvolvendo e se aprimorando com os milênios que se passam.

Só sei que nada sei..
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Lipe »

Perspicaz escreveu:
Ermioni escreveu:Já passei por tds essas fases q vc passou. É muito dolorido msm.

Mas sabe Lipe, acho q outras fases me viram.

Me considerava ateia, hoje em dia me considero Agnóstica.
Já no meu caso, pensava ser Agnóstico, agora penso ser um Ateu, rsrsrsrsrsrs. Eita que coisa louca essa busca por conhecimento............,
:diver3: :diver3: :home3: :home3: :home3: :home3: :tapado8: :tapado8: :tapado8: :tapado8:
:1 :1 :1 :1 :1
Perspicaz é uma comédia..
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Olha Lipe, eu não poderia deixar de comentar o seu desabafo. Pra mim já foi mais difícil, mas ainda não está sendo fácil. É como se estivéssemos seguros em cima de uma estrutura de concreto, que de repente se transforma em areia movediça. Outra sensação que me lembro de ter tido, é como se um enorme caminhão tivesse passado por cima da gente, e agora ficamos caídos no asfalto, nos perguntando o que aconteceu, porque nem vimos o que nos atingiu. Os comentários da Erminoni sobre não desejar um Paraíso tão padronizado assim, me fez lembrar que no começo desse meu processo, enviei uma correspondência para o Mentes Bereanas, cujo parte do teor segue abaixo:

EQUILIBRIUM

Há algum tempo atrás, antes de tudo isso ocorrer, eu estava assistindo o filme Equilibrium, com Christian Bale, que conta uma ficção futurista, onde ninguém podia expressar emoções,
nem falar o que estava sentindo, pois um regime totalitário alegava que assim seria melhor para a paz mundial, e dessa forma manipulava a todos.
Senti um frio na espinha ao assistir o filme e não pude deixar de perceber os paralelos entre o regime do Tetragramatom (apenas coincidência esse nome?) e a imposição da maneira de pensar e de agir da Sociedade da Torre de Vigia a nós membros.

Eu já tinha percebido esse paralelo entre o filme e a organização já faz algum tempo, antes de eu ler esses livros "apóstatas", mas depois que eu os li, esse paralelo se tornou mais evidente, pois as poucas pessoas de minha família com quem me abri, me alertaram, que eu não deveria comentar essas coisas com ninguém, e o mesmo fizeram os anciãos na comissão judicativa que me tirou o cargo.
Eu me vi na situação do filme e pensei: "Caramba, que comunidade é essa em que eu vivo, onde você não pode expressar o que pensa, e nem o que sente?".

E uma das coisas em que eu mais me orgulhava das Testemunhas de Jeová, que é a união na maneira de pensar, um só ensino em todo mundo, hoje se tornou para mim causa de tropeço. Às vezes tem se tornado insuportável assistir às reuniões e ficar constantemente ouvindo "mesa de Jeová", "alimento no tempo apropriado", "organização", etc...
À que custo essa união? Essa uniformidade? Essa padronização da maneira de pensar? No referido filme, todas as pessoas usam roupa social preto e branca, uniformizadas, padronizadas, parecendo robôs. Às vezes eu sinto que mesmo sem ter essa intenção a Organização tem feito a mesma coisa. Não é à tôa que num dos melhores videos produzidos pela Torre de Vigia, "A Criação declara a Glória de Deus" onde um pai ensina seu filho sobre as criações de Jeová, a postura e a artificialidade do pai e do filho tornam o vídeo menos atraente, menos emotivo, porque eles acabam sendo típicos irmãos "teocráticos" padronizados. Na verdade, hoje eu percebo que mesmo a vida no paraíso terrestre se tornava menos atraente pra mim, porque parecia que teria que seguir um esquema rígido de pessoas se comportando e pensando de maneira uniforme, como ilustrado nas pinturas das publicações sobre o novo mundo.

Penso que Jeová se agrada na diversidade, como exemplificado pela abundante diversidade que ele deixou na natureza (Prov. 8:31). Nenhuma planta tem 2 folhas exatamente iguais, nenhuma flor tem 2 pétalas exatamente iguais, até mesmo as impressões digitais e todo o resto físico é diferente de ser humano para ser humano. Porque devemos pensar então que a riqueza que Deus criou dentro da gente, "o homem que somos no íntimo" deveria de alguma forma ser uniformizada e encaixada em moldes?

E isso não é uma prerrogativa exclusiva da Torre de Vigia. Penso que esse é um problema grave da maioria das denominações, que impõem sua cultura sobre o adepto, destruindo as raízes que fez parte da criação dele.
Como exemplo: determinado jovem sempre gostou de música sertaneja, porque ele cresceu ouvindo isso na sua família e essas músicas lhe fazem lembrar de seu falecido pai que ouvia essas músicas desde que ele era criança. Mas quando ele passa a ser membro de uma denominação pentecostal, ele é persuadido a jogar todos os discos com "música do mundo" fora e ouvir apenas música gospel, acreditando que Deus espera isso dele. Com isso, a perda cultural, de diversidade e de lembranças é maior do que esse jovem possa imaginar .
A mesma perda significativa ocorre quando a Torre de Vigia insiste em fazer com que as pessoas parem de comemorar aniversários natalícios, feriados ou festividades para ficar "espiritualmente pura".


Quando escrevi essas palavras acima, há uns 2 anos atrás, morria de medo de perder a fé. Hoje perdi o medo e boa parte da fé. Sou um Agnóstico Reverente que fecha os ouvidos quando assiste às reuniões, mas não hesita em se curvar diante do Deus da Natureza, o Deus de Baruch Spinoza. Quanto a ter certeza, cada vez mais desaparece minha necessidade de ter certeza de alguma coisa. Eu não sei se você já estava no fórum quando postaram esse link esplendido abaixo do filósofo de rua Eduardo Marinho, falando sobre a tolice de ter certezas no campo Metafísico:

phpBB [video]



Sobre o Deus de Spinoza, que Albert Instein disse realmente acreditar, mas cujo texto pode ser apócrifo (não produzido por Spinoza) segue abaixo:

Einstein quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.

DEUS SEGUNDO SPINOZA
“Pára de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.
Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.
Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?
Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
Que tipo de Deus pode fazer isso?
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.
A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.
Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.
Eu te fiz absolutamente livre.
Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.
Vive como se não o houvesse.
Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.
Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.
Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Pára de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar.
Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.
Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.
Pára de louvar-me!
Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.
A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.
Para que precisas de mais milagres?
Para que tantas explicações?
Não me procures fora!
Não me acharás.
Procura-me dentro… aí é que estou, batendo em ti.
Baruch Spinoza.
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Rafidhi »

Lipe escreveu:
Eu não sei se Deus existe.. Não acredito na Bíblia como a palavra dele, mas, não sei se existe um progenitor da vida.

Eu acho interessante como os animais já nascem "como que programados" para fazer algumas coisas incríveis:

Os pássaros sabem fazer seus próprios ninhos, mesmo sem passar pelo processo de aprendizagem. (Como isso é possível se os pensamentos e lembranças não são transmitidos pelos gênes?) Existem exemplos semelhantes: o castor constrói represas, as novas serpentes já sabem caçar logo depois de saírem dos ovos, a aranha sabe tecer teias com padrões e formas ideais para a resistência da teia, alguns filhotes de pássaros se jogam de grandes altitudes sabendo como voar, as formigas já sabem seu papel na comunidade assim que nasçem, etc.. existem exemplos muito mais complexos que levariam muito tempo para que eu explicasse, como por exemplo: Existe uma espécie de cupim que quando tem sua colônia atacada por formigas, cria paredes em volta da rainha para ser protegida e atraem as formigas para pequenos corredores para matar uma por uma..

Exemplos como esses me colocam em dúvida sobre a evolução e são para mim como um aparente "Design Inteligente"...

Também gosto de me olhar no espelho e olhar cada parte do meu corpo e rosto, tudo é tão útil e eficiente, até detalhes como as sobrancelhas e Os pequenos furos que temos na pele exterior ao olho.. Também parecem ser bons demais para surgirem por meio de uma seleção natural que só favoreceria o mais útil e a vida; não o mais agradável e prazeroso..

Por isso não posso dizer que sou ateu. Pois acredito que há uma boa possibilidade de existir um criador. Por outro lado os registros científicos me parecem lógicos. Eles apresentam uma explicação lógica de como cada parte dos seres vivos foi se desenvolvendo e se aprimorando com os milênios que se passam.

Só sei que nada sei..
Lipe! Meu caso é igualzinho ao seu! Não acrescento nem tiro nenhuma palavra. É como se fosse a Existência vs Inexistência batalhando pela nossa atenção. O pior é que esse estado de espírito me consome terrivelmente. Eu penso que essa vida é tudo que há, não há Deus, Inferno e nem Paraíso, aí tenho vontade de fazer tudo aquilo que gosto e desejo sem dar satisfação a ninguém. Aí me bate na mesma hora o medo de ser jogada no Inferno caso Deus exista mesmo. E nisso eu vou perdendo minha vida, sendo certinha, mesmo sem pertencer a nenhuma religião, só por medo que alguma delas esteja certa...
Paciente
Forista
Forista
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Dez 2016 20:16

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Paciente »

Ermioni escreveu:
Num congresso que teve, falou muito sobre trabalharmos, construir casas, limpar a terra, não poder escolher o lugar p morar, e adorar a Deus, e trabalhar, e adorar a Deus, e mais regras, e mais regras e trabalhar e adorar a Deus....... Sabe eu queria poder viver nele intensamente, lógico q teria q trabalhar, mas queria me divertir muito mais do q trabalhar e ficar o tempo td servindo a Deus...... imagina se eu tivesse a eternidade, mas tivesse q viver como o povo de Betel vive? Na boa não ia querer não. Lá é pior q quartel. E viver com até tom de voz apropriado, e não pode isso e aquilo, ter horário p td, sempre obedecendo muitas ordens, Palavras corretas a usar, jeitos corretos a se usar, roupas corretas a se usar. Viver igual a um robô, se não for assim ta fora do tal paraíso. To fora. Eu queria ms era poder conhecer esse mundo lindo, ir p cachoeira, praia, patinar na neve, queria poder correr pela grama, morar numa linda casa com arvores e muitas plantas, chamar os amigos p ficar o dia falando bobeira e rindo, sem ter horário p acabar, e nem ter q mandar td mundo embora pq é hora de ir p reunião. Mas qd vc para p analisar, eles te vendem isso, depois te avisam q não é bem assim.

Poxa, mas então quer dizer que o tal corpo governante já criou regras até para o paraíso? :2
E Jesus, onde fica nessa história? Ou eles criaram regras até pra Jesus seguir? :1
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Lehh »

Lipe,

Eu me sinto exatamente como você. Isso tudo me deixou depressiva, parece que nunca serei feliz. Sei que felicidade é algo subjetivo, mas sinto que nem buscar a felicidade eu posso. Parece que isso não é para mim, que eu tenho que me habituar a viver enxergando o mundo cinza.

Eu cresci lá dentro, é a única coisa que conheci na minha vida. Já questionava muita coisa desde a adolescência, nunca acreditei que a Bíblia seja um livro inspirado por Deus, mas uma ficção.

Acredito que pode haver algo do outro lado, mas não como é ensinado. Se Deus existe, acredito nele.
Mas, não acredito nas interpretações da torre, nos ensinos, na hipocrisia.

Infelizmente, criei vínculos lá dentro difíceis de romper. Mesmo querendo romper, sinto que não consigo. Tenho visto meu casamento caminhar para o fim, o que me entristece muito. Penso que foi um grande erro, eu não deveria ter me casado tão jovem, tão tola, ingênua. Queria fazer o correto e cedi às pressões de outras pessoas, isso resultou num sofrimento intenso.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
RenatoHC12
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Jul 2017 13:45

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por RenatoHC12 »

Lipe escreveu:
Ficamos em conflito se devemos ajudar os que estão lá dentro ou se devemos deixar que eles sejam felizes e inocentes por viverem e acreditarem em uma doce ilusão.

Eu me pergunto: será que devo ajudar minha família e meus amigos que ainda são Testemunhas? Eles acreditam que vão viver em um paraíso e que Deus está abençoando a vida deles. Não seria mais fácil que eles continuassem com esse propósito e que eu levasse toda a culpa mesmo, como um apóstata pecador que Não ama a Deus?
Tenho esse mesmo dilema Lipe
Tenho muitos familiares que são TJ, tenho medo da reação dos mais velhos com mais de 30, 40 anos lá dentro, talvez eles não saibam lidar com a verdade sobre a verdade, talvez seja melhor que eles permaneçam lá visto que alguns já estão na idade avançada.
Também há os mais novos, que começaram a ir na escola. Sei como é ser um jovem que não pode fazer nada por causa da religião, ser tratado como esquisito. Por eles eu fico com dó por que provavelmente eles terão a juventude deles estragada por causa da Torre.
Já fiz tanta coisa que nem me lembro
Do que eu era contra ou fui a favor
O que me dava prazer, hoje só me dá dor
Nunca aprendi o que é o amor

Vespas Mandarianas - Não Sei o Que Fazer Comigo
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Eu estive pensando, será que o preço de se saber a “verdade” vale apena para quem ainda não sabe? Se não saber implica em não “sentir dor”, então acho que prefiro deixar que aqueles a quem amo continuem sem saber sobre a organização. Pois o que eu mais sinto hoje é “dor”, mas uma dor existencial que parece não ter fim. O que não existia (sentimentos de ser enganado, de ter acreditado numa série de mentiras, a indignação de saber que pessoas estão no mesmo estado em que você se encontrava de ignorância) passou a existir como um terremoto e parece que não tem mais fim. Minha crença na existência de uma ou “mais” entidades transcendentes (podem chamar de “Deus”, “deus”, “deuses”) permanece, embora hoje eu já não acredito que haja uma interação objetiva entre esses mundos, acho que estou pendendo para o deísmo rs.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: "Se você não sabe, não existe dor."

Mensagem não lida por Galileu »

Mil vezes viver a realidade , do que massagear o ego com mentiras, ilusões.

Por mais dolorosa que seja a realidade , vive--la nos permite planejar mudanças, mas se viver uma mentira nunca reconheceremos o mal que nos causa e a necessidade de mudar e evoluir.
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: JonasKahnwald, Yurix e 81 visitantes