Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
SilvaRV
Sem Apresentação
Sem Apresentação
Mensagens: 1303
Registrado em: 11 Abr 2013 18:39

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por SilvaRV »

Booooooa pergunta!!! eu tbm acho q a sociedade, cultura, tem mais a ver com pudor do que a Bíblia, e não só na questão de ficar nu, todo tipo de pudor, os menininhos quando pegam no pintinho os adultos acham bonito, as meninas são reprimidas constantemente ao "se tocarem", mesmo quando jovens é normal os mulekes se masturbarem e pras meninas é um tabu muito grande; Agora por exemplo, eu tenho muuuuuuito pudor de ficar nua com quem eu nunca tenha ficado antes, lógico, normal, mas no consultório médico eu não vejo problema, sério, não tô nem ai. Pq será?!
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Bruce D. »

SilvaRV, escreveu

Booooooa pergunta!!! eu tbm acho q a sociedade, cultura, tem mais a ver com pudor do que a Bíblia, e não só na questão de ficar nu, todo tipo de pudor, os menininhos quando pegam no pintinho os adultos acham bonito, as meninas são reprimidas constantemente ao "se tocarem", mesmo quando jovens é normal os mulekes se masturbarem e pras meninas é um tabu muito grande; Agora por exemplo, eu tenho muuuuuuito pudor de ficar nua com quem eu nunca tenha ficado antes, lógico, normal, mas no consultório médico eu não vejo problema, sério, não tô nem ai. Pq será?!
Infelizmente a humanidade associou a nudez como algo vergonhoso e a erotizou. Não existe a naturalidade de se estar nu. Por isto as pessoas veem a nudez como tabu. Porém quando vamos ao medico ou se interna pra uma cirurgia ai tratamos a nudez como deveria ser tratada como algo normal, sem erotismo, sem motivos para sentirmos vergonha de nosso corpo, pois estamos ali naquela situação pra tratarmos de nossa saúde.

Essa é a minha visão.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
SilvaRV
Sem Apresentação
Sem Apresentação
Mensagens: 1303
Registrado em: 11 Abr 2013 18:39

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por SilvaRV »

Bruce D. escreveu:
SilvaRV, escreveu

Booooooa pergunta!!! eu tbm acho q a sociedade, cultura, tem mais a ver com pudor do que a Bíblia, e não só na questão de ficar nu, todo tipo de pudor, os menininhos quando pegam no pintinho os adultos acham bonito, as meninas são reprimidas constantemente ao "se tocarem", mesmo quando jovens é normal os mulekes se masturbarem e pras meninas é um tabu muito grande; Agora por exemplo, eu tenho muuuuuuito pudor de ficar nua com quem eu nunca tenha ficado antes, lógico, normal, mas no consultório médico eu não vejo problema, sério, não tô nem ai. Pq será?!
Infelizmente a humanidade associou a nudez como algo vergonhoso e a erotizou. Não existe a naturalidade de se estar nu. Por isto as pessoas veem a nudez como tabu. Porém quando vamos ao medico ou se interna pra uma cirurgia ai tratamos a nudez como deveria ser tratada como algo normal, sem erotismo, sem motivos para sentirmos vergonha de nosso corpo, pois estamos ali naquela situação pra tratarmos de nossa saúde.

Essa é a minha visão.
Verdade Bruce, tem razão, tanto que aqueles que não passaram ainda por essa erotização, como os índios e as crianças, não sofrem com esse tabu. Interessante seu ponto de vista.
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por mayhra »

Faz um tempo (acho que uns 3 anos), comentei exatamente sobre esse assunto aqui. Retomo de forma bem sucinta, aproveitando um trecho explanado por um dos foristas: "E ambos continuavam nus, o homem e a sua esposa, contudo não se envergonhavam." Porém, apos pecarem, abriram-se os olhos, perceberam que estavam nus, etc."

Assim, antes de comerem da árvore do conhecimento, Adão e Eva eram como crianças pequenas, mentalmente não tinham consciência do olhar crítico do outro (pensamento egocêntrico). Daí não sentirem vergonha de andarem nus, exatamente como crianças pequenas. Após comerem da árvore, seus olhos se abriram e adquiriram consciência ampliada. É semelhante a um jovem que chega adolescência e sua cabeça "se abre" para o mundo, para diferentes percepções.

O relato de gênesis narra a aquisição de consciência de forma metafórica. Acredito nisso lendo gênesis (O Princípio).
Avatar do usuário
Melchizedek
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 05 Jul 2013 15:17
Localização: Planeta Terra

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Melchizedek »

Jerry escreveu:Sempre tive muita vergonha de ficar pelado na frente dos outros. Até mesmo dos médicos. O candomblé que me ajudou a me libertar desse medo. Afinal, na hora dos banhos de folhas, não é você quem toma sozinho, mas seu pai ou mãe-de-santo - ou alguém mais velho, a seu mando - quem despeja a maceração sobre sua cabeça. Sem falar de alguns ebós que são feitos e que exigem que a pessoa fique nua. No começo era muito difícil para mim. Mas o candomblé me ajudou a reencontrar a naturalidade perdida da nudez.

E hoje quando a situação pede que eu fique nu, encaro sem problema. Lembro-me até que um de meus maiores medos era na seleção para o exército. Fiquei peladão com uma cambada de homens sem nenhum problema. Talvez, no caso masculino, entre a concorrência ancestral pelo tamanho do pênis. Ninguém quer tê-lo menor quer o do outro - ao menos não a nível inconsciente. Mas pude perceber, na seleção do tiro de guerra, que nesta questão, como em tudo na vida, às vezes se ganha, outras vezes se perde. :mrgreen:
Acho que você está corretíssimo, meu caro Jerry. Tenho vergonha de ficar nú porque não sou tão bem afortunado quanto eu desejo. Porém, dizem que homem cresce até os 21, então ainda tenho tempo de sobra. Estou acima da média do Brasileiro, mas uns centímetros à mais não fariam mal, não é?
Voltando ao assunto do tópico, percebo que muitos irmãos tem trauma. Os irmãos mais gordinhos não tiram a roupa nem por ordem do Corpo Governante. Com os mais magrinhos, é a mesma coisa. Nem tomar banho de piscina vão.
Avatar do usuário
universalista
Forista
Forista
Mensagens: 314
Registrado em: 22 Ago 2015 10:24
Localização: Piraquara - Estado do Paraná

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por universalista »

Mulheres que se consideram feias tem vergonha de mostrar a nudez. Homens de pinto pequeno tbm.
O objetivo é o caminho.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes