Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
ELLIPSIS

Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

A revista A Sentinela de 15 de janeiro de 2006 é mais uma das muitas publicações onde a liderança da Torre de Vigia ataca impiedosamente os dissidentes que publicam matéria crítica de ensinos da organização. O parágrafo 13 do “estudo” intitulado “Não dê margem ao Diabo” (página 23), diz:

Imagem

O que dizem as duas primeiras frases deste parágrafo não acrescenta qualquer novidade ao que as Testemunhas de Jeová já estão acostumadas a ler e ouvir. Chamar os dissidentes de “apóstatas”, colocá-los em pé de igualdade com Satanás, o Diabo, e insinuar que tudo o que eles dizem e escrevem não passa de “mentiras” é algo que a liderança da Torre de Vigia já vem fazendo há décadas.

Todavia, como eles sabem muito bem, essa constante difamação não tem conseguido impedir que um número crescente de Testemunhas examine a informação veiculada por esses dissidentes. E, infelizmente para a Torre de Vigia, a maioria, senão todas as Testemunhas que examinaram estas informações, puderam perceber que as coisas não são bem assim como a liderança da organização diz.

É provavelmente por causa disso que o parágrafo não se limita a atacar os que deixaram a organização. A Sentinela procura até mesmo colocar em dúvida a qualidade do cristianismo das Testemunhas que estejam cogitando examinar tais informações. Quando se coloca a questão de ler livros escritos por dissidentes ou examinar seus sites da internet, a resposta que se dá é:

“Se amamos a Deus e à verdade, não fazemos isso.”


O problema é que esse tipo de argumentação faz a Torre de Vigia cair em grande contradição. Recordemos o que diz a página 13 do livro A Verdade Que Conduz à Vida Eterna (uma publicação que foi divulgada em dezenas de milhões de exemplares em muitas línguas)

Imagem

Ou seja, quando os escritores da Torre de Vigia questionam ensinos de outras religiões, os membros destas são incentivados a examinar a informação e o “amor à verdade” é a razão que se invoca para motivá-los isso. Porém, quando os dissidentes questionam ensinos da Torre de Vigia, as Testemunhas não devem de modo algum examinar a informação em nome desse mesmo “amor à verdade”! É pena que muitas Testemunhas deixem de perceber até que ponto sua liderança acredita em seus próprios padrões... E é mais lamentável ainda esta liderança instilar na comunidade das Testemunhas essa mentalidade tão preconceituosa.
Neste ponto, aplica-se o seguinte provérbio:

Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação. (Pro 18:13)

Mas os líderes não param por aí. O parágrafo também transmite um recado àquelas Testemunhas que porventura se disponham a ‘ouvir’. Uma vez que os líderes sabem que questionar o “amor à verdade” das Testemunhas não é suficiente para impedir que muitas delas examinem a argumentação dos dissidentes, o parágrafo introduz outra idéia: Acusa tais dissidentes de explorarem as Testemunhas com “frases bem formuladas” (aplicando a eles a expressão que aparece em 2 Pedro 2:3, conforme a versão de Byington).

O que eles conseguem com isso é inda pior: mostram uma atitude farisaica perante toda a comunidade das Testemunhas. Como assim?

Ora, não é verdade que para uma pessoa saber se um texto está ‘bem formulado’ ou não, ela deve primeiro lê-lo? Como é que a liderança da Torre de Vigia sabe que os escritos dos dissidentes são ‘bem formulados’? Será que os leram? E, se é assim, como podem proibir as Testemunhas de fazer o mesmo?

Além disso, os líderes da Torre de Vigia parecem pensar que as Testemunhas não compreendem o que lêem nas publicações. Uma boa ‘formulação’, não diz nada quanto à veracidade da informação. O simples fato de um texto estar ‘bem formulado’ não quer dizer necessariamente que a informação contida nele seja verdadeira. A redação pode ser muito boa, com palavras bem escolhidas, mas ainda assim a argumentação pode ser falsa (e as publicações da Torre de Vigia estão repletas de exemplos de textos assim). Por outro lado, o fato de um texto argumentativo estar ‘bem formulado’ não o torna automaticamente falso. De novo, é a consistência da argumentação e o peso da evidência apresentada que determinam isso.

No entanto, é isso o que os líderes querem que as Testemunhas pensem ao lerem este parágrafo da Sentinela. O que a Torre de Vigia está fazendo aqui é fornecer uma “razão” adicional para que mesmo as Testemunhas pesquisadoras rejeitem qualquer matéria proveniente dos dissidentes, por mais verdadeira e coerente que esta seja. Se acontecer de, mesmo contra todas as advertências da organização, uma Testemunha ousar examinar um texto expositivo escrito por um dissidente e não conseguir encontrar qualquer falha na argumentação, a Testemunha ainda pode considerar a exposição falsa. Com que base? Pelo mero fato de o texto estar ‘bem formulado’!

Temos aqui, portanto, mais uma desastrosa tentativa da liderança da Torre de Vigia de esconder informação dos membros da organização. Com esse objetivo, recorre-se a vários métodos lamentáveis, desde lançar as já tradicionais invectivas contra os dissidentes até o ponto de ofender a inteligência das Testemunhas.
Tirado do site Mentes Bereanas
ELLIPSIS

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Este artigo mostra como a Torre é hipócrita. Ou seja o que ela diz só pode ter um lado e nunca dois lados.

lamentavel...
Profeta Daniel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Jul 2010 05:14

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por Profeta Daniel »

Mas todas as religiões usam dois pesos e duas medidas. Se você é católico, as TJs te convidam a visitar o Salão do Reino e ouvir o que eles têm a dizer; mas uma TJ não podem ir à Igreja Católica ouvir o que os católicos têm a dizer. E vice-versa.
Avatar do usuário
indicetj.com
Forista
Forista
Mensagens: 773
Registrado em: 25 Jul 2009 12:36
Localização: Do lado de fora da Torre
Contato:

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por indicetj.com »

ELLIPSIS, interesante seu texto. Permite publicá-lo no indicetj ponto com?
ELLIPSIS

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

indicetj.com escreveu:ELLIPSIS, interesante seu texto. Permite publicá-lo no indicetj ponto com?

Com certeza. Sirva-se a vontade. Mas não se esqueça que o artigo é dos MENTE BEREANAS.

Um forte abraço.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por Pássaro »

O tj mediano quando não tem argumentos usa frases feitas da seita pra escapar! A internet coloca em cheque essa "verdade" deles!
Das pessoas que conheci que tiveram contato com a dissidência na net, não ficam ou mudam de atitude em relação a seita!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
indicetj.com
Forista
Forista
Mensagens: 773
Registrado em: 25 Jul 2009 12:36
Localização: Do lado de fora da Torre
Contato:

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por indicetj.com »

ELLIPSIS escreveu: Com certeza. Sirva-se a vontade. Mas não se esqueça que o artigo é dos MENTE BEREANAS.

Um forte abraço.
Ok, camarada! Link divulgado!
Avatar do usuário
Ex-Babel
Forista
Forista
Mensagens: 254
Registrado em: 26 Abr 2011 13:03
Localização: Rio de Janeiro

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por Ex-Babel »

Olá Ellipsis

E x c e l e n t e a r g u m e n t a ç ã o!

Esses imbecis (CG) só conseguem enganar as Testemunhas de Jeová mais desavisadas, que resistem em raciocinar de forma independente. Artigos como esses de a sentinela e do livro "verdade" é o que podemos chamar de desonestidade intelectual praticada da forma mais cínica possível.

Abraços
As quatro condições elementares para a felicidade são: vida ao ar livre, amor de mulher, ausência de qualquer ambição e a criação de um novo e belo ideal.
Avatar do usuário
Sentinela na Torre
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 12 Jun 2011 14:48

Re: Sobre o "amor a verdade" e "frases bem formuladas"

Mensagem não lida por Sentinela na Torre »

Pelo menos com a expressão "frases bem formadas" reconheceram que a dissidencia capricha nos textos.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes