Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Paulo C.M.
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Jan 2009 11:01
Localização: Duque de Caxias Rio de Janeiro

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Paulo C.M. »

"Concordo com o mjperes, o fórum deve acolher todo tipo de assuntos voltados ao ex-TJ, se há postagens que não interessam a todos é só ignorar, afinal há pessoas aqui de diversas culturas, por exemplo eu não creio no cristianismo, porém gosto de pesquisar e me inteirar sobre o assunto, tentando fazer um comparativo sobre o que Cristo queria dizer no testamento e como as TJs compreendem. Porém também me interesso muito pelo Ateísmo, pois acho que ele também está ligado diretamente ao meu afastamento da "organização" e também quero postar e ler assuntos de Ateus aqui".

O grande problema não e este,eu faço exatamente isto so leio o que me intereça,o que eu quero dizer e que dois foristas aqui foram expulsos por expor suas ideias sobre religião e cristianismo:O Artur Germano e Diego Rutherford,foram adivertidos,e posteriormente espulsos,porque os que aqui divulgam assuntos sobre ateismo não são adivertidos,e os que divulgam sobre Budismo?E tantas outras fe,e neste ponto que eu acho injustiça,uns pode outros não? Chamaram a criadora do post de preconceituosa,não estou aqui a defende-la,mas em certa medida ela tem rasão,quando indico pessoas de meu relacionamento ao forum,me rsponde la so tem ateu,e isto não e verdade.Acho que os querem divulgar suas ideias(cristianismo budimos ateismo e tanto outros)deveriam criar seus blogues e sites,e colocar os links na suas assinaturas e quem quiser ler assece.Como disse antes o foco aqui e a Torre e seus essinos mutantes e destorcidos.Essa e minha opinião,se cristãos não podem faser proselitismos aqui,ateus,budistas,cardecistas,judeus,agnosticos e etc...Tambem não deveriam.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Paulo C.M. escreveu:"Concordo com o mjperes, o fórum deve acolher todo tipo de assuntos voltados ao ex-TJ, se há postagens que não interessam a todos é só ignorar, afinal há pessoas aqui de diversas culturas, por exemplo eu não creio no cristianismo, porém gosto de pesquisar e me inteirar sobre o assunto, tentando fazer um comparativo sobre o que Cristo queria dizer no testamento e como as TJs compreendem. Porém também me interesso muito pelo Ateísmo, pois acho que ele também está ligado diretamente ao meu afastamento da "organização" e também quero postar e ler assuntos de Ateus aqui".

O grande problema não e este,eu faço exatamente isto so leio o que me intereça,o que eu quero dizer e que dois foristas aqui foram expulsos por expor suas ideias sobre religião e cristianismo:O Artur Germano e Diego Rutherford,foram adivertidos,e posteriormente espulsos,porque os que aqui divulgam assuntos sobre ateismo não são adivertidos,e os que divulgam sobre Budismo?E tantas outras fe,e neste ponto que eu acho injustiça,uns pode outros não? Chamaram a criadora do post de preconceituosa,não estou aqui a defende-la,mas em certa medida ela tem rasão,quando indico pessoas de meu relacionamento ao forum,me rsponde la so tem ateu,e isto não e verdade.Acho que os querem divulgar suas ideias(cristianismo budimos ateismo e tanto outros)deveriam criar seus blogues e sites,e colocar os links na suas assinaturas e quem quiser ler assece.Como disse antes o foco aqui e a Torre e seus essinos mutantes e destorcidos.Essa e minha opinião,se cristãos não podem faser proselitismos aqui,ateus,budistas,cardecistas,judeus,agnosticos e etc...Tambem não deveriam.
Paulo,

Não vou entrar no mérito mas o assunto e a ações que levaram os dois à expulsão estão bem expostas nos próprios tópicos, basta procurar.

Não houve injustiça. Eles não foram preteridos por serem cristãos, mas sim quebraram continuamente as regras e atuamos de acordo.

Tentamos manter na moderação representantes de todos as crenças (e não crença), exatamente para não sermos taxados da forma que você está fazendo.

Tenha certeza que todo banimento passa pela análise de todos da moderação e administração. Nenhuma punição deste tipo é tomada pela decisão de uma só pessoal.

E tenha certeza de outra coisa, a maioria dos problema que temos aqui no Fórum, de foristas quebrando regras e sendo punidos, parte de cristãos, infelizmente. Estou certo que você acha que deveria ser diferente, eu também.

Então, por favor, não defenda sem ter conhecimento total dos fatos.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Paulo C.M.
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Jan 2009 11:01
Localização: Duque de Caxias Rio de Janeiro

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Paulo C.M. »

Meu caro Poltergeist não estou aqui a defender ninguem,usei estes foristas como exemplo,se eles foram expulsos,devem de fato terquebrado regras,fico indignado com o fato das criticas feitas a cristãos,visto que posts ateus as veses e maior doque cristãos,não seria tambem proselitismos?Mas uma vez não estou a defender niguem,ja disseram aqui que todos tem direito a suas opiniãoes,esta e a minha.Como ja disse leio o que me interessa,o que não me interessa passo,ateismo,budismo,cristianismo,e outras tantas crenças não as leio.Portanto o que ja escrivi ate agora são as minhas observações.Se ateus e outros estivessem em situação contraria ou igual aos citados aqui,eu exporia as mesmas opiniões.

E a proposito me considero agnostico.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Paulo C.M. escreveu:Meu caro Poltergeist não estou aqui a defender ninguem,usei estes foristas como exemplo,se eles foram expulsos,devem de fato terquebrado regras,fico indignado com o fato das criticas feitas a cristãos,visto que posts ateus as veses e maior doque cristãos,não seria tambem proselitismos?Mas uma vez não estou a defender niguem,ja disseram aqui que todos tem direito a suas opiniãoes,esta e a minha.Como ja disse leio o que me interessa,o que não me interessa passo,ateismo,budismo,cristianismo,e outras tantas crenças não as leio.Portanto o que ja escrivi ate agora são as minhas observações.Se ateus e outros estivessem em situação contraria ou igual aos citados aqui,eu exporia as mesmas opiniões.

E a proposito me considero agnostico.
Você tem todo direito a opinar, todos tem. O ponto é que sua observação neste caso específico não condiz com a realidade. Eles não foram banidos por conta do número de tópicos abertos ou simplesmente por conta do proselitismo. Foram por conta da reincidência mesmo após avisos repetidos.

No mais, já há tópicos demais tratando do assunto proselitismo e do caso do banimento do Germano. Fico por aqui.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Paulo C.M.
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Jan 2009 11:01
Localização: Duque de Caxias Rio de Janeiro

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Paulo C.M. »

Meu caro Poltergeist,

Creio que ainda não me fiz por entender. Pude perceber que tanto eu quanto alguns outros membros os quais pude ler seus comentários nos posts anteriores deste tópico acreditávamos que o objetivo do Forum seria falar única e exclusivamente sobre a organização religiosa Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, mais conhecida como Testemunhas de Jeová, e sobre suas distorções doutrinárias em relação à outras denominações também professas cristãs, a fim de prover embasamento para a tomada de decisão de se desligar dessa organização àqueles que, porventura, obtivessem contato com as informações obtidas nesse Forum. Tive esta percepção quando comecei a acessar o Forum antigo (TJ Livres) em 2007 e, posteriormente, este Forum, desde sua criação. Em um post deste mesmo tópico, o Abenido confirma esta minha percepção por dizer que "O fórum, além de atacar a Torre, tem como compromisso ajudar a todos aqueles que dela foram vítimas".

Entretanto, conforme pude observar em posts anteriores deste tópico, tanto de foristas quanto de membros da administração e moderação, o real objetivo do presente Forum é tão somente ser um "ponto de encontro" entre ex-membros da supracitada organização religiosa, onde os mais variados assuntos, pontos de vista e ideologias podem ser abertamente discutidos, desde que respeitadas as regras de boa conduta do Forum. Neste caso, considero que criei falsas expectativas sobre o conteúdo que iria encontrar neste espaço. Sendo assim, minha opinião pessoal é de que, concordando com a forista Helena, criadora do tópico, o Forum tenha se desvirtuado do seu objetivo inical de "além de atacar a Torre [...] ajudar a todos aqueles que dela foram vítimas", pois não considero que discutir abertamente sobre os mais variados assuntos, pontos de vista e ideologias vá ajudar alguém a se libertar dos portões da Torre. Ressaltando mais uma vez que trata-se da minha opinião pessoal.

Assim sendo, seguindo a admoestação da própria administração e moderação, a partir de agora, me limitarei apenas a ler (ou não) os conteúdos que porventura achar pertinentes, contribuindo assim para a boa convivência neste espaço (Deixando claro que não estou pedindo para ter minha conta inativada, apesar de não temer a tal punição, caso a administração e moderação entenda que infringi à alguma regra do Forum. Se assim o fiz, cumpra-se).

Quanto a afirmativa de estar defendendo a determinados ex-membros do Forum sem total conhecimento de causa, apenas os utilizei como exemplo, baseado na minha nova percepção sobre o real objetivo deste Forum. Já que é permitido que se discuta sobre os mais variados assuntos, pontos de vista e ideologias, me pareceu injusto, com base apenas nas informações que possuo, que os mesmos tenham sido banidos por defender sua crença no cristianismo. Assim como também acharia injusto caso um ateu fosse banido simplesmente por defender a sua não-crença, demonstrando assim minha imparcialidade nesta questão. Mais uma vez, gostaria de ressaltar que trata-se da minha percepção, que carece de total conhecimento de causa, que só os senhores administradores e moderadores possuem.

Por outro lado, nunca ficou claro para mim, o que é considerado proselitismo pela administração e moderação do Forum. Gostaria até que, se os senhores puderem, que sanassem minha dúvida. Daí a comparação que, se um ateu pode questionar a crença de um cristão, ou qualquer outro tipo de teísta, e abrir tópicos defendendo seu ponto de vista, o cristão, ou qualquer outro tipo de teísta, também pode questionar a não-crença de um ateu, e abrir tópicos defendendo seu ponto de vista; essa era a minha percepção sobre o proceder dos dois ex-membros supracitados, que estaria de acordo com as regras deste Forum, baseado na minha nova percepção sobre o real objetivo do mesmo. Mais uma vez, gostaria de ressaltar que trata-se da minha percepção, que carece de total conhecimento de causa, que só os senhores administradores e moderadores possuem.

Pelo que observei em alguns posts, outros membros compartilham desta minha percepção, e alguns, assim como eu, consideram que a administração e a moderação é muito mais rígida com os teístas do que com os ateus, tendo alguns membros ressaltado que já observaram posts e tópicos inteiros de teístas sendo excluídos, mas que não observaram o mesmo procedimento com posts e tópicos de ateus. Mais uma vez, quero ressaltar que me considero agnóstico, não tomando partido nem de teístas nem de ateus; meu compromisso é unicamente com a justiça, com a verdade e com a liberdade de expressão, coisas que não nos eram permitidas quando estávamos debaixo das normas da Torre.

Tenho ciência que este post irá gerar novas réplicas e tréplicas; entretanto, não estou interessado em me alongar mais neste assunto; assim sendo, resigno-me.

E também fico por aqui.
Avatar do usuário
Marujo
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Mar 2010 14:48
Localização: http://identidadecrista.blogspot.com/
Contato:

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Marujo »

Parabéns Paulo C.M. pela sua exposição.

Você resumiu de maneira isenta e abrangente o sentimento de muitos aqui.

Inclusive demonstrando que a "liberdade de expressão" é muito mais livre para uns do que para outros. Se alguns ateus aqui, que insistem em debochar da "fé" (seja ela qual for) fossem tratados com os mesmos critérios que os teístas já teriam sido excluidos.

Se todos aqui fossem se pautar pela constituição do país sobre discriminação e racismo, por exemplo, todos seriamos condenados e não apenas quem critica o candomblé e portanto deveríamos desativar o forum e começar tudo de novo, pois todos em algum momento infringimos as regras de boa convivencia, respeito e tolerancia.

Que se cumpram as regras deste forum a todos sem excessão, inclusive aos moderadores e administradores, quando estes se acharem acima da norma.
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Abenildo »

Paulo C.M. muito oportuna e importante sua colocação! Merece a atenção de todos que gostam dessa casa e principalmente de nós, que tentamos administrar e moderar, na intenção que obtenhamos êxito, junto com todos os foristas em atingir os objetivos do fórum. Críticas construtivas como as que você esboçou sempre serão bem vindas. Desta forma, já lhe agradeço por ter a oportunidade de tocar nesses assuntos tão pertinentes à nossa causa.
Conforme você mesmo citou minhas palavras:
"O fórum, além de atacar a Torre, tem como compromisso ajudar a todos aqueles que dela foram vítimas".
Esse objetivo não é simples de ser alcançado. Especialmente se considerarmos a amplitude do mal que as doutrinas da Torre são capazes de fazer em seus membros. A doutrinas defendidas pela Torre castram o livre pensar de seus membros, por exemplo. O que para mim é o seu pior dano robotiza, massifica a forma de pensar. Como ela é extremamente rígida em dizer que "o mundo inteiro jaz no poder do iníquo", condenando tudo que é estranho ao que ela convenciona ser "do Reino", forma pessoas com uma visão extremamente depreciativa de tudo o que existe fora de "seus muros". O conhecimento sobre ciências, artes, política, história, religião ficam tolhidos ao que ela diz. Esse conhecimento, tão negado e demonizado pela Torre, tem de ser acessível a quem dela se liberta.
Vamos falar de um evento recente, as eleições para presidente em nos país. De início, até por respeito a então vigente legislação eleitoral, fui contra ao "debate eleitoral" no fórum. Entretanto a lei mudou, os meios noticiosos podiam até fazer piada dos candidatos, achei importante que o tema fosse debatido abertamente por aqui. A razão é simples, Tj que é Tj não entende nada de política, ele entende política como arma de Satanás. Quem se liberta, tem de entrar em contato com esse mundo, para se informar, para se politizar. Assim o debate político, não foge aos objetivos do fórum, pelo contrário, os buscam.
Assim acontece com os mais variados assuntos que vemos serem abordados aqui. É necessário que todos tenham acesso a informações de culturas, credos, descredos, em fim, a tudo que a Torre demonizou para manter cativas as mentes que agora começam a se libertar. Nós não devemos, nem podemos fazer o contrário. Aqui "deslobotizamos", fazemos as mentes pensarem, analisarem, tomarem posições. Libertamos!
Entramos porém num grande dilema que você expôs. Qual é o limite entre proselitismo e a informação? Qual é o limite entre preconceito e a crítica? O que é, como se manifesta o preconceito e como ele deve ser combatido? Não são respostas simples, requer estudo, debate, e o melhor, nosso crescimento intelectual e pessoal.
Os casos de banimento referidos pelo amigo, também demonstra nossa busca para alcançar esse equilíbrio. O caso do meu grande Diego Ruther, já foi tão bem resolvido, esclarecido que hoje nem lembrado é. Portanto, ele se quiser falar a respeito, tem total liberdade para tanto, já que é um dos melhores em quantidade e qualidade em posts e tópicos, como o "Comunhão e Reflexão Cristã", que sempre está em destaque em nossa primeira página. Com o Artur, foi diferente. O Artur conseguiu irritar coisa de 90% dos foristas por só postar cópias de textos, sem argumentação, e na clara intenção de fazer com que os outros dissessem amém para tudo que ele copiava, se não, as portas do inferno se abririam. Foi advertido diversas vezes, foi suspenso, voltou pior, até que nós não tivemos alternativas e para saúde mental do fórum, o desativamos.
O questionar a crença, o debater, a troca de idéias e até mesmo a crítica, não ferem nossos objetivos. É salutar! Entretanto, espera-se de quem critica que se exponha o motivo pelo qual a crítica é proferida, se espera argumentos, e não velho: "Não gosto, por isso não quero saber e mesmo assim meto o pau". Isso é preconceito.
Como falei recentemente, triste é a pessoa que acha que o mundo se limita em sua ótica e acredita que o que for estranho a esta seja condenado.
só mais um detalhe, nós já fomos forçados a banir um forista ateu por seu postura discriminatória.
No mais, estamos nesse exato momento, discutindo esse assunto na moderação e estamos preparando um tópico que trata desses detalhes importantes. Gostaria de informar que ninguém está acima de nenhum termo de uso, eu mesmo já levei meus "puxões de orelha".
Um grande abraço a todos.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

O fórum é democrático e ponto final.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
Fox Mulder
Forista
Forista
Mensagens: 65
Registrado em: 08 Mar 2009 14:33

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Fox Mulder »

Yosef Ben Yosef escreveu:O fórum é democrático e ponto final.
"Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. (O grifo é meu)

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. (O grifo é meu)

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. (O grifo é meu)

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático." (O grifo é meu)

Fonte: http://www.embaixadaamericana.org.br/de ... a/what.htm

É exatamente isso o que está sendo discutido neste tópico, meu caro. Como grifado no texto citado, a democracia garante a liberdade humana, protege os direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião e promove os valores de tolerância, cooperação e do compromisso entre seus membros. Como bem citado pelo Abenildo, os limites entre proselitismo e informação e entre o preconceito e a crítica devem estar bem definidos. Sei que existem membros do Forum praticantes do espiritismo. O que deve ser analisado é: seu eu demonstrar argumentos e provas científicas que corroborem para provar a não existência de uma alma imortal, por exemplo, estaria implicitamente defendendo a tese de que a doutrina espírita está errada ou não possui seu valor, visto que, sem uma alma ou espírito, conceitos como vida após a morte e reencarnação não teriam fundamentação. Entretanto, até que ponto o simples fato de eu citar estas evidências, contribuiria para que eu estivesse infringindo a liberdade de religião de um praticante do espiritismo? Até que ponto eu estaria sendo intolerante? Seria isso considerado proselitismo e uma apologia à não-crença no espiritismo? Estaria eu sendo preconceituoso? Atacaria, mesmo que indiretamente o praticante da crença, ao invés da crença em si? Estaria eu desprotegendo os direitos dos indivíduos e, principalmente das minorias, neste caso os praticantes da doutrina espírita, que devem ser garantidos em uma sociedade democrática?

O que não devemos nunca é confundir liberdade com libertinagem, que é o uso da liberdade sem o bom senso. O mesmo se aplica à liberdade de expresão.

Troquem o exemplo do espiritismo por qualquer outra doutrina teísta ou ateísta e que cada um tire suas próprias conclusões.

E, em tempo, eu me considero agnóstico.
A verdade está lá fora.
Avatar do usuário
Fox Mulder
Forista
Forista
Mensagens: 65
Registrado em: 08 Mar 2009 14:33

Re: Luta contra a Torre ou luta contra Deus?

Mensagem não lida por Fox Mulder »

Apenas um adendo para auxiliar aos administradores, moderadores e demais membros do Forum a respeito da definição de proselitismo. Segundo o dicionário Aurélio, proselitismo é a "atividade diligente em fazer prosélitos", sendo que, segundo a mesma fonte, prosélito é o "indivíduo convertido a uma doutrina, idéia ou sistema". De forma resumida, podemos dizer que proselitismo é tentar converter outro indivíduo à nossa mesma doutrina ou idéia. Assim sendo, discutir crenças e conceito teístas e ateístas não poderia ser considerado proselitismo, desde que o objetivo seja o de discussão e informação, e que não haja tendência de nenhuma das partes envolvidas na discussão de vender a idéia de que sua opinião ou crença é superior ou invalida a crença do outro, tentando assim conduzi-lo a mudar de idéia e converter-se a uma nova doutrina ou idéia.

Desta forma, pegando como exemplo até mesmo as Testemunhas de Jeová, as mesmas praticam o proselitismo, pois consideram-se a única religião verdadeira e trabalham assiduamente em fazer novos prosélitos, ou membros, por fazê-los adotar uma nova doutrina ou idéia. Sendo que, o contrário também seria verdadeiro. Discutirmos e apontarmos aqui no Forum falhas nas doutrinas das Testemunhas de Jeová é uma coisa válida e salutar. Agora tentar obrigar a alguém, seja membro do Forum ou não, que é Testemunha de Jeová a aceitar a idéia de que a única opção correta e inteligente é deixar de sê-lo, da mesma maneira estaríamos praticando proselitismo, pois estaríamos tentando converter o indivíduo a uma nova doutrina ou idéia. A decisão é pessoal, e o mesmo deverá tomá-la de acordo com as informação que obteu a respeito de suas crenças. Caso o mesmo decida ainda permanecer dentro da organização religiosa Testemunhas de Jeová, sua decisão deverá ser respeitada. Chamá-lo de mentalmente pouco desenvolvido, ou de mente fechada por continuar a ser Testemunha de Jeová, seria, indiretamente, proselitismo e também preconceito. Cada um sabe o que é o melhor para si e existem pessoas que se sentem bem e felizes por serem Testemunhas de Jeová.

Fazendo um paralelo entre a discussão teístas x ateístas, discutir estas duas linhas de pensamento é válido e salutar. Tentar convencer o outro a mudar de crença ou doutrina, é proselitismo, como pode ser observado neste simples comentários dos foristas jpsouzamatos e Odin:
jpsouzamatos escreveu: Isso se o crente for uma pessoa de mente fechada :ruim7: :iergh7: pois se ele for uma pessoa de mente aberta ele perde a fé m:1 d:8 d:7 d:5 :5 :2 :8 :10 :home3: .
Odin escreveu: Isso demonstra a EVOLUÇÃO dos usuários, antes eram torturados mentalmente pela torre, más abriram os olhos e viram todas as mentiras que a Torre esconde. Depois se viram (alguns) torturados por deus, então abriram os olhos e viram toda a contradição que deus esconde.
Indiretamente, estas postagens induzem aos leitores teístas a crerem que a única opção correta e inteligente é tornar-se ateu. O que não é verdade.

O contrário também é verdadeiro; quando um teísta tenta convencer ao outro que a única opção correta e inteligente é tornar-se teísta (independente da doutrina), o mesmo também está patricando proselitismo, conforme pode ser observado neste simples comentário do forista Victor Rito:
Victor Rito escreveu: Se realmente "muitos aqui se libertaram das amarras da Torre ao se libertarem das amarras da Bíblia e de Jeová", então o afastamento foi em primeiro lugar de Jeová Deus.
Indiretamente, esta postagem induz aos leitores ateístas a crerem que a única opção correta e inteligente é tornar-se teísta (neste caso cristão). O que não é verdade.

Como já disse anteriormente, cada um sabe o que é o melhor para si e existem pessoas que se sentem bem e felizes por serem teístas. Assim como existem pessoas que se sentem bem e felizes por serem ateístas.

O resumo da ópera é: teístas e ateístas, discutir pontos de vista e linhas de pensamento diferentes é saudável e salutar. Induzir ao outro a tentar mudar de crença é proselitismo. Rotular o outro de mentalmente pouco desenvolvido, de mente fechada ou desprovido de inteligência por não aceitar as nossas idéias e pontos de vista já beira o preconceito. E isso aplica-se aos dois lados.
A verdade está lá fora.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 140 visitantes