Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Marujo
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Mar 2010 14:48
Localização: http://identidadecrista.blogspot.com/
Contato:

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Marujo »

A convivencia comunitária e democrática é um aprendizado de longo prazo, com desafios às vezes dificilimos de serem transpostos, mas ler esta sua posição me deixa seguro de que estamos no caminho e que todos estamos crescendo como cidadãos e livres-pensadores, sua postura e dos demais membros da administração e moderação demonstra que estamos no caminho certo.
Abenildo escreveu:No mais, estamos nesse exato momento, discutindo esse assunto na moderação e estamos preparando um tópico que trata desses detalhes importantes. Gostaria de informar que ninguém está acima de nenhum termo de uso, eu mesmo já levei meus "puxões de orelha".
Um grande abraço a todos.
Fox Mulder escreveu:Como bem citado pelo Abenildo, os limites entre proselitismo e informação e entre o preconceito e a crítica devem estar bem definidos. Sei que existem membros do Forum praticantes do espiritismo. O que deve ser analisado é: seu eu demonstrar argumentos e provas científicas que corroborem para provar a não existência de uma alma imortal, por exemplo, estaria implicitamente defendendo a tese de que a doutrina espírita está errada ou não possui seu valor, visto que, sem uma alma ou espírito, conceitos como vida após a morte e reencarnação não teriam fundamentação. Entretanto, até que ponto o simples fato de eu citar estas evidências, contribuiria para que eu estivesse infringindo a liberdade de religião de um praticante do espiritismo? Até que ponto eu estaria sendo intolerante? Seria isso considerado proselitismo e uma apologia à não-crença no espiritismo? Estaria eu sendo preconceituoso? Atacaria, mesmo que indiretamente o praticante da crença, ao invés da crença em si? Estaria eu desprotegendo os direitos dos indivíduos e, principalmente das minorias, neste caso os praticantes da doutrina espírita, que devem ser garantidos em uma sociedade democrática?
A resposta que me vem à mente a estas indagações, (que talvez sejam de retórica e formuladas com o objetivo de nos fazer refletir, é de que "depende da forma como os argumentos são expostos, da saudável discussão de pontos de vista, ao invés dos ataques àqueles que mesmo diante de bons argumentos se recusam a abandomar seu modo de pensar. Assim como um teísta não deve tachar um ateu de desamoroso, de cruel, de seja lá o que for, um ateu não deveria tachar um "fiel de qualquer tipo" de medroso de perder a fé, de mente fechada, de seja lá o que for, adicionando gracinhas aos comentários de seu oponente no debate. O tom de respeito deve imperar e o limite é a compreensão de que o que havia de ser dito para expressar um ponto de vista foi dito e o que vai além disso "é do iníquo", se é que você me entende...

Esta sua frase resume muito bem o ponto que você levantou:
Fox Mulder escreveu:O que não devemos nunca é confundir liberdade com libertinagem, que é o uso da liberdade sem o bom senso. O mesmo se aplica à liberdade de expresão.
Parabéns.

E quanto a este outro comentário:
Fox Mulder escreveu:Desta forma, pegando como exemplo até mesmo as Testemunhas de Jeová, as mesmas praticam o proselitismo, pois consideram-se a única religião verdadeira e trabalham assiduamente em fazer novos prosélitos, ou membros, por fazê-los adotar uma nova doutrina ou idéia. Sendo que, o contrário também seria verdadeiro. Discutirmos e apontarmos aqui no Forum falhas nas doutrinas das Testemunhas de Jeová é uma coisa válida e salutar. Agora tentar obrigar a alguém, seja membro do Forum ou não, que é Testemunha de Jeová a aceitar a idéia de que a única opção correta e inteligente é deixar de sê-lo, da mesma maneira estaríamos praticando proselitismo, pois estaríamos tentando converter o indivíduo a uma nova doutrina ou idéia. A decisão é pessoal, e o mesmo deverá tomá-la de acordo com as informação que obteu a respeito de suas crenças. Caso o mesmo decida ainda permanecer dentro da organização religiosa Testemunhas de Jeová, sua decisão deverá ser respeitada. Chamá-lo de mentalmente pouco desenvolvido, ou de mente fechada por continuar a ser Testemunha de Jeová, seria, indiretamente, proselitismo e também preconceito. Cada um sabe o que é o melhor para si e existem pessoas que se sentem bem e felizes por serem Testemunhas de Jeová.
Sou grato a você por esse raciocinio cristalino, que me fez refletir e lembrar que eu mesmo cometi excessos aqui, um ontem ao chamar o Ademar46 de cego em relação à Torre de Vigia, a quem aproveito para pedir desculpas.

Muito obrigado.
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Avatar do usuário
Fox Mulder
Forista
Forista
Mensagens: 65
Registrado em: 08 Mar 2009 14:33

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Fox Mulder »

Olá Marujo.

Obrigado pelos elogios. Tenho acompanhado a este tópico durante algum tempo e tentei apenas chamar a atenção da administração/moderação e aos demais membros à respeito de determinados comportamentos que tenho observado no Forum, alguns comportamentos desses infringidos inclusive à criadora do tópico. Para não parecer uma opinião pessoal, procurei me basear nas denifições que expus em meus posts anteriores.

Assim sendo, concordo plenamente com vc nessas suas afirmações:
Marujo escreveu: Se todos aqui fossem se pautar pela constituição do país sobre discriminação e racismo, por exemplo, todos seriamos condenados [...] pois todos em algum momento infringimos as regras de boa convivencia, respeito e tolerancia.
Marujo escreveu: A resposta que me vem à mente a estas indagações, (que talvez sejam de retórica e formuladas com o objetivo de nos fazer refletir, é de que "depende da forma como os argumentos são expostos, da saudável discussão de pontos de vista, ao invés dos ataques àqueles que mesmo diante de bons argumentos se recusam a abandomar seu modo de pensar. Assim como um teísta não deve tachar um ateu de desamoroso, de cruel, de seja lá o que for, um ateu não deveria tachar um "fiel de qualquer tipo" de medroso de perder a fé, de mente fechada, de seja lá o que for, adicionando gracinhas aos comentários de seu oponente no debate. O tom de respeito deve imperar e o limite é a compreensão de que o que havia de ser dito para expressar um ponto de vista foi dito e o que vai além disso "é do iníquo", se é que você me entende...
Acredito que, se todos, sem exceções, agíssemos dessa forma, a convivência no Forum seria muito mais harmônica, e seu conteúdo seria muito mais rico do que já é.

Nesse caso, quem lhe dá os parabéns sou eu.

Um abraço.
A verdade está lá fora.
Avatar do usuário
J. C. Villardi
Troll desativado
Mensagens: 139
Registrado em: 20 Fev 2012 12:23
Localização: Pindamonhangaba - SP

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por J. C. Villardi »

Prezados Foristas:
Queria declarar que nada mais neste mundo concernente as atitudes e opiniões emitidas por crentes ou ateus me choca. Eu abandonei a ira e o zelo excessivo pela defesa da minha fé mesmo porque o principal ofendido é o Todo Poderoso, e se ele não tomou nenhuma atitude até o presente momento, não serei eu que irei tomar.
Quanto ao fato de um dos forista ter dito que cospe e vomita na Bíblia, este rapaz para mim é digno de pena. Pois eu mesmo quando era ateu, jamais teria tomado uma atitude destas. E quando iniciei meus estudos sobre religião, em 1978, na Universidade Católica de Petrópolis ( com as TJs so passei a estudar em 1983) passando a entender melhor o que era o cristianismo. De modo algum tomei a iniciativa de cuspir em dois livros que já havia lido (coisa que este rapaz com certeza não fez com qualquer dos três aqui citados). O Capital - Karl Marx (de uma leitura extremamente massante) e A Origem das Espécies - Charles Darwin. Caso este ateu desinformado não saiba, estes livros foram os baluartes da construção do socialismo e do comunismo, que em seus expurgos após a revolução de outubro de 1917 na União Soviética, aliado a reforma cultural maoísta na China, levaram centenas de milhôes à morte por execução e maus tratos. Coisa típica em estados ateístas, conforme podemos comprovar na sua versão mais moderna e atual, na Coréia do Norte, os verdadeiros "Loucos Atômicos", que na falta de opção, deificaram o próprio dirigente de Estado.

Um abraço a todos, inclusive aos ateus. Que para mim na verdade são rebeldes sem causa.

Villardi
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por mayhra »

A minha atitude atual sobre o embate e provocações entre ateus e crentes é essa: não visito os tópicos que tratam desse embate.
Não sinto falta nenhuma! Só posto e visito os tópicos que realmente me interessam.
Avatar do usuário
cleandro
Forista
Forista
Mensagens: 1445
Registrado em: 17 Jul 2009 15:54
Localização: Caxias do Sul-RS

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por cleandro »

bem, é simples:

não crê, fica na sua
é crente, fica na sua

não gosta do tópico não posta

pronto, todo mundo vai ficar feliz
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
Avatar do usuário
erip
Forista
Forista
Mensagens: 538
Registrado em: 09 Out 2009 23:19

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por erip »

Se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida , é que não existe rebeldes sem causa, por um simples motivo que é :

TODA AÇÃO GERA UMA REAÇÃO.

Tudo nessa vida tem um motivo , ou seja , é apoiado por alguma crença., ( sempre é apoiado em alguma crença , e essa crença é apoiada em causas ou motivos)

No caso de ateus e crentes ,ambos tem suas próprias crenças , os ateus acreditam na não existência de Deus, enquanto os crentes acreditam na existência do mesmo , e ambos tem suas crenças fundamentadas em causas, motivos , razões, e etc.



Tive a oportunidade de conviver com pessoas de várias crenças , Católicos , Testemunhas de Jeová, espiritas , evangélicos , agnósticos, ateus e etc...( tenho até um amigo que tem tendência a ser homem bomba , rsrsrsrs)

Sempre tratei como iguais , nunca perguntei para elas , de qual religião elas pertenciam , sempre são elas que se apresentam , em especial os evangélicos e os TJ que anunciam mais rapidamente.

Mas o que eu aprendi com tudo isso ???????


Aprendi a amar as pessoas como elas são, não importando qual seja a crença.

Mas qual o motivo dessa minha decisão ???????

Aprendi que a crença até pode influenciar uma pessoa , mas nunca completamente .o verdadeiro caráter da pessoa pode até ser " maquiado" , mas nunca mudado, pois tem gente que acredita em Deus e faz muitas maldades e outras que fazem o Bem , já vi Ateus fazendo coisas ( de bem ) que jamais vi uma pessoa que se diz cristã fazer.

Também aprendi , que essas crenças mudam com o tempo.

Não tenho exatamente as mesmas crenças que eu tinha a 5 anos atrás , 5 meses atrás ou 5 dias atrás, e não vou ter exatamente essa crença que eu tenho agora, daqui a 5 dias , 5 meses ou daqui a 5 anos .....

O fato é que nossas crenças estão sempre mudando de alguma forma e os motivos ou causas que sustentavam as antigas crenças , vão sendo substituidos por outros e assim sucessivamente . MAS SEMPRE EXISTEM UM MOTIVO OU UMA CAUSA.

Aprendendo tudo isso , me tornei uma pessoa mais tolerante com a crença alheia , ( não importanto qual for essa crença ) pois essa mesma é mutável com o tempo e não muda o verdadeiro caráter da pessoa.

Então , o conselho que eu dou é :

Não deixem que um mero conjunto de crenças atrapalhe a relação de amor que pode brotar no momento em que se consegue reconhecer o " verdadeiro eu " que existe em cada um de vós, pois amanhã esse conjunto de crenças poderá não ser o mesmo de hoje, e a frustração certamente virá no exato momento em que notar que uma grande oportunidade de demonstar seu amor ao próximo foi desperdiçada em vão, simplesmente por querer defender alguma crença que vc acreditava ontem , mas hoje vc não acredita mais.


um forte abraço a todos.
As Tjs querem que as pessoas aceitem o estudo bíblico e façam tudo aquilo quem elas mesmas não fariam se caso a situação fosse inversa. E o pior disso tudo , é que as Tjs não aceitariam o estudo de outra religião porque não são permitidas a aceitar.
Avatar do usuário
lila
Forista
Forista
Mensagens: 735
Registrado em: 06 Mar 2012 15:53
Localização: SP

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por lila »

erip escreveu:Se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida , é que não existe rebeldes sem causa, por um simples motivo que é :

TODA AÇÃO GERA UMA REAÇÃO.

Tudo nessa vida tem um motivo , ou seja , é apoiado por alguma crença., ( sempre é apoiado em alguma crença , e essa crença é apoiada em causas ou motivos)

No caso de ateus e crentes ,ambos tem suas próprias crenças , os ateus acreditam na não existência de Deus, enquanto os crentes acreditam na existência do mesmo , e ambos tem suas crenças fundamentadas em causas, motivos , razões, e etc.



Tive a oportunidade de conviver com pessoas de várias crenças , Católicos , Testemunhas de Jeová, espiritas , evangélicos , agnósticos, ateus e etc...( tenho até um amigo que tem tendência a ser homem bomba , rsrsrsrs)

Sempre tratei como iguais , nunca perguntei para elas , de qual religião elas pertenciam , sempre são elas que se apresentam , em especial os evangélicos e os TJ que anunciam mais rapidamente.

Mas o que eu aprendi com tudo isso ???????


Aprendi a amar as pessoas como elas são, não importando qual seja a crença.

Mas qual o motivo dessa minha decisão ???????

Aprendi que a crença até pode influenciar uma pessoa , mas nunca completamente .o verdadeiro caráter da pessoa pode até ser " maquiado" , mas nunca mudado, pois tem gente que acredita em Deus e faz muitas maldades e outras que fazem o Bem , já vi Ateus fazendo coisas ( de bem ) que jamais vi uma pessoa que se diz cristã fazer.

Também aprendi , que essas crenças mudam com o tempo.

Não tenho exatamente as mesmas crenças que eu tinha a 5 anos atrás , 5 meses atrás ou 5 dias atrás, e não vou ter exatamente essa crença que eu tenho agora, daqui a 5 dias , 5 meses ou daqui a 5 anos .....

O fato é que nossas crenças estão sempre mudando de alguma forma e os motivos ou causas que sustentavam as antigas crenças , vão sendo substituidos por outros e assim sucessivamente . MAS SEMPRE EXISTEM UM MOTIVO OU UMA CAUSA.

Aprendendo tudo isso , me tornei uma pessoa mais tolerante com a crença alheia , ( não importanto qual for essa crença ) pois essa mesma é mutável com o tempo e não muda o verdadeiro caráter da pessoa.

Então , o conselho que eu dou é :

Não deixem que um mero conjunto de crenças atrapalhe a relação de amor que pode brotar no momento em que se consegue reconhecer o " verdadeiro eu " que existe em cada um de vós, pois amanhã esse conjunto de crenças poderá não ser o mesmo de hoje, e a frustração certamente virá no exato momento em que notar que uma grande oportunidade de demonstar seu amor ao próximo foi desperdiçada em vão, simplesmente por querer defender alguma crença que vc acreditava ontem , mas hoje vc não acredita mais.


um forte abraço a todos.




Acho que esse foi um dos seus melhores comentários, sempre podemos falar a nossa opinião desde que respeitemos a alheia e aos outros, não digo que eu seja 100% assim mas sempre tento melhorar
Não esperes que cheguem as circunstâncias ideais nem a melhor ocasião para atuar, porque talvez não cheguem nunca.
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por wlifeson »

Se ele existe, minha luta é 90% contra ele e 10% contra a Torre.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por kooboo »

wlifeson escreveu:Se ele existe, minha luta é 90% contra ele e 10% contra a Torre.
Ok, e considerando que o tal Jeová da Torre não existe, como fica sua luta? rsrs
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por wlifeson »

kooboo escreveu:
wlifeson escreveu:Se ele existe, minha luta é 90% contra ele e 10% contra a Torre.
Ok, e considerando que o tal Jeová da Torre não existe, como fica sua luta? rsrs
Ai sou obrigado a inverter.... kkkkkkkkkkk
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 147 visitantes