As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

TJ Curioso escreveu:
Para mim Deus é Deus e deus é deus. Deus não pode ser deus ou vice versa.
E até 1984 eu acreditava que a Palavra era deus". A Torre, ao mudar a tradução de Hebreus 1:6 e João 1:1 perdeu a credibilidade em explicar a Trindade. Seria mais fácil explicar usando outras versões. Com a nova TNM, ficou mais fácil defender a posição das TJ, contra a Trindade mas muito mais difícil defender a TNM. Penso que a Torre fez o mesmo que aqueles escribas que inseriam uma frase em 1Jo 5:7-8. Ou seja, agiu exatamente como aqueles que ela condena.
Caronte, parece que você ignorou completamente a minha explicação anterior sobre o assunto (uso da palavra DEUS nos tempos bíblicos). A inserção do artigo indefinido "um" não é gramaticalmente incorrecta, apesar de não ser a única versão possível. Leia a Bíblia como um todo e não se resuma à interpretação teológica de meia-dúzia de textos bíblicos que contradizem as outras centenas de textos que provam o contrário.

E o problema dos trinitaristas é exatamente este - o uso de uns poucos textos para defenderem um idéia espúria ao pensamento dos judeus dos dias de Jesus e consequentemente do próprio Cristo e seus discípulos.
1º Não sou trinitarista.
2ª Sua explicação não me convenceu porque embora muito bem articulada, não explica como eu posso entender usando só a bíblia que naquele tempo a palavra Deus tinha outra conotação.
3º Como vc mesmo diz, não é a única versão possível.
4º "Leia a Bíblia como um todo e não se resuma à interpretação teológica de meia-dúzia de textos bíblicos que contradizem as outras centenas de textos que provam o contrário" Para seguir este seu conselho, eu tenho que dispensar sua interpretação teológica.

A culpa não é de quem lê e sim de quem escreveu, permitindo várias interpretações.
Não afirmo que estou errado, pode ser que "novas luzes" farão eu ou vc mudar a forma de pensar.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes