Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Toda vez que encontro uma Testemunha de Jeová sou constantemente incentivado a fazer perguntas sobre sua denominação religiosa e sempre me respondem com muita simpatia a atenção. Algo que não esqueço é sempre o incentivo para pesquisar sobre outras religiões, ver se existe alguma contradição e sempre no final fazer uma pergunta sincera: Estou realmente agradando a Deus ou sigo só o que quero? Tenho uma mentalidade perspicaz para descobrir os erros e a humildade para reconhecer que tenho que mudar meu ponto de vista?

Isso é comprovado nas suas publicações. A revista “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7 cita:
As Testemunhas de Jeová visitam os seus vizinhos para incentivá-los a aprender sobre a Bíblia e assim terem condições de corretamente julgar novas idéias...Não feche a sua mente a verdades que poderão ser para seu benefício eterno.
Lendo outra citação da revista “A Sentinela” fica contraditório o discurso das Testemunhas de Jeová, pois elas consideram que já tem todo o conhecimento necessário e que apenas repassam isso para o resto do mundo. Existe então uma visão unilateral por parte das Testemunhas de Jeová, ou seja, todas as outras pessoas devem refletir sobre sua religião menos as próprias Testemunhas de Jeová. Porém isso vai de encontro a um texto bíblico de Romanos 12:16:
16 Tende a mesma mentalidade para com os outros como para com vós mesmos; não atenteis para as coisas altivas, mas deixai-vos conduzir pelas coisas humildes. Não vos torneis discretos aos vossos próprios olhos.
O discurso de mão única é citado nessa na revista “A Sentinela” 15/03/1986:
Ora, o que fará então quando se vir confrontado com ensinos apóstatas — raciocínios sutis — afirmando que aquilo que você crê como Testemunha de Jeová não é a verdade? Por exemplo, o que fará se receber uma carta ou alguma literatura, e, abrindo-a, vê logo que procede dum apóstata? Será induzido pela sua curiosidade a lê-la, só para ver o que ele tem a dizer? Talvez você até mesmo raciocine: ‘Isso não me vai afetar; sou forte demais na verdade. E, além disso, tendo a verdade, não temos nada a temer. A verdade suportará a prova.’ Argumentando assim, alguns nutriram a mente com raciocínios apóstatas e caíram vítimas de sérias perguntas e dúvidas.
O que mais impressiona é que esse tipo de argumento é amplamente criticado pelas Testemunhas de Jeová quando a situação é examinar as religiões dos outros. “A Sentinela” 15/07/1974 p.419-421 Vol Encadernado:
Acredita que as mentiras não devem passar incontestadas? Então, que dizer das falsidades ditas a respeito de Deus, das deturpações de seus propósitos anunciados? Estas certamente não são menos sérias, mas sim mais sérias do que as mentiras gerais. Talvez concorde que se deva expor a transgressão. Mas que dizer quando a transgressão é praticada por pessoas religiosas, talvez por pessoas de sua própria igreja? Fará a fidelidade a Deus com que fale a favor do que é direito?
O que observamos é que raciocínios sem base e mesmo argumentos falaciosos são testados de maneira correta a base da Bíblia e as próprias Testemunhas de Jeová concordam com isso. “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7:
Que devemos ser seletivos quanto a aceitar novas idéias. Faremos bem em imitar os bereanos que ‘examinavam cuidadosamente as Escrituras, diariamente, quanto a se as coisas [ensinadas por Paulo] eram assim’. (Atos 17:11) A palavra grega traduzida aqui por ‘examinar’ significa “fazer uma cuidadosa e meticulosa pesquisa, como em processos legais”. (Word Pictures in the New Testament [Quadros Verbais no Novo Testamento], de A. T. Robertson) Em vez de cegamente aceitar toda nova idéia que surge, devemos fazer pesquisa cuidadosa e meticulosa, como faria um juiz num processo judicial.
Como uma mentira poderá suportar tamanha provação? Como palavras vazias ficarão de pé após uma meticulosa pesquisa? Se porventura um material nos chega as mãos serei imprudente se não fizer essa “pesquisa cuidadosa e meticulosa” que foi destacada no texto? O texto bíblico de 1 Tessalonicenses 5:21 complementa essa afirmação:
Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente.
(Literalmente: Estai provando)


Termino com uma reflexão que as Testemunhas de Jeová poderão fazer a si mesmas e para isso cito sua própria publicação mais uma vez. “A Sentinela” 15/07/1974p.419-421 Vol. Encadernado:
O QUE resulta quando se deixa uma mentira passar incontestada? Não ajuda o silêncio a passar a mentira como sendo verdade, a ter mais liberdade para influenciar muitos, talvez para prejuízo sério deles?
Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Apostasia; Incoerência; Pesquisa;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 26 Dez 2020 09:58, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por jBrother »

No meu ponto de vista não só deve examinar suas próprias crenças como deveria poder contribuir para uma evolução da mesma. Ou seja, deveríamos ter liberdade de expressão com respeito a certas doutrinas e sermos auto-críticos. A crítica não deveria ser vista de forma negativa mas como contribuição para o todo.

Fico extremamente chateado quando sei que pessoas que ão são TJ sabem mais do que nós sobre nossa própria história, pior é quando quero buscar informações sobre determinado assunto e fico sabendo que o mesmo só está dispínvel em fontes externas. UM ABSURDO !

Faço parte da CONGREGAÇÃO MUNDIAL, QUERO SER OUVIDO !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por André Felix »

As mais zelosas fazem isso diariamente. A questão é que elas usam como fonte de pesquisa apenas as publicações da Torre de Vigia.
Quando uma pessoa se torna testemunha de Jeová ela já teve um estudo domiciliar com um instrutor, na visão dela ela "já saiu de Babilônia" e não precisa recorrer novamente às suas "águas sujas".
Editado pela última vez por André Felix em 13 Fev 2009 11:33, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por André Felix »

Examinar o que outros de fora acham da religião delas é perigoso pois pode minar a fé que possuem. Elas vão sempre preferir examinar a religião delas a partir de dentro, por meio das publicações delas. Eu acho até natural. Ninguém, de qualquer outra religião, aprecia ler críticas de ex-membros ou de oponentes.
Editado pela última vez por André Felix em 13 Fev 2009 11:41, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Habib Marwan
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 01 Nov 2008 14:57
Contato:

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por Habib Marwan »

No meu ponto de vista não só deve examinar suas próprias crenças como deveria poder contribuir para uma evolução da mesma. Ou seja, deveríamos ter liberdade de expressão com respeito a certas doutrinas e sermos auto-críticos.
A avaliação seria uma atitude pessoal, individual, que pode ser tomada por qualquer um TJ inteligente. Ja a liberação para liberdade de expressão depende do comando central.
Pessoalmente não concordo com um movimento interno de mudança. Quem discorda do processo deveria sair, ir para outra religião, não ir para nenhuma ou criar a sua própria. O sistema TJ não dá espaço para mudanças. A única maneira de isso acabar é o sumiço da religião ou a explosão com transformação em várias outras.
Se essa história de associações locais, representadas por anciãos locais, for real, acredito que é o primeiro passo para a fragmentação da Organização das TJs. Não sei se o sistema de franquias vai funcionar com esse povo sedento de poder e destaque pessoal, controlado apenas pelas rédeas da Watchtower.
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por Bruce D. »

De acordo com o livro de Atos os bereanos examinavam cuidadosamente as coisas que lhe eram ensinadas para por a prova se estava ou não de acordo com as Escrituras. Se as TJs seguissem de fato a Biblia, cada membro individual deveria fazer um exame de suas crenças sim. Cada um tem que desenvolver e apurar o seu senso critico do que é certo ou errado, e não simplesmente aceitar as coisas como se fossem verdades que não podem ser contestadas.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por Pássaro »

As tjs que conheci que se questionaram sobre sua fé, pularam fora da torre! Não por se envolverem na dissidência, mas se analisaram como pessoa dentro do universo maluco das tjs!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
pesquisadora
Forista
Forista
Mensagens: 194
Registrado em: 26 Nov 2008 13:30

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por pesquisadora »

Quem examina oque aprende, questiona e pesquisa, faz como disse o Pássaro!"Caem fora"!!!
Tornou-me insuportável a idéia de estar no salão do reino, ouvir e aplaudir os discursos medíocres , cantar louvores à um deus que realmente me apavorou por toda vida com mandamentos fúteis e distorcidos, que distoa completamente de um "DEus de Amor"!!!

Teria que ser uma pessoa muito hipócrita para estra lá dentro e fingindo crer e apoiar uma doutrina nociva! Por favor Brother,Ramiem e porventura outros que estão lá dentro por motivos que sei muito bem, mais que justificávei!Não é para voces que aplico estas palavras!Apenas "à mim"........apesar de ter de enfrentar problemas sérios na época que deixei (vai fazer um ano em março), preferi estar fora doque ter de me calar!Mas é porque é meu jeito de ser, não julgo ninguém que lá esteja para manter a família e parentes!Nós bem sabemos que os que saem, nunca tem razão!

Deveriamos sim examinar...mas sabendo que essa ação vai ter uma reação!Um problema ao qual vamos ter que aprender a resolver!Espero muito um dia que meus famíliares possam juntar-se a mim numa vida liberta de dogmas, medos e repressão!A liberdade tem seu preço e não troco ela por nada!!!!! ;)
Aquele que duvida e não investiga torna-se não só infeliz mas também injusto.

(Pascal)
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Por que tantas TJs no serviço de campo incentivam a reavalição das crenças dos moradores, mas não conseguem fazer isso na Torre de Vigia?
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Mensagem não lida por Pássaro »

As tjs são incentivadas a pura e simplesmente engolir o vem da seita sem questionar! Se você não concordar é logo questionado!
Isso vai desde um simples levantar de mão para as tais "resoluções" até a designação dos incautos quando são anunciadas na tribuna!
O barco da torre tá afundando?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 147 visitantes