Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por Pássaro »

Deveria existir também das tribunas do salões do reino, onde são ditas cada mentiras e aberrações!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
ODECY
Forista
Forista
Mensagens: 316
Registrado em: 19 Jan 2011 21:13
Localização: Araucária-PR

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por ODECY »

Jerry escreveu:Apenas atualizando. Alguns babalorixás que aparecem no vídeo, como Francelino Xapanã e Pérsio de Xangô, já faleceram. Isso me levou a pesquisar um pouco mais. O vídeo e a ação ganha na justiça são de 2005. Não é algo atual. Eu vi postado no YouTube ontem e pensei que fosse algo novo. Mas não é. E não sei se esse direito de resposta foi efetivamente levado ao ar. Não encontrei nada a respeito.
Realmente! Também notei. Mesmo por que me emocionei ao ver "tio" Persio, pois era do meu axé! Grande baluarte do Candomblé!
No youtube há inclusive o vídeo de seu funeral e o comentário infeliz de um cristão, demonstrando desconhecimento e ignorância, destilando a maldade sobre uma pessoa que jamais conheceu.
Mesmo assim, foi excelente sua postagem!
Motumbá, motumbá axé!
Avatar do usuário
Sentinela na Torre
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 12 Jun 2011 14:48

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por Sentinela na Torre »

Reparam que o programa foi produzido pela TV PUC (Pontifícia Universidade Católica)? Muito massa.

Gostei da denominação dada aos seguidores da Umbanda e Candonblé: Povo de Santo. E as roupas então, como são lindas.
Jerry escreveu:Apenas atualizando. Alguns babalorixás que aparecem no vídeo, como Francelino Xapanã e Pérsio de Xangô, já faleceram. Isso me levou a pesquisar um pouco mais. O vídeo e a ação ganha na justiça são de 2005. Não é algo atual. Eu vi postado no YouTube ontem e pensei que fosse algo novo. Mas não é. E não sei se esse direito de resposta foi efetivamente levado ao ar. Não encontrei nada a respeito.
Jerry! Como temos nos falado muito pouco, registro meu carinho por aqui. :fr1end:

Andei pesquisando e encontrei duas informações importantes:
2005 – Satanização da Religião Afro-brasileira
Junto ao Ministério Público Federal e ao INTECAB – Instituto Nacional de Tradições Afro-Brasileiras –, o CEERT obteve a concessão de direito de resposta pela Justiça Federal para as religiões de matriz africana contra o enfoque negativo dado a elas pela Rede Record e pela Rede Mulher de Televisão. Em virtude disso, o CEERT gravou um programa com o título Diálogo das religiões, contando com a participação de autoridades religiosas, representantes de organizações do movimento negro, juristas, profissionais da comunicação, dentre outros.
Lembrando que a Rede Mulher foi sucedida pela Record News.

Fonte: CEERT, descrição do Projeto Liberdade.
Ação judicial de direito de resposta promovida pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades – CEERT, em parceria com o INTECAB - Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira, e com o Ministério Público Federal, contra o enfoque depreciativo às religiões de matriz africana, veiculado em programas transmitidos pela Rede Record de Televisão e pela então Rede Mulher, em 2004. A ação teve resultado positivo (antecipação de tutela) na primeira e segunda instâncias federais, aguardando julgamento do Superior Tribunal de Justiça.
Fonte: CEERT, no artigo Violações de Direitos Humanos na Mídia, por Daniel Teixeira.
Estudante da Bíblia escreveu:
Cibadani escreveu:Já pensou se existisse direito de resposta nas revistas A Sentinela e Despertai!
Pois é. Bem que aquele caso do "mentalmente doentes" poderia nos garantir esse direito...
Com certeza. É só um desses "mentalmente-doentes" se manifestar. Um bom passo-a-passo está no artigo O direito de resposta na Lei de Imprensa: uma questão criminal¹.
ODECY escreveu:
Jerry escreveu:babalorixás, Francelino Xapanã e Pérsio de Xangô²
meu axé! e Motumbá, motumbá axé!³
Que tal um dicionário? Tenho mó curiosidade em saber o significado desses termos.





¹: CERQUEIRA, Josemar Dias. O direito de resposta na Lei de Imprensa: uma questão criminal. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 70, 11 set. 2003. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/4323>. Acesso em: 20 dez. 2011.

² ³:Termos selecionados, separados do texto original.
Avatar do usuário
ODECY
Forista
Forista
Mensagens: 316
Registrado em: 19 Jan 2011 21:13
Localização: Araucária-PR

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por ODECY »

Bom, Sentinela, só esclarecendo:

1. Os Babalorixás citados, além do seu nome de nascimento, trazem o nome de seus respectivos Orixás. É um modo como se passa a ser conhecido dentro do "santo", ou seja, Francelino - Orixá Xapanã (qualidade de Omolu/Obaluayê) e Persio- Orixá Xangô.

2. Quando me refiro a Persio como sendo do meu axé, é pq ele pertencia à mesma casa de candomblé de onde me origino, a Casa de Oxumarê, atualmente dirigida por meu "bisavô" de santo P.C. de Oxumarê. É uma casa muito antiga em Salvador e muito respeitada, dizendo-se que ela é uma casa de 2 bandeiras, pois sua Nação de orígem é o Jêje, mas também traz raízes da Nação Ketu.

3. Motumbá é o pedido de bênção da nação Ketu e, como as bênçãos no candomblé são "trocadas", ou seja, eu tomo e a recebo de volta, a resposta é Motumbá axé! Então, ao trocar a bênção com o Jerry, já me antecipo e digo: motumbá, motumbá axé.
Do mesmo modo, em outras nações, há frases com a mesma função: Kolofé, Olorún kolofé (na nação Jêje); Mukuiu, mukuiu no Zambi (nação Angola) e assim sucessivamente.
Avatar do usuário
Sentinela na Torre
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 12 Jun 2011 14:48

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por Sentinela na Torre »

ODECY escreveu:Bom, Sentinela, só esclarecendo:
Spoiler!
1. Os Babalorixás citados, além do seu nome de nascimento, trazem o nome de seus respectivos Orixás. É um modo como se passa a ser conhecido dentro do "santo", ou seja, Francelino - Orixá Xapanã (qualidade de Omolu/Obaluayê) e Persio- Orixá Xangô.

2. Quando me refiro a Persio como sendo do meu axé, é pq ele pertencia à mesma casa de candomblé de onde me origino, a Casa de Oxumarê, atualmente dirigida por meu "bisavô" de santo P.C. de Oxumarê. É uma casa muito antiga em Salvador e muito respeitada, dizendo-se que ela é uma casa de 2 bandeiras, pois sua Nação de orígem é o Jêje, mas também traz raízes da Nação Ketu.

3. Motumbá é o pedido de bênção da nação Ketu e, como as bênçãos no candomblé são "trocadas", ou seja, eu tomo e a recebo de volta, a resposta é Motumbá axé! Então, ao trocar a bênção com o Jerry, já me antecipo e digo: motumbá, motumbá axé.
Do mesmo modo, em outras nações, há frases com a mesma função: Kolofé, Olorún kolofé (na nação Jêje); Mukuiu, mukuiu no Zambi (nação Angola) e assim sucessivamente.
O que significa Babalorixás?
Avatar do usuário
ODECY
Forista
Forista
Mensagens: 316
Registrado em: 19 Jan 2011 21:13
Localização: Araucária-PR

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por ODECY »

Babá = Pai
l'orixa = de orixá (ori=cabeça, ixá= gênio, (id)entidade;
Yá= mãe
Portanto, Babalorixá é o dirigente ou sacerdote principal de uma casa de culto de religiões de matriz africana, comumente chamado de pai de santo. É o cargo masculino correspondente à Yálorixá, mãe de santo.

Apenas complementando, Francelino de Xapanã era sacerdote da nação de tambor de mina, originária do Maranhão e Xapanã é o vodún, cujo orixá correspondente na nação ketu é Omolu/Obaluayê.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Religiões afro-brasileiras têm direito de resposta na Record

Mensagem não lida por Jorge »

Isso é bom para esses líderes religiosos aprenderem que podem ser punidos por qualquer tipo de abuso! d:7
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes