Por que a vida se alimenta da própria vida?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por kooboo »

Filosofo escreveu:Vamos analisar do ponto de vista cientifico:

A massa do planeta Terra é fixa. Correto? A menos que caia um asteroide aqui a massa em nenhum momento se altera.

Partindo dessa idéia nós seres vivos vamos agregando matéria a nosso corpo conforme vamos crescendo. E estamos o tempo todo trocando matéria com o ambiente (renovando nossas células e eliminando fezes, urina, suor, etc).

Entendi o seu raciocínio... mas a massa do planeta não é fixa.
Se considerarmos que uma árvore cresça, alimente de água e nutrientes da terra, depois caia, apodreça e seja comida por fungos e insetos, ok, a massa estaria a mesma dentro deste processo.
Porém, se a mesma árvore for queimada, parte dela será convertida em energia. Neste caso, a massa do planeta diminui.
Imagino que todos os processos usados que transformam massa em energia, contribuem para reduzir a massa do planeta. Até mesmo quando você come e depois vai correr e queimar energia.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Jerry »

Para mim tem razão aquele filósofo - inglês, acho, agora esqueci seu nome e estou longe de meus alfarrábios para consultar - que disse que todo o pensamento ocidental não passa de anotações marginais aos escritos de Platão. A dialética, o contraditório, a negação de uma ideia para que possa surgir o novo, para mim, define bem o ciclo da vida. A vida (tese) precisa destruir outra vida (antítese) para se renovar e permanecer (síntese). Ou, como bem sintetizou Karl Marx, tudo traz em si "o gérmen de sua própria destruição".
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Eumesma1, Saran e 13 visitantes