Qual é o seu caminho pós torre?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por juju_bsf »

Pra mim, pensar em pós torre parece muito distante, pois tenho família lá, portanto ainda tenho que permanecer infiltrada.
Vou falar da minha espiritualidade.
Me sinto ainda em fase de transição e descobertas.
Acreditar na Bíblia, pra mim, significa acreditar em um Deus que não me atrai, principalmente pelos relatos do antigo testamento e os escritos de Paulo, onde mostra um senso de justiça distorcido, onde se matava crianças, animais, pessoas eram punidas por motivos banais (apanhar graveto no sábado por exemplo), as guerras, etc... No novo testamento, apresenta-se um Deus rígido, cheio de regras. Nunca gostei do modo como o apóstolo Paulo fala sobre mulheres.
Sempre tentei amar a Jeová, desde criança. Mas sempre tive medo dele. Confessava em casa todas as mentiras que eu contava na escola com medo de Jeová ficar bravo comigo. Minha vida inteira foi de consciência pesada. Sempre orava e me sentia falando sozinha. Servi como pioneira regular por 2 anos e foi horrível, não sentia alegria, apenas fardo por ter que cumprir tantas horas.
Enfim, acredito na existência de um Deus, mas não como é ensinado na torre e nem como é ensinado na Bíblia.
Não sei se seguiria alguma religião quando eu sair da torre, mas no momento nenhuma me atrai.
Avatar do usuário
Lilypi
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 19 Mai 2016 05:12

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por Lilypi »

Já que sou nova aqui, vou participar desse tópico. Sou ateia convicta.
Primeiramente, não sei sequer explicar como um dia consegui acreditar em um livro tão fantasioso quanto a bíblia. Acreditar em papai noel ou coelho da páscoa é infantil, mas acreditar em: jumentas e cobras que falam, dilúvio, homem sobrevivendo na barriga de peixe e na cova de leões, gigantes (nephilins) e tantas outras fábulas é razoável...

O deus do velho testamento é um tirano maligno que mata pessoas por bobagens. As referências bíblicas me mostram um deus que eu jamais poderia respeitar. Ele prega vingança, ódio, morte. Ainda tenho que acreditar que tudo isso é em nome do amor pela humanidade. Deus em sua infinita perfeição e sabedoria criou um casal de humanos perfeitos que pecou..., uma legião de anjos a sua imagem e semelhança que se rebelaram contra ele... É uma história furada. Devemos aceitar todo o sofrimento existente porque deus irá recompensar os seus com um paraíso. Isso não faz qualquer sentido. Que pai deixaria um filho sofrer sem qualquer razão, ou melhor, só porque o primeiro casal pecou?

Com relação às histórias de jesus, já se sabe que não passa de uma reprodução de tantas outras histórias de deidades criadas pela humanidade. Filho de uma virgem, com 12 discípulos, morreu e ressuscitou... A mitologia alberga um bocado de histórias de deuses bem parecidas.

Ainda que quisesse acreditar em um deus não cristão, não há muita opção. O fato é que estamos caminhando (lentamente, mas estamos caminhando) no sentido de desvendar os mistérios que envolvem a origem da vida, do universo, do planeta. É algo, de fato, complexo, e nosso cérebro tem limitações, mas com o tempo as questões terão suas respostas.

É da natureza humana procurar conforto em algo divino, tanto é assim que boa parte da população acredita em algum deus. Mas infelizmente não há uma mínima prova da sua existência.

Também não acredito em espíritos, demônios, ou qualquer entidade. Tantas pessoas afirmam terem visto ou feito contato com entes sobrenaturais, mas convenientemente nunca provam nada. Não conseguem uma foto, um vídeo (material adulterado e pareidolia não vale...). É claro que já ouvi relatos, mas sempre de pessoas não confiáveis, fanáticos, esquizofrênicos, etc.
É engraçado que tais fenômenos não acontecem com céticos. Quando eu digo para algum colega que nunca vi nem senti nada, eles logo dizem, "haa, mas tem que acreditar pra sentir", muito conveniente. É como naquele filme "Deus não está morto", o personagem do professor que deveria ser um ateu, na verdade era um crédulo, que estava com raiva de deus. No final o aluno conseguiu vencer o debate. Ora, convencer um crente com raiva de deus de que deus existe é fácil, quero ver convencer um ateu de verdade.

Enfim, esse é o meu caminho hoje. Não pretendo seguir qualquer religião, tornei-me descrente.
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por Peanuts »

Scarlet Ohara escreveu:Sempre acreditei em jeová como meu criador, apesar de não entender muitos de seus desígnios e questionar o fato de ele ser a personificação do amor. Sempre acreditei em Jesus como meu salvador e sempre lhe fui muito grata por seu grande sacrifício!
Mas depois que despertei, passei a abrir os olhos também pra questão da fé. Passei a ler muito e vi que fé é algo totalmente infundado, algo que até serve pra preencher o eterno vazio que todo ser humano tem, mas é algo ilusório...
Hoje sou ateia, não tenho nenhuma dúvida das minhas novas crenças, digo, não crenças e convicções. Não acredito em nenhum ser espiritual. Sei que Jesus como mártir existiu, isto é incontestável. Mas ele foi só um homem que fez história e que história! Mas foi só isso!
Não digo que isso me deixa feliz, é bom se ter esperança em algum ser superior, mas me sinto em paz comigo mesma. Quero apenas cuidar da minha vida que abdiquei a segundo plano por conta conta de um deus hebreu e de uma religião americana e escravisadora.
Não sei se é uma etapa. ..mas 3 meses inativa, hj não acredito em religião.

Em Deus acredito. ..mas ainda não descobri até que ponto ele interfere nesse lixo chamado mundo.
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por Peanuts »

KCris escreveu:
Episcopos escreveu:A Torre não conseguiu minar minha fé em Deus, Jesus e na Bíblia.

Nossa espiritualidade não deve ser estática, mas progressiva. Por isso a expressão caminho ao invés de lugar é muito apropriada. A Bíblia descreve Jesus como "o caminho" (Jo.14:6) e os seus discípulos como seguidores do caminho. (At 9:2; 19:9, 23; 22:4; 24:22) Assim, estou determinado a seguir a Cristo sem titubear. Partilho da visão de Pedro que afirmou não haver para quem ir, senão para o Cristo. (Jo. 6:66-68)

O próprio Cristo me ensinou que não preciso de quaisquer estruturas organizacionais e religiosas para adorar a Deus. (Jo.4:23,24; Mat. 6:5,6) Só Ele é meu mediador, uma vez que só ele morreu por mim ( 1º Tim 2:5,5; Gál. 2:20)
Meu estudo da Bíblia me levou a crer que Deus não apoia as religiões nem precisa ser servido pelos humanos com atividades pré-programadas (Atos 17:24,25) e que a salvação será resultado da nossa fé, não de uma barganha que porventura tenhamos com Deus! (Gál. 2:15,16; Efé. 2:8,9)

Desde que cheguei a tais conclusões tenho sentido uma imensa paz e sensação de aproximação com o divino. Viver em harmonia com minha consciência tem-me dado o prazer de sentir pela primeira ver a liberdade cristã. (Jo.8:32; Gál. 5:13; Rom. 8:21)

Com relação a outras pessoas e suas escolhas, assumo minha condição de igual pecador e restrinjo-me ao DEVER de não julgá-los, por outro lado, sinto-me confortável em esperar que Cristo exerça seu papel de juiz de todos nós. (Luc. 6:37; Tia 4:12; Atos 10:42)
d:7 Meu querido irmão! Foi muito bom ler o que escreveu.É exatamente assim que levo a vida desde q saí da Torre. Aumentar em fé em Deus e em Cristo e aperfeiçoar meu amor a humanidade...estes tem mantido minha fé ativa,viva!
Que Deus lhe derrame diariamente de Seu Espírito!

Interessante. ..Estou tentando não perder a fé em Deus no meu pós Torre.
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Adriana Lemos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 14 Dez 2014 16:24

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por Adriana Lemos »

Minha crença em Deus e na Biblia sempre existiu, independente da influência da Torre e da minha familia. Ha alguns anos sou. membro de uma igreja evangelica. Gosto de frequentar os cultos e participar de outras atividades.Sinto me bem. em participar de uma comunidade cristã. Problemas existem, mas nada de tão grave que nao possa ser resolvido quando existe boa vontade. Identifico me com o cristianimo. Procuro aplicar esse ensinamento na minha vida e procuro ajudar outros atraves deste ensino quando as pessoas me procuram.
Avatar do usuário
fredbatata
Forista
Forista
Mensagens: 98
Registrado em: 12 Jul 2013 13:10

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por fredbatata »

Olá a todos,

Apesar de ainda não ter me afastado completamente devido ter família TJ, depois de ter acordado para a realidade deixei de acreditar em livros sagrados ou em criaturas sobrenaturais.
Fazem quase 3 anos que não vou ao campo e tenho assistido cada vez menos reuniões (fazem 2 meses seguidos que não ponho os pés em um salão).

Me foquei na minha carreira, fui promovido, e com o meu próprio dinheiro consegui me formar numa faculdade mundialmente reconhecida, viajei bastante e pude fazer intercâmbio. Hoje tenho tempo para me dedicar a atividades e hobbies nos quais tenho interesse que antes eram desencorajados.

Ao meu ver, sair da torre (ou estar de saída) foi muito benéfico para mim.
jrdisaster
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Abr 2016 13:11

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por jrdisaster »

Eu continuo estudando, trabalhando, sem dinheiro...Mesma coisa viu.
"Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço..."
Avatar do usuário
ValentineGebbran
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 06 Jan 2016 03:39

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por ValentineGebbran »

Desde que saí do salão eu fui na Batista e fui na Lutherana, nesta eu me senti muito bem e aprendi bastante sobre tolerância religiosa e amor. Depois disso fui pra Umbanda e hoje me considero umbandista. Visitei e sempre que posso visito os centros Kardecistas também.

Passei pela fase do ódio por deus e passei pelo ateísmo por 2 vezes, uma enquanto TJ e outra logo que saí de lá.

Mas como a minha vida é filhadaputamente abençoada e eu costumo agradecer muito, acabo voltando pra esse deus que, ao meu ver, é o Pai que as TJ me tiraram.

Sobre fé e crenças, hoje o pé é muito mais no chão do que era antes: sou de umbanda pq estudo a umbanda, pq sou médium de incorporação, porque vivo fenômenos paranormais (desde que me entendo por gente) e porque é onde me sinto protegida e acolhida. Entretanto, diferente da fé cega que tinha dentro da organização, hoje não 'trabalho' com pecado ou medo, ou demônios, ou inferno ou um deus cruel e mesquinho, como o descrito na bíblia. Hoje também não me sinto presa à essa denominação e não tenho "temor piedoso" de ferir a deus caso eu decida mudar completamente de pensamento ou religião.

Tanto isso é verdade que minha foto agora é a Rosa e a Cruz, em homenagem à ordem RosaCruz mesmo, onde meu marido foi criado, minha sogra e a sua mãe e pai antes dela.

O lema da Umbanda é amor, humildade e caridade e isso vale mais que qualquer "amor ao próximo" fajuto que eu via e vivia na Torre.
O fruto proibido sempre foi o conhecimento.
Avatar do usuário
ValentineGebbran
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 06 Jan 2016 03:39

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por ValentineGebbran »

Ah, sobre Cristo: faz quase um ano que tenho lido muito e pensado muito sobre ele.
Não sei se existiu, não sei quão bom era, não sei nada além do "disse-que-me-disse", então tenho muuuuitas dúvidas. Às vezes acho que foi mesmo um cara legal, às vezes acho que foi uma pessoa que a religião da época elegeu pra se tornar exemplo e por isso entrou nos livros de história, às vezes acho que nunca existiu e é uma alucinação coletiva e às vezes acho que é um santo mesmo.

Na dúvida, prefiro acreditar em Xico Chavier, que estava encarnado na mesma época que eu e q é um belo exemplo de caridade e amor ao próximo. Buda também é legal pq existiram vários, então não tem como ser uma alucinação coletiva. Um Salve pros vários monges hindus tbm pq os caras são excelentes exemplos de equilíbrio, respeito próprio e respeito ao Universo.
O fruto proibido sempre foi o conhecimento.
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Qual é o seu caminho pós torre?

Mensagem não lida por Wiwo »

fredbatata escreveu:Olá a todos,

Apesar de ainda não ter me afastado completamente devido ter família TJ, depois de ter acordado para a realidade deixei de acreditar em livros sagrados ou em criaturas sobrenaturais.
Fazem quase 3 anos que não vou ao campo e tenho assistido cada vez menos reuniões (fazem 2 meses seguidos que não ponho os pés em um salão).

Me foquei na minha carreira, fui promovido, e com o meu próprio dinheiro consegui me formar numa faculdade mundialmente reconhecida, viajei bastante e pude fazer intercâmbio. Hoje tenho tempo para me dedicar a atividades e hobbies nos quais tenho interesse que antes eram desencorajados.

Ao meu ver, sair da torre (ou estar de saída) foi muito benéfico para mim.
d:6 d:6 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 396 visitantes