Qual é o sentido da existência?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Algum de vocês já se perguntou sobre o sentido da existência? Não da vida ou existência humana, mas de toda e qualquer forma de vida; de um simples vírus, que nem mesmo parece vivo, até as formas mais complexas. O porquê de tudo existir...

Alguém quer conversar sobre o assunto?
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Nosso planeta e a vida são uma conjunção de fatores muito feliz.

Algo cuja probabilidade é extremamente baixa — mas ainda assim possibilita se pensar que exista vida em cerca de 1 bilhão de planetas — e, somada às evidências de se tratar da única vida que desfrutaremos, deve nos fazer dar extremo valor à nossa existência e ao do nosso próximo.

Viva como se não houvesse amanhã. Não disperdice a única vida provável que você tem em prol de uma futura, só porque um livro velho diz o contrário.
Douglas Adams escreveu:Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele? — O Guia do Mochileiro das Galáxias
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

o objetivo da vida é ter sucesso Professional e se dar bem sexualmente e se tiver filhos garantir o sustento da prole, ser feliz e curtir a vida.
Spoiler!
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

chamusca escreveu:Algum de vocês já se perguntou sobre o sentido da existência? Não da vida ou existência humana, mas de toda e qualquer forma de vida; de um simples vírus, que nem mesmo parece vivo, até as formas mais complexas. O porquê de tudo existir...

Alguém quer conversar sobre o assunto?
Para mim o sentido da existência é a familia directa. É a base de tudo. Tudo existe por simbiose, que acredito que um dia ficará mais clara.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Eu agradeço pela atenção de vocês, mas talvez não tenha me expressado corretamente: penso na existência em si; na vida seja ela como for. Os mais antigos no fórum já conhecem minhas crenças, e sabem que acredito que há vida em todo o Universo, não somente na Terra. Por isso meu espanto, minha admiração pela existência; seja ela de um vírus, uma bacteria, um homem, um ser extraterrestre ou um anjo. O existir, o ser em oposição ao não-ser...
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

chamusca escreveu:O existir, o ser em oposição ao não-ser...
Era justamente isso que eu queria dizer quando usei a palavra simbiose.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por André Felix »

As pessoas vivem procurando uma finalidade para as suas vida. Sempre presas aos conceitos do "a fim de que", sempre "vivendo para" e raramente ""vivendo apenas". Essa foi conclusão do escritor budista Robert Powel. Eu considero a resposta mais sensata embora não seja nova. Está contida no conceito expresso pela palavra "Sunyata", presente nos antigos escritos hindus conhecidos como "Upanishades".

Na verdade a vida não tem finalidade alguma. As pessoas vivem se esforçando para serem alguma coisa, trabalhando para alguma coisa e raramente vivendo apenas. tudo um disfarce para esconder, ocultando delas mesmas, o total vazio das suas vidas. A natureza nada sabe sobre "finalidades" ou "objetivos". As pessoas estabelecem como finalidade para as suas vidas constituir famílias, alcançar reconhecimento social, segurança financeira, reconhecimento, amor dos filhos ou conjuges mas tudo isso se acaba, deixa de existir, morre, se perde. Aí entra em cena a falácia religiosa da imortalidade do já tão sobrecarregado e esforçado ego do religioso. Mais uma "finalidade" para ser alcançada, mais um nós na camisa de força dos hábitos e condicionamentos sociais. A realidade sequer reconhece o nosso ego, cuidadosamente construído dentro dos padrões aceitáveis da nossa sociedade, como sendo real. Mas as pessoas, alimentadas por nossas religiões e filosofias egoícas, persistem em se comportar como se fossem viver para sempre, como se seus egos fossem indestrutíveis ou como estivessem destinas a receber como recompensa por méritos pessoais a imortalidade. Bobagem infantil e egoísta.

Quando a pessoa por fim aceita o vazio da vida e deixa de viver em busca de finalidades ela paradoxalmente vivencia a plenitude da existência. Passa a viver apenas como um ser humano, "sem qualquer importância auto-reconhecida, sem quaisquer impulsos psicológicos que se dirijam para além do aqui e agora", como descreve Robert Powell, em "Como dar um Sentido à Vida Interior, Editora Pensamento.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por André Felix »

chamusca escreveu:Eu agradeço pela atenção de vocês, mas talvez não tenha me expressado corretamente: penso na existência em si; na vida seja ela como for. Os mais antigos no fórum já conhecem minhas crenças, e sabem que acredito que há vida em todo o Universo, não somente na Terra. Por isso meu espanto, minha admiração pela existência; seja ela de um vírus, uma bacteria, um homem, um ser extraterrestre ou um anjo. O existir, o ser em oposição ao não-ser...

Caraca, meu! Como você está filosófico!
Nada tem finalidade alguma, nada tem algum lado "sagrado", algum objetivo supremo. As coisas apenas existem, sem realidades finais, sem inteligências personificadas ou cósmicas, energéticas ou sei lá o quê.
Poderiam ser expressões visíveis de um todo invisível, presente em todo o universo, subjacente a tudo, um tipo de essência impessoal mas ao mesmo tempo fonte de tudo, fornecedora de recursos para um tipo de evolução inconsciente até uma certa etapa e consciente em etapas mais superiores, como a atual do ser humano ou, quem sabem, algum ser mais inteligente.
Mas tudo isso é "viagem" minha. E com uma certa dose da famosa e calejada megalomania humana!
Na verdade é melhor não pensar em "finalidades" ou "sentidos". As coisas existem e cabe ao ser humano descobrir apenas como elas funcionam. Os "porquês", as "finalidades", não interessam e não possuem ainda respostas que ultrapassem as superstições religiosas e místicas.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Bom, sentido pra vida, não encontrei, pra mim viver é um perda de tempo.

Eu ia ser extenso mas o que o Félix postou resume bem o que penso, mas espero por meio das minhas próprias experiências descobrir um sentido para a existência, isso se ele existir. Afinal, a realidade que vivenciamos é criada na mente, fora dela, ela apenas existe, nós é que procuramos sentido para as coisas.

Você pensa em casar, ter filhos, ganhar dinheiro, mas no final tudo são apenas simples meios de sustentar nosso ego, sustentar nossos desejos, nossas vontades. Envelhecemos, adoecemos e morremos e depois e que sobra? Talvez nada, não vou afirmar com certeza que depois disso tudo acaba. Quem sabe um dia eu descubra.

Essa nossa capacidade de raciocinar e ver as coisas mais do que elas são é que nos faz estar constantemente em busca disso, desse sentido.

Agora é fantástico poder imaginar que em alguma outra parte da nossa Galáxia ou da bela Andrômeda possa ter outras criaturas nesse momento fazendo o mesmo tipo de indagação.

O melhor que temos a fazer mesmo é simplesmente viver.
Avatar do usuário
Mobraw101
Forista
Forista
Mensagens: 1066
Registrado em: 01 Set 2010 18:18
Localização: Farol da Barra

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mobraw101 »

Pra mim "o sentido da vida eh viver", simples assim. Isso pq o sentido da nossa vida quem dá somos nós mesmos, cada um procura um caminho, um objetivo e segue a vida naquela direção, ou SENTIDO.

Quanto a existência de tudo e o pq, creio q ñ haja nem pq nem pra que, por isso ainda andamos procurando isso a cada dia.
Imagem

"Meu filho, vou criar vc nos caminhos de "jeová"". :lol:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes