Na Sombra do Pecado - Reportagem sobre as TJ em Portugal

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
ELLIPSIS

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Para quem não viu a enrevista da Jornalista sobre a Reportagem, podem ver agora.

phpBB [video]
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Já publiquei no meu Blog:

PROGRAMA "A TARDE É SUA": TESTEMUNHAS DE JEOVÁ EM FOCO!

A repercussão do documentário "Na Sombra do pecado" sobre os fundamentalismos religiosos das Testemunhas de Jeová continua na mídia em Portugal. Mais uma vez a repórter investigativa Ana Leal foi convidada para um programa televisivo chamado "A tarde é sua" que é apresentado por Fátima Lopes.
Os principais temas abordados foi a discriminação para com ex-adeptos, o desincentivo ao ensino superior, o controle total do cotidiano de seus adeptos, os casos de pedofilia encobertos por décadas e a recente orientação da Torre de Vigia para que todas as congregações começassem uma "queima de arquivo" em todos os documentos que porventura tivessem algo que comprometesse a imagem da igreja.

VÍDEO DO PROGRAMA ABAIXO:

http://extestemunhasdejeova.blogspot.co ... as-de.html
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Que ótima entrevista!
Olha a Ana Leal, gente! Que argumentação! Sempre preparada e com informações atuais para alertar os que ainda insistem em defender os procedimentos desta seita dominadora de mentes. Xeque Mate!!! :D3
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por Debora »

Ana Leal esta muito bem informada e documentada. Como ela mesma disse: Se ela tem em mãos um documento que só anciãos tiveram acesso, é porque tem muita gente insatisfeita com a seita e disposta a cooperar.

Este documento que ela apresentou onde a torre mãe americana manda destruir documentos comprometedores foi demais. Se algum ancião tem, coloca para nós, por favor.

A se confirmar o que ela disse que a Inglaterra está investigando casos de pedofilia, aguardem, vem mais bomba por aí.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por Debora »

Mentalista escreveu:Seria bom fazer um texto. Fiz um esboço aqui do que eu acho que ficaria legal dizer:
Quem representa a organização das Testemunhas de Jeová no Brasil? A Associação Torre de Vigia de Biblias e Tratadas, filial da Watchtower Bible and Tract Society (Brooklyn, NY).

Quais são algumas das políticas perigosas incentivadas por essa organização?

Ostracismo -> Qualquer um que seja expulso por violar alguma das regras e que não tenha se arrependido (o arrependimento é julgado por uma comissão), ou qualquer um que não concorde mais com os ensinos publicados por essa organização, passa a cair no ostracismo. Assim, os membros da organização são incentivados a não ter mais qualquer contato com tal pessoa, com a ameaça de eles mesmos serem expulsos por descumprir tal regra. Mesmo membros da família são incentivados a evitar seus familiares.

Abuso sexual -> Quando ocorre um abuso sexual, e não há uma segunda testemunha, os membros são orientados a não reportar o crime à justiça, para que esta possa analisar. E dentro da própria seita, não há qualquer punição a tal abusador.

Crimes diversos e hediondos -> Orienta-se aos membros da organização que não denunciem os outros membros à Justiça, de forma que a imagem desta não seja manchada.

Transfusões de sangue -> As Testemunhas de Jeová são orientadas a não fazer transfusão de sangue nem fazer uso de seus quatro componentes primários. Nem mesmo crianças podem fazê-lo, de forma que os pais têm que passar pela dor de deixar seus filhos correrem o risco de morte e em alguns casos infelizmente morrer. Quem não segue essas orientações é considerado como dissociado e cai na política do ostracismo.

Escravismo mental -> Muitas das crianças Testemunhas de Jeová desde cedo passam a ser obrigadas a fazer o serviço de proselitismo de casa em casa. Além disso, são obrigadas a assistir às reuniões semanais, independentemente de sua vontade. Recomenda-se aos pais que não tenham associação com filhos maiores de idade que morem em sua casa e que não concordem com essa religião, prática que quando levada com fanatismo leva até mesmo à expulsão destes de suas casas, causando danos irreversíveis e os colocando despreparados no mundo externo.

Além disso, há muitos casos de membros da organização que não mais acreditam e nem apoiam suas práticas, mas que, pelo medo e pela pressão psicológica a que são expostos, além da chantagem emocional que lhes é aplicada (visto que perderiam contato com seus familiares, que teriam que ignorá-los totalmente), ficam como escravos mentais dessa seita. Sim, muitos de seus membros estão fazendo serviço gratuito (escravo), ficando em silêncio sobre o que não concordam ali dentro, por causa das políticas cruéis impostas por essa organização.

Sim, muitos membros ali dentro, tanto os que concordam como os que não concordam com o que lhes é dito, estão suscetíveis ao sofrimento e a danos psicológicos.

Na Austrália, recentemente, houve uma investigação sobre casos de pedofilia que não foram denunciados nos últimos 60 anos. Os números somaram mais de 1.000 abusadores e quase 2.000 abusados. Nenhum deles foi denunciado à justiça. O inquérito está em andamento e é dirigido pela Comissão Real Australia (Australia Royal Commission). Quais são as consequências disso? Crianças continuam a ser abusadas em maior número porque há certa cumplicidade e medo de manchar a imagem da organização. Crianças que não pertencem à seita também podem sair prejudicadas. As Testemunhas de Jeová costumam ir nas casas das pessoas, onde podem encontrar crianças vulneráveis. É claro que uma pequena minoria delas cogitaria em fazer isso, mas é um risco e precisa ser analisado.

Observação: Todas essas políticas são acatadas pelos membros e passadas a eles de modo "amoroso" e "cordial". Assim, temos aqui uma forma de controle mental e pressão psicológica. Eles mesmos não denunciariam tais coisas, porque pensam estar fazendo o correto segundo a fé deles. É por isso que se faz urgente uma análise organizacional e não apenas de casos isolados.

Em vista disso, apreciamos a cooperação de todos os que concordam com a investigação de tais procedimentos e políticas organizacionais, visto que atualmente no Brasil não temos nada do tipo. É essencial o apoio de políticos e da mídia. Juntos, todos poderemos lutar contra essas práticas que oprimem as pessoas, colocam muitas em risco e escravizam ainda outras.

Assim, pedimos o apoio desta emissora para a realização de uma reportagem sobre os perigos desta organização para, na medida do possível, colocar esta organização em foco.
Eu enviei os vídeos para os seguintes endereços:
Sugestões para envio de pauta:
http://www.sbt.com.br/jornalismo/conexa ... lt.asp?f=s
http://g1.globo.com/profissao-reporter/index.html
http://noticias.r7.com/reporter-record-investigacao
http://noticias.band.uol.com.br/jornald ... onosco.asp
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
ELLIPSIS

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Debora escreveu:

Este documento que ela apresentou onde a torre mãe americana manda destruir documentos comprometedores foi demais. Se algum ancião tem, coloca para nós, por favor.
Estranho você ainda não ter acesso. Pelo menos da minha parte eu tive acesso por meio de um dissidente brasileiro que colocou no facebook.

Quem enviou este enviou este documento foi o TJ Curioso. Não sei se a fonte foi a mesma, mas penso que sim.

Imagem

A pergunta é - Será que esta carta foi recebida aqui no Brasil?
"2015 - A CONGREGAÇÃO DEVERÁ REALIZAR AUDITORIA DE ARQUIVOS ANTES DE 2015

O Comissão de Serviço da congregação deve realizar essa auditoria antes de 31/2015.
Tudo declarado abaixo relacionado a informações armazenadas em papel ou formato eletrônico.
Tique as caixas à medida que completa cada tarefa.

() Cheque com todos os ancião para confirmar que cada um destruiu de seus arquivos pessoais:

* Todas as atas das reuniões de anciãos (menos reuniões de negócios). Nota: Nennhum ancião deve receber uma cópia pessoal de atas de reuniões de anciãos.
Checar por atas que tiverem sido revisadas devido a erros e que estejam em posse de algum ancião.
* Todas as notas pessoais tomadas nas reuniões de anciãos (exceto aquelas baseadas em discussões de esboços do Escravo Fiel e Discreto e das que não fazem menção de pessoas em particular).
* Quaisquer outros registros pessoais, notas, ou correspondência que se refira a pessoas em particular. Se um ancião acredita que algo deve ser mantida na congregação, ele deve levá-lo à Comissão de Serviço da Congregação.

Os três pontos acima não se aplicam ao arquivo da congregação.

OS SEGUINTES APLICAM-SE AO ARQUIVO DE CONGREGAÇÃO

() Certifiquem-se que registros judiciais estão em acordo com as diretrizes encontradas nas seguintes referências: ks10 2:16, pontos 2,3; 2:21, ponto 8; 5:39, 41, 62, 7:34; 9:2,3.
() Certifiquem-se que todos os registros relacionados a abusos sexuais de crianças estão em harmonia com o ks10 2:16, ponto3, e 5:39.
() Destruir todas as agendas de reuniões de anciãos. Certificar-se que atas não sejam nada mais que simples notas de decisões em harmonia com o ks10 2:6.
() Checar o arquivo para se certificar que não contenha qualquer carta ou documento desnecessário.
--------------------
Data
---------------------------------
Coordenador do Corpo de Anciãos
----------------------
Secretário
------------------------
Supervisor de Serviço

NÃO ENVIE ESTE FORMULÁRIO AO ESCRITÓRIO DE FILIAL. Torne-o disponível ao Superintendente de Circuito com os arquivos de congregação para inspeção durante a visita que cai entre março e agosto."
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por Episcopos »

Posso estar enganado, mas pelo que entendi essa orientação foi dirigida apenas aos países de língua inglesa. E pelo que li num fórum inglês (link abaixo) não é orientação nova. Tem que ver com a incompatibilidade dos procedimentos da organização com a lei local.

https://www.jehovahswitnessrecovery.com ... 5913d0174f

Caso os cometários não tenham procedência e seja realmente algo novo, acredito que tem algo que ver com as investigações recentes na Austrália e Inglaterra.
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por Episcopos »

Sobre a portagem e os comentários da Ana Leal, lamento apenas que uma iniciativa semelhante não aconteça aqui no Brasil.

Estou também curioso para saber qual tem sido a repercussão entre as Tj`s e moradores em Portugal. Os TJ´s comentam entre si sobre o assunto? E as pessoas em geral que tem pouco contato com as TJ´s têm comentado o assunto? Como eles tem reagido a pregação em suas portas? Os anciãos estão caçando os que participaram na reportagem?
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Eu tive acesso ao documento através de fontes de língua inglesa e escrevi um artigo sobre o mesmo, o qual repassei para a jornalista:
http://desperta.weebly.com/notiacutecia ... ometedores

Escrevi tb este artigo sobre a entrevista e o que nela foi comentado:
http://desperta.weebly.com/notiacutecia ... tima-lopes
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: [Atualizado] Reportagem sobre as TJ em Portugal

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Episcopos escreveu:Sobre a portagem e os comentários da Ana Leal, lamento apenas que uma iniciativa semelhante não aconteça aqui no Brasil.

Estou também curioso para saber qual tem sido a repercussão entre as Tj`s e moradores em Portugal. Os TJ´s comentam entre si sobre o assunto? E as pessoas em geral que tem pouco contato com as TJ´s têm comentado o assunto? Como eles tem reagido a pregação em suas portas? Os anciãos estão caçando os que participaram na reportagem?
Existem muitas Testemunhas desiludidas com a Organização, porque já perceberam que têm sido enganadas e informação tem sido omitida. Muitas têm ligado para o Betel a exigir explicações, mas sem resultados concretos. A velha desculpa de que é tudo mentira e conversa de apóstatas é o chavão utilizado.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 354 visitantes