Budismo

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shurelambers
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Re: Budismo

Mensagem não lida por shurelambers »

Poxa

Que negócio mais sem sal, sem açúcar...

Nem umas chuvinhas de pedra? Nada de uns raios e trovões? Um juízo final? Morte de milhões? Ou bilhões?

Assim não tem graça!

P.S. Brincadeira!!!! Obrigado pelo ótimo esclarecimento!!
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Antonio Benedito
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Antonio Benedito »

Sim com a eliminação dos eus interiores Buda chegou a libertação do real ser, mas o problema foram as escola mahaianista, em geral, aceita o Tripitaka, mas também reivindica para suas escrituras um nível superior de versdade. Seus adeptos normalmente ensinam como leigos e monges podem atingir o nirvana.
Mantraiana quer dizer "veículo sagrado de recitação". Os Himalaias, a Mongólia e o Japão constituem os centros mais importantes de atuação dessa escola budista. Em geral, o budismo mantraiana aceita a maioria das doutrinas da escola mahaianista. Com isso foi perdendo a essencia do real ser. VM Samael conseguiu na decada de 70 chegar a perfeição de buda atraves da revolução da conciencia.
Paz inverencial!
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Rogério
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Budismo no Himalaya:

Estes 2 vídeos mostra uma reportagem sobre o budismo no Himalaya dublado em português. O Primeiro e o segundo vídeo tem 10 minutos.





Tahi Delek
Editado pela última vez por Rogério em 18 Abr 2009 18:17, em um total de 1 vez.
Razão: O Primeiro e o segundo vídeo tem 10 minutos.
(^_^)
Nando
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Nando »

Bom dia Rogerio !!

Muito interessante este topico que vc abriu a respeito do Budismo.

O autor da primeira postagem faz duas menções que me chamaram profundamente a atenção e são estas:

1-Afirma que o Buda jamais mencionou a reencarnação ("Nos seus discursos não há referência sequer ao fato de que existe reencarnação"). Se a gente se focar estritamente no palavra reencarnação então concordo com o autor. O termo reencarnação até onde sei foi um neologismo criado por Allan Kardec na codificação do Espiritismo e amplamente adotado e divulgado no ocidente, especialmente pela Teosofia.

No entanto recentemente folheando uma tradução feita pela Monja Cohen sobre textos do canone pali ao português, li os ensinamentos de Buda em relação ao estado mental do moribundo e como este estado pode influenciar o renascimento ou proxima vida qualquer que seja o termo adotado.

De fato já vi alguns budistas como Stephan Bachelor (Buddhism without beliefs) negando que Buda tenha ensinado qualquer coisa em relação á reencarnação, renascimento ou coisa parecida. O que resulta um tanto contraditorio com outros ensinamentos Budistas que salientam o continuo mental, como este se transforma e migra de vida para vida pelos seis reinos que vc mencionou.

O que vc opina?

2-O autor faz uma menção que acho que pode levar a mal entendidos em relação ao budismo, pelo menos na forma em que eu a entendo em função do que li e escutei.

Ele diz que "No Budismo Mahayana, porém, Buda já não é apenas um sábio, mas uma divindade reverenciada".

Podem existir exageros entre os praticantes de varias tradições budistas, mas a frase acima pode levar leitores ocidentais a pensar que no budismo mahayana, Buda é um Deus ou algo parecido pelo uso da palavra "divindade". Digo isto porque pelo que vi e li em livros budistas ou em palestras com praticantes budistas, todos de linhas mahayanas, jamais Buda foi considerado um Deus ou coisa parecida. Sim um mestre espiritual, um iluminado cujo exemplo e ensinamentos podemos seguir.

Também, muito mestres Theravadas parecem compartilhar a ideia -logica e coerente com o Dharma- de que existem incontaveis Budas, e que todos nos tornaremos Budas um dia. Embora esta ideia não esteja presente explicitamente nos ensinamentos Theravadas.

O que vc acha?

Mas o artigo é muito bom e informativo !!!! são apenas dúvidas minhas .....

3-Voltando ao tema da reencarnação, transmigração ou renascimento. A reencarnação nos termos em que conhecemos no ocidente principalmente pelo Espiritismo e pela Teosofia, implica em evolução dum nucleo espiritual que seria chamado de mônada ou espirito, claro que este nucleo espiritual/mental muda, evolui e se transforma a cada existencia etc.. Existe este conceito, ou algo parecido no Budismo? Claro que isto implica em entrar em detalhe em conceitos em relação ao que transmigra de uma vida para outra .... que seria nossa essencia ... existe portanto algo que seria nossa genuina essencia espiritual e esta evolui atraves da transmigração/renascimento/reencarnação etc ?

Ah !!, o que vc conhece e acha da Nova Tradição Kadampa (NKT)?

Muito Obrigado !!
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Rogério
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Olá Nando!

Como ja diria o nosso amigo Jack o Estripador: vamos por partes! :mrgreen:

O autor da primeira postagem faz duas menções que me chamaram profundamente a atenção e são estas:

1-Afirma que o Buda jamais mencionou a reencarnação ("Nos seus discursos não há referência sequer ao fato de que existe reencarnação"). Se a gente se focar estritamente no palavra reencarnação então concordo com o autor. O termo reencarnação até onde sei foi um neologismo criado por Allan Kardec na codificação do Espiritismo e amplamente adotado e divulgado no ocidente, especialmente pela Teosofia.

No entanto recentemente folheando uma tradução feita pela Monja Cohen sobre textos do canone pali ao português, li os ensinamentos de Buda em relação ao estado mental do moribundo e como este estado pode influenciar o renascimento ou proxima vida qualquer que seja o termo adotado.

De fato já vi alguns budistas como Stephan Bachelor (Buddhism without beliefs) negando que Buda tenha ensinado qualquer coisa em relação á reencarnação, renascimento ou coisa parecida. O que resulta um tanto contraditorio com outros ensinamentos Budistas que salientam o continuo mental, como este se transforma e migra de vida para vida pelos seis reinos que vc mencionou.

O que vc opina?


Bem Nando.

De fato a assim chamada "reencarnação" é uma adaptação cultural que por ser comparado a doutrina de Kardeck gera realmente muitos esquívocos (ja vi espírita indignado numa sangha em Viamão tentando socar na cabeça da palestrante que evolução existe no budismo). O correto é mencionar "renascimento" ou ainda "emanação".
As sanghas budistas brasileiras estão substiruindo o termo "reencarnação" para evitar confusões, pois os conceitos divergem grandemente.

No tocant a budha ter ou não ensinado a emanação

Segue um Link sobre um texto excrito por Bikhu Bodhi (Bikhu é monge Bodhi é seu nome de dharma). Ele é da tradição Theravada, a mais antiga escola de budismo que somente utiliza o cânone Pali.

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_ ... imento.php

Quanto a Stephen Bachelor, considerei um tanto decepcionante o livro dele. Esperava mais profundidade de um budista que possui pelo menos 15 anos a mais do que eu, mas tudo bem. Cada um com seu cada um.
Mas com relação ele desconsiderar que o budha não ensinou o renascimento, há um equívoco aqui. Bachelor aceita que budha tenha ensinado o renascimento (página 53 do Budismo sem Crenças) porém se seguirmos lendo ele menciona que buddha somente fez isso por uma questão de contexto, pois era o senso comum da época e que agora devemos rever este conceito de renascimento e substituir por uma visão materialista.

2-O autor faz uma menção que acho que pode levar a mal entendidos em relação ao budismo, pelo menos na forma em que eu a entendo em função do que li e escutei.

Ele diz que "No Budismo Mahayana, porém, Buda já não é apenas um sábio, mas uma divindade reverenciada".

Podem existir exageros entre os praticantes de varias tradições budistas, mas a frase acima pode levar leitores ocidentais a pensar que no budismo mahayana, Buda é um Deus ou algo parecido pelo uso da palavra "divindade". Digo isto porque pelo que vi e li em livros budistas ou em palestras com praticantes budistas, todos de linhas mahayanas, jamais Buda foi considerado um Deus ou coisa parecida. Sim um mestre espiritual, um iluminado cujo exemplo e ensinamentos podemos seguir.

Também, muito mestres Theravadas parecem compartilhar a ideia -logica e coerente com o Dharma- de que existem incontaveis Budas, e que todos nos tornaremos Budas um dia. Embora esta ideia não esteja presente explicitamente nos ensinamentos Theravadas.


O que vc acha?

De fato há um equívoco por parte do autor. Mas vamos por partes.

O Budismo mahayana, surge num contexto onde as pessoas ainda se esforçam em seguir encrementos ritualísticas e práticas religiosas da antiga Índia. A doutrina Budista para ter uma melhor aceitação pública teve de se adaptar a estes conceitos culturais e práticas religiosas dos povos por onde se desenvolveu, nesta adaptação surge o Mahayana, onde há uma primorosa mitologia e aspecto religioso.
O Mahayana é palatável ao indiano médio na época de sua fundação pois não dá um "crunch" na religiosidade do praticante. Seguindo o exemplo do próprio Budha que várias vezes menciona nos Sutras entidades espirituais como Brahma (o Deus não a Cerveja :mrgreen:) para explicar as coisas para o povo mais simples como as 4 Brahamaviras (as 4 casas de Brahma) onde é ensinado para os leigos aquilo que é explicado para monges e praticantes budistas como os 4 pensamentos incomensuráveis.
Tornar o buddha uma divindade foi a forma mais adequada para que o povo comum pudesse entender a doutrina e fortalecer o budismo como tradição espiritual. Se não fosse o mahayana ter feito isso provavelmente não seria hoje, um budista e o imperador Asoka teria sido o maior tirano que o oriente médio jamais conheceu, pois ele converteu-se ao budismo em sua forma mahayana criando o primeiro império multireligioso do mundo.
O Budismo clássico era alvo de duras críticas por parte dos filósofos eternalistas indianos, sendo considerado niilista ou materialista-religioso. Provavelmente se não tivesse surgido o mahayana a partir do budsmo clássico este seria estirpado como o foi todos os caminhos materialistas-niilistas da índia antiga.
Mesmo havendo estes elementos religiosos, o mahayana ensina do dharma puro como o faz o theravada. Os leigos tem uma fé comparada a um cristão, no oriente, mas os mestres não tem esta visão de devoção ao budha. O Mahayana no ocidente é livre desta visão do budha como um ser divino, e os mestres orientais seguem esta mesma visão. Alguns, como o mestre zen Moryama Roshi, costuma dizer: "Vou ir para o Japão, mas vou voltar aqui no Brasil para praticar budismo de verdade".
A visão do mahayana ocidental esta a parte da idéia de religião, tanto é que agora o budismo é considerado como um sistema de treinamento ou caminho espiritual. No oriente ainda há o aspecto religioso, mas isso não é problema na visão budista, pois é a forma como eles compreendem o dharma.

são apenas dúvidas minhas .....

Sem problema, fique a vontade. :7

3-Voltando ao tema da reencarnação, transmigração ou renascimento. A reencarnação nos termos em que conhecemos no ocidente principalmente pelo Espiritismo e pela Teosofia, implica em evolução dum nucleo espiritual que seria chamado de mônada ou espirito, claro que este nucleo espiritual/mental muda, evolui e se transforma a cada existencia etc.. Existe este conceito, ou algo parecido no Budismo? Claro que isto implica em entrar em detalhe em conceitos em relação ao que transmigra de uma vida para outra .... que seria nossa essencia ... existe portanto algo que seria nossa genuina essencia espiritual e esta evolui atraves da transmigração/renascimento/reencarnação etc ?

No budismo não há o conceito de evolução espiritual, somente o karma que é levado de uma vida para outra. Ou seja, não há o conceito de evolução no sentido de melhora, pois considerar um indvíduo como superior ao outro (ou mais evoluido) fere o princípio budista de equanimidade.

Ah !!, o que vc conhece e acha da Nova Tradição Kadampa (NKT)?

Possuo o Lamrim utilizado pela NKT. Li todo o volumoso livro, e digo que é uma ótima tradição e que irá beneficiar o praticante da mesma maneira que as demais escolas do budismo tibetano.

Muito Obrigado !!

De nada. :7
(^_^)
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Rogério
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

O 12° édito de Asoka.

"O rei [...] valoriza isto, que deve haver desenvolvimento da essência de todas as religiões. Isso pode ser feito de diferentes modos, mas todos eles devem ter raízes na fala moderada, isto é, não [se deve] valorizar sua própria religião e condenar a religião de outros sem uma boa razão. Se houver algum motivo para crítica, deve ser feita de modo polido. Mas é melhor honrar outras religiões pela seguinte razão; sua própria religião beneficia-se, assim como a dos outros, enquanto se fizermos de uma maneira diferente as duas [religiões] sofrerão. Quem quer que louve sua própria religião devido à excessiva devoção e condene outros pensando 'deixe-me glorificar minha própria crença' apenas agride sua própria religião. Portanto, o contato entre as religiões é bom. Deve-se ouvir e respeitar as doutrinas professadas por outros. O rei deseja que todos sejam versados nas boas doutrinas de outras religiões" (12º édito dos 14 Éditos Pétreos*).

Rei Asoka (ou Ashoka, ou Açoka) vivei no século III a.C. Controlou virtualmente todo o teritório da atual Índia, do Paquistão e partes do Afeganistão.
Adotou o Budismo mas patrocinou mosteiros e escolas das diversas religiões presentes em seu território.

Esse édito, que tem cerca de dois mil e trezentos anos, é a base para a convivência interreligiosa.

Aceita que haja diferenças, mas indica que estas não devem ser motivos para conflitos.
Ao mesmo tempo, sugere que haja o diálogo e que seja civilizado e respeitoso.
Os diferentes grupos religiosos não precisam isolar-se uns dos outros.
Devem conviver em harmonia.

Interessante notar que em nenhum momento propõe-se a unificação religiosa.
Deve-se manter e valorizar a diversidade.

Nada mais moderno, não é mesmo?

Paz
(^_^)
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jBrother
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Re: Budismo

Mensagem não lida por jBrother »

Rogério escreveu:Caro JBrother

A capacidade meditativa dele é realmente impressionante.

O Budismo tibetano é conhecido por ter práticas que despertam sidhis como estes apresentados por Banjam. Sempre fui cético com relação ao que ele fazia, até que filmaram-no dia e noite afim de verificar a veracidade da questão. Ficar 6 meses sem se alimentar ou beber, sendo que ele nem excreta (embora sue mesmo em temperaturas perto de zero) posso levantar a 3 possibilidades:

1 - Estamos lidando com um mutante, com capacidade de reaproveitar “muito bem” aquilo que consome.

2 –Estamos lidando com alguém com uma facilidade incrível para o desenvolvimento espiritual que vem de alguma circunstância kármica. Neste caso será um grande líder espiritual quando “crescer”.

3 – Há muitas meias verdades nesta história.

Os cientistas querem fazer um estudo sobre ele. O Lama local aceitou que se fizesse, mas é um pouco complicado fazer isso sem movê-lo. Além disso, Banjam já saiu deste estado meditativo (desapareceu e depois voltou tempos depois).
Sobre a capacidade meditativa tem um senhor indu chamado Prahlad Jani que diz estar sem se alimentar desde quando tinha 68 anos de idade, me lembro que na reportagem ele estava com 76 anos, e ficou 10 dias num Hospital sobre observação de cientistas para comprovar se ele conseguia mesmo ficar se se alimentar. A diferença entre ele e o Ram é que este ficou em estado meditativo praticamente todo o tempo, enquanto que o Prahlad, se levantava e se movimentava. O Prahlad disse que se alimentava da energia solar. Para mim que não estou familiarizado com este tipo de pensamento ou filosofia é mas natural ser cético, entretanto me surpreendeu que você como budista que me parece estar mais familiarizado com as práticas da meditação se apoiar mais com relação a comprovação científica. Isto me leva a pensar que o poder meditativo é mais uma questão de crença ou fé, e que alcançar níveis superiores não é tão comum assim para seus praticantes. Como atingir um nível tão superior só é alcançado pelo iluminado, o mesmo só saberá se tentar.
jBrother
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Re: Budismo

Mensagem não lida por jBrother »

Rogério,

Você falou sobre reinos e vidas. Estes reinos coexistem num mesmo espaço temporal, são como dimensões ? E como este reino ou mundo se comunica com outros ? Quando estes reinos surgiram ? São reinos espirituais ou materiais ? Este reino existe apenas com a função de teste ou transição para outros, sendo assim sempre existirá e sempre será desta forma ?

Estou muito curioso em compreender estas questões dentro da filosofia ou pensamento Budista.
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JOSÉ FACCIOLI JR
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Re: Budismo

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Rogério,
Muito boa a matéria sobre o budismo, embora eu particularmente não deixarei de crer no Deus Jeová para crer em um outro conceito a respeito de Deus, vejo que muito da filosofia budista explica bem melhor a natureza humana do que a Bíblia.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
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Rogério
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Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Caro J Brother, vc postou:
Sobre a capacidade meditativa tem um senhor indu chamado Prahlad Jani que diz estar sem se alimentar desde quando tinha 68 anos de idade, me lembro que na reportagem ele estava com 76 anos, e ficou 10 dias num Hospital sobre observação de cientistas para comprovar se ele conseguia mesmo ficar se se alimentar. A diferença entre ele e o Ram é que este ficou em estado meditativo praticamente todo o tempo, enquanto que o Prahlad, se levantava e se movimentava. O Prahlad disse que se alimentava da energia solar.
Ja conhecia a façanha deste senhor. Nunca soube o que concluiram os especialistas a respeito dele.

Para mim que não estou familiarizado com este tipo de pensamento ou filosofia é mas natural ser cético, entretanto me surpreendeu que você como budista que me parece estar mais familiarizado com as práticas da meditação se apoiar mais com relação a comprovação científica. Isto me leva a pensar que o poder meditativo é mais uma questão de crença ou fé, e que alcançar níveis superiores não é tão comum assim para seus praticantes. Como atingir um nível tão superior só é alcançado pelo iluminado, o mesmo só saberá se tentar.
Bem. Minha religião é o budismo e minha visão de mundo é empirista: ou vejo e experimento ou afasto a possibilidade. Os poderes expecionais na meditação, são efeitos colaterias. Dons como clarividência e até mesmo telepatia são comuns nos relatos de praticantes. Mas este não é o objetivo da prática. Banjam pode ter alcançado um incomparável grau meditativo e partindo do pressuposto que tudo o que falam a respeito dele seja real, eu digo: e daí? Este tipo de coisa é alcançado por yoguins.
Quanto a questão de me basear na comprabilidade científica, bem, o próprio Dalai Lama disse que os budistas deveriam aceitar as provas científicas que refutassem ou comprovassem erradas dada doutrina budista.

Eu atesto muita coisa chamada "mística da meditação porque eu mesmo passo por momentos onde o "tapas" - um tipo de calor que surge durante a meditação e indicativo de profunda concentração - me faz ficar confortável meditando na rua com frio de 10 a 5 graus tranquilamente usando bermuda, camisa e chinelo de dedos. Outros fenômenos esquizitos (como vozes me chamando) ocorriam quando eu comecei a praticar. Enfim, cada pessoa que medita tem suas histórias para contar.
O teste final dos monges tibetanos é ficar uma noite inteira no frio tibetano, nu, secando até 4 lençóis molhados durante a noite só com o "tapas" gerado pelo corpo. Isso foi registrado e documentado.
Os 2 homens mais felizes do mundo são meditadores experientes (ambos monges que seguem o budismo tibetano) com uma atividade tal no cérebro que no seu teste de ressonância os cientistas achavam que a máquina estava quebrada, pois havia uma atividade de até 8 vezes acima do normal nos lobulos frontais.

Para alcançar os níveis superiores não significa que vai ser desenvolvida capacidades especiais. Isso, como já disse, é uma questão secundária. O estado desperto definitivo pode ser alcançado por qualquer um, mas tem que ter empenho. Ser monge acelera, e muito, o processo, mas pode ser alcançado sendo leigo.

Paz
(^_^)
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