FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Ronaldo
Forista
Forista
Mensagens: 309
Registrado em: 21 Nov 2008 15:03

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por Ronaldo »

Também estou interessado em saber, quais serão as reformas. :11
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

Já houví falar de alguns grupos aqui em SP que tiveram este tipo de iniciativa e não continuaram. Acho importante estudar os motivos. Uma das coisas que percebo é que estes novos grupos deixaram de seguir ao CG mas quiseram impor um substituto, isto não funciona, porque se as pessoas saem da "TORRE" porque não querem seguir a homens certamente não o farão em outra denominação. Alias, este é outro ponto importante, é realmente necessário constituir uma denominação ? Na verdade acho que um grupo assim deveriam estar unidos em torno de alguns ideais, que já foram estabelecidos por Cristo. É importante desde início estabelecer um conceito comum de Congregação ou Igreja. Vejo que hoje o conceito está muito mais voltado para a idéia de institucionalização, aí existe uma faca de dois gumes.
Não que se não houver um marketing apelativo e investimento não possa dar certo, mas é isto que se busca, o sucesso ? Muitas novas denominações religiosas tem surgido e com sucesso, mas o preço tem sido o distanciamento do Cristianismo puro e simples e o aprisionamento de pessoas a idéais humanos. É isto que se busca ? Como se o verdadeiro Cristianismo fosse avesso a idéia de liberdade e de cada um ser responsável perante Deus por suas ações.
Em resumo, acho a idéia interessante, entretanto gostaria assim como os outros de saber que linha se seguirá.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por Brother A »


Tudo muito interessante, só que quanto à propalada UNIÃO eu pago para ver. A Torre de Vigia mantém-se unida justamente porque impõe sobre todos o seu modo de interpretar a Bíblia e os acontecimentos mundiais, não admitindo a mínima divergência.

Os presbiterianos independentes dividiram-se muitas vezes em grupos outros, como os "renovados" ou "carismáticos", bem como todos os demais. . .

Essa propalada união é um mito. Ademais, não vi nenhuma ênfase em atuar segundo uma orientação espiritual, uma busca de realmente servir a Deus e buscar na Sua Palavra a Sua vontade. Seria apenas mais uma associação inicial de 'livres pensadores', com tantas opiniões diversas, até que se refinem os pontos de vista para se firmarem em posições comuns, exatamente o que já tem acontecido tantas vezes com a formação de Igrejas e grupos independentes.

Só imagino é que algo da lavagem cerebral da Torre de Vigia será mantida, como a negação da Trindade e o ensino da 'abolição da lei', do neo-antinomismo dispensacionalista.

E quanto a perseguição de dissidentes, isso podem esperar também, pois já tivemos demonstrações suficientes de intolerância e distorção dos fatos de gente propondo essa "união" aqui. . .

De qualquer modo, BOA SORTE. . .
Avatar do usuário
alam_cruz
Forista
Forista
Mensagens: 320
Registrado em: 20 Nov 2008 10:19
Localização: Rio de Janeiro

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por alam_cruz »

Brother A escreveu:
Tudo muito interessante, só que quanto à propalada UNIÃO eu pago para ver. A Torre de Vigia mantém-se unida justamente porque impõe sobre todos o seu modo de interpretar a Bíblia e os acontecimentos mundiais, não admitindo a mínima divergência.

Os presbiterianos independentes dividiram-se muitas vezes em grupos outros, como os "renovados" ou "carismáticos", bem como todos os demais. . .

Essa propalada união é um mito. Ademais, não vi nenhuma ênfase em atuar segundo uma orientação espiritual, uma busca de realmente servir a Deus e buscar na Sua Palavra a Sua vontade. Seria apenas mais uma associação inicial de 'livres pensadores', com tantas opiniões diversas, até que se refinem os pontos de vista para se firmarem em posições comuns, exatamente o que já tem acontecido tantas vezes com a formação de Igrejas e grupos independentes.

Só imagino é que algo da lavagem cerebral da Torre de Vigia será mantida, como a negação da Trindade e o ensino da 'abolição da lei', do neo-antinomismo dispensacionalista.

E quanto a perseguição de dissidentes, isso podem esperar também, pois já tivemos demonstrações suficientes de intolerância e distorção dos fatos de gente propondo essa "união" aqui. . .

De qualquer modo, BOA SORTE. . .

Brother A, ou vc passou batido meu comentário, ou ficou com preguiça de ler. Bem, vou repetir: eu tive uma conversa com o Diego e ele pensa em formar um grupo que estudará somente a Bíblia. E o que é a Bíblia? Não é a palavra de Deus? Não estaremos buscando a orientação espiritual de Deus por estudar sua palavra? É muito fácil ficar na sua e falar que não dará certo e ficar com preguiça de agir, alcançar um ideal, de pelo menos tentar.
De qualquer maneira o projeto é do Diego Rutherford, vamos esperar que ele se pronuncie aki nesse tópico.
Abaixo a Torre de Vigia, por nos ter roubado tanto tempo de nossas vidas e nos ter enchido de falsas utopias! Como é doce o sabor da liberdade e da verdadeira felicidade!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por André Felix »

Elza Marossi escreveu:Achei muito interessante esta materia que li em outro tópico. A citação maior é claro de ANDRE FELIX meu IDOLOOOOOO.
Não fala assim que eu fico sem jeito .... :oops:
Lembrai-vos, irmã, do relato de João em Apocalipse 22.9,10:
...prostei-me aos pés do anjo ... para adorar. E (o anjo) disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos ... Adora a Deus. :10



Eu já sou convencido demais, não posso receber esses tipos de elogios ....
:1
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por Pássaro »

Espero pra ver o que pode dar essa idéia! Particularmente a maioria que sai da torre não procura mais laços religiosos!
O barco da torre tá afundando?
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por André Felix »

Elza Marossi escreveu: ... A minha igreja começou com alguns dissidentes da Presbiteriana do Brasil , que não concordavam com a permissão de membros frequentarem a maçonaria, isto há 100 anos atras, então fundaram a Igreja Presbiteriana Independente, voltada mais para missões e trabalho social....Poderia acontecer sim e tem tudo para dar certo. Cada um no seu quadrado....
Por não envolver aspectos doutrinários o motivo que levou à formação da Igreja Presbiteriana Independente não a afastou demais da Igreja Persbiteriana do Brasil. Para quem não conhece a questão muitos dos primeiros missionários presbiterianos que chegaram ao Brasil eram membros da maçonaria. Naquela época ser membro da maçonaria envolvia ser contra instituições consideradas ultrapassandas como como a monarquia ou a escravidão, por exemplo. A Igreja Presbiteriana achava que não devia interferir na decisão de um membro que desejasse ser da maçonaria, não achava que deveria usar o seu poder para impedir a entrada de maçons na igreja ou pior, expulsar os que não desejassem abandonar a fraternidade dos maçons. Mas basicamente o descontentamento era circunscrito a essa questão.
Já um grupo de ex-testemunhas de Jeová forçosamente envolveria mais questões tanto doutrinais como de modelo de governo eclesiástico. A Igreja Presbiteriana segue um corpo doutrinário bastante conservador do ponto de vista da teologia reformada e mantem um sistema de administração bastante descentralizado. Muito diferento do que é adotado pela Torre de Vigia. Eu conheço jovens que fazem faculdade de teologia na Universidade Mackenzie, da IPB, e que já pensam em formar uma nova denominação antes da formatura! Mas geralmente o corpo doutrinário e o modelo de governo eclesiático é praticamente o mesmo!
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por Abenildo »

Brother A escreveu:
Tudo muito interessante, só que quanto à propalada UNIÃO eu pago para ver. A Torre de Vigia mantém-se unida justamente porque impõe sobre todos o seu modo de interpretar a Bíblia e os acontecimentos mundiais, não admitindo a mínima divergência.

Os presbiterianos independentes dividiram-se muitas vezes em grupos outros, como os "renovados" ou "carismáticos", bem como todos os demais. . .

Essa propalada união é um mito. Ademais, não vi nenhuma ênfase em atuar segundo uma orientação espiritual, uma busca de realmente servir a Deus e buscar na Sua Palavra a Sua vontade. Seria apenas mais uma associação inicial de 'livres pensadores', com tantas opiniões diversas, até que se refinem os pontos de vista para se firmarem em posições comuns, exatamente o que já tem acontecido tantas vezes com a formação de Igrejas e grupos independentes.

Só imagino é que algo da lavagem cerebral da Torre de Vigia será mantida, como a negação da Trindade e o ensino da 'abolição da lei', do neo-antinomismo dispensacionalista.

E quanto a perseguição de dissidentes, isso podem esperar também, pois já tivemos demonstrações suficientes de intolerância e distorção dos fatos de gente propondo essa "união" aqui. . .

De qualquer modo, BOA SORTE. . .

Olha, na boa, se estiver satisfeito com sua religião parabéns!
Eu mesmo estou bem onde me encontro. Logo, não tenho o menor interesse em fundar uma congregação, ou coisa parecida, especialmente parecido com os moldes da Torre.
Mas tem gente que não. Como é o caso de alguns colegas nossos. Se para eles vale à pena, da minha parte, tudo bem, mandem ver.
O que seria ridículo era se eu, satisfeito com minha religião, tentasse condenar o surgimento de outra, baseado nos dogmas da minha.
União é uma coisa complicada mesmo de se conseguir. Tolerância também. Acredito que andam de mãos dadas. Até num casamento, vez por outra, ocorre desunião, por conta de diferenças pessoais. Nada demais, afinal todo ser humano difere do próximo em algum grau.
A união que temos aqui no fórum, respalda-se no respeito. Mesmo que ocasionalmente troquemos farpas, no final, todos somos adultos para superar diferenças. Eu mesmo já troquei "elogios" com muita gente, até mesmo com o Diego, depois pedimos desculpas um ao outro, a vida continua, o tenho como amigo. Alguns não tem essa disposição, e fazem o possível para continuar uma briga, às vezes falando até sozinho, insultando constantemente seu colega forista. Nestes casos, pelo bem comum, são amorosamente convidados a "fechar o..." ou então tchau. O que de longe poderia ser comparado a um ato de perseguição, antes é um ato de preservação da ordem e do respeito.
Ao Diego e aos colegas que estão nessa empreitada, só tenho a dizer que é um trabalho imenso, talvez trabalho demais. Somos livres! Como diria o Raul, "faz o que tu queres pois é tudo da lei."
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por André Felix »

Deixa eu meter meu bedelho na questão ...
Alessandra escreveu: No mínimo interessante a iniciativa.

Porém, gostaria de saber algumas coisas:
-Vcs irão pregar de casa em casa?
A minha sugestão é adotar o modelo de propaganda boca-a-boca. O chamado "testemunho informal". Panfletagens e/ou abordagens do tipo corpo-a-corpo, domiciliares ou com transeuntes, poderiam até existir, mas sem caráter obrigatório e sem exigências de entregas de relatórios de serviço.



Alessandra escreveu: -Quem será o Corpo Governante, ou o grupo "eleito" para escrever as doutrinas??
Eu acho interessante a formação de um grupo de estudos, sem liderança, sem imposição de doutrinas ou regras. Claro que alguém pensando muito diferentes dos demais naturalmente sentiria o desejo de sair do grupo e quem sabe até formar o seu. Mas aí começa a fragmentação. Mas isso não representaria um problema, creio eu. Há clientela pra tudo mundo.
Existem muitas denominações que não adotam o tipo de governo eclesiáticos e centralizados das testemunhas de Jeová. Aliás, esse foi um dos grandes questionamentos dos primeiros reformadores protestantes em relação à igreja católica. Os primeiros protestantes achavam que apenas um pastor local para orientar e motivar o "rebanho" já seria suficiente.
Alessandra escreveu:
-Haverá estudo de livro de congregação?
-As irmãs poderão fazer discursos, ir às reuniões de calça jeans e proferirão orações em público?
-Vcs acreditam na volta física de Cristo?
-Vcs acreditam no Armagedom?
-Doutrinas de outras denominações serão incorporadas às da nova igreja? Se sim, quais?

Depois, se eu lembrar de mais coisas, eu pergunto.
Por isso que eu acho interessante a formação incial de um pequeno grupo de estudos. Todas essas questões vão sendo discutidas e aqueles com afinidades especiais acabarão permanecendo. Não é um tabalho para qualquer um. O autoritarismo, a centralização do poder e a profissionalização da liderança é uma tentação grande.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
alam_cruz
Forista
Forista
Mensagens: 320
Registrado em: 20 Nov 2008 10:19
Localização: Rio de Janeiro

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por alam_cruz »

André Felix escreveu:Deixa eu meter meu bedelho na questão ...
Alessandra escreveu: No mínimo interessante a iniciativa.

Porém, gostaria de saber algumas coisas:
-Vcs irão pregar de casa em casa?
A minha sugestão é adotar o modelo de propaganda boca-a-boca. O chamado "testemunho informal". Panfletagens e/ou abordagens do tipo corpo-a-corpo, domiciliares ou com transeuntes, poderiam até existir, mas sem caráter obrigatório e sem exigências de entregas de relatórios de serviço.
Caramba!!...acho q estou falando mesmo sozinho aki :2 :shock: ...foi justamente isso que eu falei que faz parte do projeto - uma divulgação boca-a-boca. Mas tudo bem não vou mais gastar meus dedos digitando, deixa o Diego se pronunciar sobre o projeto...
Abaixo a Torre de Vigia, por nos ter roubado tanto tempo de nossas vidas e nos ter enchido de falsas utopias! Como é doce o sabor da liberdade e da verdadeira felicidade!
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: orfaosolitario, Spaceman e 76 visitantes