Jeová sabia, ou não sabia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
israel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 40
Registrado em: 17 Jun 2012 01:20

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por israel »

Meu ponto de vista cômico:
Olha na verdade, a serpente estava de bobeira na árvore do conhecimento, de repente ela comeu do fruto e começou a falar blá, blá, blá... e teve conhecimento do bem e do mal e usou o do mal para fazer o mal (desculpe a redundância) e Jeová tem o poder de saber tudo, mas preferiu não querer saber, pois seria um Spoiler né? Não teria graça! Fim
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Mentalista »

israel escreveu:Meu ponto de vista cômico:
Olha na verdade, a serpente estava de bobeira na árvore do conhecimento, de repente ela comeu do fruto e começou a falar blá, blá, blá... e teve conhecimento do bem e do mal e usou o do mal para fazer o mal (desculpe a redundância) e Jeová tem o poder de saber tudo, mas preferiu não querer saber, pois seria um Spoiler né? Não teria graça! Fim
Seu comentário me lembrou de algumas pesquisas que eu tinha feito há alguns anos, para ver se os argumentos da Torre sobre Deus eram parecidos com os demais:
Se Deus conhece ou não o futuro é algo muito controvertido. Alguns dizem que o que Deus conhece sobre o futuro é aquilo que Ele mesmo fará, mas que Ele desconhece aqueles eventos futuros que estão condicionados a decisão humana. Pois não existe ainda um amanhã para ser conhecido por Deus. Dizem também que o futuro deve estar em aberto para que o homem seja livre e para que os diálogos entre Deus e os profetas envolvendo promessas e juízos condicionais de Deus possam ser levados a sério. Ainda afirmam que aqueles textos bíblicos que relatam Deus como estando incerto em relação a alguns eventos futuros precisam ser levados a sério, não devendo ser interpretados atropomorficamente (como por exemplo: Am 5.15; Ex 32.30; Ez 12.1-3 e Jr 26.2-3), bem como, aqueles textos que falam que o povo não agiu como Deus pensava que ira agir, como Jr 3.7: “E, depois de ela ter feito tudo isso, eu pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou...” (ver também Jr 3.19-20).21 Deus precisa estar no tempo para entendermos como pode sua ira durar apenas um instante. Deve, portanto, existir um momento em que Deus está irado e outro em que não mais está irado. Segundo este ponto de vista, as ações de Deus não estariam predeterminadas, dependeriam, em parte, das ações dos homens, assim, as ações humanas contribuiriam significativamente para a construção do futuro. Como um grande mestre de xadrez, a despeito dos lances do adversário, Deus conduz o jogo para sua vitória.
[...]
Já falamos que os teólogos do processo encaram a realidade como um processo temporal. Onde o mundo é feito de eventos e processos e que, o aumento do envolvimento do homem na natureza e na história tem elevado sua percepção do tempo e do caráter dinâmico da realidade. Para o homem do século XX, o mundo, claramente, não é estático. Movimento e novidade fazem intimamente parte de sua experiência para serem ignorados ou tratados superficialmente. Onde o tempo não é uma ilusão, mas uma realidade. Mudar não envolve apenas um eterno retorno a um preestabelecido padrão, mas à emergência de uma novidade genuína. Deus não é atemporal, Ele está sujeito ao tempo, Ele está em processo de desenvolvimento.

Segundo a teologia do processo, o conhecimento de Deus também é relativo. O conhecimento de Deus se processa a medida que os eventos se desenrolam. Cada nova decisão e ação resulta em experiência e aprendizado para Deus.. Deus sabe tudo o que se pode saber, mas não conhece o futuro, porque o futuro não é algo já exista para ser algo que se possa ser conhecido. De modo que o mundo enriquece a experiência divina.
Fonte: http://escatologiacrista.blogspot.com.b ... poral.html

Este contraria o argumento da Torre de que "Jeová pode saber o futuro, mas prefere não usar essa habilidade muitas vezes".

Quando eu ainda acreditava na existência de Deus, estava começando a concordar com o argumento daquele site. Faria mais sentido que o argumento da Torre.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Freud »

Freud escreveu:Pegando um pouco de cada comentário aqui. Imaginemos duas situações:

1) Obama acorda de mau humor e resolve q quer anexar o Brasil a seu território, declarando, assim, guerra contra nós brasileiros. O Governo tem 2 opções: Ou entrega o país aos americanos passivamente ou insufla o espírito patriótico na população e convoca a todos a lutar pelo seu país e pela sua liberdade. “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil.” Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por lutar até a morte pra se defender, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Dificilmente, a população em peso apoiaria a presidente

2) A Dilma acorda de mau humor e resolve q quer anexar os EUA a seu território, declarando, assim, guerra contra os americanos. Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por entrar nessa guerra, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Absolutamente sim, 99% da população seria contra ela.

Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é putaqueparivelmente superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?

Mas, e se Satanás estava descontente com o que ele via lá no céu, percebeu q a forma de Deus manobrar as coisas não eram tão perfeitas como Ele pregava, começou a questionar certas coisas, foi investigar uns podres e quando Deus descobriu tal apostasia da parte dele, desce a lenha no apóstata, veio com força total contra seu até então filho espiritual? Nessa hipótese, qual era a opção de Satanás, se não se defender deste ataque? Igual o Brasil num ataque americano. Vai perder? Com certeza, mas derrota maior seria não lutar.

Prova q a coisa no céu não é tão maravilhosa assim é que não só Satanás, mas tbm um porrilhão de anjos se rebelaram, apoiando a causa levantada por ele. Se existisse harmonia e perfeição, o que justificaria tantos anjos descontentes?

Nem Freud explica kkkkk

Conversa na roda de amigos (de evangélicos da quadrangular a ateus) sobre a malignidade de satanás, usei o exemplo desse tópico, q se o céu fosse tão maravilhoso ninguém iria querer sair, q dirá 1/3 dos anjos. Uma dúzia a gente até aceita, mas um terço? Parece suspeito. Aí um religioso falou q problema não era o céu, é q a argumentação de satanás é muito boa, que aos poucos ele foi induzindo os anjos a querer mais, como no caso das mulheres nos dias de Noé. Como se tivesse feito uma lavagem cerebral nos anjos q lhe davam ouvidos. Q a ambição os levou a ruína. Contra-argumentei q não importa a oferta, se vc tá no melhor lugar q pode existir no universo, alguém te propõe seja lá o que for e, pior ainda, vc sabe q no final será destruído; pq diabos vc trocaria a melhor coisa pela morte??? Falei: “A menos q lá seja tão enfadonho q até morrer pareça mais atrativo”. Quase fui exorcizado ali mesmo kkkkk

Não chegamos a um consenso. Será que o céu não é essa maravilha toda q a maioria acredita? Será q Deus tbm tem suas falhas? Ou Satanás é o ser mais persuasivo do universo? Eu, como advogado, sinto imensa inveja desse poder de persuasão kkkkkk
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Eduardo Siqueira
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Abr 2017 01:43

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Eduardo Siqueira »

A torre alega no livro estudo perspicaz que Jeová embora tenha o poder de saber o que ocorrerá no futuro, ele só usa esse poder quando quer e não automaticamente. Essa é uma forma que eles acharam de isentá-lo da culpa de ter permitido todas as desgraças no mundo. Sobre a rebelião dos anjos e do primeiro casal:na verdade a própria ideia de uma pessoa perfeita fazendo algo errado não é lógica: sendo perfeito você só poderia tomar decisões perfeitas mesmo tendo o livre arbítrio. Mas no final das contas esse argumento de que Jeová só usa o poder quando quer acaba não justificando a omissão irresponsável dele.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Esse argumento de que Deus é onisciente, mas pode desligar e ligar a onisciência dele quando quer, como se fosse um botaozinho, é um dos argumentos mais falaciosos que já vi. Muito melhor admitir que não sabe, que não entende, ou como no meu caso, admitir que essa parte da Biblia é muito fantasiosa
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Leitora compulsiva escreveu:Uma vez perguntei algo ao ancião
Eu disse que o texto de Tiago 1:13 diz: "Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém."

Então se Deus não pode provar alguém, por que ele colocou a árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau? Ele não me respondeu. Disse que se eu pesquisasse na watchtower library, encontraria a resposta. Não achei.

Além disso nós aprendemos no bíblia ensina que Satanás desafiou a soberania de Deus e logo depois questionou nossa integridade a servir a Deus. O fato de permitir Satanás nos provar, não seria praticamente o mesmo de ele estar nos provando? Porque a partir do momento que Satanás "percebe" que ele não pode ser soberano sobre a terra, ele além de provar a si mesmo que é falho, ele prova também que Deus está certo. De certo modo então, Deus provou sim quando permitiu que Satanás falasse com Eva, quando pôs aquela árvore no jardim do éden e quando permitiu as provações contra Jó.

Se pensam diferente, me falam por favor :)
Estou aqui para aprender também!
Desculpe a franqueza Leitora compulsiva, mas acredito que você está equivocada na compreenção de Tiago 1:13. Este é um de meus textos favoritos e eu sempre enfatizava em meus estudos, porque pra mim, este texto revela muito sobre Deus. Ali não diz que Deus não pode ser provado nem prova Ele a alguém. O que diz é: "POR COISAS MÁS, Deus não pode ser provado, nem prova Ele a alguém".

Nós não temos nenhuma possibilidade de causar algum dano à Deus, portanto a única maneira de pô-lo à prova é praticando o bem, tipo, vou ser uma boa pessoa, vamos ver se tem uma recompensa mesmo nem que seja depois da morte. (Não estou dizendo que as pessoas devem ser boas só por causa duma recompensa, há muitos motivos para se escolher o caminho do bem). Então Deus, sabedor dessa nossa condição, até por uma questão de justiça, se determinou a nos provar somente pelo bem, e nunca pelo mal, o que seria muito facinho pra Ele. Por isso mesmo, aquela conversa que Deus teve com Moisés em Êxodo 32:10 que muitos dizem que parece ser um Deus descontrolado, pedindo conselho pra Moisés, é na verdade uma ocasião em que ele prova Moisés ofertando uma glória muito grande para ele. Penso isso mesmo com o que está escrito em Êxodo 32:14, "começou a deplorar o mal que falou que ia fazer ao seu povo". Esse negocio de deplorar è de difícil entendimento, jamais posso conceber que Deus se arrependeu de ter feito a humanidade na Terra, ou que algum humano possa dar um conselho à Deus. Ora se Deus é tão criterioso assim com seus tratos com os humanos, muito menos Ele usaria terceiros para provar à outros pelo mal.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Desculpem pela mensagem repetida :D1
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Wilson Butzke
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 13 Fev 2010 20:24

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Wilson Butzke »

Oá Forista Joquan.

Realmente Jeová não é o Todo Poderoso, ele se faz passar pelo DEUS Todo Poderoso. Ele realmente esteve no Éden e tinha lá suas designações.

Você tem a mesma ideia de Lactâncio filósofo cristão do século III d.C. ele retomava essas interrogações numa formulação tirada de Cícero.

Veja; " Se Deus quer suprimir e não pode suprimi~lo, então não é onipotente, o que é contraditório. Se pode e não o quer, é porque não nos ama, o que é igualmente contraditório. Se não pode e nem quer, é que não tem nem poder e nem amor e , portanto, não é Deus. Se pode e quer....de onde vem, então, o mal e por que ele não o suprime? Isso não põe definitivamente em discussão a existência de Deus (3º capitulo) ?

Do livro Para Falar de Deus de Dominique Morin - Edições Loyola de 1989 .

E a discussão e a pequisa continuam..............
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 63 visitantes