Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por André Felix »

Igrejas Pentecostais e Testemunhas de Jeová em alta, protestantes em baixa
O Conselho Nacional de Igrejas divulga estatísticas da Associação de Igrejas Americanas.
POR DAN HARRIS E PATRICK MAGGY
16 de fevereiro de 2011.
Fonte: http://abcnews.go.com/US/american-relig ... s/story?id

Imagem

A América é a nação mais arrojada quando se trata de religião. Os país tem um dinâmico e competitivo mercado religioso - o que significa que tem vencedores e perdedores.

De acordo com um relatório do Conselho Nacional de Igrejas, os maiores perdedores atualmente são as igrejas protestante - as Igrejas presbiteriana, metodista e luterana tem apresentado uma queda no número de membros.

Enquanto em 2009 elas apresentaram decréscimo de apenas alguns pontos percentuais , as quedas chegaram na casa dos dois dígitos nos últimos dez anos. Algumas dessas igrejas estão reagindo por meio de campanhas publicitárias.

"Eu acho que um dos fatores principais foi a igreja ter sido dominante durante muito tempo e ter tido como certo que isso teria algum valor", disse o reverendo Jones Serene da Union Theological Seminary. "Para alguém que de repente descobre que deixou de ser o gigante no bloco isso significa ter que começar a descobrir quem você é e se explicar."

As igrejas pentecostais, onde os membros acreditam que o Espírito Santo pode dar dons como falar em línguas, por outro lado, estão vendo um aumento na adesão. Cerca de 150.000 pessoas a mais estão freqüentando os serviços neste ano. Sarah Palin é uma das pessoas famosas que costuma freqüentar igrejas pentecostais.

"É uma organização mundial", disse um homem, membro de uma igreja pentecostal. "É uma das religiões que mais cresce no país hoje."

"Parece que um dos atrativos do pentecostalismo é uma fé de corpo inteiro", disse um membro feminino da igreja. "É uma fé que você pode sentir."

As Testemunhas de Jeová, conhecidas por sua pregação de porta em porta, tiveram o maior crescimento entre todas as denominações. Eles acreditam que a sociedade secular é corrupta, e que o Armagedom é iminente. Entre os seus membros famosos estão Venus e Serena Williams. O grupo cresceu 4,37 por cento em um ano.

A Igreja Mórmon também cresceu - quase 80.000 membros. Com membros famosos como Mitt Romney, Glenn Beck e a autora de "Crepúsculo", Stephanie Meyer, a igreja está fazendo mais divulgação na mídia.

Por outro lado, o maior concorrente das igrejas não são outras igrejas e sim concorrentes totalmente diferentes como a televisão, a Internet e os shoppings. O novo relatório diz que o total de adesões às igrejas na América continua a diminuir.

Quinze por cento dos americanos dizem que não têm religião, embora isso não significa que eles tenham desistido de Deus.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por diego andrade »

É a velha Torre...mostrando que, apesar das falácias e loucuras doutrinais, ainda tem fôlego para sobreviver. :11
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por André Felix »

diego andrade escreveu:É a velha Torre...mostrando que, apesar das falácias e loucuras doutrinais, ainda tem fôlego para sobreviver. :11

Também tem a questão do uso impreciso das porcentagens em matérias jornalísticas. Se eu tenho um real e ganho mais um, acabo com um aumento de 100%! Uma minoria em crescimento apresenta sempre um percentual maior. Se um grupo com mais de 50 milhões de membros nos EUA cresce 0,5% isso já significa um aumento de cerca de 250.000 membros. Se um grupo como as testemunhas de Jeová, com um auge de cerca de 1.200.000 publicadores tem o mesmo aumento de 0,5% isso representa apenas 6.000 membros.
A reportagem fala um crescimento 4,37% em um ano. Qual a fonte? Nem os relatórios oficiais, dos anuários, apresentam um porcentagem tão expressiva.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por diego andrade »

Tive na casa de minha mãe esse final de semana e, lendo o anuário deste ano, o crescimento é sempre na casa do dois ou tres por cento...
Não sei se isso é estagnação, nem tenho parametro do crescimento de outras religiões, porém, se eu pegar os dados de minha antiga congregação, o crescimento é nulo
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por Abenildo »

O jornalista aí, no mínimo, está mal informado, se não, mal intencionado! Quanto custa uma matéria destas? :roll: :roll: :roll:
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por DELTA »

Essa matéria...sei não heim! O relatorio oficial da TORRE TE VIGIA aponta um crescimento de apenas 2% nos Estados Unidos no ultimo ano de serviço.
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

A Torre deve estar explorando aquelas cidades pobres e esquecidas do interior dos EUA, onde a única opção de profissão é servindo ao exército. :5 :5
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por inzaghi25 »

4,37,é pouco mas é consideravel,mas poderia tambem fazer uma pesquisa de quantos sairam ou estão abandonando,acho que superaria esse numero,mas que nem aqui no Brasil com a religião católica,todos falam que são católicos mas não vão a igreja,deve ser assim,apenas dizem que são tj mas não assiduos!
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Não sei a origem dos números mas creio que devem ser estatísticas do recenseamento americano. No Brasil o nº de TJs fornecido pela torre é sempre menor que o apurado no censo. O Félix talvez possa nos esclarecer isso, mas pelo que me parece, se o entrevistado no censo diz que a sua religião é TJ, TODOS os membros da família passam a ser TJs, mesmo recém nascidos, enquanto que para a Torre só é TJ quem entrega o Relatório. Esta seria uma vantagem do fim dos relatórios, nº TJs "aumentaria" de uma hora para outra.
Muitos desassociados por ainda acreditarem na "organização" também respondem que são TJs e alguns estudantes fazem o mesmo.
Não creio que o Conselho Nacional de Igrejas, iria inflar o nº de membros da torre que sempre criticou esta associação. Embora tudo possa mudar (p.e. associação com a ONU), não vejo a torre aliada com uma entidade religiosa presidida por uma mulher e nem vejo o CNI permitir a associação de membros não cristãos como os SUDs e as TJs. A Torre não é elencada entre os membros do CNI.
O artigo parece ser sério e imparcial, mas sou um tanto descrente quanto a estatísticas e porcentagens. Mesmo usando os nº da torre, ainda é um crescimento maior do que as citadas, visto que as mesmas tiveram decréscimo. Eu penso como o famoso Dr Gregory House: humanos mentem. Se fosse, por exemplo, definir a classe social apenas pelo critério de quanto a pessoa alega ganhar, daria uma grande diferença da realidade, por isso outros critérios são usados.
Meu critério para avaliar o crescimento das TJ é o seguinte: A diferença entre a porcentagem de crescimento da população e a do crescimento TJ é o que indica se houve ou não crescimento.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
The Pilgrim
Forista
Forista
Mensagens: 1379
Registrado em: 27 Jan 2010 17:32
Localização: Fora da Matrix, no mundo real.

Re: Testemunhas de Jeová em alta nos EUA?

Mensagem não lida por The Pilgrim »

Será que a Torre superestimou os dados repassados à redação para ficar bem na lista? Sei não...


Mas uma coisa me chamou bastante a atenção:
A Igreja Mórmon também cresceu - quase 80.000 membros. Com membros famosos como Mitt Romney, Glenn Beck e a autora de "Crepúsculo", Stephanie Meyer, a igreja está fazendo mais divulgação na mídia.
Isso é sério? A autora da famigerada saga de Crepúsculo é mormom?! A Torre tentando exorcisar as TJs das salas de cinema e dos livros da série enquanto a autora é aceita na comunidade mormom, que diferença. Quer dizer que o pessoal lá aceita uma escritora "espírita" (vide Torre) em seu meio. Nunquinha que a Torre iria fazer isso.
Muito além da Torre de Vigia e das religiões há uma verdadeira Matrix na qual a humanidade jaz.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes