Discipulo de Cristo,Discípulo de Cristo escreveu:1João 1:2: “(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);”
A vida eterna que João está se referindo aqui não é literalmente uma pessoa, mas a vida que estava com o Pai, e que nos foi manifestada. Porém, é claro que no texto está subentendido aquilo que está explícito no contexto: a vida eterna estava com o Pai e foi manifestada por meio de seu Filho, Jesus Cristo.
Entendo que o debate acerca do sentido de João 1:1 é um pouco limitado pelas duas antagônicas vertentes ideológicas e de raciocínio: Jesus era o Deus ou era um deus. O escritor estava falando da Palavra divina, e logicamente também se referindo ao próprio Filho, mediante quem Deus criou todas as coisas. Acho que João não estava em suas poéticas palavras apoiando nenhuma de tais vertentes. O que ele disse foi exatamente o que ele disse: O LOGOS QUE ESTAVA NO PRINCÍPIO COM O DEUS ERA TÃO DEUS QUANTO DIVINO ERA O DEUS COM QUEM O LOGOS ESTAVA, POIS TODAS AS COISAS CRIADAS POR DEUS FORAM CRIADAS POR MEIO DO LOGOS.
Ou seja, ao mesmo tempo que o Logos não é o próprio Deus, ao lado de quem estava, ele era da mesma natureza que a da pessoa com quem estava. Numa linguagem menos prosa, menos poética, e mais descritiva ele poderia ter dito: Jesus Cristo é um ser divino que estava com Deus no princípio, e por meio dele Deus criou todas as coisas. Ou como disse o escritor de Hebreus: “Deus constituiu o seu Filho herdeiro de tudo e por meio dele criou todas as coisas.” Heb. 1.2, tradução livre minha.
Amem. Concordo plenamente com todas as suas palavras acima, sem tirar nem por.
Discipulo de Cristo,
Talvez sem perceber vc fez uma descrição digna de qualquer trinitarista.
Este é o ensino cristão ortodoxo.
Enfim, creio que somente Jesus Cristo possui a natureza divina do Pai, o qual é superior a ele em posição, mas igual em natureza. Porém, acho que alguns dão ênfase demais em certas expressões apostólicas, e dão um sentido que não é baseada na motivação de escrita por parte do escritor inspirado. Um exemplo interessante é Colossenses 2:9: “Porque em Cristo habita toda a plenitude da divindade.” Se para aqueles que receberam a carta Jesus era o próprio Deus, seria redundante o apóstolo afirmar aquilo no sentido trinitariano. Imaginem se eu afirmasse agora: “Vocês sabiam irmãos, que em Jeová, nosso Deus e Pai, habita toda a plenitude da divindade...?”
Concordo com vc que o Pai é superior a Cristo em posição, mas igual em natureza. Quanto ao texto de Col 2:9 ele quer dizer exatamente isto, que Cristo é igual em natureza ao Pai, ou seja tem toda a plenitude da divindade. Não existe nenhum aspecto que falte a ele na questão de divindade. Ele é plenamente Deus; ou seja Ele tem plenamente a natureza divina, assim como o Pai.
Prefiro, portanto, ficar com o entendimento que considero bíblico de que Deus, antes de criar todas as coisas, gerou de si próprio um Filho, e, mediante ele, criou todas as coisas visíveis e invisíveis, além de torná-lo herdeiro de todas as coisas. E, também, é claro que respeito o ponto de vista de todos os que pensam diferente, aqui no fórum. Afinal, todos também tem o que entendem ser suas bases bíblicas.
Concordo com suas palavras. Eu só esclareceria que Jesus foi gerado do Pai, como vc bem falou, não criado, e isto ocorreu na eternidade, antes de todos os séculos. É por isto que o credo afirma "Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubistancial ao Pai "(ou seja da mesma substancia ou mesma natureza).
Abs