Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
miguel arcanjo
Forista
Forista
Mensagens: 1103
Registrado em: 23 Jan 2012 23:03
Localização: M A T R I X

Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por miguel arcanjo »

Complexo de POLLYANNA,
Resumindo: Uma garotinha, que gostava de brincar o "JOGO DO CONTENTE", mesmo com severas contradições a sua volta.

"Muitas vezes me acontece de brincar o jogo do contente sem pensar, a gente fica tão acostumada que brinca sem saber. Em tudo há sempre alguma coisa capaz de deixar a gente alegre; a questão é descobri-la."


Ainda não conclui meu curso em Psicologia, estou no 1° Semestre.
Mas pretendo me aprofundar nesse tema tão universal:
CONTENTAMENTO X DESCONTENTAMENTO.

Pollyanna é um livro, que em sua origem pueril carrega profundas conotações dramáticas para a psicologia.

Percebo nas Testemunhas de Jeová, aquelas que mesmo conhecendo toda a história da Watchtower, ainda preferem se posicionar como a personagem do livro POLLYANNA.

Antes de tudo, é um direito, mas será que elas realmente sabem o que estão fazendo com as suas vidas e das suas famílias?



http://www.golfinho.com.br/download/default.asp

****************************LIVROS PARA DOWNLOAD GRATUITO******************************
http://www.golfinho.com.br/livros/liv222.asp

Entre incontáveis livros da minha infância e adolescência, posso dizer que "Pollyanna" foi um dos que me marcou profundamente. Relendo-o agora percebo que não fui traída pela memória, passagens inteiras afloram à minha mente antes mesmo de completar a leitura.
Mas o que pode ter este livro, literatura de escolares e adolescentes, de útil ou interessante para os penelistas? Acredito que para a PNL, "Pollyanna" poderia ter o seguinte subtítulo: "Um livro sobre RESSIGNIFICAR".
Trata-se da história de uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, à qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.

Este livro pode servir de várias maneiras, certamente é um belo treino em ressignificação de conteúdo, especialmente para os praticantes de PNL que compreendem racionalmente a estrutura que está por trás do processo de ressignificar. Serve como sugestão de leitura para nossas crianças e também para os nossos pacientes.
E como diz Pollyanna: "Muitas vezes me acontece de brincar o jogo do contente sem pensar, a gente fica tão acostumada que brinca sem saber. Em tudo há sempre alguma coisa capaz de deixar a gente alegre; a questão é descobri-la."
Talvez com menos qualidade, mas certamente interessante, encontra-se em locadores de vídeo o filme sobre o livro, com o mesmo nome.

Revisão feita por Márcia Hexsel Abichequer
Médica nefrologista e Master Practitioner em PNL
Avatar do usuário
miguel arcanjo
Forista
Forista
Mensagens: 1103
Registrado em: 23 Jan 2012 23:03
Localização: M A T R I X

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por miguel arcanjo »

SITE: TESTEMUNHAS CRISTÃS
http://www.christianwitnesses.com/id139.html

Achei essa ilustração temática muito interessante, poderia até ser capa de alguma A Sentinela.
Parece uma típica ALICE no país das maravilhas Tjs,
tipo POLLYANNA, brincando o "jogo do contente"...

Também achei no site, muitas informações relevantes sobre o universo TJ.
Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por kooboo »

A esperança de um mundo melhor, do paraíso perfeito de Deus aqui na terra, só com pessoas justas e junto dos familiares e amigos é o cenário no qual as TJ´s se agarram para suportar tudo, desde as desgraças do mundo moderno até o serviço escravo imposto pela watchtower.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por TJCalado »

Se todo mundo jogasse o "jogo do contente" ainda estaríamos morando em cavernas. É a insatisfação que alimenta o progresso.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por mayhra »

miguel arcanjo escreveu:SITE: TESTEMUNHAS CRISTÃS
http://www.christianwitnesses.com/id139.html

Achei essa ilustração temática muito interessante, poderia até ser capa de alguma A Sentinela.
Parece uma típica ALICE no país das maravilhas Tjs,
tipo POLLYANNA, brincando o "jogo do contente"...

Também achei no site, muitas informações relevantes sobre o universo TJ.
Imagem
Que show essa ilustração!
Eu sou perfeita, você está condenado.
Contos de educação das Testemunhas de Jeová
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por mayhra »

Sobre a capacidade de ressignificar, não vejo como pejorativa, muito pelo contrário, é uma capacidade muito necessária na vida. Faz parte da capacidade de resiliência, que é a capacidade de superar adversidades.

Ao se falar "complexo de Pollyanna" parece que se está dizendo que é ruim a pessoa ressignificar suas frustrações e não é. Mas claro que ressignificar não é simplesmente uma negação da realidade, uma fuga da dor. Ressignificar é conseguir elaborar as perdas; é transformar o azedo limão numa gostosa limonada; é ver na crise uma oportunidade. Isso é muito importante para qualquer pessoa.
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por Chopin »

Com certeza muitos lá dentro estão lá por estar, alguns parecem que nem pensam mais, ficaram robotizados.
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por kooboo »

Chopin escreveu:Com certeza muitos lá dentro estão lá por estar, alguns parecem que nem pensam mais, ficaram robotizados.
Muitos estão lá cheios de dúvidas, adiando a explicação por aguardarem uma nova luz que esclareça tudo. É o famoso "tá ruim, mas é a melhor que conheço".
E por agirem assim, atrasam de tirar suas dúvidas, se esclarecerem e viverem. E seguem "contentes".
[]'s
kooboo

Imagem
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Testemunhas de Jeová e o "Complexo de Pollyanna"

Mensagem não lida por Soares »

Sabe amigo Constantini, a WT tem um arranjo, bem ou mal tem um arranjo, e esse mesmo conduziu a TJ até aqui, e ao descobrir as mentiras, ainda assim ela fica em dúvida pois tem uma longa jornada até se adptar a um novo arranjo social desconhecido. Algumas preferem então ficar...visto que entendem se obedecerem e ficarem caladinhas estarão fazendo parte de um grupo bem organizada. Essa é a minha visão leiga do Complexo de Pollyanna.

Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes