Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Meu caro Lord Vader, vejo pelos seus comentários que a morte é algo que lhe trás inquietação e questionamentos. Realmente, alguns religiosos conseguem através da crença em certos dogmas enfrentar a morte com certa serenidade, porém, conforme relatei neste tópico os religiosos em sua maioria são os que mais tem medo da morte. Se eles realmente acreditam que a morte é apenas uma passagem, porque todo este temor? Será que sua crença é sólida e profunda ou na hora H aparece alguma dúvida?

Mas deixando um pouco esta questão de lado, gostaria de saber o que você pensa sobre a eutanásia e o suicídio assistido? Você já assistiu aquele filme com o Al Pacino sobre o "DR Morte", que conta a história daquele médico americano Jack Kevorkian? Ele é mundialmente conhecido por sua luta para fazer do suicídio assistido um direito de todos. Médico patologista aposentado que inventou a “máquina do suicídio”, ele deu apoio a mais de 130 doentes terminais dos Estados Unidos para pôr um fim nas suas vidas com a eutanásia, ganhando o epíteto de Dr. Morte. Acho que o nome do filme em português é "Você não Conhece Jack, A vida e as mortes por Jack Kevorkian".
Este filme trata o assunto de forma muito interessante.
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Realmente amigo. Isso é algo que procuro não pensar muito, pois quando penso me trás um pouco de preocupação sim. Ainda estou num processo de reavaliação de muitas de minhas crenças. Algumas permanecem, outras foram deixadas de lado, e quanto a outras passei a ser neutro, enfim. Espero conseguir algum dia ter um pouco de paz interior. Esse comentário por você citado do livro "desvendando o arco íris " foi interessante. Nunca tinha pensado por esse lado. Pensar nos pontos positivos é de ajuda, como a sorte de termos vivido alguns anos enquanto uma vastidão de vidas em potencial não.
Quanto aos filmes, vou procurar assistir. Se fosse eu quem estivesse numa vida vegetativa e sofrida, iria preferir sim o meu fim. Acho que deveria haver algum tipo de documento com firma reconhecida onde todos deveriam deixar claro nele sua posição quanto a isso, para o caso de uma eventualidade ocorrer futuramente.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por TJCalado »

Lord Vader escreveu:Hoje assisti a um vídeo que me fez lembrar deste tópico. Uma senhora fica frente a frente com o assassino do seu filho. Pelas expressões utilizadas dá para notar que é uma pessoa religiosa. É claro que ela deve estar arrasada mas é impressionante a serenidade que a fé proporciona a ela diante da sua grande perda.

phpBB [video]


Esse vídeo me fez lembrar também a ocasião onde um ex-estudante meu faleceu de parada cardíaca. No enterro a mãe dele, uma TJ, chorou muito, mas poucos dias depois veio falar comigo com um sorriso estampado no rosto pedindo para que eu continuasse o estudo dele quando este fosse ressuscitado.
Esse poder reconfortante da religião é notável.
Antes de expressar minhas impressões sobre esse vídeo, gostaria de lembrar que todos fazemos julgamentos, inclusive quem conclui ser verdadeiro o perdão desta senhora.
Em todas as situações, há sempre muito mais envolvido do que a simples pronúncia de palavras. Além de ter esperado para falar tudo isso na frente das câmeras, o que ela diz é carregado de sentimento: "Você não me deu a chance de olhar nos olhos do meu filho antes de ele morrer, porque você matou ele antes de eu vê-lo". Alguns poderão dizer que expressões de sentimento são esperadas de uma mãe que perde o filho, mas isso a torna igual a todas as outras mães.
Os "crentes" têm uma forma muito peculiar de amaldiçoar as pessoas. Os conheço muito bem para saber que, muitas vezes, o simples fato de se dizer "você se tornará um de nós" trás a mesma satisfação de uma vingança. "Senhor! Acompanha Alisson onde ele estiver" em uma situação dessa e do jeito que ela disse, e para quem ela disse, me parecem mais palavras de maldição, assim como "Deus tocará na tua alma".
Note também que, apesar de tocar no peito esquerdo do jovem, ela passa boa parte do tempo segurando o pescoço dele.
Esperar um ano para fazer essas declarações também indicam que ela guardou um pesado sentimento que não se dissipou,como um verdadeiro perdão levaria.
Desculpem-me os que discordam, mas perdoar é muito mais do que isso.
O sentimento que ela teve é esperado de uma mãe que encontra com o assassino do próprio filho. Mas não concordo com a cena que ela fez.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

APOCALIPSE ADIADO escreveu:Acho muito interessante neste assunto as primeiras linhas do livro Desvendando o arco- íris:

"Nós vamos morrer, e isso nos torna afortunados. A maioria das pessoas nunca vai morrer, porque nunca vai nascer. As pessoas potenciais que poderiam estar no meu lugar, mas que jamais verão a luz do dia, são mais numerosas que os grãos de areia da Arábia... Sabemos disso porque o conjunto das pessoas possíveis permitidas pelo nosso DNA excede em muito o conjunto de pessoas reais. Apesar dessas probabilidades assombrosas, somos eu e você, com toda a nossa banalidade, que aqui estamos... Nós, uns poucos privilegiados que ganharam na loteria do nascimento, contrariando todas as probabilidades, como nos atrevemos a choramingar por causa do retorno inevitável àquele estado anterior, do qual a enorme maioria jamais nem saiu?".
[...]
A maioria de nós teve a sorte de não nascermos com algum problema durante a gestação que poderia ter-nos causado uma Síndrome de Down, autismo, gêmeos siameses, etc, etc... Enfim, se chegarmos aos setenta anos de vida somos seres muito afortunados, privilegiados, diante de tudo que pode acontecer desde o começo de nossa concepção.
NÃO SEI porque, mas essas palavras de seu relato me fizeram lembrar as palavras biblicas de ECLESIASTES:
De novo voltei a minha atenção e vi toda a opressão que ocorre debaixo do sol: Vi as lágrimas dos oprimidos, mas não há quem os console; o poder estava do lado dos seus opressores, e não há quem os console.
Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver!
No entanto, melhor do que ambos é aquele que ainda não nasceu, que não viu o mal que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 4:1-3 - Nova Versão Internacional)
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Caro Scof verdade, o texto que você citou de Eclesiastes 4:1-3 (considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver!
No entanto, melhor do que ambos é aquele que ainda não nasceu, que não viu o mal que se faz debaixo do sol) me parece demonstrar um estado de espírito transitório da parte do escritor que se contradiz de certo modo em Eclesiastes 9:4 "Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!"

De qualquer forma, eu penso igual ao segundo ponto de vista do escritor de Eclesiastes, apesar dos problemas e dificuldades que enfrentamos na vida, é muito melhor viver e desfrutar das alegrias e tristezas da vida do que nunca ter vivido! Como disse Roberto Carlos "Se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi!" :fof0:
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: Você tem medo da morte? A crença religiosa surgiu por isso?

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Stephen Hawking afirma num programa que conseguiu "provar" a inexistência de Deus...Mas, muitos, preferem acreditar que "existe um Deus impessoal" , não o da Biblia ou de outras religiões que criou o Universo...mas, mesmo assim, esse Deus é "inventado" por essas pessoas, que afirmam se "espiritualizadas", mas, as questões continuam sendo as mesmas: para onde vamos...de onde viemos...porque estou aqui...uma dessas pessoas me disse que esse Deus sem nome me deu o livre arbítrio para escolher...ora, as pessoas inventam um novo DEUS, mas, não tem jeito, a imagem do Deus Judaico-cristão é tão forte que sem querer elas voltam a ele e dizem asneira
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes