As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Para ser sincero eu também não acredito que estas imagens possam influciar nossas mentes de maneira subliminar.

Mas o que é definitivamente estranho é o fato dos desenhistas da Sociedade criarem estas ilustrações. Para mim não há dúvidas de que algumas delas foram feitas com algum propósito, agora qual foi esse propósito eu não sei dizer.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por antitipo »

Aquela ilustração da garra do livro Revelação e a da página 35 do livro Conhecimento são simplesmente inquestionáveis. Mas outras forçam a barra...
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

antitipo escreveu:Aquela ilustração da garra do livro Revelação...
Você se refere à ilustração da página 52?
Eu acha que não tem nada haver, absolutamente nada.
Num movimento brusco Jesus depedaça vasos de barros jogados ao ar. Para representar a cena com toda a sua dramaticidade o desenhista ou ilustrador distorce a imagem para indicar claramente o sentido do golpe desferido com a vara de ferro e o caráter de movimento da ação. A mão do "unigdo" atrás de Jesus ficar por isso distorcida também. A própria vara na mão de Jesus fica totalmente distorcida.
As varas nas mãos de todos os presentes possuem um tipo de adorno em alto relevo que as circunda. O polegar da mão do ungido que alegadamente possuiria uma garra, além de distorcido devido aos motivos acima mencionados, está exatamente sobre esse ornamento que circunda a vara e dá a impressão de ser um prologamento do polegar.

Não é uma garra.
Não há explicação lógica para a existência dessa garra além das bobagens envolvendo acusações fantasiosas de satanismo.

Intessante como parte das explicações revelam os costumeiros preconceitos cristãos fundamentalistas, envolvendo fraternidades como a maçonaria ou movimentos como o New Age. Até o satanismo é usado como explicação.
Eu lamento que as pessoas deixem a "organização", deixem a religião das testemunhas de Jeová, mas permaneçam apegadas a esses tipos de preconceitos. "Satanás" é sempre o "outro". Nesse caso a Watchtower Society, a maçonaria, o neopaganismo, o movimento New Age.

Imagem

Datalhe:
Imagem
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

antitipo escreveu:Aquela ilustração ... da página 35 do livro Conhecimento ....
Imagem

Obervando isoladamente apenas metade da ilustração é possível ver algo que parece um rosto escondido na vegetação. Duplicando, como faz o Índice TJ, aparece uma verdadeira apoteose, digna de um carnavalesco Joãozinho Trinta macabro. Pode parecer teimosia minha mas eu acho que ocorre aqui aquele mesmo efeito da tinha guache jogada no meio de um folha de papel em branco que é posteiormente dobrada. O borrão forma uma imagem duplicada em cada lado da folha dobrada. A mente humana busca harmonia dentro do caos e cada pessoa interpresta o desenho de uma forma. Até existem psícologos que analisam as pessoas tendo em vista suas interpretações. Onde os "puros de coração" enxergam uma borboleta os mais sacanas enxergam uma vagina. Alguns desses borrões, por mera coincidência, assumem aspectos quase unânimes dentro de determinadas culturas. Assim, dependendo da cultura local, as pessoas enxergam "Virgens Marias" ou "diabinhos".

É chato defender a Torre de Vigia. Vou começar a cobrar meus honorários .... :lol:
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Poltergeist escreveu:Tinha uma ilustração onde era possível ver um porta-retrato com um cabrito dourado, semelhante àquele usado pelos israelistas para adoração falsa. Não achei no IndiceTJ
Com essa imagem eu fiz ancião presidente ter que conversar com Superitendente para não cair nos laços da dúvida!
É no livro Viver para Sempre...só tenho uma imagem pequena...se alguém pudesse scanear uma maior agradeceria. :4
Imagem
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por Kali »

André Felix escreveu:
Intessante como parte das explicações revelam os costumeiros preconceitos cristãos fundamentalistas, envolvendo fraternidades como a maçonaria ou movimentos como o New Age. Até o satanismo é usado como explicação.
Eu lamento que as pessoas deixem a "organização", deixem a religião das testemunhas de Jeová, mas permaneçam apegadas a esses tipos de preconceitos. "Satanás" é sempre o "outro". Nesse caso a Watchtower Society, a maçonaria, o neopaganismo, o movimento New Age.
No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.
Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por antitipo »

Exatamente a questão em jogo! As imagens ocultas dentro das publicações da Torre não tem nada de mais em si só. Mas para quem fala que é isenta de qualquer ligação com outras religiões, é um tanto hipócrita. Em relação a imagem do "Joãozinho Trinta" (gostei dessa, André :D ), pelo menos outras duas imagens também aparecem naquela mesma linha imaginária, não só a do nosso famoso carnavalesco. Será que Joãozinho Trinta é do Corpo Governante? :shock:
Kali escreveu: No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.
Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por shurelambers »

André Felix escreveu:
antitipo escreveu:Até existem psícologos que analisam as pessoas tendo em vista suas interpretações. Onde os "puros de coração" enxergam uma borboleta os mais sacanas enxergam uma vagina.
É chato defender a Torre de Vigia. Vou começar a cobrar meus honorários .... :lol:
Putz.. devo ser um prato cheio para os psicólogos, pois sou da turma que enxerga vaginas em tudo... :1 :1 :1

Mas falando sério, deve ser por isso que não consigo mistificar tanto as coisas. Não consigo ver nada de satânico ou diabólico em nada do que colocaram aqui.
Uma das figuras inclusive fala de Jesus fazendo um sinal maçonico. Oras, sou maçom e nunca vi tal sinal!! Nem pra inventar direito, esse pessoal consegue.

Depois vão dizer que eu tb estou defendendo a Torre. :10
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

Kali escreveu:
André Felix escreveu:
Intessante como parte das explicações revelam os costumeiros preconceitos cristãos fundamentalistas, envolvendo fraternidades como a maçonaria ou movimentos como o New Age. Até o satanismo é usado como explicação.
Eu lamento que as pessoas deixem a "organização", deixem a religião das testemunhas de Jeová, mas permaneçam apegadas a esses tipos de preconceitos. "Satanás" é sempre o "outro". Nesse caso a Watchtower Society, a maçonaria, o neopaganismo, o movimento New Age.
No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Eu não acho que a Torre de Vigia se "associa com quem ela atira pedra ... em 'inofensivos' desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares", com você afirma acima. Quando eu mencionei os borrões usados por alguns psicólogos como meio auxiliar de analisar conteúdos inconscientes projetados exteriomente em imagens aleatórias e de interpretação subejtiva eu tentei mostrar justamente o contrário. As próprias pessoas projetam nesse borrões e nessas ilustração os seus temores, ódios, bem como "fantasmas" e "demônios" interiores. Eu digo brincado que estou defendendo a Torre de Vigia mas na verdade eu penso o mesmo sobre a maioria das acusações do mesmo tipo. Por exemplo, uma das metades da ilustração da página 35 do livro "Conhecimento" é duplicada. Existe logo atrás da imagem de Jesus Cristo uma expessa folhagem. Usando esse tipo de duplicação, negativando uma delas, é óbvio que que seriam consideráveis as chances de surgirem algumas imagens estranhas. Quem fez essa duplicação conhece esse recurso e isso torna a acusação maldosa. Eu acho que a Torre de Vigia não perde tempo dando explicações sobre essas acusações pois acabaria nesse caso dando mais visibilidade, promovendo algo sem importância. Qualquer editora faria o mesmo.
Com isso eu repito - é de se preocupar que dissidentes fiquem vendo demônios ou figuras fantasmagóricas em ilustrações da Torre de Vigia. Eu não sou profissional do ramo, aliás não sou profissional de ramo algum, sou um apenas "achólogo" (acho que...), e posso até estar fornecendo munição para os nossos críticos mas eu penso ser apropriado uma auto-análise dos nossos conteúdos inconscientes. Notem que as interpretações dessas suposta figuras nas ilustrações revelam preconceitos muito comuns entre cristão, em especial evangélicos que, influenciados por lideranças inexcrupulosas, espalham falsas informações sobre adversários em potencial. Movimentos como a maçonaria, o misticismo ritualistico ou o movimento da Nova Era, embora não tenham relação entre si, representam uma possibilidade de abertura, de libertação dos condicionamentos limitadores e castradores presentes no cristianismo conservador. Um místico ou esoteristas genuíno é um "livre pensador", um buscador, que se torna independente da intermediação dos sacerdotes, das grandes e pequenas instituições ou das lideranças religiosas. A união com o divino se torna para tal uma experiência pessoal, alcançada quando o mesmo "entra em seu aposento e 'ora' ao 'pai' em secreto".
Sobre os borrões que eu mencionei estou me referindo ao teste de Rorschach. Segundo http://www.sobresites.com/psicologia/ar ... linica.htm o teste de Rorschach "é provavelmente o teste projetivo mais famoso da Psicologia. Nele o psicólogo mostra ao sujeito 10 folhas com borrões de tinta, no qual é solicitado ao examinado dizer o que está vendo. O objetivo é investigar a dinâmica de personalidade particular a cada pessoa mediante critérios estatisticos."

O site abaixo indicado "oferece um software com a finalidade de facilitar uma análise quantitativa destes critérios segundo a metodologia de John Exner e outra de Bruno Klopfer":
http://www.rorschachonline.com/rorschach/index.aspx

Exemplos ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por RX »

Eu me lembro de já ter visto uma ilustração dessas, um céu com nuvens e luz, que ocupa duas páginas de uma brochura, e que dobrando as duas páginas ao meio e juntando forma uma caveira luminosa no céu. Foi na Internet, e não me lembro onde. Se alguém puder localizar, eu agradeceria. Essa é inegável.

Quanto à possibilidade de imagens ocultas exercerem algum poder sobre a mente, não se preocupem com isso. É pseudociência. Mais informações nestes artigos:

http://www.projetoockham.org/pseudo_subliminar_1.html
http://www.projetoockham.org/pseudo_discursos_1.html
http://www.projetoockham.org/pseudo_disney_1.html
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Jacamerops e 94 visitantes