Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Mind Games »

Aribagachi escreveu:Levanto essa pergunta com base no comentário de um amigo [tambem dissidente] que mora na mesma cidade que moro.

A cerca de 10 dias fiz um video explicando porque deixei de ser TJ e o compartilhei com esse amigo, que disse que iria passar para uma TJ conhecida que tinha acabado de voltar para a organização.

Hoje o encontrei na rua e ele me relatou que a resposta da TJ, ao receber o meu video no seu Whatsapp foi assim:

- Hahahaha... Nem vi o vídeo. O deletei. Ainda espero que você volte para Jeová...

Naturalmente isso é comum em muitas TJ zelosas, ou seja, seguir as orientações do Corpo Governante para não verem materiais apóstatas.
Contudo, essa resposta em particular me deixou curioso para saber qual é a porcentagem de TJs que realmente "evitam" ver materiais apóstatas (diga-se, saber a verdadeira "verdade").
Particularmente suspeito de que seja a grande maioria [que evita a "apostasia"] , uma vez que, se uma TJ se dispoe a investigar, é porque ela já está sendo "honesta" com sua própria consciência, e sendo assim, só não deixaria a organização por causa do apego emocional.
O que acham?
O vídeo esta disponivel no youtube ? Eu queria ver.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Pra responder a essa questão eu gosto muito de usar o exemplo da minha esposa.

Eu me afastei da organização a princípio devido ao erro interpretativo de Mat. 24:45-51, que é o texto base do escravo-fiel e prudente. Já fui a uma reunião comigo e mais 2 anciãos que tentaram provar que estou errado, eles não conseguindo, deixei as reuniões. Como última tacada, já passado 4 meses, eles marcaram nesse domingo uma reunião com outro ancião e superintendente. Enfim, perguntei à minha esposa, que continua lá, o que ela fará caso eles ainda não conseguirem provar que estou errado, a resposta: "Mesmo assim, continuarei indo ás reuniões, mas respeito sua vontade de não ir mais."

Bom, acho que essa é a atitude que permeia a maioria, diria que uns 98%. Em conversa com meu cunhado, que é ancião na minha ex-congregação, e provavelmente estará na reunião de domingo com o superintendente, ele disse o mesmo que a minha esposa. A única pessoa que eu já vi demonstrando uma pequena atitude de dúvida foi um recém-batizado, mas no final a resposta foi a parecida quando discutimos um outro assunto sobre o C.G.
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Mind Games escreveu:Os que sabem estão do lado de fora da torre ou querem sair, só estão esperando a oportunidade ideal por causa da familia.
Concordo 101% com sua afirmação. Estou só esperando a oportunidade de dizer bye bye Torre!
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por EstPer »

Pergunta difícil de ser respondida. Pois dessa porcentagem que conhece a verdade sobre as TJ, muitas delas nem se revelam, acredito que a minoria acaba se revelando, mesmo que de forma anônima como aqui no fórum.

Para os que estão na Organização e só continuam por causa de familiares, é realmente triste. Não ter a liberdade de crença ou filiação religiosa por pressão social.

No meu caso não tenho a pressão de parentes, pois meus familiares respeitam minha escolha religiosa que eu quiser (ainda bem). Meus motivos de continuar seriam talvez o mesmo de um católico não devoto (que só frequenta), que conhece todas as atrocidades da igreja no passado e a pedofilia dos padres:

- trocar de religião é, ao meu ver, praticamente trocar 6 por meia dúzia.
- não preciso sair da Organização para viver minha vida do jeito que bem entendo (claro que de forma discreta).
- não sinto necessidade de acatar nada da organização que julgo exagerado ou errado.
- há sim alguns aspectos positivos na organização que ainda me fazem admirá-la
- religião é para mim uma expressão cultural e moral humana, e não a relação com algo divino.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por KOSTA »

Mentalista escreveu:Por meio dos comentários, postura durante as orações, forma de falar na tribuna e nas partes e, principalmente, conversando com a pessoa sobre doutrinas, já tentei identificar pessoas que não acreditam realmente no que é dito nas reuniões, mas acabei reparando em outra coisa: O que um ali acredita não é o mesmo que o outro acredita. Geralmente, mas não sempre, concordam com o pacote básico de doutrinas, mas o resto se torna especulação. Até porque essa balela de "nova luz" impossibilita certezas em qualquer assunto. Os que estão conscientes do engano que é essa religião, grupo que inclui os dissidentes, aumentam a cada dia. Atualmente não devem passar dos 5%. Mas os que acreditam e mesmo assim violam as regras de propósito superam os 30%.
100% de acotdo!

Outra quedtao tem a ver com as outras relibioes. Sair pata que? As outtas denominacoes sao farinha do mmesmo saco. A Biblia da azo a muitas interpretacoes...
Porem noto carda de gozo em alguns, principalmente pelo olhar distante e vazio. Diria que uns 20% sabem da falacia mas nao podem sair sob pena de expulsao. A % daqueles que querem sair mas nao o fazem parac nao sofrerem humilhacao deve ser muito grande, talvez uns 40% principalmente os mais jovens.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Qual é a % das TJ que realmente sabem a "verdade"?

Mensagem não lida por KOSTA »

Desculpem os erros de escrita meu teclado ta minusculo..carrego numa teclace aparecem duas ou tres, que seca...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 159 visitantes