"Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
_Kratos_
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Mensagem não lida por _Kratos_ »

docdeoz escreveu:
gerom escreveu:
Poltergeist escreveu:
docdeoz escreveu:- o das formigas em procurar escravas - o das larvas do icnêumon em devorar o
interior do corpo das lagartas vivas - não como o resultado de atos criadores especiais,
mas como pequenas conseqüências de uma lei geral, tendo por fim o progresso
de todos os seres organizados, isto é, a sua multiplicação, a sua variação,
a persistência do mais forte e a eliminação do mais fraco.

Do Charles Darwin, Origem das Espécies, A base do livro My Kampf...

caras-de-pau... uma mentira só...
?????
[2] d:9
O argumento do Sagan é baseado em Darwin e Darwin é a base do Mein Kampf, Minha Luta do Hitler...

Sciam Br - História 7, O homem em busca das origens

Darwinismo Social e a arte da reconciliação

Edgar Assis do Carvalho

p. 86

Após comentários sobre o contato entre a civilização e as sociedades primitivas, com”magias e mitos como algo irracional”:

“Não foram apenas as populações indígenas que sofreram na pele o preconceito e a intolerância civilizatórios. Embora as concepções da teoria darwinista e os mecanismos da seleção natural e da sobrevivência dos mais aptos fossem válidos para a evolução da vida em geral, sua aplicação para a sociedade redundou em racismos e genocídios de toda ordem {darwinismo social de Spencer?- docdeoz}. É mais do que sabido que a transferência de conceitos e pressupostos teóricos e conceituais de uma área para outra é problemático. No caso das sociedades humanas, serviu de alavanca e justificativa para a expansão das ideologias raciais nazi-fascistas do século XX concretizados em guerras e extermínios planetários. Não resta dúvida que, neste terceiro milênio, o problema permanece e que os “mais aptos” se arrogam o direito de reger o destino da vida. Basta olhar o mapa do mundo para saber disso.”

Conversa mole do Sagan... Por que ele não fala a verdade?

SAGAN É FASCISTA! :2
Amigo, novamente, insisto, mostre a ligação entre Darwin e a eugenia. Qualquer um que conheça os trabalhos de Darwin é capaz de notar os erros crassos de Spencer.

A publicação de Spencer deixa claro que ele não entendeu bulhufas de evolucionismo. Saiu pinçando o que era interessante a ele e descartando pontos fundamentais.

Quero que você me mostre em alguma obra de Darwin, um sujeito que tinha preconceitos sim, devido ao espírito da época, mas que montou a sua obra tendo como um dos pilares a importancia da variabilidade.

Qualquer estudante que aprendeu sobre a técnica de cultivo "plantation" consegue entender que ser igual é que é perigoso para a manutenção da vida.
“Já que sabem tão bem o que se encontra fora de vocês,
com certeza sabem ainda melhor o que possuem por dentro.”
Micrômegas, por Voltaire.
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docdeoz
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

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Evolução dirigida (eugenia) e futuro do homem.
Que futuro espera pelo Homo sapiens?

Por Peter WARD
SCIAM BR, FEV 2009, p. 59-60 subtítulo Evolução Dirigida

Nós dirigimos a evolução de tantas espécies de animais e plantas, por que não dirigirmos a nossa? Por que esperar que a seleção natural faça o serviço se podemos fazê-lo mais depressa e de forma benéfica para nós mesmos? Na área do comportamento humano, por exemplo, geneticistas estão no encalço de componentes genéticos não apenas dos problemas e desordens, mas também de todo o tipo de aptidão e de vários aspectos da sexualidade e da competitividade, muitos dos quais podem ser, ao menos parcialmente, hereditários. Com o tempo, triagens elaboradas de composição genética se tornarão lugar-comum, e medicamentos serão indicados com base nos resultados.
O próximo passo será realmente mudar os genes das pessoas. Isso conceitualmente pode ser feito de duas formas: alterando apenas os genes do órgão relevante (terapia gênica) ou alterando o genoma inteiro de uma pessoa (o que é conhecido como terapia germinal). Pesquisadores ainda estão lutando com a limitada meta da terapia gênica para curar doenças. Mas se obtiverem sucesso com a terapia germinal, isso não ajudará apenas a pessoa em questão, mas também seus filhos. O maior obstáculo à engenharia genética em humanos será a pura complexidade do genoma. Os genes, em geral, desempenham mais de uma função; de modo inverso, funções são geralmente codificadas por mais de um gene. Em função dessa propriedade, conhecida como pleiotropia, alterar um gene pode ter conseqüências indesejáveis.
Rev 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
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docdeoz
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

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Por que tentar então? A pressão para mudar genes provavelmente virá de pais que desejam garantir que seu filho seja um menino ou uma menina; para dotar seus filhos com beleza, inteligência, talento musical ou uma natureza doce; ou para tentar garantir que não terão tendência a se tornarem desonestos, depressivos, hiperativos ou mesmo criminosos. Os motivos são vários. Assim como a pressão dos pais para melhorarem geneticamente seus filhos pode ser socialmente irresistível, também o envelhecimento poderá ter essa demanda social. Muitos estudos recentes sugerem que envelhecer não é mais que o mero desgaste de partes do corpo, como uma deterioração programada e em grande parte geneticamente controlada. Se for assim, o próximo século de pesquisa genética deverá destravar numerosos genes que controlam muitos aspectos do envelhecimento, e esses genes poderão ser manipulados.
Considerando que se torne fácil mudar nossos genes, como isso afetará a evolução a humanidade? Imagine pais alterando seus filhos ainda não nascidos para melhorar sua inteligência, aparência e longevidade. Se as crianças forem tão espertas quanto longevas, com QI de 150 e expectativa de vida de 150 anos, poderão ter mais filhos e acumularão mais riquezas que os outros. Socialmente serão provavelmente atraídos por outros do seu tipo. Considerando algum tipo de segregação social ou geográfica auto-imposta, seus genes podem se acumular e, eventualmente, se diferenciar como uma nova espécie. Um dia, então, teremos em nosso poder a possibilidade de produzir uma nova espécie humana. A decisão de enveredarmos por esse caminho ou não será tomada por nossos descendentes.
Rev 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
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docdeoz
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Mensagem não lida por docdeoz »

http://www.ufrgs.br/bioetica/eugenia.htm
Eugenia
________________________________________
Prof. José Roberto Goldim
________________________________________
Ao longo da história da humanidade, vários povos, tais como os gregos, celtas, fueginos (indigenas sul-americanos), eliminavam as pessoas deficientes, as mal-formadas ou as muito doentes.
O termo Eugenia foi criado por Francis Galton (1822-1911), que o definiu como:
O estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja fisica ou mentalmente.
Galton publicou, em 1865, um livro "Hereditary Talent and Genius" onde defende a idéia de que a inteligência é predominantemente herdada e não fruto da ação ambiental. Parte destas conclusões ele obteve estudando 177 biografias, muitas de sua própria família.
Galton era parente de Charles Darwin (1809-1882). Erasmus Darwin era avô de ambos, porém com esposas diferentes, Darwin descendeu da primeira, por parte de pai, e Galton da segunda, por parte de mãe. Darwin havia publicado "A Origem das Espécies" em 1858.
No seu livro, Galton propunha que "as forças cegas da seleção natural, como agente propulsor do progresso, devem ser substituidas por uma seleção consciente e os homens devem usar todos os conhecimentos adquiridos pelo estudo e o processo da evolução nos tempos passados, a fim de promover o progresso físico e moral no futuro".
:iergh7:
Rev 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
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docdeoz
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Mensagem não lida por docdeoz »

Rev 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Mensagem não lida por Jesus Negro »

mayhra escreveu:A questão é que a verdade dura de um é a fabula de outro. E a fábula de outro é a verdade dura de um.

Não há verdade dura absoluta, mas fábulas cada um tem as suas.
Certamente a estrutura conceitual em que a pessoa está imersa é fundamentalmente decisiva pra escolha que ela faz entre fábula e realidade.
LUCIANOM
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Re: "Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"

Mensagem não lida por LUCIANOM »

O relativismo é um combate à fé, é mais do que um insulto à verdade, assume-se como uma feroz tentativa de invalidar todos os seus atributos. Este artigo é a necessidade, súbita e genuína, de desmascarar uma filosofia que persegue o poder de um perfume, o da fé, e que tenta invalidar os efeitos na vida daqueles que amam e conhecem Jesus como a Verdade: “Jesus disse-lhe: Eu sou… a Verdade…” (João 14:6).
O Relativismo é a filosofia que defende a existência de “várias verdades”. Alguém escreveu que quem defende o relativismo acredita sinceramente que está errado, e sabendo do seu erro, procura salvá-lo através da confusão. Defendem esse princípio vestindo-se de uma ilusoria modéstia, afirmando que a sua verdade pode não ser a verdade. Aceitar isso é comprar o bilhete de entrada para o erro. O relativismo é tão diverso quanto o pode ser a natureza dos fenômenos a propósito dos quais se exercem os juízos individuais ou coletivos.
O Relativismo apresenta-se então como uma exaltação da alteridade. A verdade não é relativa ao espaço, ao tempo, à cultura, à história, à ideologia e por aí adiante. A verdade é única e existe aquém da nossa compreensão, e oveículo que a transporta é a fé. O relativismo impõe uma forma de pensar racionalista, porém a fé não é uma escola de pensamentos, de ideias ou opiniões. Apesar de a fé não ter fronteiras nem limites na sua atuação, ela não negocia a verdade que a fundou.
O que é relativismo?
Teoria segundo a qual nada é absolutamente verdadeiro e depende, como os gostos e as cores, da individualidade de cada um ou do ponto de vista em que nos colocamos. O seu princípio foi formulado na Antiguidade por Protágoras. Ele afirmava que “o homem é a medida de todas as coisas”, ou seja, nada é verdadeiro senão em relação a nós.
O que é verdade?
“Jesus disse-lhe: Eu sou… a Verdade…” (João 14:6)
“Santifica-os na Verdade; a tua Palavra é a Verdade.” (João17:17)
O que é a Fé?
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” (Hebreus 11:1
O relativismo e o conhecimento
O relativismo esconde-se atrás da pseudoliberdade de reflexão e de opções. Não há dúvidas de que o escolher uma filosofia de pensamento é um direito inegável da pessoa humana. No entanto, somente a fé é o conjunto de experiências e evidências indo sempre em direção à eternidade. O relativismo, na sua prática, separa promovendo divisão. A fé é contrária: na sua execução é um agente que une.
No relativismo todo conhecimento é dependente de outro conhecimento ou se encontra dependente do ponto de vista do sujeito. O relativismo altera os valores. Isso pode resultar numa perigosa anarquia intelectual e, sobretudo espiritual, que trava uma das formas da criação mais características do ser humano: a sua vontade de escolher, de se posicionar.
Deus elegeu Jesus como a única e absoluta Verdade. Essa é a escolha e a dependência da Igreja Fiel. O papel da verdade não é ir contra convicções culturais, religiosas ou espirituais, esse sim, é o rosto do relativismo. A verdade não agride, não causa incômodo. A verdade é um alívio: “(…) conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Para o relativismo, a verdade de cada um é campo de legitimidades, e que não se deve fechar à verdade dos outros, podendo haver espaço para várias verdades. A verdade para o relativismo é o lugar da ignorância, é uma linguagem que se adapta ao passado. A verdade para a Igreja Fiel tem um nome: Jesus; e uma história: sua morte e ressurreição. A história da verdade é eterna, com essência de valores e esperanças.
Para o relativismo, a verdade de cada um é campo de legitimidades, e que não se deve fechar à verdade dos outros, podendo haver espaço para várias verdades. A verdade para o relativismo é o lugar da ignorância, é uma linguagem que se adapta ao passado. A verdade para a Igreja Fiel tem um nome: Jesus; e uma história: sua morte e ressurreição. A história da verdade é eterna, com essência de valores e esperanças.
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