Qual é o sentido da existência?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

André Felix escreveu: Caraca, meu! Como você está filosófico!
André, vc já deveria estar acostumado!! rsrs
André Felix escreveu:Nada tem finalidade alguma, nada tem algum lado "sagrado", algum objetivo supremo. As coisas apenas existem, sem realidades finais, sem inteligências personificadas ou cósmicas, energéticas ou sei lá o quê.
Na verdade é melhor não pensar em "finalidades" ou "sentidos". As coisas existem e cabe ao ser humano descobrir apenas como elas funcionam. Os "porquês", as "finalidades", não interessam e não possuem ainda respostas que ultrapassem as superstições religiosas e místicas.
É para se pensar... sem trocadilhos... rs.

Valeu, André.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

sidhiresus escreveu: Agora é fantástico poder imaginar que em alguma outra parte da nossa Galáxia ou da bela Andrômeda possa ter outras criaturas nesse momento fazendo o mesmo tipo de indagação.
Isso é dos motivos do meu "espanto", no sentido filosófico do termo; aquela coisa que acometeu os primeiros filósofos gregos, o espanto de "existir", de ser, quando poderia muito bem não haver nada, nada existir... entende? o ser é muito complexo em relação ao não-ser! É muito mais simples não-ser...
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
The Pilgrim
Forista
Forista
Mensagens: 1379
Registrado em: 27 Jan 2010 17:32
Localização: Fora da Matrix, no mundo real.

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por The Pilgrim »

Temos muitas teorias e complexas e intrigantes filosofias, mas nenhuma responde a todas as questões. Na realidade, com o conhecimento que temos pouco podemos saber sobre os mistérios da existência, mas não podemos parar de questinar e criticar, e mesmo assim nunca teremos todas as respostas, pois para cada resposta aparecem infindáveis novos questionamentos. Mas um fato é certo: Vivemos numa Matrix onde poucos acordaram para a realidade, mesmo que muitos de tais sejam ateus, deístas ou teístas.

Há muitos fatores que hoje habitam o campo da religião mas que deveriam estar na jurisdição da ciência e da filosofia não-religiosa. Eu gostaria de escrever muitas coisas, mas não seria apropriado pois é algo bem extenso. Tenho pensado na criação de um blog para ir lançando os thoughts da minha mente, mas isso só bem mais na frente.
Muito além da Torre de Vigia e das religiões há uma verdadeira Matrix na qual a humanidade jaz.
Avatar do usuário
Marujo
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Mar 2010 14:48
Localização: http://identidadecrista.blogspot.com/
Contato:

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Marujo »

Depois de refletir muito sobre a questão, busquei sintetizar uma resposta que fosse satisfatória para minha própria mente, satisfizesse minha ânsia por clareza e então compartilhá-la como um exercício de locução. Compreendi finalmente minha própria concepção do “sentido da existência”:

Se para uns a existência é corriqueira e aleatória, não havendo sentido nenhum, (demonstrando a desistência pela busca da resposta), para outros é fundamental desenhar mirabolantes cenários com riqueza de detalhes na própria mente para justificá-la.

Esta diferença existente em cada ser pensante é que torna rico o fato de que cada mente concebe o mundo à sua maneira, de forma peculiar e particular, distinguindo-o como indivíduo. Maravilhosamente, apesar das concepções únicas de nossas mentes, podemos compartilhar através de conceitos comuns (no sentido de ser familiar e não banal, exemplo: Todo ser humano mediano, que tem as principais funções cognitivas e sensoriais, reconhece um quadrado vermelho) a elaboração e viabilidade da vida em sociedade.

Tanta diferença e tanta similaridade me mostra que nossa jornada nos leva, consciente ou inconscientemente, ao reconhecimento desta individualidade, desta singularidade íntima e de como, apesar de nossa singularidade, fazemos parte da fonte originadora que é completa e reúne em si tudo e todos (este é o sentido), não importa quanto tempo leve, se milênios ou zilhões de séculos, um dia iremos nos reconhecer como parte deste todo.

Para mim, isto é diferente do nirvana budista, pois ao invés de extinguir minha alma na força que sustenta o universo, eu irei compreender plenamente quem sou Eu, distinto de tudo mas participante do Todo.
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2112
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Poseidon »

É uma questão que ainda vai intrigar muito a Humanidade, as pessoas vivem tentando dar um sentido a vida, família, amigos, passeios, diversão, aquisição material etc. Mas tudo isto ainda não tem sido suficiente para dar um real sentido a vida, afinal, daqui a apenas 100 anos, ninguém que respira no planeta terra estará mais vivo, nenhum empresario bem sucedido, nenhum jogador de futebol famoso atualmente, nenhum cientista, ator, cantor, religioso, ateu, pai, filho, sobrinho, neto, todos estarão mortos. Se não nascesse mais ninguém, o mundo se tornaria um deserto em apenas 100 anos, nosso presente é uma mera fantasia momentânea. A brevidade da vida, mortes estupidas, frustrações etc, parecem não conciliar bem com as coisas boas que a vida proporciona junto com sua complexidade. As pessoas não aceitam este fato e buscam algo mais. As vezes me pergunto; Sera que faltou pouco para que tudo fosse quase perfeito ou faltou pouco para que tudo fosse um caos? De qualquer forma, o que nos resta a fazer é tentar viver da melhor maneira possível, pois se no final da vida isto for tudo o que há, que seja.
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Diego Rutherford escreveu:
Deus criou o homem para o louvor da Sua glória!

Quando o homem não atende a esta expectativa, ou seja vivendo sem Deus no centro de sua vida, o resultado é vazio, frustração, e sem sentido...
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


É só isso, Diego? Perdoe-me, mas acho pouco, muito pouco... respeito o seu direito de pensar diferente de mim; mas, acho que a vida é mais que isso.

Li os outros posts e no tempo devido responderei aos mesmos.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Boa noite Chamusca,,,,

Falando de vida eu acredito que existe vida em outros lugares, outras moradas, e que partimos daqui para outro lugar reencontrando nossos amados, porque DEUS é bom....

Enquanto habitante deste planeta maravilhoso chamado terra, acredito que OS FORTES TEM A MISSÃO DE AJUDAR OS FRACOS NESTA CAMINHADA, esta é a grande charada de que JESUS falou tanto...

ABS
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

André Felix escreveu:Nada tem finalidade alguma, nada tem algum lado "sagrado", algum objetivo supremo. As coisas apenas existem, sem realidades finais, sem inteligências personificadas ou cósmicas, energéticas ou sei lá o quê.
Poderiam ser expressões visíveis de um todo invisível, presente em todo o universo, subjacente a tudo, um tipo de essência impessoal mas ao mesmo tempo fonte de tudo, fornecedora de recursos para um tipo de evolução inconsciente até uma certa etapa e consciente em etapas mais superiores, como a atual do ser humano ou, quem sabem, algum ser mais inteligente.
Mas tudo isso é "viagem" minha. E com uma certa dose da famosa e calejada megalomania humana!
Na verdade é melhor não pensar em "finalidades" ou "sentidos". As coisas existem e cabe ao ser humano descobrir apenas como elas funcionam. Os "porquês", as "finalidades", não interessam e não possuem ainda respostas que ultrapassem as superstições religiosas e místicas.
Como é que vc consegue escrever tudo isso tão afirmativamente? Quem lhe deu todas essas respostas? Ou essa é apenas a sua conclusão momentânea baseada nas suas experiências. Bem, pelo menos vc foi humilde e disse que tudo era "viagem" sua. O céticismo não combina com vc.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por inzaghi25 »

Eu penso que o sentido da nossa existencia é buscar aproveitar os momentos e as oportunidades ao maximo,pois tudo é passageiro e se não aproveitarmos dificilmente teremos uma segunda chance,então pra mim o sentido da existencia é viver e aproveitar ao amximo as oportunidades pra mudar!
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

fernando escreveu:Mas tudo isto ainda não tem sido suficiente para dar um real sentido a vida, afinal, daqui a apenas 100 anos, ninguém que respira no planeta terra estará mais vivo, nenhum empresario bem sucedido, nenhum jogador de futebol famoso atualmente, nenhum cientista, ator, cantor, religioso, ateu, pai, filho, sobrinho, neto, todos estarão mortos. Se não nascesse mais ninguém, o mundo se tornaria um deserto em apenas 100 anos, nosso presente é uma mera fantasia momentânea. A brevidade da vida, mortes estupidas, frustrações etc, parecem não conciliar bem com as coisas boas que a vida proporciona junto com sua complexidade. As pessoas não aceitam este fato e buscam algo mais. As vezes me pergunto; Sera que faltou pouco para que tudo fosse quase perfeito ou faltou pouco para que tudo fosse um caos? De qualquer forma, o que nos resta a fazer é tentar viver da melhor maneira possível, pois se no final da vida isto for tudo o que há, que seja.
Fernando, vi um filme certa vez, onde uma garota se aproxima de um policial, por quem está apaixonada, e lhe pergunta: "Onde estaremos daqui a cem anos?" Ele entende o sentido de sua pergunta; esta cena nunca saiu de minha mente. Pouca gente capta esse sentido, a maioria vive como highlander, achando que é indestrutível; vive como se não fizesse diferença. Quando tinha aulas de filosofia com Saja, ele às vezes perguntava ao iniciar a aula: "O que você está fazendo com a única vida que tem?" Certa vez alguém questionou a pergunta de Saja, e ele argumentou, com propriedade, que independente de haver ou não reencarnação, alguém só seria "aquela pessoa" com suas características físicas, seu DNA, filho(a) daqueles pais, etc, nessa vida, sua única vida. Foi um grande privilégio ter convivido com Saja, uma aula de vida.

Saja, um beijo no coração...

Imagem
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes