Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

Se os Mormons forem poligamos e permitirem alcool eu viro Mormon, batizo-me já e tudo!

Nem sequer quero saber das placas de Nefi.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Piloto
Forista
Forista
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Ago 2013 11:42

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Piloto »

KOSTA escreveu:Se os Mormons forem poligamos e permitirem alcool eu viro Mormon, batizo-me já e tudo!

Nem sequer quero saber das placas de Nefi.
:1 :1 :1 :1 :1

Com meu salário eu mal aguento uma mulher...que dirá 2...

:1 :1 :1 :1
" Aquele momento em que você leva um soco no estômago, e abre os olhos..."
" O maior ato de coragem ainda é pensar com sua própria cabeça..."
“Não quer pensar: fanático; Não pode pensar: cretino; Não ousa pensar: covarde”
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

interessante esse tópico.
Avatar do usuário
Vestibulando
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 400
Registrado em: 07 Abr 2014 15:28
Localização: SP

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Vestibulando »

Eu achei bonita a Nova Bíblia TJ, sério, me deu vontade de ter uma! rsrsrs!
Não sei porque, mas eu sou uma pessoa fútil com relação a leitura... Tanto que gostava da Sentinela e da Despertaí porque tinham uma boa imagem e qualidade gráfica enquanto o conteúdo é podre!
Tanto que os 9 livros literários da FUVEST eu fiz questão de comprar todos porque tenho mais estímulo em ler livros de boa qualidade gráfica cheirando a novos, vai entender né!
Quanto ao conteúdo eu gosto de "O Homem em Busca de Deus" e "O Estudo Perspicaz das Escrituras" são as melhores literaturas TJs e na minha opinião as piores são "A Sentinela Edição de Estudo" - Conteúdo chato, autoritário e repetitivo para os já iniciados!
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

Ha novidades? Alguem aqui sabe mais sobre este assunto?

Por exemplo parece que a poligamia mormon foi proibida devido a pressoes do govetno americano.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Oi pessoal!

Fui mórmon por 12 anos (ooooo desperdício de tempo...) e posso dizer que vocês estão certos. Os mórmons tem mesmo umas doutrinas fora do normal, literalmente de outro planeta. No caso dos mórmons o melhor é conhecer as doutrinas delas desde o começo, pegar pedaços isolados assim torna tudo mais confuso. Vou tentar resumir para saciar a curiosidade de vocês.

EXISTÊNCIA PRÉ-MORTAL

Para os mórmons, Deus (Eloím é o pai de Jesus e Jeová era Jesus antes de nascer na terra) é infinito, porém teve um início. Eles creem que antes de Eloím chegar a ser um ser divino (ao grau/qualidade de deus) ele foi um ser mortal como nós em algum "planeta terra", passou por provações e se manteve fiel. Sua esposa mortal se tornou sua esposa imortal, uma deusa, e numa espécie de "relação sexual celestial" eles geraram incontáveis de seres espirituais.

Os outros deuses como ele (um deles era Miguel, que era o nome de Adão na pré-existência) se reuniram e elaboraram um plano para provar se esses filhos eram fiéis. Lucifer, que depois de ser expulso do céu veio a ser chamado de Satanás, disse que seria o deus deles, ninguém se perderia e todos seriam salvos, mas Jeová (Jesus Cristo na vida pré-mortal) disse que se Deus [Eloím] o enviasse tudo seria feito conforme a vontade de Eloím, e o conselho de deuses gostaram mais da humildade de Jesus. Lucifer se rebelou e levou com ele 1/3 das hostes (Apocalipse 12:4) e a decisão foi criar o planeta terra e enviá-los para serem testados, esse plano os mórmons chamam de "O Plano de Salvação" e essa reunião de deuses justifica/explica o que lemos em Gênesis 1:26 - "Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança...".

Obs.: Quanto a doutrina da "Mãe Celestial", essa informação um estudante ou pesquisador só recebe depois que se batiza, faz um preparação de 1 ano e depois vai ao Templo. Lá, no Templo (que são locais restritos aos membros fiéis da igreja), as pessoas aprendem essas "verdades".

A informação mais acessível sobre isso pode-se encontrar no hino #177 - Ó Meu Pai, na 4ª estrofe lemos:

"Há somente um Pai Celeste?
Não, pois temos mãe também
Essa verdade tão sublime
Nós recebemos do além!"

Em resumo dessa doutrina, aprendemos que todos estamos nessa terra para sermos testados, os que se manterem fiéis serão salvos, podendo chegar ao grau de deus - e daí ter filhos com a sua esposa celestial, criar seu mundo, enviar seus filhos para serem testados também.

Para mim isso mostra que foi Deus quem idealizou o maior Big Brother (kkkk, o falta do que fazer desse Eloím).

EXISTÊNCIA MORTAL

Aqui não é muito diferente, a origem da vida material/mortal conforme relata a Bíblia....

O ponto chave na narrativa bíblica que faz surgir O Livro de Mórmon (principal escritura).

Havia uma família muito fiel a Deus que vivia em Jerusalém (é claro que esse relato só encontramos nO Livro de Mórmon). O chefe da família era Leí e Deus revela a Leí que Jerusalém seria destruída por causa do pecado do povo e pede que ele, sua família e seu povo (conforme o relato, o cara era dono de uma comunidade) saiam de Jerusalém. Eles obedecem, pegam o caminho em direção ao deserto até que chegam à praia, lá eles constroem embarcações e são direcionados por Deus a uma nova terra - o continente americano. A partir daqui temos dois relatos paralelos. Os acontecimentos da Bíblia no oriente e os acontecimentos nas américas. De acordo com esse relato dO Livro de Mórmon, isso explica como havia índios nas américas quando os primeiros colonos chegaram.

PONTOS INTERESSANTES DO LIVRO DE MÓRMON

Jesus não nasceu em Belém, nasceu em Jerusalém
"10 E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus." - Alma 7:10

A Nova Jerusalém é terrestre, será construída por homens em Missouri, EUA. — 3 Nefi 21:23, 24; Doutrina e Convênios 84:3, 4

O livro recebeu esse nome, porque o último profeta, chamado Mórmon, dessa "bíblia" foi quem selou e preservou as "Placas de Ouro" (material onde esse livro foi originalmente registrado em egípcio renovado, não foi em papiros não).

Para quem pensa que os mórmons, além da Bíblia, possuem apenas O Livro de Mórmon, como se fosse outra bíblia, se engana. O Livro de Mórmon é o principal, mas eles possuem também Doutrina e Convênios (que o registro das primeiras "revelações modernas" no período em que a igreja estava surgindo, abrange os anos 1823 a 1978); e A Pérola de Grande Valor, um conjunto de revelações que o fundador, "Profeta" Joseph Smith recebeu - O Livro de Moisés, O Livro de Abraão, as partes faltantes ou corretamente traduzidas do livro de Mateus, uma espécie de bibliografia de Joseph Smith e as Regras de Fé (um tipo de credo que define, de forma resumida as crenças e doutrinas da igreja).

Todos esses livros - a Bíblia, O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor, são as "Obras-Padrão" da igreja, eles possuem peso como a bíblia. A revista A Liahona, publicada mensalmente, também é considerada importante por poder conter revelações modernas dos líderes da igreja (o Corpo Governante deles).

Obs.: A versão que os mórmons usam da Bíblia é a ACF - Almeida Corrigida Fiel, publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

Vale lembrar também que a modernização que o fredbatata anuncia no inicio deste fórum é do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. A revisão feita no Livro de Mórmon foi mais significativa porque as passagens que falam das pessoas de pele negra foram suavizadas, perdendo o tom preconceituoso.

OUTRAS DOUTRINAS E CRENÇAS

Trindade - Deus o Pai (Eloím), Deus o Filho (Jesus Cristo ou Jeová), Deus Espírito (não é uma mera força ou poder, é um ser espiritual) - todos são deuses, são seres distintos mas um em propósito.

Todos os que morrem vão para um planeta aguardar o juízo final - quem foi bonzinho aguarda numa linda sala de espera, quem foi malvado aguarda na fila do sus) - após o juízo final cada um será direcionado para um grau de glória diferente: 1) O Reino Celestial (o mais alto grau de glória, grau em que pode ser um deus e quem estiver aqui poderá visistar quem mora nos outros dois reinos); 2) O Reino Terrestrial (são os solteiros, por isso eles insistem tanto que seus membros se casem, é um requisito para alcaçar O Reino Celestial. Quem está aqui pode visitar os habitantes do próximo reino, mas não os que estão no Reino Celestial); 3) O Reino Telestial (é o menor grau de glória, aqui são as pessoas que não eram más, mas não converteram seu coração a Deus, como os homossexuais, por exemplo. Quem habita aqui poderá receber visitas dos outros reinos). Há também as "Trevas Exteriores", eles não consideram um grau de glória, é o pior destino que alguém pode receber - é o inferno deles. Aqui ninguém pode receber visita.

Batismo pelos mortos - lembra daquele mundo onde as pessoas que morreram aguardam julgamento, pois bem. Um dos deveres do membros da igreja é pesquisarem seus antepassados e enviar seus nomes aos Templos, onde realiza-se o batismo pelos mortos (conforme 1 Coríntios 15:29), através desse batismo, as pessoas que estão lá - seja na sala de espera boa ou ruim - e que não puderam conhecer a verdade em vida terão a oportunidade de conhecer lá. Se se arrependerem, o batismo feito por ela num Templo mórmon será válido, se não, não.

Até antes de 1978, pessoas negras ou afro decentes não podiam ser batizadas e, no caso dos homens, receber o sacerdócio. Essa doutrina se deu porque, segundo o inspiradíssimo Livro de Mórmon o "sinal" que Deus pôs em Caim (Gên. 4:15) para que não o matassem foi a pele negra. No Livro de Mórmon encontramos dois povos: a) Nefitas (brancos, bons e obedientes ao Senhor); b) Lamanitas (os maus que tiveram sua pela escurecida), daí a compreensão que todas as pessoas negras são "amaldiçoadas" por Deus ou impuras.

Houve sim casamento plural (um homem casar com mais de uma mulher) entre os anos de 1840 e 1860 quando o governo dos EUA aprovou leis que tornaram ilegal essa prática. Os mórmons explicam que a partir da 2ª esposa os homens não tinham relação sexual e explicam que essa prática foi tomada por ordem divina para ajudar as viúvas da época. Em Doutrina e Convênios, lemos na Declaração Oficial 1, que aborda esse assunto:

"A Bíblia e o Livro de Mórmon ensinam que a monogamia é o padrão de Deus para o casamento, a menos que Ele declare algo diferente (ver 2 Samuel 12:7–8 e Jacó 2:27, 30). A partir de uma revelação ao Profeta Joseph Smith, a prática do casamento plural foi instituída entre os membros da Igreja..., o Presidente Wilford Woodruff emitiu o seguinte Manifesto, que foi aceito pela Igreja como oficial e obrigatório em 6 de outubro de 1890. Isso levou ao fim da prática do casamento plural na Igreja."

SEMELHANÇAS

Testemunhas de Jeová, Mórmons e Adventistas do 7º Dia, são muito diferentes sim nos hábitos, costumes além das doutrinas. Sinceramente acredito que qualquer semelhança é mera coincidência visto que essas religiões surgiram praticamente juntas.

Em questão de comportamento são parecidos.

Vestimenta - as TJ's e os Adventistas são bem diferentes. Eles podem usar roupas um pouco mais decotadas, enquanto que os mórmons não. Homens mórmons não podem usar regata nem bermuda acima do joelho. As mulheres não podem usar decotes, tem que cobrir os ombros. Assim como as TJ's, os mórmons batizados não podem ir às reuniões vestidos informalmente, já os Adventistas são mais flexíveis.

Mórmons guardam o domingo como dia sagrado, os Adventistas o sábado, as TJ's nenhum dia.

Mórmons e Adventistas celebram aniversário natalícios, natal, ano novo, páscoa e etc...

Os cultos/reuniões mórmons são calmas e tranquilas como as TJ's, os Adventistas também, porém eles admitem músicas gospel que são mais "animadas". Os mórmons consideram esse tipo de música inapropriado para os cultos.

Bom é isso....são algumas coisas que considerei mais relevantea..., tem muito mais coisas, coisas que envolvem oustros planetas (por isso disse no incio que literalmente são doutrinas de outro planeta) para mais informações, estou à disposição, espero que tenham gostado.
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Olá jdassis!

Excelentes explanações, muito obrigado por compartilhar conoco.

Sobre a vestimenta, os Mórmons ainda usam o Garment?

Imagem
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Galileu »

Jdassis, obrigado pela explanação,

Parabens por ter saido disto .....
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

interessante a explicação tanto de crenças como de costumes , vestimentas e até de músicas
legal aprender mais , conhecimento não ocupa espaço né ?

eu já sabia de smith , nova jerusalém americana e de existir um preconceito de cor e mais alguns detalhes
porém , sua explicação ampliou meu ''banco de dados'' .

obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento do universo mórmon d:8

um bom domingo para ti e família :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Que bom que gostaram das informações. Um ótimo domingo a todos também!

Essas doutrinas todas, uma mais esquisita que a outra me fizeram pular da frigideira para o fogo (me tornei TJ, kkkk), mas saí disso já! m:4

Em resposta ao Estudante da Bíblia, sim os mórmons ainda usam o Garment. Sua pergunta me soou como se houvesse a possibilidade disso mudar, particularmente acho difícil. Eles não são como os TJ's que vivem tendo "novas luzes" e fazendo mudanças a torto e à direita. As únicas mudanças significativas no mormonismo mesmo foi essa mudança do casamento plural e dos negros, o que geralmente acontece nos mórmons é mudança de tom, por exemplo com relação ao homossexualismo. Quando eu era criança lembro que o, então presidente e 'profeta', Gordon B. Hinckley, taxou o homossexualismo como sendo uma doença e passível de cura o que incluía não só meios espirituais como tratamento através da medicina.

Atualmente, assim como no Brasil hoje, lá o homossexualismo não é mais considerado doença, então encaminhar as pessoas para psicólogos está fora de cogitação. eles podem sugerir, mas eles mesmos encaminharem como faziam, não podem.

Antes eles taxavam muito essa questão, hoje os homossexuais são mais "bem vistos", mas como eu disse só o tom mudou.

Isso também se aplica à ideia de serem a única religião verdadeira, essa visão não mudou, embora eles digam que não importa a religião

Agora voltando ao Garment, eis o porque acho difícil eles abandonarem essa prática. O uso do Garment faz parte dessas crenças loucas. Elas representam as "vestes" que Adão e Eva receberam após serem expulsos do Jardim do Édem. Podemos encontrar a palavra "garment" na bíblia King James umas 82 vezes, ela está relacionada a "veste", "vestimenta".

Quando um mórmon vai o Templo a 1ª vez ele recebe a "investidura", que seria essa roupa simbolizando a expulsão da presença de Deus devido ao pecado, mas também é um simbolo de promessa, como no caso do Plano de Salvação.

Embora o garment mórmon tenha muita mística envolvida e seu uso é discreto, é como se fosse a kipá dos judeus.

Aff...eu falo de mais....
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes