Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Quasextj »

ELZA ARROIO escreveu:

Sophia, quando e onde ??????????????????????????????????????????

Utopia minha linda, o homem necessita da religião, e embora em nome de GOD e ALÁ se fez muita guerra, o temor a DEUS acaba sendo um breque na vida das pessoas. Citaram paises desenvolvidos como não religiosos, e cito por exemplo que o indice de suicidio na Suecia é um dos mais altos do mundo, e que a Europa será dominada pelos islamicos num curto espaço de tempo, e a religião islamica a dominará....

De minha parte te digo que se um dia enxergarem CRISTO como um simples Judeu, eu espero já não estar mais por aqui por que muitas pessoas irão se perder...

:fr1end:
Elza, eu concordo que a religião pode trazer benefícios, mas discordo que a falta de religião fará com que as pessoas enxerguem Cristo como um simples judeu. Jesus incentivava a tolerância e a união das pessoas e um dos males das religiões é exatamente o sectarismo. Conheço muitos religiosos malvados e muitos não religiosos de extrema bondade. Ser bom, se desviar do mal e amar a Deus sobre todas as coisas independe de religião
Seja feliz, pense em coisas boas!
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gustavo »

sophia escreveu:A ausência de religião deveria com que a sociedade se dê conta de que os preceitos morais e a ética em si se justificam por eles mesmos e não porque um DEUS estabeleceu leis e mutáveis etc. Não deve ser um livro sagrado (bíblia, alcorão blá blá blá) que deve ditar o que é certo ou errado, o que é bom ou mau.
Só vejo alguns problemas com este ponto de vista... Se estes preceitos justificam a si mesmos, nós não estamos apelando para um raciocínio circular?

Além do mais, se não são livros sagrados que devem ditar o que é certo ou errado, o que deveria então?
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Leila »

Gustavo escreveu:
sophia escreveu:A ausência de religião deveria com que a sociedade se dê conta de que os preceitos morais e a ética em si se justificam por eles mesmos e não porque um DEUS estabeleceu leis e mutáveis etc. Não deve ser um livro sagrado (bíblia, alcorão blá blá blá) que deve ditar o que é certo ou errado, o que é bom ou mau.
Só vejo alguns problemas com este ponto de vista... Se estes preceitos justificam a si mesmos, nós não estamos apelando para um raciocínio circular?

Além do mais, se não são livros sagrados que devem ditar o que é certo ou errado, o que deveria então?
Minha vida não é baseada em nenhum livro sagrado e nem por isso deixo de ser uma excelente cidadã cumpridora de meus deveres e com amor incondicional à família e amigos. Quem convive comigo tem essa clara visão de minha personalidade. Esse comentário só reforça a preconceito que muitas pessoas têm de ateus e de pessoas que não possuem nenhuma religião.
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Quasextj »

Gustavo escreveu:
Além do mais, se não são livros sagrados que devem ditar o que é certo ou errado, o que deveria então?
Gustavo, vá até onde seu coração mandar, mas se lembre que a sua consciência é quem vai ditar o que é certo e o que é errado.

Existem pessoas que não sentem remorso algum quando comete uma maldade para prejudicar seus semelhantes, mas eles em algum lugar e em qualquer tempo irão pagar um preço justo pelo que fizeram.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
sophia
Forista
Forista
Mensagens: 421
Registrado em: 12 Mar 2010 00:46
Localização: Aracaju/ SE

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por sophia »

Leila escreveu:
Gustavo escreveu:
sophia escreveu:A ausência de religião deveria com que a sociedade se dê conta de que os preceitos morais e a ética em si se justificam por eles mesmos e não porque um DEUS estabeleceu leis e mutáveis etc. Não deve ser um livro sagrado (bíblia, alcorão blá blá blá) que deve ditar o que é certo ou errado, o que é bom ou mau.
Só vejo alguns problemas com este ponto de vista... Se estes preceitos justificam a si mesmos, nós não estamos apelando para um raciocínio circular?

Além do mais, se não são livros sagrados que devem ditar o que é certo ou errado, o que deveria então?
Minha vida não é baseada em nenhum livro sagrado e nem por isso deixo de ser uma excelente cidadã cumpridora de meus deveres e com amor incondicional à família e amigos. Quem convive comigo tem essa clara visão de minha personalidade. Esse comentário só reforça a preconceito que muitas pessoas têm de ateus e de pessoas que não possuem nenhuma religião.

Muitos pensam que sem religião não há moral, não há ética... Mas nós comprovamos a cada dia que existem valores morais universais independente de religião. Tudo depende de encontrarmos os significados em "nós mesmos no amor nas descobertas... "

Eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia nem no algo mais. A minha alucinação é suportar o dia a dia e meu delírio é a experiência com coisas reais...
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por sidhiresus »

Gustavo escreveu: Além do mais, se não são livros sagrados que devem ditar o que é certo ou errado, o que deveria então?
A simples observância da leia da causa e efeito já defininem muito bem isso. Não preciso de um livro sagrado para simplesmente constatar que meus atos podem prejudicar ou beneficar, causar dor, sofrimento ou alegria em outro ser. Simplesmente observar isso faz muita diferença. Melhor assim do que ter um livro tido como sagrado como alguns para definir o que posso e o que não posso fazer e pior ainda basear e incutir tudo isso atravês de vantagens, de medos, de favores, de uma vida eterna ou de um sofrimento eterno, temporário ou mesmo a extinção completa do ser.
O problema de muitas religiões é que ao invés de ensinarem, de fazerem o ser humano perceber por si mesmo as vantagens de ser bom, as desavantagens de ser mal, ao invés de faze-los constatar isso por si mesmos tentam uma coação inconciente através de termos que já citei acima.
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por De olhos abertos »

Moralidade é fazer o que é certo independentemente do que é dito.

Religião é fazer o que é dito, independentemente do que é certo.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Sidhi disse:O problema de muitas religiões é que ao invés de ensinarem, de fazerem o ser humano perceber por si mesmo as vantagens de ser bom, as desavantagens de ser mal, ao invés de faze-los constatar isso por si mesmos tentam uma coação inconciente através de termos que já citei acima.
A minha a religião faz exatamente isto que voce escreveu, por isto a frequento.... :fr1end:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Leila escreveu:

Minha vida não é baseada em nenhum livro sagrado e nem por isso deixo de ser uma excelente cidadã cumpridora de meus deveres e com amor incondicional à família e amigos. Quem convive comigo tem essa clara visão de minha personalidade. Esse comentário só reforça a preconceito que muitas pessoas têm de ateus e de pessoas que não possuem nenhuma religião
Querida Leila.... eu discordo de qq pessoa que sendo criada em um lar cristão, onde desde que nasce a mãe ensina a amar e ter temor pelo nosso CRIADOR, dizer que depois de adulta tudo que lhe foi ensinado com tanto amor pela sua mãe não fazer diferença. E sabe porque te digo tudo isto????
Porque a criança é o pai do homem....
:bjo9:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gustavo »

Muito bem, como muitos responderam basicamente a mesma coisa, irei tratar destas respostas juntamente:
Leila escreveu:Minha vida não é baseada em nenhum livro sagrado e nem por isso deixo de ser uma excelente cidadã cumpridora de meus deveres e com amor incondicional à família e amigos. Quem convive comigo tem essa clara visão de minha personalidade. Esse comentário só reforça a preconceito que muitas pessoas têm de ateus e de pessoas que não possuem nenhuma religião.
sophia escreveu:Gustavo, vá até onde seu coração mandar, mas se lembre que a sua consciência é quem vai ditar o que é certo e o que é errado.

Existem pessoas que não sentem remorso algum quando comete uma maldade para prejudicar seus semelhantes, mas eles em algum lugar e em qualquer tempo irão pagar um preço justo pelo que fizeram.
sophia escreveu:Muitos pensam que sem religião não há moral, não há ética... Mas nós comprovamos a cada dia que existem valores morais universais independente de religião. Tudo depende de encontrarmos os significados em "nós mesmos no amor nas descobertas... "
sidhiresus escreveu:A simples observância da leia da causa e efeito já defininem muito bem isso. Não preciso de um livro sagrado para simplesmente constatar que meus atos podem prejudicar ou beneficar, causar dor, sofrimento ou alegria em outro ser. Simplesmente observar isso faz muita diferença. Melhor assim do que ter um livro tido como sagrado como alguns para definir o que posso e o que não posso fazer e pior ainda basear e incutir tudo isso atravês de vantagens, de medos, de favores, de uma vida eterna ou de um sofrimento eterno, temporário ou mesmo a extinção completa do ser.
O problema de muitas religiões é que ao invés de ensinarem, de fazerem o ser humano perceber por si mesmo as vantagens de ser bom, as desavantagens de ser mal, ao invés de faze-los constatar isso por si mesmos tentam uma coação inconciente através de termos que já citei acima.
É curioso que se conclua com minha pergunta, que eu possua qualquer tipo de preconceito sobre a questão, quando eu sequer fiz alguma declaração sobre a moralidade ou não de ateus. Se me perguntarem, eu posso dizer que ateus são pessoas morais sim, muitas vezes até mais do que cristãos e outros religiosos. Isto para mim na verdade é um indício de que Deus existe, não o contrário. Então, peço às pessoas que concluíram que fui preconceituoso, de reavaliarem a pergunta que fiz, para entenderem onde eu queria chegar.

Eu questionei sobre a fonte de moralidade, não se as pessoas são ou não morais. A Leila citou um ótimo exemplo: ela é uma boa cidadã, pois seus atos comparados com nossas leis civis, são todos corretos. O sidhiresus parece ter entendido isto, pois ele apontou para a lei de causa e efeito. Para mim, o que está registrado nos livros sagrados são o reflexo da moralidade divina. Deus é portanto nossa fonte de moralidade. Posso dizer se uma pessoa é ou não moral comparando-se seus atos com a moralidade registrada lá. Deus, como criador e representante máximo de santidade é este padrão.

Mas quando não há Deus? O que é o padrão, a base para a moralidade? A sophia por exemplo apontou para a consciência. Isto relativiza demais a moralidade. A minha consciência não é igual a de todo mundo. Como poderíamos condenar um assassino desta forma, se a consciência dele não o acusar? E um ladrão, cuja consciência dele geralmente não o acusa? Se estes algum dia pagarem o preço justo, ele seria justo do ponto de vista de quem? Se nossas leis civis são resultado de consciência, então que justiça há em se fazer pessoas se ajustar à consciência de algumas poucas pessoas?
O sidhiresus apontou a observância da lei de causa e efeito e eu não sei se com isto ele quer indicar o utilitarismo como forma de criar moralidade. É uma opção mais viável, embora tenha os mesmos problemas de relativismo que vimos na opção anterior. Além do mais, se vermos que é melhor para nosso futuro deixar pessoas com doenças crônicas morrerem, para que no futuro nossa espécie não tenha que enfrentar estas doenças, o que vamos fazer? Vamos deixar elas morrerem?

Espero ter deixado mais claro agora a intenção de minha pergunta. Quero saber a base da moralidade, pois muitas pessoas gostam de dizem o que é certo ou não de se fazer, ou de falar que tal pessoa estava certa ou não. Quero saber se, num mundo onde não exista Deus, há outra fonte de moralidade que nos permita fazer estas coisas.

Abraços.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 394 visitantes