Tenha a coragem de admitir um erro

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Eber Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 30 Jul 2013 11:14
Localização: Brasil

Tenha a coragem de admitir um erro

Mensagem não lida por Eber Oliveira »

Segue um texto maravilhoso que deveria ser enviado aos milhares para os betéis TJs mundo afora.

Vejamos o que a Torre nos ensina sobre admitir nossos erros:

*** w73 1/6 pp. 321-324 Tenha a coragem de admitir um erro ***

Tenha a coragem de admitir um erro

“Tropeçar” é apenas outra palavra para “errar”. E embora todos cometamos erros, quão difícil é admitir isso! Fere o orgulho da pessoa. Quando alguém é acusado de ter errado, ele tem a tendência de justificar-se, de apresentar desculpas, de culpar outros ou de negar ter errado. Requer coragem admitir um erro, arcar com a responsabilidade, admitir ter errado ou ter-se enganado.

Às vezes, os jovens têm uma queixa válida contra seu pai neste respeito. Alguns desses disseram certa vez. “Gostamos de papai; claro que sim. Mas quando temos uma discussão, ele nunca, mas nunca mesmo, admite ter errado ou ter cometido um engano. Ora, todos cometem erros, alguma vez!”

Este papai talvez pensasse que, PARA MANTER A SUA AUTORIDADE, nunca devia admitir ter errado ou ter-se enganado. Qualquer que tenha sido seu argumento, sua atitude não fomentou a comunicação e a harmonia na família. Por adotar este proceder irrefletido, em vez de fortalecer sua autoridade, rebaixava-se aos olhos dos filhos. Se às vezes tivesse admitido que se enganara, teria mostrado que tinha coragem de assumir a responsabilidade pelo erro!

Negar-se a admitir que se tenha errado é como que reivindicar a infalibilidade. Os chefes da maior organização religiosa do mundo, já por um século, têm afirmado ser infalíveis, não cometer erros — ou que qualquer papa os tenha cometido alguma vez — ao falar oficialmente sobre questões de doutrina e de moral. Mas dentro da mesma organização religiosa são cada vez mais as vozes levantadas para questionar esta afirmação. Neste respeito, o bispo católico romano F. Simons, de Indore, na Índia, declarou:

“Quando a igreja, embora de boa fé, ultrapassa o testemunho apostólico a respeito de Cristo, ela não tem direito de esperar que possa ensinar tais conceitos adicionais com certeza inerrante. Os próprios Apóstolos, ao exigirem fé, apelavam para a evidência, para o que tinham ouvido e visto. . . . Tampouco há qualquer promessa ou garantia divina de que a igreja tenha recebido tal dom, em virtude do qual possa ter certeza a respeito de Cristo, independente do conteúdo assegurado do testemunho apostólico. Assim que ela se afasta do alicerce seguro lançado pelos Apóstolos, está sujeita à ignorância e aos erros de sua era, o que se aplica, conforme a experiência tem demonstrado, até mesmo ao seu entendimento das escrituras.

“A afirmação de infalibilidade causa incalculável dano à credibilidade da autoridade instrutora da igreja. Restringe indevidamente sua capacidade de aceitar evidência nova e a torna vítima e defensora dos erros passados.’ — Commonweal, 25 de setembro de 1970, págs. 480, 481.

Em nítido contraste com a atitude adotada pelos papas encontra-se a das testemunhas cristãs de Jeová. :1 Estas realmente admitem que cometeram erros quanto a doutrinas e à adoração e as falsas profecias, vacinas que não podiam ser tomadas, transplantes proibidos e liberados, mortes e mais mortes de membros. Neste respeito, por um tempo, junto com a cristandade, celebravam o Natal, até saberem de sua origem pagã. Também, visto que Romanos 13:1 tinha sido interpretado como significando que os governos do mundo devem receber obediência incondicional, as Testemunhas interpretavam as ‘potestades superiores’ ou as “autoridades superiores”, mencionadas ali, como referindo-se a Jeová Deus e Jesus Cristo. Entretanto, um exame mais detido do texto circundante revela que Romanos 13:1 refere-se mesmo aos governos políticos deste mundo. Mas, ao se comparar este texto com outros, tais como Atos 5:29, que diz: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens”, viu-se que a “sujeição” mencionada em Romanos 13:1 deve ser uma sujeição relativa, não incondicional. Quer dizer, os cristãos devem estar sujeitos aos governos deste mundo, enquanto estes não exijam dos cristãos violar as leis de Deus. Quando tais governos fazem isso, então o cristão precisa obedecer à lei superior. — Atos 4:19, 20.

Aqui poderíamos falar sobre outros ‘erros’, como a morte inútil de milhares de pessoas porque não fizerem transplante de órgãos, não aceitaram vacinas, rejeitaram sangue, etc. Poderíamos incluir os milhares de irmão que venderam propriedades, deixaram de se casar, se endividaram, etc, porque achavam que o fim do mundo era iminente.

Será que esta admissão, de ter errado, as caracteriza como falsos profetas? De modo algum, pois os falsos profetas não admitem cometer erros. Oi ??? Se um falso profeta cometeu um erro, quer dizer que ele fez uma falsa profecia. Admitir que fez uma falsa profecia depois de ver que a mesma não se cumpriu não exime o falso profeta do erro. (Deuteronômio 18:20-22) . . .“‘No entanto, o profeta que presumir de falar em meu nome alguma palavra que não lhe mandei falar ou que falar em nome de outros deuses, tal profeta terá de morrer. 21 E caso digas no teu coração: “Como saberemos qual a palavra que Jeová não falou?” 22 quando o profeta falar em nome de Jeová e a palavra não suceder nem se cumprir, esta é a palavra que Jeová não falou. O profeta proferiu-a presunçosamente. Não deves ficar amedrontado por causa dele.’ quando o profeta falar em nome de Jeová e a palavra não suceder nem se cumprir, esta é a palavra que Jeová não falou. O profeta proferiu-a presunçosamente. Não deves ficar amedrontado por causa dele.’ De fato, o livro de Atos fornece mais de um exemplo de os primitivos cristãos terem errado quanto às suas CRENÇAS (e não 'falsas profecias') e terem de ser retificados, mas eles são mencionados com aprovação na Palavra de Deus. Tudo isto está em harmonia com o princípio bíblico de que “a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido”. — Pro. 4:18.Será que entre os ‘erros’ dos primeiros cristãos estava alguma profecia que não se cumpriu?


Em vista de tais exemplos, por que deve ser tão difícil alguém admitir ter errado? Nenhum homem sabe tudo; todos continuamos a aprender. Cometemos erros vez após vez, por falta de conhecimento suficiente. Ou talvez erremos porque nos deixamos vencer pelas nossas emoções; talvez tenhamos permitido que algum preconceito ou a vaidade ferida nos fizesse reagir sem primeiro usarmos a faculdade de raciocínio para avaliar as conseqüências de nossas palavras ou ações. — Pro. 5:1, 2.

Estar disposto a admitir um erro é o proceder certo, pois deixa a consciência limpa. Evita que fiquemos na defensiva ou que tentemos justificar nossos erros por dizer: “Ninguém é perfeito.”

Ter a coragem de admitir um erro também é sábio. Assim como se notou no caso dos filhos que se queixaram de que seu papai nunca admitia um erro, se admitirmos cometer erros estabelecemos relações melhores com os outros, quer sejam colegas, quer nossos superiores ou nossos inferiores — falando-se em sentido de organização. E por admitirmos um erro, gravar-se-á isso na nossa mente, de modo que será menos provável que repitamos este erro, nem que seja só por causa da humilhação sofrida.

Portanto, tenha coragem. Tenha a coragem de admitir um erro. Esteja disposto a dizer: “Sim, tem razão. Cometi um erro e lamento isso.” Daí, esforce-se de não o repetir.

[Capa na página 321]
[Endereço da filial]

Pergunta-se:

Quem é o culpado pelos erros:

1. Jeová, pois inspiraria os escritos da Torre de Vigia?
2. Os escritores da Torre de Vigia? (que afirmam ter inspiração de Jeová)
3. Homens comuns com muito sede de controle e poder que se organizaram para dominar um grupo de pessoas desesperadas?


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Crítica aos superiores; Sentinela;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 25 Dez 2020 16:48, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Religião e disputa por fiéis/território:

Imagem
Avatar do usuário
Residente Forasteiro
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 08 Abr 2013 19:35

Re: Tenha a coragem de admitir um erro

Mensagem não lida por Residente Forasteiro »

Caro Éber, maravilhosos são os seus comentários sobre este texto, eles sim deveriam ser enviados aos Beteis do mundo afora, mas o texto em si, por incrível que pareça, saiu do Betel de Brooklyn e foi enviado aos demais Beteis espalhados pelo mundo, traduzido e distribuído em diversas línguas!

E pessoalmente falando, acredito que a Igreja Católica tem admitido alguns erros sim na atualidade, vez ou outra a mídia noticia algo que o Papa admite ter sido erros crassos do catolicismo!
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: Tenha a coragem de admitir um erro

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Pergunta-se:

Quem é o culpado pelos erros:

1. Jeová, pois inspiraria os escritos da Torre de Vigia?
2. Os escritores da Torre de Vigia? (que afirmam ter inspiração de Jeová)
3. Homens comuns com muito sede de controle e poder que se organizaram para dominar um grupo de pessoas desesperadas?
Jeová, este nunca erra! Sabe de tudo e mais um pouco. É Onisciente. Conta o fim desde o começo! Nunca errou na vida, pois sempre existiu e sempre existirá. Esta acima do bem e do mal! Com esse nem adianta que dele não vai ter desculpa! Esquece! tá bom! Tudo de ruim que ele fez é justificável, pois foi ele quem criou, então se ele errou estava no direito dele! Não tem nem contestação! Contestar deus menino! onde já se viu isso, vai apanhar no bumbum! Toma! :9 :9 :9

Já os escritores da Torre estão numa classe intermediária, não chegam a ser nem querubins ou anjos, mas conseguem ter acesso direto (mentalmente falando) com o próprio Jesus, o qual recebe os recados do Pai, G-ová, e repassa a esses escritores e portanto, se eles escreveram alguma coisa que não deu certo ou que não se cumpriu, uma coisa é certa, não foi culpa deles, ou foi culpa de Jesus que passou a informação errada ou como sempre acontece, foi culpa dos otários irmãozinhos Tjotinhas espalhados em mais duzentos e car#lh#das terras (tirando os habitante da ilha de Sentinela) que entenderam e aplicaram a mensagem de forma errada e por isso "gibata" neles. Merecem sofrer por não entenderem direito o que os fieis escritores da modernidade cristã, diga-se Corpo Governante, tem a dizer de forma inspirada sobre Jesus, G-ová ou sobre a interpretação da Gi-bíblia.

Já em relação aos homens comuns, acho que esses não possuem uma culpa total, pois se eles tem algum poder para tomar uma decisão errada em cima de uma interpretação também errada é por que esse poder lhes foram delegados por autoridades superiores. E como hoje em dia está se tornando uma prática cada vez mais comum colocar imbecis e idiotas para tomar conta do rebanho, os erros cometidos por esses vaqueiros pastores tem aumentando vertiginosamente. Mas lembre-se que eles estão ali seguindo ordens superiores. Portanto, quando um ancião ou servo lhe tratar de forma errada ou fizer alguma coisa ruim que lhe faça sofrer, lembre-se não só de abençoar a mãe deles como também a mãe daqueles membros do G-8, sim os atuais apóstolos de cristo, ou seja o Corpo Governante! Mas a culpa também não será deles, será de Jesus que passou a informação errada para eles. lembrando a culpa não será de Jesus e sim de Jeová que passou a informação errada para Jesus. Só que Jeová não erra e por isso não tem culpa.

Aí no fim dessa história eu pergunto: tem culpa eu? :twisted:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Eber Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 30 Jul 2013 11:14
Localização: Brasil

Re: Tenha a coragem de admitir um erro

Mensagem não lida por Eber Oliveira »

Residente Forasteiro escreveu:E pessoalmente falando, acredito que a Igreja Católica tem admitido alguns erros sim na atualidade, vez ou outra a mídia noticia algo que o Papa admite ter sido erros crassos do catolicismo!
Concordo. Mas isso é algo que a Torre, que alega ser a única religião verdadeira, jamais fará: admitir que errou, matou, enganou, mentiu e mutilou!
Seiquenadasei escreveu: se eles escreveram alguma coisa que não deu certo ou que não se cumpriu, uma coisa é certa, não foi culpa deles, ou foi culpa de Jesus que passou a informação errada ou como sempre acontece, foi culpa dos otários irmãozinhos Tjotinhas espalhados em mais duzentos e car#lh#das terras (tirando os habitante da ilha de Sentinela) que entenderam e aplicaram a mensagem de forma errada e por isso "gibata" neles. Merecem sofrer por não entenderem direito o que os fieis escritores da modernidade cristã, diga-se Corpo Governante, tem a dizer de forma inspirada sobre Jesus, G-ová ou sobre a interpretação da Gi-bíblia.
É por aí mesmo...
Mas a culpa também não será deles, será de Jesus que passou a informação errada para eles. lembrando a culpa não será de Jesus e sim de Jeová que passou a informação errada para Jesus. Só que Jeová não erra e por isso não tem culpa.
Pois é... A culpa é nossa por ficar perguntando demais. Povinho sem humildade, esses apóstatas. Espírito de independência dá nisso... :8 :twisted:
Religião e disputa por fiéis/território:

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 130 visitantes