Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
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TJ7
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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Já existe refutação para isso, e faz tempo, mas acho que sabem onde eu indicaria para procurarem né? Não vou nem mencionar, vou deixar que busquem.
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EsterHadassa
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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TJ7 escreveu:Já existe refutação para isso, e faz tempo, mas acho que sabem onde eu indicaria para procurarem né? Não vou nem mencionar, vou deixar que busquem.
Demorou pra você aparecer neste tópico, mas sabia que viria.
"A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé, que todo esforço para conhecer e defender a verdade virá, em vez disso, fortalecer a base da verdadeira fé." - R. Franz em "Crise de Consciência"
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Presto
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Presto »

O problema é a deturpação de uma tradição, esta que seria a judaica, deturpada pelo cristianismo de Constatino e assim por diante. Como o talmude, zohar e outros livros sagrados judaicos que explicam a torah e outros livros sagrados dos judeus. Assim o jeito de entender suas escrituras, precisa-se desses livros e de um rav, rabino, e ser aceito como aprendiz.
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AntonioMadaleno
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Esta passagem não é nada complicada de entender, nem pode ser usada para defender um Deus trino. O contexto mostra que os homens que aparecem são anjos, nada mais.

Mas porque, quer Abraão, quer Ló, se dirigem a eles como Jeová?
É simples:

Eles são enviados por quem e estão a representar a quem?
Quem fala por meio deles?


JEOVÁ

Sendo assim, e visto que estes homens reconheceram a origem divina dos mensageiros, poderiam dirigir-se a eles diretamente, como se estivessem falando com o próprio Deus. Não existe qualquer conflito no relato, com a passagem que não se pode ver a Deus e ficar vivo.

Aliás, não existe passagem nenhuma que indique que Jeová se tenha materializado como humano, o que seria impossível. Porquê?
Porque o Criador está fora do plano físico e é maior que esse plano físico.

Podemos comparar isso com um pintor que pinta uma tela. Ele está dentro ou fora da tela? Pode ele entrar na tela?

Do mesmo modo, o universo físico não pode comportar o Criador, mas apenas manifestações do seu poder e/ou criaturas espirituais enviadas por este, como seus representantes. Foi isso no caso dos anjos e do próprio Jesus, que como Seu Filho unigénito o veio representar.
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TJCalado
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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TJ Curioso escreveu:Esta passagem não é nada complicada de entender, nem pode ser usada para defender um Deus trino. O contexto mostra que os homens que aparecem são anjos, nada mais.

Mas porque, quer Abraão, quer Ló, se dirigem a eles como Jeová?
É simples:

Eles são enviados por quem e estão a representar a quem?
Quem fala por meio deles?


JEOVÁ

Sendo assim, e visto que estes homens reconheceram a origem divina dos mensageiros, poderiam dirigir-se a eles diretamente, como se estivessem falando com o próprio Deus. Não existe qualquer conflito no relato, com a passagem que não se pode ver a Deus e ficar vivo.

Aliás, não existe passagem nenhuma que indique que Jeová se tenha materializado como humano, o que seria impossível. Porquê?
Porque o Criador está fora do plano físico e é maior que esse plano físico.

Podemos comparar isso com um pintor que pinta uma tela. Ele está dentro ou fora da tela? Pode ele entrar na tela?

Do mesmo modo, o universo físico não pode comportar o Criador, mas apenas manifestações do seu poder e/ou criaturas espirituais enviadas por este, como seus representantes. Foi isso no caso dos anjos e do próprio Jesus, que como Seu Filho unigénito o veio representar.
Tudo conclusões baseadas em suposições. As lacunas preenchidas com ideias preconcebidas. Do mesmo jeito que o fazem aqueles que defendem a trindade.
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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Lembre-se de que isso é uma narrativa. Quem escreveu e descreveu a situação foi Moisés muito tempo depois. Assim, esta declaração não se refere ao ponto de vista de um dos personagens da situação:
Jeová apareceu-lhe posteriormente entre as árvores grandes de Manre, enquanto estava sentado à entrada da tenda, por volta do calor do dia.
E qual a necessidade de 3 anjos para trazer uma mensagem, quando geralmente só vem um? E justamente na ocasião em que são identificados como o próprio Jeová?
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Eduardo.TJ
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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Belo tópico!

Comentários fortes, cada um a favor de um ponto.
Se eu acreditasse na Torre, confesso que esse tópico ia me colocar uma pulga um elefante enorme atrás da orelha.

Amigo TJ Curioso, aonde no texto diz que eram anjos?
Eu dei uma rebuscada e não achei a referência. Poderia citá-la?
Isso a meu ver, poria fim a discussão.

Mesmo concordando com o TJCalado que levantou uma excelente questão ao se referir a necessidade de mandar três caboclo anjos para uma mensagem do tipo "Corre negada, que jeová vai passar o cerol!" "Jeová vai destruir as cidades iníquas"
_________________________________
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TJCalado
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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Eduardo.TJ escreveu:Belo tópico!

Comentários fortes, cada um a favor de um ponto.
Se eu acreditasse na Torre, confesso que esse tópico ia me colocar uma pulga um elefante enorme atrás da orelha.

Amigo TJ Curioso, aonde no texto diz que eram anjos?
Eu dei uma rebuscada e não achei a referência. Poderia citá-la?
Isso a meu ver, poria fim a discussão.

Mesmo concordando com o TJCalado que levantou uma excelente questão ao se referir a necessidade de mandar três caboclo anjos para uma mensagem do tipo "Corre negada, que jeová vai passar o cerol!" "Jeová vai destruir as cidades iníquas"
Só lembrando que, para guardar a árvore da vida, foram usados somente dois anjos, e a bíblia se refere a eles como anjos! O que leva também à conclusão de que na época da aparição dos três anjos, o pessoal já sabia o que eram anjos. Porque então os chamaram de Jeová?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
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EsterHadassa
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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TJCalado escreveu:
Eduardo.TJ escreveu:Belo tópico!

Comentários fortes, cada um a favor de um ponto.
Se eu acreditasse na Torre, confesso que esse tópico ia me colocar uma pulga um elefante enorme atrás da orelha.

Amigo TJ Curioso, aonde no texto diz que eram anjos?
Eu dei uma rebuscada e não achei a referência. Poderia citá-la?
Isso a meu ver, poria fim a discussão.

Mesmo concordando com o TJCalado que levantou uma excelente questão ao se referir a necessidade de mandar três caboclo anjos para uma mensagem do tipo "Corre negada, que jeová vai passar o cerol!" "Jeová vai destruir as cidades iníquas"
Só lembrando que, para guardar a árvore da vida, foram usados somente dois anjos, e a bíblia se refere a eles como anjos! O que leva também à conclusão de que na época da aparição dos três anjos, o pessoal já sabia o que eram anjos. Porque então os chamaram de Jeová?
Foi o que eu disse, apenas lendo o contexto, sem usar a imaginação, fica claro que os três eram Jeová.
Sim, esse foi um dos textos que me fez ficar com a pulga atrás da orelha quando me mostraram, e claro que quem me mostrou não foi uma testemunha de Jeová pois esse texto eu imagino que quase nenhuma testemunha conheça. É mais um texto que faz parte daqueles que a torre prefere esconder e nunca citar nas publicações.
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AntonioMadaleno
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Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

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Eduardo.TJ escreveu:Amigo TJ Curioso, aonde no texto diz que eram anjos?
Eu dei uma rebuscada e não achei a referência. Poderia citá-la?
Isso a meu ver, poria fim a discussão.
Eduardo.TJ o relato mostra-nos que três homens chegam perante Abraão. Um permanece e dois deles afastam-se em direcção a Sodoma. A continuação do relato identifica estes 2 como sendo anjos (Gênesis 19:1). Ainda assim, no versículos 18-22, Ló também fala com eles como se estivesse a falar pessoalmente com Jeová (no singular) e até mesmo o chama por nome (semelhante ao que fez Abraão).

Tendo isto em mente, claramente se percebe que os 3 (e não apenas 2), são anjos ou mensageiros de Deus. No entanto, quem os recebe identificando-os como representantes de Deus e falando em seu nome, dialogam como se estivessem a dialogar diretamente com o próprio Jeová.

Algo similar aconteceu cerca de 400 anos mais tarde, com Moisés. O relato diz:

3 E Moisés tornou-se pastor do rebanho de Jetro, sacerdote de Midiã, de quem era genro. Quando estava conduzindo o rebanho para o lado ocidental do ermo, chegou por fim ao monte do [verdadeiro] Deus, a Horebe. 2 O anjo de Jeová apareceu-lhe então numa chama de fogo no meio dum espinheiro. Enquanto ele olhava, ora, eis que o espinheiro ardia com fogo, contudo, o espinheiro não se consumia. - Êxodo 3:1, 2

No entanto, continuando a ler o relato passa a dizer:

"...Quando Jeová viu que se desviara para inspecionar, Deus o chamou imediatamente do meio do espinheiro e disse: “Moisés! Moisés!” ao que ele disse: “Eis-me aqui.” 5 Então disse: “Não te chegues para cá. Remove as tuas sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás parado é solo sagrado.” 6 E prosseguiu, dizendo: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Moisés escondeu então a sua face, porque estava com medo de olhar para o [verdadeiro] Deus. 7 E Jeová acrescentou: “Indubitavelmente, tenho visto a tribulação do meu povo que está no Egito e tenho ouvido seu clamor por causa daqueles que os compelem a trabalhar; porque eu bem sei das dores que sofrem. 8 E estou para descer, a fim de livrá-los da mão dos egípcios e para fazê-los subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, para o lugar dos cananeus, e dos hititas, e dos amorreus, e dos perizeus, e dos heveus, e dos jebuseus. 9 E agora, eis que chegou a mim o clamor dos filhos de Israel e eu vi também a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 E agora vem, e deixa-me enviar-te a Faraó, e faze que meu povo, os filhos de Israel, saia do Egito.”" - Êxodo 3:4-10

Esta passagem ilustra bem, o que aconteceu anteriormente com Abraão e Ló. Jeová usa anjos como mensageiros e fala POR MEIO DELES com as pessoas envolvidas e por sua vez, as pessoas se dirigem a Jeová apesar de reconhecerem que estão diante de mensageiros.

Visto que Jeová tem a capacidade de falar por meio de pessoas ou de as inspirar a escrever o que Ele deseja, não existe base para não aceitar que os anjos estavam falando, não apenas em nome de Jeová mas exatamente o que Jeová estava falando do lugar celestial.

Mal comparado, é como se os anjos fossem "intercomunicadores" com os humanos.
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