Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Átheos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Abr 2012 19:54

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Átheos »

Ontem em conversa, surgiu de novo o tema...

Mostrei as falsas profecias para ela, e a resposta deixou-me triste...

"Eu sei que as datas que deram, eram erradas, mas os irmãos já pediram desculpa... Alguns até foram expulsos"

Eu perguntei, o que a Bíblia diz sobre isso? Falsas profecias\falsos profetas? Novamente uma resposa sem nexo...

"Isso é para os falsos profetas... A STV reconheceu que erraram, isso é para aqueles que não se arrependem das falsas profecias"

Depois voltei a perguntar o que diz a Bíblia e a Sentinela sobre ensinar mentiras... (Não pode ser a religião verdadeira). Mais uma resposta que me deu a entender que o melhor seria terminar a argumentação...

"Mas isso foi um engano, não uma mentira."

Confesso que nem me dei ao trabalho de lhe indicar um dicionário para pesquisar o significado dessas duas palavras sinónimas.

Uma coisa boa consegui, diz que começou a ler o Crise de Consciência. Espero que lhe possa fazer bem
Se Deus não pode acabar com a injustiça, mas quer fazê-lo, ele é bom, mas não omnipotente. Se pode, mas não quer, é omnipotente mas não é bom. Se nem pode nem quer, ele é o ser mais insignificante que existe e estamos a perder tempo rezando para ele.
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por wlifeson »

Você ainda conseguiu uma vitória fazendo com que leem o Crise de Consciência! Eu nem isso consigo!
Avatar do usuário
Átheos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Abr 2012 19:54

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Átheos »

wlifeson escreveu:Você ainda conseguiu uma vitória fazendo com que leem o Crise de Consciência! Eu nem isso consigo!
A estratégia que adoptei, após ler vários relatos aqui no fórum, foi a de "um curioso interessado". Só assim se mostram receptivos a falar das várias doutrinas TJ.

E como é óbvio, vou tocando onde "lhes dói mais", fazendo perguntas (que já sei a resposta), mas que a obriga a ficar confusa e as respostas não são compatíveis com as da STV.

A minha namorada, quando começo a fazer perguntas só diz.
Devias falar com o irmão X ou o irmão Y... Eu não te sei explicar muito bem. (É TJ à 15 anos...)

Em relação a ler o livro... Espero mesmo que leia, só para vocês terem uma ideia de como as tj's defendem a STV, falei que Raymond Franz era um ex-membro do corpo governante, instintivamente respondeu, como é que provas isso? Como sabe que o livro pode conter material que vá contra a STV, tentou desde logo descredibilizar o autor. Enfim, disse que ao longo do livro tem fotos, relatos, etc. que o comprovam e se mesmo assim não acreditar, é só pesquisar.

Vou aguardar uns dias e tentar perceber se realmente começou a ler.
Se Deus não pode acabar com a injustiça, mas quer fazê-lo, ele é bom, mas não omnipotente. Se pode, mas não quer, é omnipotente mas não é bom. Se nem pode nem quer, ele é o ser mais insignificante que existe e estamos a perder tempo rezando para ele.
Avatar do usuário
sscoss
Forista
Forista
Mensagens: 259
Registrado em: 28 Mar 2012 16:36

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por sscoss »

Tinha começado a conversar com meus pais pra tentar abrir os olhos deles mas já desisti, eles já estão idosos e descobrirem a verdade da "verdade" vai fazer mais mal pra eles do que continuarem na torre. Um pouco que fui conversar com meu pai ele já me chamou de opositor hehe não é facil conversar com TJ ainda mais se for antigo na verdade.
"Confie naqueles que buscam a verdade, mas duvide daqueles que dizem que a encontraram".
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Também queria saber como fazer isso.
Adriana Lemos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 14 Dez 2014 16:24

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Adriana Lemos »

Tenho uma sugestao: há no You Tube um documentário chamado "Seitas como identificar e sair. Traz o depoimento de varias pessoas que sobreviveram a diversas seitas e quais os metodos utilizados pelos lideres de tais seitas para conquistar novos membros e impedilos de sair. O video tem cerca de uma hora e meia e e muito interessante. Os metodos sao muito parecidos com os da Torre mas nao citam as TJs, portanto nao pode ser indicado como material apostata. Acho que vale a pena ver o video e comentar com os familiares, assim como quem nao quer nada. Quem sabe pode ser o click de alguem?-
Avatar do usuário
Nancy13
Forista
Forista
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Fev 2015 09:56

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Nancy13 »

No meu caso , meu pai já era inativo , quando fiz treze anos já tinha na cabeça várias provas contra a torre , a minha mãe ( depois que desapegou da torre , disse q desde criança duvidava da torre mas não saia pra não entristecer os parentes ) mas fui aod poucos falando coisas das quais eu sabia , sabe preparando o terreno ? Isso junto com as dúvidas q ela já tinha ajudaram pra que ela desapegasse e abrisse os olhos , hj ela participa do fórum e meu pai sempre vem aqui ler matérias e em casa falamos muitoooo sobre os assuntos daqui . Mas como o Kooboo disse , o sucesso não depende só de quem quer abrir os olhos dos familiares , mas tbm da mente desses parentes já estar predisposta a ouvir novas opiniões
''I didn't get a lot in class
But I know it don't come in a shot glass''

Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Mentalista »

Esse é um dos temas que mais pesquiso atualmente. A maior parte do material está em inglês. Como tem muita coisa de qualidade, está nos meus planos traduzi-los nas férias de Julho.

Com certeza, você só consegue abrir os olhos de quem está disposto a reconhecer seus próprios erros. Mesmo algumas pessoas aparentemente humildes não gostam de ter seus egos feridos. Paciência é um elemento muito necessário. Perguntas são o meio mais eficaz e seguro. Relatos de pessoas que estiveram em outras seitas podem ajudar. Você pode, por exemplo, chamar alguém que já foi de alguma seita para contar sua experiência para seus familiares. Mas não deixe que eles percebam que aquilo foi planejado. O assunto deve "surgir do nada".

Muitas pessoas não estão dispostas a mudar. Apenas um golpe doloroso, uma injustiça bem visível, por parte da seita poderia mudar essas pessoas. Se você tentar falar o que pensa para essas pessoas, elas vão tentar lhe diminuir, para tentar enfraquecer seus argumentos. Isso já aconteceu comigo, essa semana mesmo. Por exemplo, podem dizer: "Não sei com quem você anda falando ou o que anda lendo, mas você não é como antes, você mudou... estou preocupado com você!"

O que vem depois também é importante. Por exemplo, algumas pessoas jamais vão querer perder a esperança de ressurreição. Nesse caso, não há muitas opções. Se você abrir os olhos da pessoa para a Torre, é melhor que não vá muito além disso. Não tente influenciá-la no que acredita, até porque ninguém é dono da razão, e os efeitos seriam catastróficos.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Mentalista escreveu: "Não sei com quem você anda falando ou o que anda lendo, mas você não é como antes, você mudou... estou preocupado com você!"
Toda vez que parentes e amigos falam isso pra mim (o que está acontecendo muito ultimamente) meu coração quase para!
Pra eles, qualquer conceito diferente que você tenha, não te pertence, foi plantado por terceiros e você está apenas sendo enganado!
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Debora »

Eu trouxe de volta este tópico porque expressa o desejo de muitos dos nossos foristas.

O que você faz para alertar a sua família ?
Obteve sucesso ?

Eu tenho três irmãs que já caíram na inatividade. Nenhuma delas era do tipo beata, mas pelo menos duas, sei que se espelharam em mim para não retornarem a seita maldita. Entendo que elas viram que deixar de ser testemunha de jeová é realmente uma benção !!!
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Saran, TheScientist e 89 visitantes