Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
MoonWalker

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por MoonWalker »

Creio que o tópico já começou de certa forma "desvirtuado", visto que priorizar o proselitismo de forma alguma signifique que se deva esquecer a "caridade". Pode se fazer perfeitamente ambas as coisas. E mais, tanto a dedicação as boas novas quanto a assistência material aos que necessitam dela só podem partir do coração e da motivação de cada indivíduo. Generosidade é algo inato ao ser humano. Nenhuma crença ou doutrina pode forçar alguém a se tornar generoso, ou o contrário destituir uma pessoa de seus sentimentos natos. A minha assinatura , que é um trecho de uma canção do Michael Jackson, ex TJ, na minha parca tradução significa algo como: "Se você quer fazer o mundo um lugar melhor, olhe para si mesmo e faça uma mudança." Coerente a isso o Michael era bem engagajado em causas humanitárias e me parece que ainda mantém algumas instituições desse tipo. Aqui mesmo nesse fórum num tópico que fala das tenistas irmãs Willians está registrado que a Venus Willians também está empenhada e causas desse tipo. O André acabou de fazer um breve apanhado do por que a Torre incutir nas TJs o senso de urgência e o empenho em fazer novos conversos.Para quem crer que o Reino de Deus é real e vai trazer soluções definitivas para os problemas do mundo é somente natural que se concentrem esforços nessa panacéia ao invés de priorizar algo paliativo, embora muitas vezes uma solução paliativa seja urgente e faça toda a diferença. Quanto ao "lucro" da Torre de Vigia, o que se vê é que coerente com o que ela afirma todos os donativos e seu patrimônio é usado efetivamente na disseminação da palavra do Reino.Sinceramente, não consigo ver nada de ilícito.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por Abenildo »

Ola Moowalker!!!
Que bom que o amigo voltou ao tema.
Colocaremos desta forma...
Que a Torre de Vigia, não só dá prioridade ao proselitismo, bem como não incentiva obras de caridade, e chega até mesmo a desencorajar, afinal, seu a objetivo único, é a tal pregação do Reino.
A questão que foi levantada é se tal atitude é "cristã', ou seja, se baseiam em princípios cristãos tal omissão.
Como já foi bem exposto por aqui, o "modelo" do primeiro século mostra claramente que havia uma grande preocupação em disseminar sim a caridade. Como bem citou o Pascoal, os apóstolos até faziam arranjos específicos para que a caridade não passasse despercebida, ao contrário, fosse sempre observada como " a forma de adoração que é pura e verdadeira do ponto de vista de Deus". Tia. !:27.
Lembre, pro favor, de como a congregação se comportava neste respeito. Em Atos 4:32-37.
32 Ainda mais, a multidão dos que haviam crido era de um só coração e alma, e nem mesmo um só dizia que qualquer das coisas que possuía fosse a sua própria; mas eles tinham todas as coisas em comum. 33 Também os apóstolos continuavam com grande poder a dar testemunho a respeito da ressurreição do Senhor Jesus; e sobre todos eles havia benignidade imerecida em grande medida. 34 De fato, não havia nem mesmo um só necessitado entre eles; porque todos os que eram proprietários de campos ou de casas vendiam-nos, e traziam os valores das coisas vendidas 35 e os depositavam aos pés dos apóstolos. Por sua vez, fazia-se distribuição a cada um, conforme tivesse necessidade. 36 De modo que José, que pelos apóstolos era cognominado Barnabé, que traduzido significa Filho de Consolo, um levita, natural de Chipre, 37 possuindo um pedaço de terra, vendeu-o, trouxe o dinheiro e o depositou aos pés dos apóstolos.
Então era uma prática, tanto que "não havia nem mesmo um só necessitado entre eles". Que era organizada pelos apóstolos,que " Por sua vez, fazia-se distribuição a cada um, conforme tivesse necessidade."
Isso aqui é cristianismo. Concorda?
Vemos algo semelhante ocorrer com a Torre de Vigia?
Gostaria que o amigo me apontasse um, digo, apenas um ato da Torre de Vigia que beire este conceito cristão.
O amigo citou as irmãs Willians e o desassociado Michael Jackson, muito bem! Como o amigo mesmo disse, são atitudes particulares e louváveis, a Torre não mete o dedo aí, só se for para tirar o seu.
O amigo comentou...
Quanto ao "lucro" da Torre de Vigia, o que se vê é que coerente com o que ela afirma todos os donativos e seu patrimônio é usado efetivamente na disseminação da palavra do Reino.Sinceramente, não consigo ver nada de ilícito.
Será mesmo? Desde sua formação a Sociedade tem alarmado seus fiéis neste "senso de urgência", para que todos dêem de tudo para a pregação e só, muitas vezes marcando datas para amedrontar os seus e assim aumentar a servidão cega.
Para onde vemos estes recursos sangrarem? Construção de prédios, aumento do patrimônio da sociedade. Se o fim está tão próximo, porque tanto é gasto na construção de salões em todo o mundo? Estes salões, não se tornam propriedade da Torre? Ou estamos vendo uma grande mobilização de pioneiros especiais e superintendentes financiados para o serviço missionário, não, vemos o contrário, a Torre não quer mais gastar com isso, está até extinguindo estes cargos.
A prioridade meu caro, não é a pregação, muito menos a caridade, é sim o acúmulo de riquezas nas mãos de poucos pela fome de muitos. Bem a cara de multinacional americana.
Volto a pergunta, tendo em mente Beth Sarim, e outros prédios milionários, é cristão?
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por Gustavo »

MoonWalker escreveu:Para quem crer que o Reino de Deus é real e vai trazer soluções definitivas para os problemas do mundo é somente natural que se concentrem esforços nessa panacéia ao invés de priorizar algo paliativo, embora muitas vezes uma solução paliativa seja urgente e faça toda a diferença.
Está certo, mas pelo menos na grande parte do cristianismo, o Reino de Deus é real e atualmente presente. O cristão é parte deste Reino, e não se conformar com os problemas deste mundo é o que o move a fazer mudanças. Uma pessoa que reclama deste mundo e espera sentada não acha este mundo ruim, lá no fundo.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

A Torre de Vigia esqueceu da caridade?
Alguém aqui já viu TJs ajudarem o próximo de forma organizada (que não seja em catástrofes naturais)???

Eu nunca vi! :shock:
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por Poltergeist »

A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Tiago 1:27 diz claramente:

"A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo".

Normalmente a Org. salienta a última parte, "manter-se sem mancha do mundo". Mas e o resto?
É interessante que Tiago no ínicio diz "a forma de adoração", o que significa basicamente em nossa língua "religião".

Por outras palavras, a religião que agrada a Deus, deve ajudar os necessitados e manter-se sem mancha do mundo.

Fica evidente que à Organização falta a aplicação da primeira parte do texto.

Não nos esqueçamos também que Jesus tinha uma caixa de dinheiro para os pobres. Para quê?
Para os ajudar e auxiliar TAMBÉM em sentido material e não apenas espiritual.
Avatar do usuário
TJ Moderado
Forista
Forista
Mensagens: 794
Registrado em: 08 Jan 2010 17:39

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por TJ Moderado »

Essa realmente é uma questão controversa. Em décadas nunca ouvi algo sobre ajudar ou formar alguma instituição para ajudar quem quer que fosse. Mesmo quando irmãos tem problemas, os anciãos sempre esperam que a familia mundana resolva tudo.

O grande paradoxo disso tudo é que a própria torre é usufrui do status de entidade filantrópica.

Essa palavra é usada duas vezes nas Bíblia, uma na ação de Deus enviar seu Filho e o derramamento do Espírito Santo, em Tito 3:4 "No entanto, quando se manifestou a benignidade e o amor* ao homem da parte de nosso Salvador, Deus," e em Atos 28:2 "E o povo de língua estrangeira teve conosco extraordinário humanitarismo*, pois acenderam um fogo e acolheram-nos a todos prestimosamente, por causa da chuva que caía e por causa do frio. . ."

* nessas duas palavras

Interessante notar que nas duas passagens exigiu ação concreta, ir na direção do objetivo a atingir.

Claro que levar esperança às pessoas é digno. Mas a torre de vigia limita-se a isso. Somente isso. Acho que como em outros assuntos, devido aos erros de interpretação quanto ao fim dos tempos, essa certeza que se arrasta já por mais de um século e, mais ainda, por até bem pouco tempo ainda haver uns poucos idosos obstinados com isso, então frisam somente a pregação.

Em qualquer lugar no mundo que se fale essa palavra, automaticamente liga-se isso a ação de ajuda, de socorro, caridade, prevenção, profissionalização, educação...

Mas como nós, TJ, estamos acima de tudo e de todos..... :? :roll:
“Quanto mais leio a Bíblia, menos TJ sou”.
Avatar do usuário
cleandro
Forista
Forista
Mensagens: 1445
Registrado em: 17 Jul 2009 15:54
Localização: Caxias do Sul-RS

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por cleandro »

Esqueceram que a torre de vigia não faz nenhuma obra de caridade visando salvar pessoas, mesmo que do Armagedom. Na verdade, e só isso, quer vender revistas e livros e usa os otários (como nos fomos um dia) para fazer esse serviço de graça. E travestido de religião.
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: Priorizar o proselitismo e esquecer a caridade, é cristão?

Mensagem não lida por queroaverdade »

Olá,

Assunto interessante, porem pra mim de resposta simples, proselitismo sem caridade não é cristão. Até pq ser cristão é seguir os passos de cristo, e olha oq ele fez:

Marcos capitulo 6: 34 ao 44
E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado.

Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer.


Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?

E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.

E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.

E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta.

E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.

E todos comeram, e ficaram fartos;

E levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe.

E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.
Agora uma pergunta simples, e espero com resposta simples, pra aqueles que continuam achando que caridade não é importante. Se Jesus Cristo nessa ocasião estivesse a serviço da TORRE, oq ele faria:

A - Mandaria o povo embora sem comida e sem agua;
B - Faria oq fez, teve compaixão e providenciou comida para todos.

A minha resposta é a A, a TORRE não move um dedo em caridade. Nesse capitulo, até os apostolos tinham a inclinação TORREANA, eles disseram pra Jesus mandar todos embora com fome. E é por isso q eu continuo achando a afirmando, apos a morte de Jesus, os apostolos dervirtuaram completamente o cristianismo, talvez não por premeditação, mais por simplesmente serem humanos, não tinham mais o guia perfeito.

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 143 visitantes