14 Preceitos do Budismo Engajado

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

14 Preceitos do Budismo Engajado

Mensagem não lida por Rogério »

Este texto é uma tradução dos ensinamentos do Venerável Thich Nhat Hanh.

Acredito que seja uma leitura interessante mesmo para aqueles que são da religião A ou B. Creio que seja uma leitura valiosa mesmo para aqueles que são contrários a existência de qualquer religião. Creio que esta leitura seja valiosa para todos que desejam ser seres humanos melhores.

* Não idolatre ou se prenda a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, mesmo as Budistas. Os sistemas Budistas de pensamento são apenas guias e não verdades absolutas.

* Não pense que seu conhecimento atual é imutável e absolutamente verdadeiro. Evite ter uma mente fechada e presa apenas as suas visões atuais. Aprenda e pratique o desapego de suas opiniões de maneira a estar aberto a ouvir o ponto de vista dos outros. A verdade é encontrada na vida e não apenas no conhecimento conceitual. Esteja pronto para aprender durante toda a sua vida e a observar a realidade em você e no mundo, a todo momento.

* Não imponha aos outros, inclusive às crianças, de maneira alguma, a adoção de suas opiniões, seja pela autoridade, coerção, dinheiro, propaganda ou mesmo educação. Por outro lado, através da argumentação, auxilie outros a renunciarem ao fanatismo e à mente fechada.

* Não evite o sofrimento ou feche seus olhos frente a ele.Não perca a consciência da existência do sofrimento na vida diária. Encontre maneiras de estar com aqueles que estão sofrendo, seja através de contato pessoal, visitas, imagens e sons. Desta maneira acorde e acorde outros para a realidade do sofrimento no mundo.

* Não acumule riquezas enquanto milhões estão famintos. Não tenha como objetivos de sua vida a fama, lucro, riqueza ou os prazeres carnais. Viva de maneira simples e compartilhe seu tempo, energia e recursos com aqueles que realmente precisam.

* Não cultive raiva e ódio. Aprenda a penetrar e transformar estes sentimentos enquanto eles ainda semeiam sua consciência. Tão logo eles apareçam, volte sua atenção a sua respiração de maneira e ver e entender a natureza de seu ódio.

* Não se perca, não disperse seu pensamento. Pratique a meditação para voltar ao seu momento presente, ao que ocorre neste momento. Esteja em contato com as coisas maravilhosas, refrescantes e saudáveis tanto dentro de você como ao seu redor. Plante em você sementes de alegria, paz e aceitação de maneira a facilitar o processo de transformação que ocorre nas profundezas de sua consciência.

* Não use palavras que possam gerar discórdia ou causar cisões em sua comunidade. Faça todos os esforços para reconciliar e resolver todos os conflitos, mesmo os menores.

* Não diga inverdades para obter vantagens ou impressionar pessoas. Não profira palavras que dividão e gerem ódio. Não espalhe notícias ou informações que você não está certo de serem verdades. Não critique ou condene coisas das quais você não está tão certo. Sempre seja verdadeiro e construtivo. Tenha a coragem de dar um passo a frente e criticar injustiças, mesmo que ao fazer isto você ameace sua própria segurança.

* Não use a comunidade Budista para ganho pessoal ou lucro, ou transforme sua comunidade em uma força política. Uma comunidade religiosa deve, por outro lado, se opor a qualquer opressão e injustiça e deve lutar para mudar a situação, sem entrar em conflitos partidários ou ideológicos.
* Não conviva com uma vocação que é maléfica aos humanos ou à natureza. Não invista em empresas que privem outros de suas possibilidades de vida. Escolha uma vocação que te permita realizar o ideal da compaixão.

* Não mate. Não deixe que outros matem. Encontre qualquer maneira possível de proteger a vida e evitar guerras e conflitos.

* Não possua nada que deva ser de outra pessoa. Respeite a propriedade dos outros, mas impeça que outros lucrem com o sofrimento humano ou o sofrimento de outras espécies do planeta.

* Não maltrate o seu corpo. Aprenda a cuidá-lo com respeito. Não pense no seu corpo apenas como um instrumento. Preserve suas energias vitais (sexual, espiritual, respiração) para a realização de seu Caminho. (Para irmãos e irmãs que não são monges ou freiras:) Suas expressões sexuais não devem ser sem amor e comprometimento. Em uma relação sexual tenha consciência do sofrimento que pode ser causado no futuro. Para preservar a felicidade de outros, respeite seus direitos e compromissos. Esteja plenamente consciente da responsabilidade de trazer novas vidas a este mundo. Medite sobre o mundo para o qual você está trazendo novos seres.



Gasshô :7
Editado pela última vez por Rogério em 22 Mar 2009 15:28, em um total de 3 vezes.
Razão: Separei os preceitos, coloque-os em Negrito e pus o Gasshô =)
(^_^)
Avatar do usuário
Dionisio
Forista
Forista
Mensagens: 594
Registrado em: 01 Nov 2008 14:20
Localização: são paulo

Re: 14 Preceitos do Budismo Engajado

Mensagem não lida por Dionisio »

muito interessante. Parabens Rogerio !!
gostei da parte que fala sobre a importancia da respiração pois tenho asma e acredito que parte da ansiedade que sofro venha da minha má respiração.
QUE MEU CORPO SEJA CREMADO E QUE MINHAS CINZAS ALIMENTEM A ERVA, E QUE A ERVA ALIMENTE OUTRO HOMEM COMO EU, PORQUE EU CONTINUAREI NESTE HOMEM"

((CANTO PARA MINHA MORTE - Raul Seixas))
Avatar do usuário
Julios
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 20 Dez 2008 18:22

Re: 14 Preceitos do Budismo Engajado

Mensagem não lida por Julios »

Legal Rogerio,depois a torre fala que tudo em babilonia é podre,pois acho que nem na biblia contem preceitos tão claros como esses,não desmerecendo a biblia claro.
O fato é que quando saimos da toca ,vemos que tem um mundo e um céu para explorarmos e nem damos conta disso pena que a vida é curta para ver o infinito.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: 14 Preceitos do Budismo Engajado

Mensagem não lida por André Felix »

Interessante que além de "engajados" e corretos, representando necessidades atuais, esses preceitos refletem antigos ensinamentos até anteriores ao budismo. Na minha opinião, para uma religião ser verdadeira, ela precisa apresentar conceitos adaptávies e universais. Enquanto os fundamentalistas de várias religiões tentam impor literalmente conceitos e ensinamentos dogmáticos ultrapassados, muitas vezes refutados pela ciência, religiões mais abertas, com ensinamentos adaptáveis, não precisam recorrer à sofismas. Cristãos criacionistas, por exemplo, ficam procurando "cabelo em ovo" para defender a literalidade do relato bíblico da criação, do díluvio dos dias de Nóe, etc. Alguns, como a Torre de Vigia, recorrem até para as trapaças. Lembremos sempre das citações fraudulentas do Livro "Criação". Quem não conhece veja em:
http://corior.blogspot.com/2006/02/cita ... -qual.html
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes