"Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Grantynn »

Religião = religare = religar

Partindo dessa definição ela não é religião.

Se se refere à relação entre as tj comuns e o CG o verbo seria ligar, não tendo aplicação o religar.

Se se referir religar à deus, é mais flagrante ainda, pela incapacidade nata da torre, mesmo porque não se pode afirmar que esse deus pregado por eles, e o pregado pela bíblia (portanto diferentes) existem de fato.

religar o que a que, eis a questão.
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Grantynn »

MoonWalker escreveu:Ela pode até cometer seus excessos, aliás como todas as demais versões cometem, no caso seria a inclusão do nome Jeová no NT, mas uma vez que identifique corretamente o sujeito de que o texto fala, não há nenhuma objeção séria nem se muda o sentido do texto. Igualmente, textos chaves usados para firmar ou combater doutrinas , tipo João 1:1 são perfeitamente traduzivéis e endossados por outras versões na forma como aparecem na NM. Cada dia tenho comprovado tratar-se da melhor versão da bíblia em língua portuguesa, superando disparado a Bíblia de Jerusalém, que em sua última versão chega a ser mais anti-trinitária em certas passagens que a NM.
Na verdade a TNM não é uma tradução e sim uma paráfrase, uma interpretação.

Os que fizeram parte da comissão de tradução foram os "ungidos experientes"
"Organizou-se uma comissão de tradução de cristãos ungidos, experientes, para produzir a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas em inglês" (Sentinela, 15 de outubro de 1997, Como Viemos a Ter a Bíblia, p 11-12)
Sem contar o "segredo" mantido pela torre de quem realmente foram os responsáveis pela "tradução" com a desculpa de que o mérito era de deus. Assim podem dizer o que quiserem...
- A Organização fez esta declaração sobre a TNM: "É a verdade, em vez de seu servo, que deve ser honrada e proclamada", escreveu Russell em 1900, acrescentando: "Existe uma disposição excessiva de creditar a verdade ao pregador, esquecendo-se de que toda verdade procede de Deus, que usa um ou outro servo na proclamação dela, conforme lhe apraz." Este é o motivo principal de os redatores e os tradutores das publicações da Torre de Vigia, bem como os membros da Comissão de Tradução da Bíblia do Novo Mundo, decidirem permanecer anônimos. (Despertai, 22 de outubro, 1989, pág. 20)

C. Os tradutores da TNM foram: Nathan Knorr, Albert Schroeder, George Gangas, Fred Franz, M. Henschel
- "Fred Franz, no entanto, era o único com suficiente conhecimento de línguas bíblicas para trabalhar numa tradução desse tipo. Ele tinha estudado grego por dois anos na Universidade de Cincinnati mas era autodidata em hebraico." ["Crise de Consciência"; de Raymond Franz; Commentary Press, Atlanta; edição de 1983]
o grifo é meu
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Chopin »

Não acho que as TJS são uma religião, acho que é uma organização autoritária que por meio de lavagem cerebral domina os membros para que possam dar dinheiro e beneficiar os chefões da Torre de Vigia que não são poucos, na minha concepção essa organização ''finge'' ser uma religião piedosa para atrair as pessoas mais carentes, lógico que mesmo dentre os chefões possa ter alguem sincero, mas tente ameaçar tirar a mordomia dele se ele não vai ficar muito macho! A prova que não é uma religião podemos ver na frieza que a própria seita promove, existem muito mais regras e leis a serem seguidas do que atos improvisados de amor, para vc ser uma TJ vc tem que fazer horas de campo, estudar os livros da seita como um louco, dedurar quem está fazendo coisa errada, congresso, assembleia, revisita, estudo, etc, ou seja, vc vai ganhar vida eterna se fizer um tanto de horas no campo, se vc fizer 10 horas vc é um forte candidato ao novo mundo, se fizer 9 e 30 vc ja corre um risco de morrer no Armagedom. Gente! para e pensa, isso é religião?? na minha concepção não, se trata de uma organização multinacional que quer dominar cada vez mais. :2
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
Avatar do usuário
Sentinela na Torre
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 12 Jun 2011 14:48

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Sentinela na Torre »

Diego Rutherford escreveu:As Testemunhas de Jeová é uma religião, sendo que essa religião nada mais é que um dos produtos da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova York. A Sociedade Torre de Vigia não é uma religião, é uma editora de livros e revistas, e proprietária de um multibilionário patrimônio multinacional.

Ou seja a Torre tem os seguintes produtos:
1. Livros, Bíblias e revistas;
2. Eventos, congressos, conferências, assembléias e
3. Religião Testemunhas de Jeová com suas mais de 100.000 congregações em todo o mundo. (os infelizes 7.000.000 de associados são as marionetes da Torre de Vigia, seus vendedores voluntários, alocados nessas agências bancárias, chamadas Salão do Reino).


Assim como cada Banco tem suas centenas e milhares de agências, cada um com o seu número, todas destinando recursos movimentados para a sede, e sob uma mesma presidência, cada região, e cada agência com seus gerentes, assim funcionam as mais de 100.000 agências da Torre de Vigia, não uma religião, uma editora de livros multibilionária.
Diego,

Gostei da sua definição.

Nesse prisma a Torre nem se encaixa como "editora de livros multibilionária", mais sim como uma Holding, com as seguintes operações:

Tradicionais:

*Editora
*Gravadora
*Logística (a Torre em países da Europa e América do Norte faz o trabalho de transporte e entrega dos materiais editados)
*Eventos (primeiramente com a Promoção de Eventos, agora essa atividade foi ampliada com a Construção e o Aluguel dos espaços para os eventos que a própria Torre promove)
*Participações (investimento na industria de armas, cigarros, bebidas, jogos e etc...)

Novo Mercado:

*Incorporadora e Financeira (para as obras de novos SR´s e SA´s)
*Aluguel e leasing de veículos
*Portais na internet
*E outras que estamos por descobrir
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Não é religião é Lavagem cerebral mesmo.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Soares »

Em 2007, se não me falha a memória, as TJs conseguiram o status de Religião em Portugal. Além do ponto de vista que aqui se debate, há de se levar em conta as vantagens que se usufrui por se ter tal credencial, Elas tem a mesma regalia que outra qualquer em termos de isenção em impostos e etc. É bem mais protegida em termos de direitos de liberdade e etc.

Aqui nesse link tem umas ponderações importantes.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... ci_arttext
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Mentalista »

Em vários países é reconhecida oficialmente como religião, mas isso não tira seu caráter de seita. E alguns países já estão tomando medidas contra ela.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes