É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por kooboo »

Parksouth escreveu:
kooboo escreveu:
Parksouth escreveu:Sim, mas a segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7
ParkSouth,
como disse em outro tópico, li o NT diversas vezes, mas nunca li o apocalipse.
Nunca achei que esse livro fosse condizente com os demais. Nos evangelhos Jesus fala liberdade, amor e caridade, depois vem as cartas de Paulo falando de obras, e dando um jeitinho de criar regras e deixar o evangelho mais 'audível' para os Judeus... e apocalipse? o que seria? uma continuidade do livro de Daniel? bichos, pragas, monstros, maldições e um Jesus vingativo e guerreiro... podemos considerar o NT sem esse livro?
Se pudermos, vamos lá...
rsrs
Pegue a carta de Paulo aos Hebreus e leia do capitulo 7 em diante (acho importante ler todo o contexto).
Dê uma atenção especial ao cap. 9 vs 27 e 28.
No vs 28 diz "E, na segunda vez que ele aparecer, será à parte do pecado"
no cap 10 vs 10 "Pela dita 'vontade' é que temos sido santificados por intermédio da oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez para sempre"
Opa! veja bem, naquela época, Paulo já dizia que os que cressem, já estavam santificados pela oferta de Cristo, isso não seria algo para um futuro distante, já estava valendo ali mesmo, naqueles dias.
continue lendo o contexto e veja o vs 37 "Ainda por um pouquinho, e aquele que vem chegará e não demorará"
não teria sido isso na queda de Jerusalém?
Leia o relato com essa data em mente, e veja se não faz sentido..
Kooboo, o sacrifício de Cristo teve valor imediato e a profecia se cumpriu com a queda de Jerusalém.
Queda essa que permanece até hoje, pois o templo jamais foi reconstruído. Os judeus choram e oram
nos muros de Jerusalém, naquele paredão que restou em pé. Os judeus esperam pelo dia em que o
Templo será restabelecido (se é que aquele templo terreno um dia será restabelecido, alguns dizem
que sim). Porém, Revelação trata da mudança mundial, não pode ser desconsiderado. E o próprio
Cristo falou do dia do juízo ou dia do julgamento, e falou isso como sendo um acontecimento global:
todo ser humano (dentre os vivos e os já falecidos) passará por esse julgamento.

Com relação à questão de Cristo ter manifestado nos Evangelhos grande bondade, compreensão e amor,
isso é certo, só que ele também falou no julgamento, na separação de ovelhas e cabritos, na separação
do joio e do trigo.

Pensamento meu: eu acho que a situação na Terra vai ficar tão difícil, em termos ambientais mesmo e na
disputa por recursos, que o julgamento será um tipo de Salvação do Planeta e dos justos.


"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra". Apocalipse 11:18

Pelo menos entendo assim: Cristo foi profundamente amoroso, deu a vida por nós, mas haverá o momento
em que ele fará a separação anunciada, julgará.

As igrejas cristãs sabem disso, mas algumas estão em profundo sono, outras não. Nesse sentido, a Torre está desperta,
mas interpreta sem cautela, lança novos entendimentos a toda hora, cria falsas expectativas ao determinar datas
e tempos. Mas o que será melhor: dormir ou errar em alerta? Essa é a minha dúvida.

ParkSouth,
como diz em revelação - "As coisas anteriores já passaram", e talvez (não tenho a pretensão de ter razão nesse comentário, até porque, não sou muito fã do apocalipse) tudo já tenha se cumprido naqueles dias entre Jesus e a queda de Jerusalém.
Pela minha leitura da bíblia, entendo que hoje os cristãos vivem num período em que -
Tem fé em Cristo?
Leva uma vida com boas obras?
- Ok, seu lugarzinho esta assegurado no reino celestial logo após a sua morte.

A leitura do NT me leva a crer que tudo já pago, tudo já aconteceu ... e hoje a terra é apenas um criadouro de novas almas.
Aqui teríamos a oportunidade de nos mostrar bons e fieis, e garantir o premio.
Isso acontecerá nos proximos 4 bilhões de anos, até o sol inflar e engolir este sistema solar...
[]'s
kooboo

Imagem
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

Kooboo, respeito sua opinião, mas do ponto de vista bíblico está claro que a Terra sofrerá mudanças vindas de cima.

É interessante que as principais religiões (até já comentei isso aqui no fórum) apontam para essa mudança, inclusive os espíritas kardecistas.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

Em tempo, a minha dúvida continua:

- Qual será o pecado maior: A indiferença em relação às profecias, em relação ao retorno de Cristo, ou esperar pelas profecias e, de boa-fé, por zelo, criar falsas expectativas e falsos entendimentos?

Qual seria a forma cristã mais apropriada de lidar com as interpretações das profecias?

A resposta do colega Fé em Jeová parece a mais adequada:

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." - 2 Pedro 1:19-21

Observe-se que a Torre não aplica a admoestação de Pedro, pois ela não pára de lançar interpretações que depois se mostram completamente equivocadas. Mas tenho a favor da Torre que pelo menos ela não está dormindo, não é indiferente ao cumprimento das profecias, embora acabe causando prejuízo aos incautos e servindo de pedra de tropeço aos que depositaram fé nela, o que não são pecados pequenos.

"E qualquer que escandalizar [servir de tropeço] um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar." Marcos 9:42

Apesar de toda essa consideração, ainda não cheguei a uma conclusão sobre esse assunto... se alguém quiser ajudar, trazendo mais informações ou entendimentos, seria ótimo.
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Interpretar profecias pra quê? Que garantias temos, de que 'tudo aquilo' é verdade? :|
Editado pela última vez por CIPRIANO em 12 Mai 2011 19:59, em um total de 1 vez.
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por kooboo »

Parksouth escreveu:Em tempo, a minha dúvida continua:

- Qual será o pecado maior: A indiferença em relação às profecias, em relação ao retorno de Cristo, ou esperar pelas profecias e, de boa-fé, por zelo, criar falsas expectativas e falsos entendimentos?

Qual seria a forma cristã mais apropriada de lidar com as interpretações das profecias?
Entendo que muitos tenham uma curiosidade enorme em relação ao que Deus promete para o futuro da humanidade, mas... e se segundo o meu entendimento, não haja mais profecias a se cumprirem? Tudo se cumpriu e agora é só uma questão de ter em Cristo e fazer boas obras? E se a unica profecia a se cumprir seja "seu lugarzinho no reino de Jesus"?
Meu entendimento sobre a bíblia é esse...

Sim, os kardecistas teorizam um mundo de coisas, entre elas que separação das ovelhas e dos cabritos, envolve a separação de espíritos mais elevados e menos elevados, que os primeiros iriam reencarnar em mundos melhores e que os segundos teriam que passar por novos processos de expiação... enfim... tudo muito teorico.

Creio que viver e praticar bem faz bem pra quem pratica nessa vida... o que vier é lucro.
[]'s
kooboo

Imagem
_Kratos_
Forista
Forista
Mensagens: 87
Registrado em: 27 Abr 2011 12:28

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por _Kratos_ »

Vou responder por não me achar excluído. Acho irrelevante crença em um deus, mas isso não me faz um ateu. Herege para uns ou apóstata para outros, mas ateu não. No mais acho que tem como ser cristão sem nem mesmo conhecer cristo, posto que o que te faz cristão não é dizer; "sou cristão", mesmo que cheio de determinação. O que conta mesmo é o proceder.
Também não acho que o assunto tolice.
Parksouth escreveu:Tendo em vista que a Bíblia e, talvez especialmente os Evangelhos, trazem notícia de diversos acontecimentos
futuros, que se cumprem, possivelmente, em mais de um âmbito, é correto o cristão fazer tentativas de interpretar
esses sinais?
Eu não entendi muito bem a relação dos evangelhos com acontecimentos futuros, a não ser o apocalipse. Os demais parecem tratar de nosso tempo de vida na terra e de como alcançar algo maior. É claro que é válido para um cristão tentar interpretar uma profecia, mas entre cogitar uma possibilidade, colocá-la em debate para então afirmar se uma profecia foi corretamente interpretada ou não existe um caminho muito longo e delicado a seguir.

kooboo escreveu:Ao ler a bíblia, principalmente as palavras creditadas a Jesus, eu me perguntava - Será que tudo isso não se cumpriu com a destruição de Jerusalém?
Será que todas as palavras dele sobre um fim, não se referiam ao fim do sistema judaico?
Taí uma possibilidade viável e lógica, ainda que seja diferente de outras interpretações. As evidências possuem diferentes valores para cada indivíduo, é o que torna a escritura tão aberta a diferentes interpretações.
Parksouth escreveu:Em tempo, a minha dúvida continua:

- Qual será o pecado maior: A indiferença em relação às profecias, em relação ao retorno de Cristo, ou esperar pelas profecias e, de boa-fé, por zelo, criar falsas expectativas e falsos entendimentos?
Companheiro,as duas são pecado, daí o motivo de tanto exortarem o zelo e a vigília na bíblia. O correto é ser zeloso e não cometer enganos usando o nome de deus em vão. Errar tentando acertar é errar. Existe pecado maior que outro? Mesmo que exista, deixa de ser pecado? O fato de você já ter sido enganado com falsas interpretações de profecias não te torna menos zeloso se for enganado uma segunda vez? Você não estaria na verdade sendo indiferente às demais interpretações ao abraçar apenas uma?
Parksouth escreveu:Qual seria a forma cristã mais apropriada de lidar com as interpretações das profecias?

A resposta do colega Fé em Jeová parece a mais adequada:

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." - 2 Pedro 1:19-21
Dizer que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação implica em dizer que uma pessoa somente não é suficiente para interpretá-la? Então seria mais interessante se ouvíssemos o que outros têm a dizer para melhor separar o joio do trigo?
Parksouth escreveu:Com relação à questão de Cristo ter manifestado nos Evangelhos grande bondade, compreensão e amor,
isso é certo, só que ele também falou no julgamento, na separação de ovelhas e cabritos, na separação
do joio e do trigo.
Como separar o joio do trigo se não soubermos diferenciá-los? Separar ovelhas de cabritos ou joio do trigo não se refere a idéias? Ou essa separação deve ser feita entre pessoas também? Não é o que parece lendo Mateus 13: acho que ali se refere a separar as idéias justas das injustas.

Parksouth escreveu:Pensamento meu: eu acho que a situação na Terra vai ficar tão difícil, em termos ambientais mesmo e na
disputa por recursos, que o julgamento será um tipo de Salvação do Planeta e dos justos.
Não seria a primeira vez, uma catástrofe de propoções mundiais. Na verdade estamos a um pequeno passo dela. Pode ser que ela venha e que não seja o julgamento final ainda. Não acredito mesmo que essa salvação possa envolver o planeta. Não ficaríamos dessa forma presos a todos prazeres momentâneos inerentes à carne? Salvar o planeta me parece coisa bem materialista?

Não acho que estamos mais próximos de uma catástrofe do que estávamos a cerca de 60 anos atrás, durante a guerra fria.
“Já que sabem tão bem o que se encontra fora de vocês,
com certeza sabem ainda melhor o que possuem por dentro.”
Micrômegas, por Voltaire.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

Kooboo e Kratos, gostei muito das considerações de ambos.

Vou refletir mais sobre isso, mas desde já concordo que praticarmos o bem é o mais importante, tendo
em mente os ensinamentos de Cristo, independentemente de se vamos morrer ou viver. Praticar boas
obras e buscá-las é realmente elevar o espírito para que não esteja fixado nas obras da carne (escravo
das necessidades fisiológicas, como viciados, ou dos prazeres imediatos).

Como o Kratos bem lembrou, já houve outras épocas de grandes mudanças no planeta, porém, o que
Revelação fala parece um acontecimento realmente diferenciado, um tipo de libertação da opressão do sistema atual.
Creio que quando as profecias realmente se cumprirem, não teremos dúvidas de que estão se cumprindo,
desde que não estejamos dormindo espiritualmente.

Aproveito para dizer que o livro de Revelação é fascinante, vale a pena lê-lo. As ilustrações são
tão fortes e belas, cinematográficas, que parece que a gente está enxergando tudo. Hoje mesmo
li alguns capítulos e fico maravilhada. A gente até pode sentir um pouco de medo, mas, no meu
caso, é mais admiração e espanto do que medo, propriamente.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Olá Parksouth, eu mesmo me deparei com diversas dúvidas semelhantes a essas. Continuo sendo cristão, e encaro a Bíblia como inspirada sim, porém respeito a opinião diversificada nesse fórum, e é isso que nos torna mais perspicaz. Quando saí da Torre eu pensava muito em questões tais como: Como as profecias se cumprirão? Quando ocorrerá? Quais são as profecias? Entre outras dúvidas. Isso ocorre, pois a Torre de Vigia passa toda a escatologia para seus membros, que a aceitam de bom grado. Porém muitas dessas expectativas são falhas e falsas. Acho que me senti perdido, pois eu tomava diariamente dessa fonte e de um tempo para o outro fiquei sabendo que tal fonte era contaminada e suja. Isso fez com que eu me sentisse tão perdido como um judeu no primeiro século que se convertia ao Evangelho. Foi de ajuda os livros de Raymond Franz, mas só isso não bastava, eu precisava de mais respostas, e isso não iria ser de imediato. Foi até que um dia em minha leitura diária da Bíblia, após ter orado com muita devoção, nem notei que minha leitura estava no livro de Pedro, e em minha oração eu havia pedido alguma resposta acerca das profecias, pois me sentia perdido no tempo, e foi aí que li com atenção os versículos de 2 Pedro 1:19-21. Confesso que eu nunca havia encarado aquelas palavras da forma que encaro hoje! Hoje após ter saído da Torre, sinto que estou mais próximo de Deus, e sinto o Seu amor, e suas palavras me tocam dia-a-dia. Portanto, meu parecer sobre este assunto, é que devemos limitar a nossa fobia acerca da escatologia bíblica. Pedro que era afobado e apressado, foi inspirado a dizer que devemos 'estar alertas até que o dia esclareça, pois a profecia não é de interpretação particular, mas por meio do Espírito Santo que ela foi produzida;' e é por meio desse Espírito que ela será esclarecida em nossos corações.
Embora este comentário não seja conclusivo e final, tentei dar meu parecer acerca de minha expectativa no aguardar das profecias.
Abraços!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 152 visitantes