Então, eu não diria que Jesus "aboliu" a lei que os judeus seguiam. O judaísmo do 2º templo é muito rico no debate teológico e nas escolas de interpretações.gerom escreveu:Exato! E veja que apesar de Jesus ser judeu, segundo seus seguidores prócimos, ele aboliu a lei que os judeus seguiam, o pentateuco com seus dez mandamentos. Jesus tentou arregimentar alguns seguidores de forma INDEPENDENTE da cultura e das leis que existiam naquela época.
Naquela época era comum os judeus discutirem uns com os outros sobre as doutrinas da religião. Uns davam mais ênfase a uma interpretação mais literal da lei, outros davam uma interpretação figurativa. Duas escolas de pensamento se destacaram nesta época, a escola de Hillel e a escola de Shammai. Os ensinamentos de Jesus de Nazaré são bem parecidos com vários ensinamentos de Hillel (Hillel viveu e ensinou pelo menos uns 70 anos antes de Jesus nascer).
Esta história aconteceu em uma disputa entre Hillel e Shammai, bem parecida com as disputas que Jesus tinha com os Fariseus e Saduceus. Um pagão veio até o Rabino Shammai. Ele queria aprender a lei dos judeus, mas acahava que era muito trabalhoso ter de ler todas as leis, então solicitou um resumo de toda a lei para o rabino. Ele fez um "desafio" ao rabino, que deveria lhe resumir toda a lei (torá) em poucas palavras (o tempo que o pagão conseguisse ficar em pé apoaido em uma perna só). O Rabino Shammai ficou irritado e expulsou o pagão usando sua régua (Shammai também era carpinteiro), no entanto o Rabino Hillel aceitou o desafiou, interpretou tudo o que a Torá queria dizer com aquela regra de ouro (Amar ao próximo).Babylonian Talmud: Tractate Shabbath, Folio 31a
Em outra ocasião, aconteceu que certo pagão veio perante [O Rabino] Shamai e lhe disse: 'Faça-me um prosélito, desde que você me ensine toda a Torá enquanto eu ficar em um pé. "Então, ele repeliu-o com uma régua de construtor que estava em sua mão Quando ele [o pagão] foi perante [O Rabino] Hillel, este lhe disse: 'O que é odioso para você, não faça para o seu vizinho*: está é toda a Torá, enquanto o restante é o comentário dos mesmos; vá e aprenda."
Tradução livre do Inglês em: http://www.come-and-hear.com/shabbath/shabbath_31.html
Apesar de a Torá carregar mais de 600 leis, na interpretação de Hillel a lei mais importante, ou seja, aquela que condensava tudo que a Torá queria dizer, era esta de Levítico 19:18. Compare com aquela passagem nos evangelhos quando perguntam a Jesus quais eram as principais leis.
Concluíndo, Jesus agiu da mesma forma que muito judeus atuaram, debatendo as leis judaicas, debatendo interpretação e arregimentando discípulos.
O Rabino Hillel fez as mesmas coisas e tornou-se uma referência para alguns, e era odiado por outros. Jesus de Nazaré idem, referência para alguns e opositor para outros.
Abraços.