Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Tornei-me ateu por discordar da autenticidade do deus do VT, de discordar do deus judaico-cristão. Mas acredito no espiritísmo como a única forma de acreditarmos que existe um plano espiritual, que este plano é apenas mais uma orbe, sistema, mundo, multiverso ou seja o que lá venham a crer pela análise do conhecimento universal onde a ciência de forma alguma discorda disso.
Acredito no universo paralelo e isso possibilita tal crença.
Cientistas renomados como Mikio Kaku essa posição.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Ben »

gerom escreveu:No meu modo de ver e entender a vida TJ... pra mim, é o caminho mais natural, normal! (embora alguns acabem - eu acho que poucos - se tornando espíritas).

Parto do princípio que tendo entendido plenamente o que a bíblia ensina, o que a Torre ensina, quando acorda-se para a realidade, o caminho normal é se tornar ateu. (e não vou mudar meu pensanto tão fácil, e continuarei respeitando quem pensa de forma diferente).

Conheci diversos ex-tjs. Todos os que conheci se tornaram ateus. Não conheci nenhum que se tornou espírita, ou outra religião. Somente acabei conhecendo alguns aqui no fórum (nobres amigos espíritas: Abenildo (e esposa) e Jerry, por quem (eles) tenho muito respeito).

Não consigo conciliar, compatibilizar, meu aprendizado da bíblia, de Deus, com qualquer outra religião ou seita, não me conformo mais a tais raciocínios e interpretações.

Eu ainda (ainda) creio em Deus (e algumas informações da bíblia) o dia que essa crença acabar me tornarei ateu (de carteirinha e tudo).
Vc pagou a mensalidade?

a:1
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
raul vieira
Forista
Forista
Mensagens: 125
Registrado em: 01 Set 2010 21:19

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por raul vieira »

já passei pela fase do ateismo, apesar de não ser mais reconheço que o ateismo tem questionamentos importantes, e de certa forma expoe a hipocresia tipica das crenças religiosas

ainda não descobri "o que é Deus" mas pelo menos agora sei "o que ele não é"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por gerom »

Ben escreveu:
gerom escreveu:No meu modo de ver e entender a vida TJ... pra mim, é o caminho mais natural, normal! (embora alguns acabem - eu acho que poucos - se tornando espíritas).

Parto do princípio que tendo entendido plenamente o que a bíblia ensina, o que a Torre ensina, quando acorda-se para a realidade, o caminho normal é se tornar ateu. (e não vou mudar meu pensanto tão fácil, e continuarei respeitando quem pensa de forma diferente).

Conheci diversos ex-tjs. Todos os que conheci se tornaram ateus. Não conheci nenhum que se tornou espírita, ou outra religião. Somente acabei conhecendo alguns aqui no fórum (nobres amigos espíritas: Abenildo (e esposa) e Jerry, por quem (eles) tenho muito respeito).

Não consigo conciliar, compatibilizar, meu aprendizado da bíblia, de Deus, com qualquer outra religião ou seita, não me conformo mais a tais raciocínios e interpretações.

Eu ainda (ainda) creio em Deus (e algumas informações da bíblia) o dia que essa crença acabar me tornarei ateu (de carteirinha e tudo).
Vc pagou a mensalidade?

a:1
Onde é (ou será) a boca do caixa? a:1 m:2
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Acho que os meios que leva uma pessoa a ser ateu não são "honestos", embora funcionem.

O fato de não se crer em Deus somente porque descobre que sua religião, e livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana], não procede.
Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].

Deus pode sim existir, mas está longe do entendimento humano; do que o homem "julga" ser.

Pode ser um Deus que preocupa. Pode ser um Deus indiferente ao nosso destino, enfim... pode ser muita coisa. Até mesmo a sua própria inexistencia mesmo, segundo o ateismo.
Thinking...
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
MENTE ABERTA
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 24 Mai 2009 12:50

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por MENTE ABERTA »

Caronte Vitalzole escreveu:Não acreditar em algo é normal. O anormal é ser obrigado a acreditar em tudo.
.................falou e disse caronte! isto e'o que mais me incomodava na TORRE!
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:Acho que os meios que leva uma pessoa a ser ateu não são "honestos", embora funcionem.

O fato de não se crer em Deus somente porque descobre que sua religião, e livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana], não procede.
Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].

Deus pode sim existir, mas está longe do entendimento humano; do que o homem "julga" ser.

Pode ser um Deus que preocupa. Pode ser um Deus indiferente ao nosso destino, enfim... pode ser muita coisa. Até mesmo a sua própria inexistencia mesmo, segundo o ateismo.
Como definir o que em uma religião e no livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana] ou não?

Exemplificando, caso se leia relatos absurdos na bíblia, incompatíveis com Deus, e você perceba que na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgavam estarem corretas, como ter certeza em quais situações estavam ou não estavam? Como eu estaria sendo diferente deles, se eu também me julgo correto definindo por critérios pessoais quais atitudes de Deus eram absurdas ou não? Como eu poderia dizer que certa atitude de Deus não era compatível com um Deus de amor, se a mesma fonte é que me levou ao conhecimento da sua existência? Como eu defino o que é ou não um julgamento correto pessoal do escritor sem utilizar um julgamento também pessoal? Se a fonte que me diz que Deus é amor, me diz também que ele é um exterminador de nações, qual base eu tenho para determinar o que é verdade ou não?

Assim, seguindo o mesmo critério para eliminar o que achamos absurdo, como se pode concluir que Deus é amor somente porque fulano escreveu algo de bom sobre ele na Bíblia [ou outro livro religioso qualquer] sendo que também há inúmeros relatos de atrocidades?

Se "Deus está longe do entendimento humano, do que o homem "julga" ser", ele também pode ter uma natureza que não entendamos, dúbia e estranha.

Se há possibilidades, a inexistência também é uma delas. Como foi dito, "Pode ser um Deus que preocupa. Pode ser um Deus indiferente ao nosso destino, enfim... pode ser muita coisa. Até mesmo a sua própria inexistencia mesmo, segundo o ateismo."
Então, os meios que levam alguém a ser ateu são tão "honestos" quanto os que levam à crença nele. E ainda acho que funcionam mais, porque não há necessidade de explicar comportamentos esquisitos nem selecionar arbitrariamente o que é absurdo e o que não é.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

ELZA ARROIO escreveu:
Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Já a minha lucidez me leva a lembrar que os relatos chamados "compatíveis" com Deus também são opiniões de pessoas do passado que julgavam estarem corretas.
Porque não se pode dizer que a afirmação de que Deus é amor é que não é "compatível" com um genocida? Porque não se pode dizer que afirmar que Deus é amor é que não faz sentido?
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Under, foi por isso que eu disse:
Deus pode sim existir, mas está longe do entendimento humano; do que o homem "julga" ser.
Como também sou "humano", logicamente me coloco dentro desse grupo [silogismo]. Deus pode ser qualquer coisa, inclusive o próprio "nada".

Essa é, basicamente, a diferença entre o pensamento de um agnóstico com o de um ateu.
Editado pela última vez por Wesley MF em 10 Jan 2012 10:52, em um total de 1 vez.
Thinking...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, PalasAthena e 470 visitantes